Carlos Alberto Atherinos Pierri
Possui graduação em Medicina pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau(1997), residencia-medicapela Hospital Infantil Joana de Gusmão(2000), residencia-medicapela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo(2000) e residencia-medicapela Hospital Governador Celso Ramos(2001). Atualmente é Diretor Clínico da CORE Centro de Ortopedia e Reabilitação Esportiva, Cirurgião da Hospital Baía Sul, Speaker da Pfizer, Speaker da Mundipharma e da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Informações coletadas do Lattes em 26/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização - Residência médica
2001 - 2001
HOSPITAL GOVERNADOR CELSO RAMOS
Residência médica em: Ortopedia e TraumatologiaNúmero do registro: .
Especialização - Residência médica
2000 - 2000
Hospital Infantil Joana de Gusmão
Residência médica em: Ortopedia e TraumatologiaNúmero do registro: .
Especialização - Residência médica
1999 - 2000
Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Residência médica em: Ortopedia e TraumatologiaNúmero do registro: . Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Graduação em Medicina
1992 - 1997
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Título: O Quadril Doloroso na Infância e Adolescência
Orientador: Anastácio Kotzias Neto
Formação complementar
2013 - 2013
6th Cirurgical skills course. , International Cartilage Repair Society, ICRS, Estados Unidos.
2013 - 2013
Visita como observer. (Carga horária: 80h). , Hospital For Special Surgery, Estados Unidos.
2012 - 2012
Visita como observer. (Carga horária: 80h). , Hospital For Special Surgery, Estados Unidos.
2011 - 2011
Visita como observer. (Carga horária: 80h). , Hospital For Special Surgery, Estados Unidos.
2010 - 2010
Visita como observer. (Carga horária: 80h). , Hospital For Special Surgery, Estados Unidos.
2007 - 2007
Visita como observer. (Carga horária: 80h). , Hospital For Special Surgery, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
PIERRI, C. A. A. . II Jornada catarinense de ortopedia e fisioterapia. 2004. (Outro).
PIERRI, C. A. A. . I Jornada catarinense de ortopedia e fisioterapia. 2003. (Outro).
Participação em eventos
Annual Meeting - AAOS.Annual Meeting - AAOS. 2018. (Outra).
Annual Meeting - AOSSM.Orthobiologics. 2018. (Outra).
Vail International Complex Knee Symposium | VICKS. Tema: ligamentos, meniscos, lesões complexas e osteotomias. 2017. (Congresso).
ICRS World Congress.Cartilagem e Meniscos. 2015. (Outra).
Simpósio de preservação articular - Quadril e Joelho.Palestra. 2015. (Simpósio).
XI Congresso catarinense de ortopedia e traumatologia. Moderador do Tema "MRM Lesão Meniscal Joelho". 2014. (Congresso).
AANA Annual Meeting.Cartilagem, Meniscos e Ligamentos. 2013. (Outra).
ISAKOS Congress. ISAKOS Congress. 2013. (Congresso).
Simpósio de Imagem - Ortopedia.Palestra. 2012. (Simpósio).
ISAKOS Congress. ISAKOS Congress. 2011. (Congresso).
13º Congresso Brasileiro de Astroscopia e 5º Congresso Brasileiro de Traumatologia Desportiva. Proposta de analgesia e anestesia nos pacientes submetidos à reconstrução do LCA. 2009. (Congresso).
13º Congresso Brasileiro de Astroscopia e 5º Congresso Brasileiro de Traumatologia Desportiva. Proposta de tratamento conservador para tendinopatia patelar. 2009. (Congresso).
13º Congresso Brasileiro de Astroscopia e 5º Congresso Brasileiro de Traumatologia Desportiva. Proposta de tratamento fisioterapêutico pós ruptura meniscal. 2009. (Congresso).
13º Congresso Brasileiro de Astroscopia e 5º Congresso Brasileiro de Traumatologia Desportiva. Proposta de tratamento fisioterapêutico após reconstituição do LCA. 2009. (Congresso).
13º Congresso Brasileiro de Astroscopia e 5º Congresso Brasileiro de Traumatologia Desportiva. Ruptura Tardia do Tendão Quadricipital após Reconstrução do LCP. 2009. (Congresso).
Segundo Congreso SLARD. Relato de Caso - Agenesia LCA - Tratamento Cirúrgico. 2006. (Congresso).
Segundo Congreso SLARD. Lesões esportivas em um clube durante o campeonato catarinense. 2006. (Congresso).
Segundo Congreso SLARD. Proposta de tratamento para costocondrite na tibia. 2006. (Congresso).
Segundo Congreso SLARD. Epidemologia das lesões de um clube de futebol profissional catarinense. 2006. (Congresso).
Segundo Congreso SLARD. Retorno a atividade esportiva após reconstrução do ligamento cruzado posterior no mesmo nível pré lesão - relato de caso. 2006. (Congresso).
Segundo Congreso SLARD. Reabilitação após Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior em Esqueleto Imaturo - Estudo de Caso. 2006. (Congresso).
Segundo Congreso SLARD. Relato de caso - Agenesia do LCA bilateral associado a doença do colágeno. 2006. (Congresso).
Segundo Congreso SLARD. Lesões durante a pré temporada de um clube de futebol. 2006. (Congresso).
II Jornada catarinense de ortopedia e fisioterapia.Lesão e reconstrução. 2004. (Outra).
I Jornada catarinense de ortopedia e fisioterapia.Distúrbio Femoro Patelar. 2003. (Outra).
