Ana Paula Machado Bonora

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na UNESP - BAURU. Formada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina ? UEL em 2017. Durante a graduação, trabalhou com adultos e crianças com autismo em uma Organização Voluntária nas Filipinas; foi voluntária no Centro de Reabilitação SORRI em Bauru, com idosos deficientes; fez iniciação cientifica na área de Economia Solidária e também participou de um projeto de extensão com a mesma temática. Participou como colaboradora em um projeto auxiliando adolescentes na escolha profissional; fez estágios na área da Psicologia do Trabalho em uma Unidade Básica de Saúde, com foco nos funcionários; em uma Instituição para deficientes visuais, com idosos e em uma Clínica Psicológica, com atendimentos a adultos com base na teoria Psicanalitica.

Informações coletadas do Lattes em 04/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

2018 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A deficiência adquirida na velhice e o impacto na vida do idoso.,Orientador:
Lúcia Pereira Leite.

Graduação em Psicologia

2012 - 2017

Universidade Estadual de Londrina

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2011

Coolidge

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Rosely Jung Pisicchio ; BONORA, A. P. M. . Curso de Extensão "Economia Solidária: Teoria e Práticas de Atuação". 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Atualidades no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 2017. (Simpósio).

V Congresso de Psicologia da UEL & III Oficina do Pró-Saúde III:? Conversação das Políticas Públicas, Tecendo a Rede?.. 2015. (Congresso).

V Congresso de Psicologia da UEL & II Oficina Pró-Saúde III: ?Temas Emergentes, Diferentes Perspectivas?. 2014. (Congresso).

II Congresso Nacional de Psicologia & V Congresso de Psicologia da Unifil.. 2012. (Congresso).

III Congresso de Psicologia da UEL: ?A inserção da Psicologia na Saúde: Alcances, limites e impasses?. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Denise Maria Lopes Dal-Cól

Supervisão de Estágio Curricular em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Denise Maria Lopes Dal-Cól;

Lúcia Pereira Leite

A deficiência adquirida na velhice e o impacto na vida do Idoso; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Rosely Jung Pisicchio ; BONORA, A. P. M. . O Papel da Universidade na disseminação da Economia Solidária: A experiência de uma Incubadora de Empreendimentos Solidários. Revista Trabalho En(cena) , v. 2, p. 144-155, 2017.

  • Rosely Jung Pisicchio ; BONORA, A. P. M. . Refletindo e Problematizando o Trabalho Educativo das Incubadoras de Empreendimentos Solidários do Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rosely Jung Pisicchio ; BONORA, A. P. M. . Problematizando a Política de Inclusão Produtiva e o Trabalho da Economia Solidária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A deficiência adquirida na velhice e o impacto na vida do idoso., Descrição: O estudo tem como objetivo investigar e pontuar quais as principais mudanças que ocorrem na vida de pessoas idosas ao se tornarem deficientes, por conta do processo de envelhecimento. A pesquisa é feita com indivíduos acima de 60 anos e que passaram a ter uma deficiência física, sensorial ou mental após esta idade, dentro de uma entidade não governamental, na cidade de Bauru, São Paulo. Os métodos utilizados para a coleta de dados são dois questionários, um para os dados sócio demográficos e outro para as informações sobre a deficiência do indivíduo, além de entrevistas individuais com a utilização do relato autobiográfico e observações participantes. A análise dos dados obtidos será feito com o uso dos núcleos de significação, que auxilia na captação da subjetividade do indivíduo. Espera-se que o estudo verifique as principais alterações na vida dos participantes ao envelhecer e adquirir uma deficiência e que, por meio desta verificação, seja possível pensar em formas que ajudem estes idosos a enfrentar melhor estas modificações e tenham uma velhice mais saudável e feliz.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2014 - 2015

    Incubadora de Empreendimentos Solidários ? INTES∕UEL: Um estudo exploratório acerca da relação de assessoria desenvolvida entre a equipe técnica e os trabalhadores dos empreendimentos, Descrição: Visita a cooperativas incubadas pela INTES - UEL, participação nos trabalhos realizados pela incubadora, observação participante e entrevista com os professores e funcionários da INTES, leitura e discussão de livros e artigos referentes a Economia Solidária, participação e apresentação em congressos referente ao tema, elaboração de artigo científico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional