PÂMELA DE CASTRO E SOUZA

Pâmela de Castro e Souza é doutoranda bolsista (CAPES) no Programa de Pós Graduação em Educação Física (UEL/UEM) (2021-atual) sob orientação do professor Dr. Edilson Serpeloni Cyrino. Atuando como docente na Faculdade Cristo Rei (FACCREI). É graduada em bacharelado em Educação Física na Universidade Estadual de Londrina (2015-2018) e mestre em Ciências da Saúde, pela mesma universidade (2019-2021). Desde 2018 faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE) auxiliando no principal projeto do grupo denominado Projeto Longitudinal Envelhecimento Ativo com o foco na população de mulheres idosas e treinamento resistido/suplementação. Além disso, faz parte do projeto Girls Power, que investiga os efeitos do treinamento resistido em mulheres jovens. Desde março de 2022, faz parte do corpo docente da Faculdade Cristo Rei (FACCREI) e, atualmente, ministra as disciplinas de Metodologia do Ensino da Ginástica, Medidas e avaliação e Crescimento e Desenvolvimento Motor. Atua nas linhas de pesquisa em adaptações neuromusculares, músculo-esqueléticas, comportamentais e respostas agudas e crônicas ao treinamento com pesos.

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação Física - Uel - Uem

2021 - Atual

Universidade Estadual de Londrina
Edilson Serpeloni Cyrino. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciências da Saúde

2019 - 2021

Universidade Estadual de Londrina
Título: Efeito de 12 semanas de treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal e indicadores de risco cardiovascular de mulheres idosas de diferentes faixas etárias
, Ano de Obtenção: 2021.Edilson Serpeloni Cyrino.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: treinamento de força; força dinâmica máxima; massa muscular esquelética; gordura corporal; perfil metabólico; Envelhecimento. Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Educação Física

2015 - 2018

Universidade Estadual de Londrina
Título: A progressão das cargas de treinamento resistido é influenciada pela variação dos exercícios a cada sessão de treino?
Orientador: Edilson Serpeloni Cyrino

Formação complementar

2019 - 2019

Técnicas in vitro para mensurar e qualificar viabilidade e morte celular.... (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2018 - 2018

Aplicações Tecnológicas na Avaliação do Desempenho Esportivo. (Carga horária: 150h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2018 - 2018

Bioestatística. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2018 - 2018

Curso de liberação miofascial: avaliações funcionais dos movimentos. (Carga horária: 12h). , PromoFit Eventos, PROMOFIT, Brasil.

2018 - 2018

Organização de Programas de Treinamento de Força. (Carga horária: 150h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2017 - 2017

StrongFirst Kettlebell Course. (Carga horária: 8h). , StrongFirst, STRONGFIRST, Estados Unidos.

2017 - 2017

Obesidade: mecanismos e o papel da atividade física. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Atividade Física para Prevenção e Reabilitação Cardiovascular. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Avanços Científicos no Treinamento de Força e Nutrição. (Carga horária: 10h). , Instituto Cefisa, CEFISA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Organização de eventos

CASTRO-E-SOUZA, P . Membro da comissão organizadora do IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2023. (Congresso).

CASTRO-E-SOUZA, P . Membro da comissão científica do IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2023. (Congresso).

CASTRO-E-SOUZA, P . VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2021. (Congresso).

SOUZA, P. C. . VII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício (CONBRAMENE). 2018. (Congresso).

SOUZA, P. C. ; GONSALES, E. ; AGUILERA, A. C. ; DASCAL, J. B. . XIII Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a terceira Idade. 2016. (Outro).

SOUZA, P. C. . VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício (CONBRAMENE). 2016. (Congresso).

SOUZA, P. C. . Meu primeiro Triathlon. 2015. (Outro).

Participação em eventos

46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte e 6º Simpósio Internacional de Atividade Física e Comportamento Sedentário.Efeito do treinamento resistido após dois anos de pandemia de COVID-19 sobre os distúrbios do sono em mulheres idosas. 2023. (Simpósio).

IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Efeito do retreinamento de força após dois anos de destreinamento sobre o colesterol total e LDL em mulheres idosas. 2023. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Efeito do destreino após 24 semanas de treinamento resistido sobre a força e indicadores de capacidade funcional em mulheres Idosas de diferentes faixas etárias. 2023. (Congresso).

44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte e 4º Simpósio Internacional de Atividade Física e Comportamento Sedentário.Distúrbios do sono foram modificados durante a pandemia de COVID-19 em mulheres idosas?. 2022. (Simpósio).

25º Congresso Português de Obesidade. 2021. (Congresso).

44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte e 4º Simpósio Internacional de Atividade Física e Comportamento Sedentário.Efeito de 12 semanas de treinamento resistido sobre a força e indicadores de hipertrofia muscular em mulheres idosas de diferentes faixas etárias. 2021. (Simpósio).

VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Efeito da redução do volume de treinamento resistido sobre a massa muscular esquelética e gordura corporal em mulheres idosas obesas. 2021. (Congresso).

XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade (SIAFTI).O treinamento com pesos promove melhorias na função física de idosas de diferentes faixas etárias?. 2020. (Seminário).

42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte e 2º Simpósio Internacional de Atividade Física e Comportamento Sedentário. Alterações induzidas pelo treinamento resistido em biomarcadores sanguíneos são influenciadas por seus valores iniciais em mulheres idosas. 2019. (Congresso).

Experiências de doutorado sanduíche e doutorado pleno no exterior: Uma perspectiva dos alunos. 2019. (Encontro).

I Workshop de Genética e Biologia Molecular (WGBM). 2019. (Congresso).

41 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte e 1º Simpósio Internacional de Atividade Física e Comportamento Sedentário.Efeito de diferentes frequências de treinamento resistido sobre o índice de qualidade muscular em mulheres idosas. 2018. (Simpósio).

VII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício (CONBRAMENE). Indicadores de adiposidade corporal entre escolares que atendem ou não as recomendações de horas de sono. 2018. (Congresso).

1° Simpósio Internacional de Florianópolis - Avanços Científicos no Treinamento de Força e Nutrição. 2017. (Simpósio).

IV Semana da Educação Física. Comparação do desempenho em tarefas cognitivas de jogadoras de voleibol. 2017. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS).Comparação de desempenho motor e cognitivo de crianças praticantes de voleibol em ambiente público e privado. 2017. (Oficina).

Palestra do Prof. Warren Payne. 2016. (Encontro).

Seminário Internacional de Atividade Física para a Terceira Idade (SIAFTI).Associação da função executiva e da coordenação motora de idosas praticantes de dança e idosas não praticantes de exercícios físicos. 2016. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício (CONBRAMENE). Relação entre a percepção de saúde e fatores de risco em adolescentes. 2016. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Maria Amélia Duarte Lourenço

MASSUCATO, R. B.; LIMA, K. A.;CASTRO-E-SOUZA, P. A importância do profissional de Educação Física: Uma análise do ciclismo na região norte do Paraná. 2023.

