Diogo Danilo de Sousa Freitas

Aluno do curso de Agronomia na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus II, Areia - PB.

Informações coletadas do Lattes em 04/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Agronomia

2013 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Agronegócio

2015 - 2017

Serviço Nacional de Aprendizagem Rual - AR/PB

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Monolitos de Solos: Uma ferramenta para o Ensino e Pesquisa. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional do Semiárido, INSA/MCT, Brasil.

2017 - 2017

Excursão Pedológica - Conhecendo os Solos de Areia - PB. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2016 - 2016

Componente Solo no Sistema ILPF. (Carga horária: 10h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rual - AR/PB, SENAR/AR-PB, Brasil.

2016 - 2016

Produção de Gramados. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2015 - 2015

FATORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SOLO: ORDENS DE SOLOS DO SIBICS 2013. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2013 - 2013

PLANEJAMENTOS E PROJETOS. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2013 - 2013

Cultivo de Hortaliças. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FREITAS, D. D. S. ; SANTOS, R. S . Monolitos de Solo: Uma Ferramenta Didática para o Ensino e Pesquisa em Manejjo e Recuperação de Áreas Degradadas.. 2018. (Outro).

FREITAS, D. D. S. ; ALMEIDA, L. J. M. ; SILVA, I. D. N. . I SIMPÓSIO PARAIBANO DE CANA-DE-AÇÚCAR. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I SEMINÁRIO: Mudanças Climáticas e Meio Ambiente. 2018. (Seminário).

I Simpósio Paraibano de Cana-de-Açúcar. 2018. (Simpósio).

MONOLITOS DE SOLOS: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E PESQUISA EM MANEJO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. 2018. (Outra).

XXV Encontro de Iniciação Científica da UFPB.DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO PARA O ABACAXIZEIRO PÉROLA AVALIADA PELOS EXTRATORES MEHLICH-1 E MEHLICH-3. 2017. (Outra).

XXIV Encontro de Iniciação Científica da UFPB.ANÁLISES ESPECTROSCÓPICAS DO HORIZONTE PLÁCICO. 2016. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ewerton Gonçalves de Abrantes

SANTOS, R. F.; BEIRIGO, R. M.;ABRANTES, E. G.. ESTOQUE DE CARBONO E CLASSES DE CAPACIDADE DE USO DAS TERRAS DA PROPRIEDADE JARDIM, ÁREA EXPERIMENTAL DO CCA ? UFPB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roseilton Fernandes dos Santos

Estágio Supervisionado I; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Roseilton Fernandes dos Santos;

Alexandre Paiva da Silva

Disponibilidade de fósforo para o abacaxizeiro ?Pérola? avaliada pelos extratores Mehlich-1 e Mehlich-3; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, R. X. ; SANTOS, R. S ; FREITAS, D. D. S. ; CARNEIRO, K. A. A. ; SILVA, H. S. . CARACTERIZAÇÃO MACROMORFÓLIGICA DOS HORIZONTES SUPERFICIAIS E ESTIMATIVA DO ESTOQUE DE CARBONO NUMA TOPOSSEQUÊNCIA DE SOLOS EM AREIA - PB. In: Paulo Roberto Megna Francisco., Roseilton Fernandes dos Santos., Adriana de Fátima Meira Vital., Rivaldo Vital dos Santos. (Org.). CARACTERIZAÇÃO MACROMORFÓLIGICA DOS HORIZONTES SUPERFICIAIS E ESTIMATIVA DO ESTOQUE DE CARBONO NUMA TOPOSSEQUÊNCIA DE SOLOS EM AREIA - PB. 1ed.Campina Grande - PB: EPGRAF, 2018, v. , p. 33-42.

  • Moraes, A. M ; Gomes. M, G ; Pereira. E, P ; Silva. A, S ; S. S, I, A ; FREITAS, D. D. S. . PRODUÇÃO DE MUDAS DE ROMÃ EM DIFERENTES SUBSTRATOS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 2017, Fortaleza. Produção de mudas de Romã em diferentes substratos, 2017.

  • ALMEIDA, L. J. M. ; SILVA, I. D. N. ; SILVA, E. P. A. F. ; FREITAS, D. D. S. ; FERREIRA FILHO, D. V. ; MIELEZRSK, F. . BROTAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR ASSOCIADA AO USO DE BIOESTIMULANTE SOB DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 2017, Fortaleza - CE. BROTAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR ASSOCIADA AO USO DE BIOESTIMULANTE SOB DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO, 2017.

  • FREITAS, D. D. S. ; SILVA, A. P. . DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO AVALIADO PELO ABACAXIZEIRO PÉROLA AVALIADA PELOS EXXTRATORES MELICH-1 E MELICH-3. In: XXV Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2017, Areia - PB. DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO AVALIADO PELO ABACAXIZEIRO PÉROLA AVALIADA PELOS EXXTRATORES MELICH-1 E MELICH-3, 2017.

