Renato Rodrigues de Oliveira

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna pela Isemoc - Soebras (2008) e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia -UFU. Atuou como professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação na Rede Pública da SEE/MG e na Rede Privada de São Francisco, MG. Atualmente é professor EEBTT - Língua Portuguesa, Redação e Comunicação e Expressão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais/ Campus Arinos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura.

Informações coletadas do Lattes em 28/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras

2022 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia
Título: (Des) colonizando o macho de ébano: reflexões sobre autoria negra e representação da masculinidade racializada na ficção de Geraldo Ribas e James Baldwin
Orientador: Dr. Fábio Figueiredo Camargo

Mestrado em Letras

2017 - 2019

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Memória e ficção em A Saga de um Urucuiano, de João Naves de Melo
, Ano de Obtenção: 2019.Dr. Daniel Padilha Pacheco da Costa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna

2007 - 2008

Instituto Superior de Educaçao de Montes Claros
Título: O jogo polifônico nos jingles do PT: um recurso de sedução política durante a eleição e reeleição do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva
Orientador: Ana Cristina Santos Peixoto; Liliane Pereira Barbosa

Graduação em Letras - Português

2003 - 2006

Universidade Estadual de Montes Claros

Formação complementar

2022 - 2022

Aluno Especial - Disciplina Relações de Gênero na literatura - UFCAT. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de Catalão, UFCAT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Comissão julgadora das bancas

JOANA LUIZA MUYLAERT DE ARAUJO

COSTA, D. P. P.;Muylaert, Joana; SILVA, T. B.. Memória e ficção em A saga de um urucuiano, de João Naves de Melo. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia.

JOANA LUIZA MUYLAERT DE ARAUJO

COSTA, D. P. P.; CUNHA, Betina Ribeiro Rodrigues da;Muylaert, Joana. Memória e identidade em A Saga de um Urucuiano, de João Naves de Melo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia.

Telma Borges da Silva

BORGES, Telma; ARAÚJO, J. L. M.; COSTA, D. P. P.. Memória e ficção em A saga de um urucuiano, de João Naves de Melo. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

Daniel Padilha Pacheco da Costa

COSTA, D. P. P.; ARAUJO, J. L. M.; SILVA, T. B.. Memória e ficção em A Saga de um Urucuiano, de João Naves de Melo. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia.

Daniel Padilha Pacheco da Costa

COSTA, DANIEL PADILHA PACHECO DA; ARAUJO, J. L. M.; CUNHA, B. R. R.. Memória e ficção em A Saga de um Urucuiano, de João Naves de Melo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

Foi orientado por

Liliane Pereira Barbosa

O jogo polifônico nos jingles do PT: um recurso de sedução política durante a eleição e reeleição do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Linguística Aplicada a) - Faculdades Integradas do Norte de Minas; Orientador: Liliane Pereira Barbosa;

Fabio Figueiredo Camargo

ENTRE FITAS, CORES E FETICHES: UM ESTUDO SOBRE A CARNAVALIZAÇÃO E OBJETIFICAÇÃO SEXUAL DO HOMEM NEGRO EM O LAÇO ENCARNADO, DE GERALDO RIBAS; Início: 2022; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Daniel Padilha Pacheco da Costa

Memória e ficção em A saga de um urucuiano, de João Naves de Melo; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Daniel Padilha Pacheco da Costa;

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Memória e ficção em A Saga de um Urucuiano, de João Naves de Melo, Descrição: Nesta pesquisa, intenciona-se investigar os diferentes sentidos do nome João Naves de Melo, entendido como autor, narrador e protagonista de A Saga de um Urucuiano (2003). Inicialmente, procurou-se apresentar quem é esse autor e qual é o universo de sua obra, marcada por uma obstinada tentativa de delinear os costumes, tradições, folclores e histórias vinculadas ao sertão norte-cerradeiro. Em seguida, privilegiou-se a análise desse texto, que pode ser considerado o ponto de confluência da obra de João Naves de Melo, posto que procura reconstituir através do fio da memória a experiência originária na vida do autor. No fim de sua adolescência, o narrador parte para uma missão civilizatória como um bandeirante moderno, criando com a gente e com a região do sertão norte-cerradeiro uma relação de pertencimento. A Saga de um Urucuiano é constituída por um entrecruzamento de gêneros, tradições, estruturas narrativas e formas simbólicas, desde os textos memorialistas até a literatura nórdica, passando pela tradição regionalista brasileira. Finalmente, a abordagem da saga naviana, entendida em sentido próprio e metafórico, permite descrever a travessia exógena e endógena do protagonista pelos lugares que permitirão definir linguística e subjetivamente sua construção identitária. As memórias de Naves ocupam uma posição intersticial no perímetro difuso das escritas de si, sendo movidas pela narrativa de uma série de deslocamentos geográficos e internos, responsáveis por deslocar o eixo da formação identitária do narrador-personagem e promover sua própria encarnação pessoal do bandeirante armado não com a espada, mas com uma pena.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renato Rodrigues de Oliveira - Coordenador / Daniel Padilha Pacheco da Costa - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Arinos

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2019

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT - Língua Portuguesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos.,Linhas de pesquisa

2007 - 2015

Secretaria de Estado de Educação de MInas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 40

2012 - 2013

UAB -Universidade Estadual de Montes Claros

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Linguística aplicada, Carga horária: 20

2006 - 2015

Colégio Pentágono - Rede Pitágoras

Vínculo: Professor de Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20