Aluno: Cynthia Oliveira Cruz Pereira

MASSUCATO, R. B.; LIMA, K. A.;DE-CASTRO-E-SOUZA, P.. Nível de intensidade de atividade física em tempos de pandemia da COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cristo Rei.

Aluno: Guilherme Henrique de Souza

MASSUCATO, R. B.;DE-CASTRO-E-SOUZA, P.; CAMPOS FILHO, M. G. A.. A inclusão do treinamento de estabilidade central na preparação física futebolística: Uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cristo Rei.

Aluno: João Victor Cipriano Mafud

BIAGE, E.; CAMPOS FILHO, M. G. A.;CASTRO-E-SOUZA, P. Os benefícios da prática de pilates no auxílio do tratamento de câncer de mama: Uma revisão da literatura.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cristo Rei.

Comissão julgadora das bancas

ARLI RAMOS DE OLIVEIRA

TOMELERI, C.M.; MOURA, F.A.;OLIVEIRA, A.R.. A progressão das cargas de treinamento resistido é influenciada pela variação dos exercícios a cada sessão de treino?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

Edilson Serpeloni Cyrino

CYRINO, E.S.; CADORE, E.L.;BARBOSA, D.S.. Efeito de 12 semanas de treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal e indicadores de risco cardiovascular de mulheres idosas de diferentes faixas etárias. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Londrina.

Edilson Serpeloni Cyrino

CYRINO, E.S.BARBOSA, D.S.; CADORE, E.L.. Efeito de 12 e 24 semanas de treinamento resistido em mulheres idosas em diferentes faixas etárias sobre a força muscular, composição corporal e biomarcadores sanguíneos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Londrina.

Marco Tulio de Mello

CYRINO, E. S.; SILVA, A. M. G.; RAVAGNANI, C. F. C.; CADORE, E. L.;DE MELLO, M. T. or MELLO, M.T.; ASSUMPCAO, C. O.; TEIXEIRA, D. C.. EFEITO DE 24 SEMANAS DE TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE A FORÇA MUSCULAR, COMPOSIÇÃO CORPORAL, APTIDÃO FUNCIONAL, BIOMARCADORES METABÓLICOS, ASPECTOS COGNITIVOS E SONO EM MULHERES IDOSAS DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS.. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Orientou

Maykon Douglas Alves dos Santos

A influência das áreas verdes para a prática de exercícios físicos: Características e aspectos determinantes; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cristo Rei; Orientador: Pâmela de Castro e Souza;

Leonardo de Oliveira Roberto

Avaliação das capacidades físicas de alunos praticantes de futsal do ensino médio; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cristo Rei; Orientador: Pâmela de Castro e Souza;

Foi orientado por

CRISIELI MARIA TOMELERI

A PROGRESSÃO DAS CARGAS DE TREINAMENTO RESISTIDO É INFLUENCIADA PELA VARIAÇÃO DOS EXERCÍCIOS A CADA SESSÃO DE TREINO?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Crisieli Maria Tomeleri;

Juliana Bayeux Dascal

Avaliação motora e cognitiva de crianças praticantes de voleibol; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Juliana Bayeux Dascal;

Edilson Serpeloni Cyrino

Efeito de 12 e 24 semanas de treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal e biomarcadores sanguíneos em mulheres idosas de diferentes faixas etárias; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Edilson Serpeloni Cyrino

Efeito de 12 semanas de treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal e indicadores de risco cardiovascular de mulheres idosas de diferentes faixas etárias; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilson Serpeloni Cyrino;

Edilson Serpeloni Cyrino

A progressão das cargas de treinamento resistido é influenciada pela variação dos exercícios a cada sessão de treino?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilson Serpeloni Cyrino;

Produções bibliográficas

  • KASSIANO, W. ; COSTA, B. D. V. ; NUNES, J. P. ; KUNEVALIKI, G. ; DE-CASTRO-E-SOUZA, P. ; CYRINO, L. T. ; CARNEIRO, M. A. S. ; STAVINSKI, N. G. L. ; CAVALCANTE, E. F. ; MAYHEW, J. ; RIBEIRO, A. S. ; CYRINO, EDILSON S. . Weaker older women gain more lower body strength than their stronger counterparts, but not muscle mass, following 12 weeks of resistance training. Journal of Sports Sciences , v. 40, p. 2714-2721, 2023.

  • NUNES, P. R. P. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; OLIVEIRA, A. A. ; CAMILO, B. ; SOUZA, G. C. ; SOUZA, L. M. V. ; CARNEIRO, M. A. S. . Effect of resistance training volume on body adiposity, metabolic risk, and inflammation in postmenopausal and older females: Systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Journal of Sport and Health Science , v. 1, p. 1, 2023.

  • CARNEIRO, M. A. S. ; NUNES, P. R. P. ; COSTA, B. D. V. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; LIMA, L. A. ; LISBOA, F. O. ; OLIVEIRA-JÚNIOR, GERSIEL ; KASSIANO, W. ; CYRINO, E. S. ; ORSATTI, F. L. . Commentaries on Viewpoint: Hoping for the best, prepared for the worst: can we perform remote data collection in sport sciences?. https://doi.org/10.1152/japplphysiol.00613.2022 , v. 5, p. 1433-1440, 2022.

  • CARNEIRO, MARCELO A.S. ; OLIVEIRA-JÚNIOR, GERSIEL ; CASTRO-E-SOUZA, PÂMELA ; OLIVEIRA, ANSELMO A. ; NUNES, PAULO R.P. ; IZQUIERDO, MIKEL ; CADORE, EDUARDO L. ; CYRINO, EDILSON S. . Impact of exercise intervention-based changes on physical function biomarkers in older adults after hospital discharge: A systematic review with meta-analysis of randomized clinical trials. AGEING RESEARCH REVIEWS , v. 80, p. 101673, 2022.

  • COSTA, BRUNA DANIELLA DE VASCONCELOS ; Kassiano, Witalo ; NUNES, JOÃO PEDRO ; KUNEVALIKI, GABRIEL ; CASTRO-E-SOUZA, PÂMELA ; RODACKI, ANDRE ; CYRINO, LETÍCIA TRINDADE ; CYRINO, EDILSON S. ; FORTES, LEONARDO DE SOUSA . Does Performing Different Resistance Exercises for the Same Muscle Group Induce Non-homogeneous Hypertrophy?. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 42, p. 803-811, 2021.

  • Kassiano, Witalo ; COSTA, BRUNA ; NUNES, JOÃO PEDRO ; ANTUNES, MELISSA ; KUNEVALIKI, GABRIEL ; CASTRO-E-SOUZA, PÂMELA ; FELIPE, JAINARA P. ; CYRINO, LETÍCIA T. ; CUNHA, PAOLO M. ; CYRINO, EDILSON S. . Does resistance training promote enough muscular strength increases to move weak older women to better strength categories?. EXPERIMENTAL GERONTOLOGY , v. 149, p. 111322, 2021.