I Jornada catarinense de ortopedia e fisioterapia.Reconstituição do ligamento cruzado anterior do joelho. 2003. (Outra).
Comissão julgadora das bancas
MORÉ, A.D.O.. Quadril doloroso na infância e adolescência`. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Produções bibliográficas
-
DE ARAUJO, FRANCISCO XAVIER ; DE CASTRO, MARCELO PEDUZZI ; SCHELL, MAURÍCIO SCHOLL ; VIDMAR, MARLON FRANCYS ; MARQUES, FELIPE OSÓRIO ; PIERRI, CARLOS ALBERTO ATHERINOS ; SILVA, MARCELO FARIA . Twenty-Year Follow-up Study Comparing Operative Versus Nonoperative Treatment of Anterior Cruciate Ligament Ruptures in High-Level Athletes: Letter to the Editor. AMERICAN JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 46, p. NP55-NP57, 2018.
-
CASTRO, MARCELO PEDUZZI DE ; RUSCHEL, CAROLINE ; SANTOS, GILMAR MORAES ; FERREIRA, TAYLOR ; PIERRI, CARLOS ALBERTO ATHERINOS ; ROESLER, HELIO . Isokinetic hip muscle strength: a systematic review of normative data. Sports Biomechanics , v. 17, p. 1-29, 2018.
-
PIERRI, C. A. A. . Tumores Benignos Formadores de Tecido Ósseo. Clínica Ortopédica: Tumores do Sistema Musculoesquelético. 4ed.Rio de Janeiro: Editora Médica e Científica Ltda, 2002, v. 3, p. 715-722.
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
VALOR PROGNÓSTICO, SENSIBILIDADE À MUDANÇA E REDUNDÂNCIA DE PARÂMETROS CLÍNICOS, IMAGIOLÓGICOS E BIOMECÂNICOS RELACIONADOS ÀS DISFUNÇÕES DOS MEMBROS INFERIORES, Descrição: Informação sobre o prognóstico é importante para o planejamento do da reabilitação e do treinamento, assim como de todo processo de reabilitação. Tal informação permite ao clínico determinar com maior precisão o desenvolvimento do tratamento, sendo útil na identificação de grupos de pacientes com maior risco a piores resultados, e assim estabelecer estratégias para contornar isso. Outro aspecto importante é a definição dos parâmetros que representam melhor a mudança no estado de saúde do indivíduo; parâmetros com alta sensibilidade à mudança permitem maior segurança aos clínicos ao longo do processo de reabilitação, permitindo determinar se o processo encontra-se conforme esperado ou se ajustes necessitam ser realizados. Do mesmo modo, aqueles que não representam bem a mudança do paciente, podem ter a sua validade questionada. Por fim, a identificação de parâmetros redundantes, ou seja, que refletem similares construtos, permitiria reduzir o número de exames realizados pelos indivíduos, diminuindo os encargos financeiros e temporais, auxiliando no controle dos custos do sistema de saúde, e melhorando o potencial de diagnóstico e acompanhamento para serviços localizados em regiões com recursos limitados e pouco acesso à tecnologia. O objetivo deste projeto prospectivo e observacional é determinar o valor prognóstico de parâmetros registrados durante o exame físico, exames de imagem e avaliações biomecânicas, em indivíduos em recuperação de disfunções da coluna e dos membros inferiores. Como objetivos secundários, será verificada a sensibilidade à mudança de parâmetros clínicos, biomecânicos e imagiológicos em indivíduos em recuperação, assim como será verificada a relação entre esses parâmetros, no sentido de analisar a redundância entre eles. Dados de pessoas em reabilitação de disfunções dos membros inferiores ou coluna, e de pessoas em treinamento para prevenção de lesões e ganho de performance atendidas por instituições parceiras serão registrados ao longo de cinco anos. Análises de valor prognóstico, sensibilidade à mudança e redundância serão conduzidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
-
2015 - Atual
Relações entre morfologia do quadril, torque isocinético e parâmetros biomecânicos do andar em pacientes com síndrome da dor patelo-femoral, Descrição: A síndrome da dor patelo-femoral (DPF) é considerada uma das disfunções mais difíceis de tratar no campo da ortopedia e sua etiologia é multifatorial. Porém, na prática clínica e nos estudos científicos a natureza multifatorial desta disfunção, muitas vezes, não é considerada. Como consequência, pacientes com disfunções com características substancialmente diferentes são agrupados para análises ou intervenções. A presente investigação trata-se de um estudo transversal do tipo Caso Controle com o objetivo de explorar critérios de classificação para incluir pacientes com DPF no sub-grupo de disfunção ?proximal? ? quadril e cintura pélvica. Relações entre a morfologia do quadril, força e estabilidade do quadril, e parâmetros biomecânicos do andar em pacientes com DPF e participantes assintomáticos serão investigados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Carlos Alberto Atherinos Pierri - Integrante / CASTRO, MARCELO PEDUZZI DE - Coordenador / Helio Roesler - Integrante / Gilmar Santos - Integrante / Caroline Ruschel - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2005 - Atual
CORE Centro de Ortopedia e Reabilitação EsportivaVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Diretor Clínico
Atividades
-
01/2005
Pesquisa e desenvolvimento , CORE Centro de Ortopedia e Reabilitação Esportiva - Brasil, .,Linhas de pesquisa
2012 - 2017
Instituto Baía Sul de Ensino e Pesquisa Dr. Irineu May BrodbeckVínculo: Presidente e fundador, Enquadramento Funcional: Presidente e fundador
Você é Carlos Alberto Atherinos Pierri?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos Alberto Atherinos Pierri e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?