  • FREITAS, D. D. S. ; SANTOS, R. S . ANÁLISES ESPECTROSCÓPICAS DO HORIZONTE PLÁCICO. In: XXIV Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2016, Bananeiras - PB. ANÁLISES ESPECTROSCÓPICAS DO HORIZONTE PLÁCICO, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    CARACTERIZAÇÃO MACROMORFOLÓGICA DOS HORIZONTES SUPERFICIAIS DIAGNÓSTICOS E AVALIAÇÃO DO ESTOQUE DE CARBONO EM TOPOSSEQUÊNCIAS DE SOLOS, Descrição: A análise das características morfológicas de um solo proporciona informações para a sua correta classificação e a partir disso podem ocorrer indicações quanto às diferentes formas de manejo. O carbono presente no solo é uma propriedade muito importante, que está relacionada diretamente com emissão de gases de efeito estufa, mitigação do aquecimento global e fertilidade e qualidade do solo, além disso, é uma propriedade, que transmite informação sobre a qualidade do solo em geral, incluindo dados sobre a química, física e biologia do solo. As duas topossequências estudadas são compostas pelas unidades taxonômicas Latossolo Amarelo, Argissolo Amarelo, Argissolo Vermelho, Planossolo Háplico, Gleissolo Melânico e Neossolo Regolitico. Os solos da área de estudo são predominantemente distróficos, sendo os Argissolos a classe de solo que predomina na propriedade Jardim. O trabalho teve por finalidade caracterizar as feições morfológicas e estimar o estoque de carbono, com a finalidade de avaliar o melhor manejo de conservação desses solos representativos do município de Areia-PB, nos distintos agrossistemas da Fazenda Jardim. Os resultados mostrou a presença marcante de horizontes preservados e profundos como a presença de A Húmico e A Proeminente, e foram verificados os seguintes valores para o estoque de carbono das duas topossequência. Topo I, P1 (248,20 Mg ha-1), P7 (167,86 Mg ha-1), P8 (107,58 Mg ha-1) e P10 (107,52 Mg ha-1). Topo II, P13 (216,65 Mg ha-1), P12 (206,69 Mg ha-1), P15 (172,09 Mg ha-1), P5 (162,85 Mg ha-1) e P6 (71,38 Mg ha-1).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2016 - 2017

    'DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO PARA O ABACAXIZEIRO PÉROLA AVALIADA PELOS EXTRATORES MEHLICH-1 E MEHLICH-3', Descrição: Apesar da ampla adoção nos laboratórios de análise de solo do País, motivada pelo baixo custo e simplicidade operacional, o extrator Mehlich-1 apresenta alguns inconvenientes e inadequações de uso, além de nem sempre apresentar boa correlação com os índices biológicos de P no solo e na planta. Objetivou-se com este trabalho avaliar a eficiência dos extratores químicos Mehlich-1 e Mehlich-3 na determinação da disponibilidade de P e correlacionar seus teores com variáveis de crescimento, nutrição mineral e produção do abacaxizeiro ?Pérola?. O trabalho foi realizado a partir de amostras de solo e planta de um experimento de adubação NPK, conduzido nos anos de 2014 e 2015, em condições de sequeiro, num Argissolo Vermelho-Amarelo do município de Itapororoca, região de Tabuleiros Costeiros do estado da Paraíba. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com seis tratamentos (0, 20, 120, 200, 280 e 380 kg ha-1 de P2O5) e três repetições. Na época da indução floral foram coletadas cinco folhas ?D? em cada parcela para determinação dos valores de matéria seca, teor e acúmulo de P. Na colheita foram determinados os dados de produção e os valores extrapolados para t ha-1. Após a colheita foram coletadas amostras de solos na camada de 0-20 cm para determinação do teor de P extraídos pelos extratores Mehlich-1 e Mehlich-3. Os dados foram analisados por meio de análises de regressão e correlação. Verificou-se, para ambos os extratores, que a extração de P aumentou com a elevação das doses. As quantidades de P extraídas pelo Mehlich-3 foram maiores em relação às extraídas pelo extrator Mehlich-1, principalmente nas maiores doses de P aplicadas. Com exceção dos dados de produção, o teor de P extraído pelos extratores Mehlich-1 e Mehlich-3 não se correlacionou com nenhuma das variáveis indicadoras de crescimento da planta (matéria seca, teor e acúmulo de P na folha ?D?). Ambos os extratores são indicados para avaliar a disponibilidade de P nesse solo, mas o extrator Mehlich-3 mostrou-se o mais indicado, pois apresentou maior correlação (r= 0,753***) do que o extrator Mehlich-1 (r = 0,576**) com os dados de produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2015 - 2016

    ANÁLISES ESPECTROSCÓPICAS DO HORIZONTE PLÁCICO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Indicação à Docência, Universidade Federal da Paraíba.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Monitor na disciplina de Gênese, morfologia e classificação do solo do curso de Agronomia, na Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Areia - PB.