  • COSTA, B. D. V. ; KASSIANO, W. ; NUNES, J. P ; MORAES, G. K. ; DE-CASTRO-E-SOUZA, P. ; SUGIHARA JUNIOR, P. ; FERNANDES, R. R. ; CYRINO, E. S. ; FORTES, L. S. . Does varying resistance exercises for the same muscle group promote greater strength gains?. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 36, p. 3032-3039, 2021.

  • CARNEIRO, MARCELO A. S. ; FRANCO, CRISTIANE M. C. ; SILVA, ALAN L. ; CASTRO-E-SOUZA, PÂMELA ; KUNEVALIKI, GABRIEL ; IZQUIERDO, MIKEL ; CYRINO, EDILSON S. ; PADILHA, CAMILA S. . Resistance exercise intervention on muscular strength and power, and functional capacity in acute hospitalized older adults: a systematic review and meta-analysis of 2498 patients in 7 randomized clinical trials. GeroScience , v. 1, p. 11, 2021.

  • NUNES, J. P ; COSTA, B. D. V. ; Kassiano, Witalo ; MORAES, G. K. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; RODACKI, A. L. F. ; FORTES, L. S. ; CYRINO, E. S. . Different Foot Positioning During Calf Training to Induce Portion-Specific Gastrocnemius Muscle Hypertrophy. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 34, p. 2347-2351, 2020.

  • KASSIANO, W. ; COSTA, B. D. V. ; KUNEVALIKI, G. ; NUNES, J. P ; PAULA, J. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; SILVA, A. L. ; CYRINO, E. S. . Variar os exercícios promove ganhos superiores de força e hipertrofia muscular em mulheres jovens?. In: VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021, Londrina. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021. p. 286.

  • CASTRO-E-SOUZA, P ; CARNEIRO, M. A. S. ; STAVINSKI, N. G. L. ; LIMA, L. A. ; CAVALCANTE, E. F. ; SANTOS, J. F. M ; CYRINO, L. T. ; CYRINO, E. S. . Efeito do retreinamento de força após dois anos de destreinamento sobre o colesterol total e LDL em mulheres idosas. In: IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2023, Londrina. Anais do IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2023.

  • CARNEIRO, M. A. S. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; ANTUNES, M. ; CYRINO, L. T. ; COSTA, B. D. V. ; KASSIANO, W. ; ORSATTI, F. L. ; CYRINO, E. S. . Efeito do retreinamento de força sobre indicadores neuromusculares, morfológicos e funcionais após dois anos de destreinamento em mulheres idosas. In: IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2023, Londrina. Anais do IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2023.

  • CASTRO-E-SOUZA, P ; LIMA, L. A. ; CAVALCANTE, E. F. ; SANTOS, A. P. ; RUGGIERO, M. F. ; CYRINO, E. S. . Efeito do treinamento resistido após dois anos de pandemia de COVID-19 sobre os distúrbios do sono. In: 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS), 2023, São Paulo. Anais do 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS), 2023.

  • KUNEVALIKI, G. ; KASSIANO, W. ; COSTA, B. D. V. ; TRICOLI, I. I. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; CYRINO, E. S. . A hipertrofia muscular explica as mudanças na força específica e não-específica em mulheres jovens após 10 semanas de treinamento de força?. In: 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS),, 2023, São Paulo. Anais do 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS), 2023.

  • LIMA, L. A. ; KASSIANO, W. ; SANTOS, J. F. M ; STAVINSKI, N. G. L. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; CYRINO, E. S. . Progressão do volume total no treinamento resistido em mulheres idosas que testaram positivo para COVID-19. In: 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS), 2023. Anais do 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS).

  • COSTA, BRUNA ; KASSIANO, W. ; SANTOS, J. F. M ; LISBOA, F. O. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; CYRINO, E. S. . Efeito do volume no treinamento de força sobre a hipertrofia muscular da panturrilha em mulheres jovens destreinadas. In: 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS), 2023, São Paulo. Anais do 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS), 2023.

  • CAVALCANTE, E. F. ; LIMA, L. A. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; STAVINSKI, N. G. L. ; CARNEIRO, M. A. S. ; CYRINO, E. S. . Treinamento resistido promove melhorias na saúde mental de mulheres idosas: Estudo Longitudinal Envelhecimento Ativo. In: 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS), 2023, São Paulo. Anais do 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS), 2023.

  • CASTRO-E-SOUZA, P ; CYRINO, L. T. ; COSTA, B. D. V. ; LIMA, L. A. ; COSTA, M. V. ; CYRINO, E. S. . Efeito do destreino após 24 semanas de treinamento resistido sobre a força e indicadores de capacidade funcional em mulheres idosas de diferentes faixas etárias. In: XIV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2023, Garopaba. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2023. v. 1.

  • ANTUNES, D. S. ; KASSIANO, W. ; COSTA, BRUNA ; KUNEVALIKI, G. ; CASTRO-E-SOUZA, PÂMELA ; CYRINO, E. S. . Incluir o exercício de elevação pélvica na sessão de treinamento resistido auxilia na hipertrofia muscular do glúteo máximo em mulheres jovens destreinadas. In: 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS), 2023, São Paulo. Anais do 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS), 2023.

  • CASTRO-E-SOUZA, P ; CARNEIRO, M. A. S. ; LIMA, L. A. ; CYRINO, L. T. ; COSTA, B. D. V. ; CYRINO, E. S. . Distúrbios do sono foram modificados durante a pandemia de COVID-19 em mulheres idosas?. In: 45° Simpósio internacional de Ciências do Esporte, 2022, São Caetano do Sul. 45° Simpósio internacional de Ciências do Esporte, 2022.

  • CARVALHO, T. M. ; E SOUZA, P. C. ; CARNEIRO, M. A. S. ; CYRINO, L. T. ; LIMA, L. A. ; CYRINO, E. S. . Efeitos da pandemia de COVID-19 sobre o estado nutricional, distribuição da gordura e saúde celular em mulheres idosas fisicamente independentes. In: 45° Simpósio internacional de Ciências do Esporte, 2022, São Caetano do Sul. Anais do 45° Simpósio internacional de Ciências do Esporte, 2022.

  • CAVALCANTE, E. F. ; CARVALHO, T. M. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; CARNEIRO, M. A. S. ; KASSIANO, W. ; CYRINO, EDILSON S. . Qual a faixa de repetições mais adequada para o aumento de força muscular no treinamento resistido em mulheres idosas? Análise a partir das recomendações atuais da NSCA. In: 45° Simpósio internacional de Ciências do Esporte, 2022, São Caetano do Sul. Anais do 45º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2022.

  • CASTRO-E-SOUZA, P ; KASSIANO, W. ; COSTA, B. D. V. ; BARBOSA, D. S. ; CADORE, E. L. ; CYRINO, E. S. . Efeito de 12 semanas de treinamento resistido sobre a força e indicadores de hipertrofia muscular em mulheres idosas de diferentes faixas etárias. In: 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte e 4º Simpósio Internacional de Atividade Física e Comportamento Sedentário, 2021, São Paulo. Anais do 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2021.

