Tayná Rody Souza Ferreira

Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aluna de mestrado do Laboratório De investigação Da Doença De Alzheimer na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Neurociência. Formada no curso de inglês Cultura Inglesa de Duque de Caxias

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Química Biológica

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Investigação do potencial neuroprotetor do hormônio FNDC5/Irisina em modelos experimentais da Doença de Alzheimer,Orientador: Fernanda Guarino De Felice
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica

2015 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Papel do receptor do IL-1 nas proteínas da dinâmica mitocondrial em modelos pré-clínicos da doença de Alzheimer
Orientador: Fernanda Guarino De Felice

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2013

Colégio Militar do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Rody, T.S.F . Semana de Biomedicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2017. (Outro).

Rody, T.S.F . Semana de Biomedicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio de Exercício Físico & Saúde Mental. 2019. (Simpósio).

I Simpósio de Neurofarmacologia do Rio de Janeiro. 2019. (Simpósio).

Simpósio Brasileiro de Neurociências. 2019. (Simpósio).

18° Semana de Biomedicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Papel do receptor de IL-1 em proteínas mitocondriais e prejuízo cognitivo em modelos da doença de Alzheimer. 2018. (Outra).

9° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Papel do receptor de IL-1 em proteínas mitocondriais e prejuízo cognitivo em modelos da doença de Alzheimer. 2018. (Outra).

Conhecendo a UFRJ.Apresentação e oficina do curso de Ciências Biológicas- Modalidade Médica da UFRJ para alunos do ensino médio. 2018. (Oficina).

17° Semana De Biomedicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Papel do receptor de IL-1 em proteínas mitocondriais e prejuízo cognitivo em modelos da doença de Alzheimer. 2017. (Outra).

8° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ / 39° Jornada de Iniciação Científica.Efeitos neurotóxicos dos oligômeros do peptídeo beta-amilóide na dinâmica mitocondrial em modelos experimentais da doença de Alzheimer. 2017. (Outra).

Conhecendo a UFRJ. Apresentação do curso de Ciências Biológicas- Modalidade Médica da UFRJ para alunos do ensino médio. 2017. (Feira).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

André Felipe Batista

BATISTA, ANDRE F; FORNY-GERMANO, L.; DINIZ, L.. PAPEL DO RECETOR DE IL-1β NAS PROTEÍNAS DA DINÂMICA MITOCONDRIAL EM MODELOS PRÉ-CLÍNICOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luan Pereira Diniz

DINIZ, Luan Pereira. Papel do receptor do IL-1B nas proteínas da dinâmica mitocondrial em modelos pré-clínicos da doença de Alzheimer. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Helen Maciqueira de Melo

DINIZ, LUAN P.; Forny-Germano, Leticia;Melo, Helen M.; Fernanda G. De Felice; BAPTISTA, A. F.. Papel do receptor do IL-1 beta nas proteínas da dinâmica mitocondrial em modelos pré-clínicos da doença de Alzheimer. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

André Felipe Batista

Efeitos da Inflamação e Estresse Metabólico Cerebral em Modelos da Doença de Alzheimer; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Felipe Batista;

Fernanda Guarino De Felice

Investigação do potencial neuroprotetor do hormônio FNDC5/Irisina em modelos experimentais da doença de Alzheimer; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Victor Bodart Santos

Análise de marcadores de resistência à insulina em vesículas extracelulares neuronais de camundongos com comportamento depressivo; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Jean Christophe Houzel

Alterações estruturais no encéfalo em diabetes e envelhecimento; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jean Christophe Houzel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Papel do receptor de IL-1 em proteínas mitocondriais e prejuízo cognitivo em modelos da doença de Alzheimer, Descrição: A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada por um quadro de demência, no qual o indivíduo apresenta um declínio na memória e um prejuízo nas habilidades cognitivas. O maior fator de risco para a DA é a idade, afetando idosos acima de 65 anos. Acredita-se que uma das principais mudanças cerebrais na DA, seja o acúmulo do peptídeo beta-amilóide que é capaz de formar os oligômeros de abeta (AOs),conhecidos como as principais neurotoxinas da DA. Estudos prévios sugerem que a exposição aos oligômeros de Abeta pode estimular a liberação de citocinas pró-inflamatórias, como interleucina-1 (IL-1), causando um quadro inflamatórioe afetando diversas organelas, como a mitocôndria, que é vital para os neurônios. A mitocôndria é fundamental para o bom funcionamento do organismo, principalmente na síntese de ATP. Além disso, elas alteram sua forma e tamanho constantemente em reposta à demanda energética celular através de dois processos: fissão e fusão mitocondrial. Devido à exposição aos oligômeros, o balanceamento fissão/fusão está alterado, causando disfunção mitocondrial; assim investigaremos qual o impacto da inflamação na função mitocondrial nos indivíduos com a DA e a possível conexão entre a disfunção mitocondrial e a sinalização de IL-1 como um mecanismo patogênico na DA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tayná Rody Souza Ferreira - Coordenador / André Felipe Batista - Integrante / Fernanda De Felice - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrosa na 9° Semana Integração Acadêmica da UFRJ/ 40° Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

2017

Menção Honrosa na 8° Semana Integração Acadêmica da UFRJ/ 39° Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2016

Destaque no seminário do Rotatório III do curso de Ciências Biológicas Modalidade Médica, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Mender - UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Bioquímica Médica. , Avenida Brigadeiro Trompowski - de 221/222 ao fim, Galeão, 21941590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38888308

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda em Química Biológica

2015 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.