  • CARNEIRO, M. A. S. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; COSTA, B. D. V. ; STAVINSKI, N. G. L. ; CARNEIRO, N. H. ; CYRINO, E. S. . Efeito de 12 semanas de treinamento resistido sobre indicadores de risco cardiometabólico em mulheres idosas de diferentes faixas etárias. In: 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte e 4º Simpósio Internacional de Atividade Física e Comportamento Sedentário, 2021, São Paulo. Anais do 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2021.

  • STAVINSKI, N. G. L. ; CARNEIRO, N. H. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; KASSIANO, W. ; SILVA, A. L. ; CYRINO, E. S. . Associação entre indicadores funcionais de sarcopenia e memória tardia entre adultos brasileiros acima de 50 anos em zona rural e urbana. In: 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte e 4º Simpósio Internacional de Atividade Física e Comportamento Sedentário, 2021, São Paulo. Anais do 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2021.

  • CAMPOS FILHO, M. G. A. ; CARNEIRO, M. A. S. ; STAVINSKI, N. G. L. ; CARNEIRO, N. H. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; CYRINO, E. S. . Comparação de quatro ordens dos exercícios resistidos sobre a força e massa muscular em mulheres idosas treinadas. In: 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte e 4º Simpósio Internacional de Atividade Física e Comportamento Sedentário, 2021, São Paulo. Anais do 44º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2021.

  • CAVALCANTE, E. F. ; RIBEIRO, A. S. ; NUNES, J. P ; NABUCO, H. C. G. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; CUNHA, P. M. ; TOMELERI, C. M. ; CYRINO, E. S. . Respostas perceptivas ao treinamento resistido de baixo e alto volume em mulheres idosas. In: VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021, Londrina. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021. p. 42.

  • CARNEIRO, M. A. S. ; SILVA, A. L. ; KASSIANO, W. ; COSTA, B. D. V. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; CAVALCANTE, E. F. ; ANTUNES, M. . Efeito de um programa de treinamento resistido sobre a gordura corporal total e força muscular dinâmica em idosas obesas e não-obesas. In: VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021, Londrina. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021. p. 132.

  • CASTRO-E-SOUZA, P ; ANTUNES, M. ; CYRINO, L. T. ; CARNEIRO, N. H. ; CARNEIRO, M. A. S. ; CAVALCANTE, E. F. ; KASSIANO, W. ; CYRINO, E. S. . Efeito da redução do volume de treinamento resistido sobre a massa muscular esquelética e gordura corporal em mulheres idosas obesas. In: VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021, Londrina. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021. p. 133.

  • MORAES, G. K. ; KASSIANO, W. ; NUNES, J. P ; COSTA, B. D. V. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; FORTES, L. S. ; LOPES, W. A. ; CYRINO, E. S. . A massa muscular esquelética inicial influencia a magnitude das adaptações em resposta a um programa de treinamento resistido em mulheres idosas?. In: VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021, Londrina. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021. p. 121.

  • CARNEIRO, N. H. ; NUNES, J. P ; KASSIANO, W. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; COSTA, B. D. V. ; STAVINSKI, N. G. L. ; CYRINO, L. T. ; CYRINO, E. S. . Efeito do treinamento resistido sobre a força, massa muscular e aptidão funcional em mulheres idosas não-treinadas e destreinadas. In: VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021, Londrina. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021. p. 124.

  • CYRINO, L. T. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; COSTA, B. D. V. ; KASSIANO, W. ; CUNHA, P. M. ; KUNEVALIKI, G. ; CYRINO, E. S. ; GOBBO, L. A. . Efeito de 12 semanas de treinamento resistido sobre o ângulo de fase de mulheres idosas de diferentes faixas etárias. In: VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021, Londrina. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2021. p. 163.

  • CARNEIRO, M. A. S. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; CARNEIRO, N. H. ; BAPTISTON, A. L. ; CYRINO, E. S. . Papel do treinamento com pesos sobre a velocidade da marcha de idosas com diferentes faixas etárias.. In: Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2020, Curitiba. Anais do XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2020.

  • CARNEIRO, N. H. ; BAPTISTON, A. L. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; CARNEIRO, M. A. S. ; CYRINO, E. S. . Influência do treinamento com pesos na função física de idosas não treinadas e destreinadas. In: Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2020, Curitiba. Anais do XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2020.

  • CASTRO-E-SOUZA, P ; CARNEIRO, M. A. S. ; BAPTISTON, A. L. ; CARNEIRO, N. H. ; CYRINO, E. S. . O treinamento com pesos promove melhorias na função física de idosas de diferentes faixas etárias?. In: Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2020, Curitiba. Anais do XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2020.

  • BAPTISTON, A. L. ; CARNEIRO, N. H. ; CARNEIRO, M. A. S. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; CYRINO, E. S. . Efeito do treinamento resistido sobre a velocidade da marcha de idosas não treinadas e destreinadas. In: Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2020, Curitiba. Anais do XV Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2020.

  • SOUZA, P. C. ; CUNHA, P. M. ; NUNES, J. P ; MORAES, G. K. ; COSTA, B. D. V. ; KASSIANO, W. ; SILVA, A. L. ; ANTUNES, M. ; BAPTISTON, A. L. ; CARNEIRO, M. A. S. ; CYRINO, E. S. . Alterações induzidas pelo treinamento com pesos em biomarcadores sanguíneos são influenciadas por seus valores iniciais em mulheres idosas. In: 42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2019, São Paulo, SP. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2019. v. 27. p. 157-157.

  • NUNES, J. P ; CUNHA, P. M. ; COSTA, B. D. V. ; KASSIANO, W. ; MORAES, G. K. ; ANTUNES, M. ; SILVA, A. L. ; SOUZA, P. C. ; CARNEIRO, M. A. S. ; BAPTISTON, A. L. ; CYRINO, E. S. . Influência de segurar a manopla durante a avaliação de força do joelho sobre desempenho e reprodutibilidade dos testes em mulheres idosas. In: 42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2019, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2019. v. 27. p. 110-110.

  • KASSIANO, W. ; NUNES, J. P ; CUNHA, P. M. ; MORAES, G. K. ; COSTA, B. D. V. ; ANTUNES, M. ; SOUZA, P. C. ; SILVA, A. L. ; CARNEIRO, M. A. S. ; BAPTISTON, A. L. ; CYRINO, E. S. . Responsividade do ganho de massa muscular em idosas após 12 e 24 semanas de treinamento resistido. In: 42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2019, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2019. v. 27. p. 156-156.

  • SILVA, A. L. ; CUNHA, P. M. ; CARNEIRO, M. A. S. ; ANTUNES, M. ; MORAES, G. K. ; Kassiano, Witalo ; COSTA, B. D. V. ; SOUZA, P. C. ; CYRINO, E. S. ; NUNES, J. P ; BAPTISTON, A. L. . Redução do volume de treinamento resistido na força muscular de mulheres idosas com obesidade sarcopênica. In: 42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2019, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2019. v. 27. p. 110-110.

  • CUNHA, P. M. ; MORAES, G. K. ; CARNEIRO, M. A. S. ; SOUZA, P. C. ; ANTUNES, M. ; SILVA, A. L. ; KASSIANO, W. ; COSTA, B. D. V. ; NUNES, J. P ; BAPTISTON, A. L. ; CYRINO, E. S. . Effect of a 12-week resistance training program on cognitive performance in older women with differing levels of training experience. In: 42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2019, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2019. v. 27. p. 111-111.

  • MORAES, G. K. ; COSTA, B. D. V. ; KASSIANO, W. ; NUNES, J. P ; SOUZA, P. C. ; ANTUNES, M. ; CARNEIRO, M. A. S. ; SILVA, A. L. ; CUNHA, P. M. ; BAPTISTON, A. L. ; FORTES, L. S. ; CYRINO, E. S. . A variação dos exercícios em um programa de treinamento resistido potencializa os ganhos de hipertrofia muscular em homens destreinados?. In: 42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2019, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2019. v. 27. p. 93-93.

  • COSTA, B. D. V. ; KASSIANO, W. ; MORAES, G. K. ; SOUZA, P. C. ; NUNES, J. P ; CYRINO, E. S. ; CUNHA, P. M. ; ANTUNES, M. ; CARNEIRO, M. A. S. ; SILVA, A. L. ; BAPTISTON, A. L. ; FORTES, L. S. . Realizar diferentes exercícios multiarticulares para membros inferiores promove ganhos relevantes no reto femoral de homens jovens?. In: 42° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2019, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2019. v. 27. p. 94-94.

  • KASSIANO, W. ; ANTUNES, M. ; COSTA, B. D. V. ; NUNES, J. P ; MORAES, G. K. ; CASTRO-E-SOUZA, P ; CUNHA, P. M. ; CYRINO, E. S. . Generality versus specificity of muscular strength in older women: the strongest in 1RM are strongest in isokinetic.. In: Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte, 2019, João Pessoa. Anais do Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte, 2019. p. 250-250.

  • SARTORELLI, W. ; BUENO, M. R. O. ; SOUZA, P. C. ; VIGNADELLI, L. Z. ; PANCHONI, C. ; ROMANZINI, M. ; RONQUE, E. R. V. . Indicadores de adiposidade corporal entre escolares que atendem ou não as recomendações de horas de sono. In: VII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício (CONBRAMENE), 2018, Londrina. Anais do VII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2018.

  • MORAES, G. K. ; CUNHA, P. M. ; NUNES, J. P ; ANTUNES, M. ; SILVA, S. C. ; CYRINO, L. T. ; FERREIRA, J. L. R. ; SILVA, A. L. ; BAPTISTON, A. L. ; SUGIHARA JUNIOR, P. ; PICOLOTO, A. ; FERNANDES, R. R. ; ESTOCHE, J. M. ; SOUZA, P. C. ; CYRINO, E. S. . O treinamento resistido realizado com série simples induz melhorias ma força, massa e qualidade muscular em mulheres idosas. In: 41 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2018, São Paulo. Anais do 41 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2018.

  • DE-CASTRO-E-SOUZA, P. ; PINA, F. L. C. ; KUNEVALIKI, G. ; NUNES, J. P ; CYRINO, E. S. . Efeito de diferentes frequências de treinamento resistido sobre o índice de qualidade muscular em mulheres idosas. In: 41º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2018, São Paulo. Anais do 41º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2018.

  • SOUZA, P. C. ; SARTORELLI, W. ; DASCAL, J. B. . Comparação de desempenho motor e cognitivo de crianças praticantes de voleibol em ambiente público e privado. In: XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2017, Florianópolis. Anais do XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2017.

  • DASCAL, J. B. ; SOUZA, P. C. ; SARTORELLI, W. . Comparação do desempenho em tarefas cognitivas de jogadoras de voleibol. In: IV Semana da Educação Física, 2017, Londrina. Anais da IV Semana da Educação Física, 2017.

  • SOUZA, P. C. ; CRUZ FILHO, E. G. D. ; AGUILERA, A. C. ; DASCAL, J. B. . Associação da função executiva e da coordenação motora de idosas praticantes de dança e idosas não praticantes de exercícios físicos. In: Seminário Internacional de Atividade Física para a Terceira Idade, 2016, Londrina. ANAIS DO XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ATIVIDADES FÍSICAS PARA A TERCEIRA IDADE, 2016. v. 1.

  • AGUILERA, A. C. ; GONSALES, E. ; SOUZA, P. C. ; DASCAL, J. B. . Influência da base de suporte em uma tarefa de controle postural entre idosas praticantes de dança, musculação e ginástica. In: SIAFTI - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FISICA PARA A TERCEIRA IDADE, 2016, Londrina. ANAIS DO XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA A TERCEIRA IDADE. LONDRINA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 2016. v. 1.

  • GONSALES, E. ; AGUILERA, A. C. ; SOUZA, P. C. ; DASCAL, J. B. . Associação entre tempo de reação e velocidade de oscilação corporal na ausência de visão de idosas praticantes de musculação e idosas não praticantes de exercícios físicos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ATIVIDADES FÍSICAS PARA A TERCEIRA IDADE, 2016, LONDRINA. ANAIS DO XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ATIVIDADES FÍSICAS PARA A TERCEIRA IDADE. LONDRINA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 2016. v. 1.

  • RAMOS, D. E. ; SILVA, E. C. A. ; BUENO, M. R. O. ; COSTA, J. C. ; SOUZA, P. C. ; SARTORELLI, W. ; PANCHONI, C. ; ROMANZINI, M. . Relação entre a percepção de saúde e fatores de risco em adolescentes. In: VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício (CONBRAMENE), 2016, Londrina. Anais do VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2016.

  • NUNES, P. R. P. ; KASSIANO, W. ; DE-CASTRO-E-SOUZA, P. ; CAMILO, B. ; SOUZA, G. C. ; SOUZA, L. M. V. ; CARNEIRO, MARCELO A. S. . Effect of resistance training with body recomposition on metabolic risk, and inflammation in older adults: Systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Ageing Research Reviews , 2024.

  • KASSIANO, W. ; KUNEVALIKI, G. ; COSTA, BRUNA ; NUNES, J. P ; CASTRO-E-SOUZA, P ; TRICOLI, I. I. ; RIBEIRO, A. S. ; CYRINO, E. S. . Addition of the barbell hip thrust is effective for enhancing gluteus maximus hypertrophy in young women. Research Square , 2023.

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Efeito da recomposição corporal associada ao treinamento de força sobre o perfil inflamatório e risco metabólico em idosos: revisão sistemática e meta-análise, Descrição: O envelhecimento promove alterações deletérias sobre a composição corporal, tais como a redução da massa muscular e aumento da massa gorda. Este fenômeno, é conhecido como obesidade sarcopênica e é utilizado para classificar alterações importantes dos níveis de baixa massa muscular e elevada gordura corporal de maneira concomitante. Indivíduos com obesidade sarcopênica possuem aumento do risco metabólico, inflamatório, de doenças cardiovasculares e mortalidade precoce. O treinamento de força pode ser uma estratégia terapêutica interessante para a obesidade sarcopênica, pois pode promover aumento da massa muscular e redução da massa gorda de maneira concomitante, ou seja, pode promover a recomposição corporal. No entanto, não existe consenso na literatura sobre a importância da recomposição corporal associada ao treinamento de força sobre o risco metabólico e inflamatório, pois alguns estudos (do tipo randomizado e controlado) mostram redução do risco metabólico e inflamatório de maneira independente da recomposição corporal, entretanto, outros estudos (do tipo randomizado e controlado) mostram uma dependência da redução do risco metabólico e inflamatório associado a recomposição corporal (total ou parcial). Além disso, o efeito da recomposição corporal associada ao treinamento de força sobre o risco metabólico e inflamatório ainda não foi estabelecida de maneira robusta (estudos de revisão com meta-análise). Neste sentido, conduzir um estudo de revisão sistemática com meta-análise sobre a temática do ?Efeito recomposição corporal associada ao treinamento de força sobre o perfil inflamatório e risco metabólico em idosos? proporcionará resultados mais robustos, confiáveis e inovadores, assim podendo trazer um possível consenso e atualização das diretrizes de saúde pública frente esta temática. Portanto, o objetivo deste projeto de pesquisa será comparar o efeito do treinamento de força com ou sem a recomposição corporal sobre marcadores inflamatórios e de risco metabólico em idosos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Pâmela de Castro e Souza - Coordenador / Marcelo Augusto da Silva Carneiro - Integrante / Paulo Ricardo Prado Nunes - Integrante / Bruno Freitas Camilo - Integrante / Lúcio Marques Vieira Souza - Integrante / Gislaine Cristina de Souza - Integrante.

  • 2022 - 2024

    Impacto de um ano de intervenção com treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal e biomarcadores de risco cardiometabólico em mulheres pós-menopausadas: Estudo Longitudinal Envelhecimento Ativo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edilson Serpeloni Cyrino em 25/05/2023., Descrição: Introdução: A prática regular sistematizada de treinamento resistido tem sido amplamente recomendada, sobretudo para mulheres idosas, em virtude dos inúmeros benefícios que podem ser proporcionados tanto para à saúde quanto para a qualidade de vida. Entretanto, o efeito desse tipo de treinamento tem sido investigado na maioria dos estudos por períodos relativamente curtos de tempo (oito ou 12 semanas), o que dificulta a análise do impacto desse tipo de intervenção ao longo do processo de envelhecimento. Objetivo: Analisar os efeitos de um ano de prática regular e sistematizada de treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal e biomarcadores de risco cardiometabólico em mulheres pós-menopausadas. Métodos: Ensaio clínico aleatorizado e controlado, com a participação mulheres fisicamente independentes (> 60 anos). O protocolo de treinamento resistido será composto por oito exercícios para os diferentes segmentos corporais, a saber: Supino vertical, leg press horizontal, remada articulada, cadeira extensora, rosca scott, mesa flexora, tríceps no pulley e panturrilha sentada. A progressão ao longo do tempo ocorrerá mediante da manipulação de variáveis que compõem este tipo de treinamento (Cargas, ordem de execução dos exercícios, número de séries e repetições, frequência semanal, sistemas de treinamento, periodização) para evitar um possível platô adaptativo. Antropometria, testes de uma repetição máxima (1-RM), medidas de composição corporal (absortometria radiológica de dupla energia, bioimpedância espectral e ultrassonografia) e coletas de sangue para análise do comportamento de biomarcadores de risco cardiometabólico (glicose, triglicérides, colesterol total, HDL-C, LDL-C e Proteína C-Reativa) serão as variáveis a serem analisadas nos momentos pré-treinamento e ao final de um ano de intervenção. Resultados esperados: Acreditamos que a prática do treinamento resistido em mulheres pós-menopausadas, por um período de tempo prolongado (um ano), possa proporcionar respostas adaptativas positivas e duradouras sobre a força muscular, composição corporal e indicadores cardiometabólicos. Adicionalmente, variáveis menos responsivas a este tipo de treinamento em curtos períodos de intervenção, como o conteúdo e a densidade mineral óssea, bem como indicadores do perfil lipídico, poderão ser analisadas de forma mais consistente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Pâmela de Castro e Souza - Integrante / Bruna Daniella de Vasconcelos Costa - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador / Letícia T Cyrino - Integrante / Alexandre Picoloto - Integrante / Witalo Kassiano Ferreira de Oliveira - Integrante / Nelson Hilário Carneiro - Integrante / ANTUNES, MELISSA - Integrante / Gabriel Kunevaliki - Integrante / CARNEIRO, MARCELO A. S. - Integrante / Natã Gomes de Lima Stavinski - Integrante / Edilaine Fungari Cavalcante - Integrante / Crisieli Maria Tomeleri - Integrante / Jarlisson Francsuel Melo dos Santos - Integrante.

  • 2022 - 2024

    Efeito do volume do treinamento de força sobre a gordura corporal, perfil inflamatório e risco metabólico em mulheres na pós-menopausa: revisão sistemática e meta-análise, Descrição: A transição da pré-menopausa para a pós-menopausa (PM) é caracterizada pela perda da função folicular ovariana (i.e. redução dos níveis de estrogênio) e possui relação com alterações importantes na composição corporal (i.e. redução da massa muscular e aumento da massa gorda) principalmente relacionado ao aumento e distribuição da massa gorda na região abdominal e alterações negativas do perfil inflamatório e metabólico. Algumas evidências científicas mostram que aumentar o volume do treinamento de força parece proporcionar benefícios mais robustos sobre a os indicadores de obesidade abdominal, perfil inflamatório e metabólico, porém ainda não existe consenso na literatura especializada. Neste sentido, conduzir um estudo de revisão sistemática com meta-análise sobre a temática do ?Efeito do volume de treinamento de força sobre a gordura corporal, perfil inflamatório e risco metabólico em mulheres na pós-menopausa? proporcionará resultados mais robustos e confiáveis, assim podendo trazer um possível consenso e atualização das diretrizes de saúde pública frente esta temática. PROSPERO: CRD42022322587. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Pâmela de Castro e Souza - Integrante / Marcelo Augusto da Silva Carneiro - Integrante / Paulo Ricardo Prado Nunes - Coordenador / Anselmo Alves de Oliveira - Integrante / Bruno Freitas Camilo - Integrante / Lúcio Marques Vieira Souza - Integrante / Gislaine Cristina de Souza - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Impacto de dois anos de intervenção com treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal e biomarcadores de risco cardiometabólico em mulheres pós-menopausadas: Estudo Longitudinal Envelhecimento Ativo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edilson Serpeloni Cyrino em 30/09/2022., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (20) . , Integrantes: Pâmela de Castro e Souza - Integrante / Bruna Daniella de Vasconcelos Costa - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador / Witalo Kassiano Ferreira de Oliveira - Integrante / Marcelo Augusto da Silva Carneiro - Integrante / Gabriel Kunevaliki - Integrante / Natã Gomes de Lima Stavinski - Integrante / Edilaine Fungari Cavalcante - Integrante / Letícia Trindade Cyrino - Integrante / Jarlisson Francsuel Melo dos Santos - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Efeito da seleção dos exercícios no treinamento resistido sobre a força e hipertrofia muscular em mulheres jovens, Descrição: Descrição: O objetivo deste estudo será comparar o efeito da seleção de exercícios no treinamento resistido sobre a força e hipertrofia muscular em mulheres jovens. Para tanto, será adotado um ensaio clínico aleatorizado com grupos em paralelo, cuja amostra será composta por mulheres jovens destreinadas de 18 a 35 anos. As participantes serão alocadas aleatoriamente para realizar um programa de treinamento resistido composto por exercícios para os extensores de joelho [agachamento (AGA) ou cadeira extensora (EXT)], flexores do cotovelo [rosca inclinada (R-INC) ou rosca scott (R-SCO)], flexores do tornozelo [flexão plantar com joelhos estendidos (J-EST) ou flexão plantar com joelhos flexionados (J-FLEX)]. Portanto, os grupos experimentais treinarão os mesmos grupamentos musculares, porém com exercícios diferentes. O experimento terá duração total de 19 semanas, sendo que a semana 1 será destinada a familiarização; as semanas 24 para avaliação pré-intervenção; as semanas 516 para execução do programa de treinamento resistido; e as semanas 1719 para avaliação após o período de treinamento. Os treinos serão realizados três vezes por semana em dias não consecutivos. Os desfechos primários da presente investigação serão força muscular (mensurada por meio de testes de uma repetição máxima - 1RM) e espessura muscular (mensurada por meio de ultrassonografia) dos músculos reto femoral, vasto lateral, bíceps braquial, braquial, gastrocnêmio medial, gastrocnêmio lateral e sóleo. Para verificar o efeito da intervenção utilizaremos o Generalized Estimating Equations (GEE) de dois fatores com medidas repetidas [grupo (exercício A versus exercício B) e tempo (pré versus pós)] para força e espessura muscular. Os principais resultados esperados são: a) no que diz respeito aos músculos da coxa, o grupo AGA irá aumentar mais o tamanho do vasto lateral, ao passo que o grupo EXT irá aumentar mais o tamanho do reto femoral; b) no que diz respeito aos músculos do braço, o grupo R-INC irá aumentar mais o bíceps braquial e braquial do que o R-SCO; c) no que diz respeito aos músculos da perna, o grupo J-EST irá aumentar mais os gastrocnêmios enquanto o grupo J-FLEX aumentará mais o sóleo; d) no que diz respeito a força muscular, haverá maiores ganhos no exercício treinado do que no exercício não treinado. Por exemplo, aquelas que realizarem AGA irão aumentar mais a força neste exercício do que aquelas participantes que realizarem EXT; e) por fim, haverá efeito de transferência de um exercício para o outro. Por exemplo, mesmo realizando exclusivamente o exercício R-INC, as participantes desse grupo irão aumentar força no exercício R-SCO, mesmo não tendo realizado este exercício ao longo da intervenção. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Pâmela de Castro e Souza - Integrante / Bruna Daniella de Vasconcelos Costa - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Integrante / Witalo Kassiano Ferreira de Oliveira - Coordenador / Gabriel Kunevaliki - Integrante / Natã Gomes de Lima Stavinski - Integrante / Jarlisson Francsuel Melo dos Santos - Integrante / Luís Alves de Lima - Integrante / Ian Isikawa Tricoli - Integrante / Felipe de Oliveira Lisboa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2019 - 2020

    Efeito da variação do exercício no treinamento resistido na força e hipertrofia muscular em mulheres jovens, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edilson Serpeloni Cyrino em 15/10/2020., Descrição: O objetivo do presente projeto será testar se existem diferenças na magnitude das adaptações arquitetônicas e funcionais do músculo esquelético de mulheres jovens ao realizar um programa de treinamento resistido sem (N-VAR) e com variação (VAR) dos exercícios. Ensaio clínico aleatorizado e controlado, cuja amostra será composta por mulheres jovens destreinadas com idade entre 18 e 35 anos completos. Após anamnese, atendimento dos critérios de inclusão e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, as participantes serão aleatoriamente alocadas em um dos dois grupos: N-VAR, que não irá variar os exercícios e VAR, que irá variar os exercícios entre as sessões. O estudo terá duração total de 18 semanas. As duas primeiras semanas serão direcionadas a familiarização das participantes com os procedimentos e exercícios. O período que compreenderá as semanas três e cinco e 16-18 serão destinadas as avaliações pré e pós-intervenção, respectivamente. Os treinos serão realizados nas semanas 6-15, três vezes por semana em dias não consecutivos. Os desfechos primários da presente investigação serão força em suas diferentes manifestações (máxima, isocinética, isométrica) e arquitetura do tecido muscular (espessura muscular, ângulo de penação, comprimento do fascículo) em diferentes comprimentos do músculo. Para comparar os efeitos das duas intervenções nós realizaremos uma ANOVA de dois fatores; e com medidas repetidas. A comparação da magnitude do ganho entre as porções de um mesmo músculo será feita por meio de uma ANOVA de dois fatores; e porção (proximal, média, distal). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . , Integrantes: Pâmela de Castro e Souza - Integrante / Bruna Daniella de Vasconcelos Costa - Integrante / Gabriel Kunevaliki de Moraes - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador / João Pedro Alves Nunes - Integrante / Witalo Kassiano Ferreira de Oliveira - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Efeito da variação do exercício no treinamento resistido sobre força, hipertrofia e arquitetura muscular em homens treinados, Descrição: Projeto de pesquisa intitulado “Efeito da variação do exercício no treinamento resistido sobre força, hipertrofia e arquitetura muscular em homens treinados”, apresentado pela estudante Bruna Daniella de Vasconcelos Costa ao Programa de Pós graduação em Educação Física do Centro de Educação Física da UFPE; sob a orientação do Prof. Edilson Serpeloni Cyrino e co-orientação do Prof. Leonardo de Sousa Fortes. O projeto visa analisar o efeito de dois diferentes tipos de estratégias de treino [Exercício constante (GEC) versus Exercício variado (GEV)] sobre a força, hipertrofia e arquitetura muscular de homens treinados recrutados por meio de plataformas digitais e convites pessoais. A força máxima, a espessura e a arquitetura muscular serão mensuradas antes e após 12 semanas de treinamento resistido em 30 homens treinados. Os indivíduos serão divididos randomicamente em dois grupos: GEC e GEV. Os participantes serão submetidos a 12 semanas de TR, com a frequência de 3 vezes semanais, em dias não consecutivos, totalizando 36 sessões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Pâmela de Castro e Souza - Integrante / Bruna Daniella de Vasconcelos Costa - Integrante / Gabriel Kunevaliki de Moraes - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador.

  • 2016 - 2018

    Avaliação motora e cognitiva de crianças praticantes de voleibol, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juliana Bayeux Dascal em 16/10/2017., Descrição: O desempenho motor e o desenvolvimento cognitivo são características que auxiliam a realização de diversas atividades cotidianas, contribuindo para o engajamento motor de crianças e adolescentes em diversas outras atividades como, por exemplo, as que envolvem o processamento cognitivo. Este estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento motor, função executiva e tempo de reação de crianças que praticam voleibol em dois contextos diferentes (público e privado) a fim de verificar se existem diferenças significativas entre os grupos. A amostra foi composta por 25 meninas que treinam voleibol em uma escola pública (n=12) e em um clube privado (n=13) com idade média de 10,7 ± 1,6 anos, residentes na cidade de Londrina – PR. As participantes foram avaliadas pelos testes da Torre de Hanoi, Reaction Time Task e TGMD-2. Os resultados demonstraram que o grupo de práticas no âmbito particular (GPar) praticou 3 diferentes modalidades além das praticadas pelo grupo público (GPub), porém o tempo médio de prática de GPub foi maior. GPar apresentou desempenho significativamente superior em todas as habilidades no sub-teste de manipulação no TGMD-2 quando comparado ao GPub. Os grupos não apresentaram diferenças significativas para os resultados do sub-teste de locomoção, quociente motor, número de movimentos na Torre de Hanoi e tempo de reação. Concluímos que a prática do voleibol pode melhorar o desempenho de habilidades manipulativas, porém, isso é influenciado pelo contexto em que é praticada; podemos inferir que tanto o contexto particular quanto a diversidade de prática podem ter sido fatores de influência para os resultados encontrados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pâmela de Castro e Souza - Integrante / Juliana Bayeux Dascal - Coordenador.

  • 2012 - 2022

    Efeito de 12 semanas de suplementação de whey protein associada ao treinamento com pesos sobre a força muscular, composição corporal e indicadores de risco cardiometabólico em mulheres idosas, Descrição: Introdução: a proteína do soro do leite (whey protein) é uma boa alternativa para o aumento da ingestão proteica, sobretudo, para idosos, visto que possui alta qualidade biológica e digestibilidade, bem como propriedades terapêuticas ainda pouco exploradas, como efeito anti-inflamatório, antioxidante, insulinotrópico e anti-hipertensivo. Objetivo: analisar o efeito da suplementação de whey protein (WP) associada ao treinamento com pesos (TP) sobre a força muscular, composição corporal e indicadores de risco cardiometabólico em mulheres idosas treinadas. Métodos: aproximadamente 75 mulheres idosas (60 anos) e fisicamente independentes, após participarem de oito semanas de um programa de TP padronizado, serão selecionadas e separadas em três grupos, a saber: (1) grupo que receberá suplementação de maltodextrina (placebo) antes e após cada sessão de TP (PLA-PLA), (2) grupo que receberá placebo antes e WP após cada sessão de TP (PLA-WP) e (3) grupo que receberá WP antes e placebo após cada sessão de TP (WP-PLA). Os grupos serão submetidos à um programa de TP, composto por oito exercícios que serão executados em três séries de 8-12 repetições máximas (RM), com uma frequência de três sessões semanais durante 12 semanas. Os suplementos a serem utilizados (whey protein e maltodextrina) apresentarão valor energético semelhante e serão consumidos em doses de aproximadamente de 35 g cerca de 15 min antes e imediatamente após cada sessão de TP. Força muscular (testes de 1-RM), composição corporal (massa muscular, água corporal e suas frações intra e extracelular), indicadores de risco cardiometabólico (perímetro de cintura, colesterol total e suas frações HDL e LDL, triglicerídeos, glicose e insulina) serão as variáveis dependentes medidas no início e no final da intervenção. Resultados esperados: considerando as inúmeras modificações deletérias associadas ao processo de envelhecimento e os possíveis benefícios do TP e da suplementação proteica em idosos, espera-se que as informações produzidas pelo presente estudo possam contribuir para uma melhor compreensão dos efeitos da suplementação de WP sobre indicadores de saúde de mulheres idosas, favorecendo a tomada de decisão quanto a sua utilização ou não de forma associada ao TP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pâmela de Castro e Souza - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Desportos. , Universidade Estadual de Londrina, Jardim Portal de Versalhes 1, 86055900 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001, Telefone: (43) 33714000, Ramal: 4238, Fax: (43) 33714772, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Doutorado. Colaoração no projeto "Impacto de dois anos de intervenção com treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal e biomarcadores de risco cardiometabólico em mulheres pós-menopausadas: estudo longitudinal envelhecimento ativo".

2021 - 2021

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento, Carga horária: 30

Outras informações:
Doutorado (sem bolsa). Colaboração no projeto "Impacto de dois anos de intervenção com treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal e biomarcadores de risco cardiometabólico em mulheres pós-menopausadas: estudo longitudinal envelhecimento ativo"

2019 - 2021

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mestrado em Ciências da Saúde. Participação nos projetos "Efeito da variação do exercício no treinamento resistido na força e hipertrofia muscular em mulheres jovens" e "Impacto de dois anos de intervenção com treinamento resistido sobre a força muscular, composição corporal e biomarcadores de risco cardiometabólico em mulheres pós-menopausadas: estudo longitudinal envelhecimento ativo"

2018 - 2019

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento, Carga horária: 20

Outras informações:
Colaboração no projeto "Efeito de 12 semanas de suplementação de whey protein associada ao treinamento com pesos sobre a força muscular, composição corporal e indicadores de risco cardiometabólico em mulheres idosas"

2017 - 2018

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento, Carga horária: 12

Outras informações:
Desenvolvimento de iniciação científica com a temática de desenvolvimento motor de crianças e adolescentes praticantes de voleibol. Trabalho intitulado: "Avaliação motora e cognitiva de crianças praticantes de voleibol".

Atividades

  • 08/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação Física e Desportos, Centro de Educação Física.,Linhas de pesquisa

2022 - Atual

Faculdade Cristo Rei

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas em 2022: Anatomia I; Biomecânica e Cinesiologia; Atletismo I; Atividade Física Adaptada. Disciplinas ministradas em 2023: Atletismo II; Metodologia do Ensino da Ginástica; Metodologia do Ensino do Basquete II; Atividade Física Adaptada; Bases Biodinâmicas da Atividade Física. Disciplinas ministradas em 2024: Metodologia do Ensino da Ginástica; Medidas e Avaliação; Crescimento e Desenvolvimento Motor.

2022 - Atual

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador