Ingrid Cardoso dos Santos

Graduada no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências com ênfase em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), graduanda em Engenharia Agrícola e Ambiental (UFSB). Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB, 2018-2019) e pelo Núcleo de Defesa da Mata Atlântica (NUMA, 2019-2020), membro do grupo de pesquisa RG Clima - Mudanças Climáticas, Direito e Sociedade.

Informações coletadas do Lattes em 05/11/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Agrícola e Ambiental

2021 - Atual

Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências

2016 - 2020

Universidade Federal do Sul da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Formação complementar

2018 - 2018

Comunicação Escrita. (Carga horária: 91h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2018 - 2018

Saneamento I - Tratamento e Uso de Águas. (Carga horária: 45h). , Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Brasil.

2018 - 2018

Estratégia de Negócios. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2017 - 2017

Inglês Básico I e II. (Carga horária: 150h). , Ômega Cursos Profissionalizantes, -, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

SANTOS, I. C. ; PIRES, L. C. . I Simpósio de Ouvinocultura do Extremo Sul da Bahia. 2019. (Outro).

SANTOS, I. C. ; PIRES, L. C. . II Encontro de Ciências Agrárias. 2019. (Outro).

Participação em eventos

1 FÓRUM REGIONAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. 2020. (Outra).

1 Seminário em Rede da UFSB. 2020. (Seminário).

II SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS. 2020. (Encontro).

II SEMANA DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (SEMBIO UFSB). 2020. (Encontro).

IX Curso de Inverno em Genética e Biologia Molecular. 2020. (Seminário).

Seminários RG Clima - Caminhos Socioeconômicos, riscos humanos e ambientais. 2020. (Seminário).

Webinars de Direito das Mudanças Climáticas - Semana do Meio Ambiente. 2020. (Congresso).

Workshop Gestão de mídias digitais para divulgação científica. 2020. (Outra).

37ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas. 2019. (Exposição).

4 Semana do Homem no Campo. 2019. (Oficina).

II Encontro de Ciências Agrárias. 2019. (Encontro).

I Semana de Biologia da UFSB.Avaliação da qualidade da água do rio Itanhém entre Medeiros Neto e Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. 2019. (Encontro).

I Semana de Biologia da UFSB. Avaliação da qualidade microbiológica e físico-química de sucos comercializados em lanchonetes no município de Teixeira De Freitas, Bahia. 2019. (Exposição).

I Simpósio de Ouvinocultura do Extremo Sul da Bahia. 2019. (Outra).

Pesquisa Quest: Introdução À Pesquisa Científica. 2019. (Oficina).

I Simpósio das Águas. 2018. (Simpósio).

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.Semana Nacional de Ciências e Tecnologia. 2016. (Seminário).

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia. Produção Agroecológica em Assentamentos. 2016. (Exposição).

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.Workshop:Os desafios da Avaliação de Tecnologias em Saúde. 2016. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Paulo Vicente Barbosa da Rocha

Amoedo, Rosa; GOES, C.;ROCHA, P. V. B.. Prova da Infraestrutura, soldagem, registro inter maxilar e moldagem de transferência. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Prótese Dentária - ABO-Bahia) - Faculdade Batista Brasileira.

Joanna Maria da Cunha de Oliveira Santos Neves

SILVA, J.B.L.;SANTOS-NEVES, J. M. C. O.; HERCULANO, B.G.N.P.. Parâmetros de Qualidade da Água do Rio Itanhém entre as cidades de Medeiros Neto e Teixeira de Freitas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Joanna Maria da Cunha de Oliveira Santos Neves

SILVA, J.B.L.;SANTOS-NEVES, J. M. C. O.; HERCULANO, B.G.N.P.. PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO ITANHÉM ENTRE AS CIDADES DE MEDEIROS NETO E TEIXEIRA DE FREITAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Bruna Gabriela Nico Pereira Herculano

LEMOS, L. S. L.; SILVA, J. B. L.;PEREIRA, B. G. N.. Parâmetros de qualidade da água do rio Itanhém entre as cidades de Medeiros Neto e Teixeira de Freitas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

João Batista Lopes da Silva

Silva, J. B. L.; NEVES, J. M. C. O. S.; HERCULANO, B. G. N. P.. PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO ITANHÉM ENTRE AS CIDADES DE MEDEIROS NETO E TEIXEIRA DE FREITAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Foi orientado por

Luanna Chácara Pires

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA E AUTODEPURAÇÃO DO RIO ITANHÉM ENTRE MEDEIROS NETO E TEIXEIRA DE FREITAS, NO EXTREMO SUL DA BAHIA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciências) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Luanna Chácara Pires;

Joanna Maria da Cunha de Oliveira Santos Neves

comCIÊNCIA: comunicação científica e extensão no extremo sul da Bahia; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Sul da Bahia; Universidade Federal do Sul da Bahia; (Orientador);

João Batista Lopes da Silva

Parâmetros de qualidade da água do rio Itanhém entre as cidades de Medeiros Neto-BA e Teixeira de Freitas-BA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciências) - Universidade Federal do Sul da Bahia; Orientador: João Batista Lopes da Silva;

GUINEVERRE ALVAREZ MACHADO DE MELO GOMES

Agenda 2030 e Adaptação baseada em ecossistemas: percepção dos riscos à mudança do clima na mata atlântica do extremo sul da Bahia; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciências) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Ministério Público do Estado da Bahia; Orientador: Guineverre Alvarez Machado de Melo Gomes;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, INGRID CARDOSO DOS ; NEVES, FREDERICO MONTEIRO ; GOMES, GUINEVERRE ALVAREZ MACHADO DE MELO . CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO FLORESTAL DO PROGRAMA ARBORETUM COMO OPÇÕES DE RESPOSTA À MUDANÇA DO CLIMA, AO ODS 13 E À INDC BRASILEIRA. In: Anais do Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação, 2021, Itabuna, 2020. p. 70.

  • SANTOS, I. C. ; PASSOS, B. M. C. B. ; ROCHA, E. S. ; MARTINS, G. C. ; PIRES, L. C. . Avaliação da qualidade microbiológica e físico-química de sucos comercializados em lanchonetes no município de Teixeira de Freitas, Bahia. In: I Semana de Biologia da UFSB, 2019, Porto Seguro. ANAIS da Semana de Biologia da Universidade Federal do Sul da Bahia. Porto Seguro: UFSB, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • SANTOS, I. C. ; ROCHA, E. S. ; MARTINS, G. C. ; SILVA, J. B. L ; PIRES, L. C. . Avaliação da qualidade da água do rio Itanhém entre Medeiros Neto e Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. In: I Semana de Biologia da UFSB, 2019, Porto Seguro. ANAIS da Semana de Biologia da Universidade Federal do Sul da Bahia. Porto Seguro: UFSB, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • SANTOS, I. C. ; GOMES, G. A. M. ; NEVES, F. M. . Contribuição do Arboretum para as metas brasileiras de enfrentamento das mudanças climáticas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, I. C. ; SILVA, J. B. L ; PIRES, L. C. ; ROCHA, E. S. ; MARTINS, G. C. . Parâmetros de qualidade da água do rio Itanhém entre as cidades de Medeiros Neto e Teixeira de Freitas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PASSOS, B. M. C. B. ; SANTOS, I. C. ; HERCULANO, B. G. P. N. ; SANTOS NEVES, J. M. C. O. . Bioplásticos como alternativa para minimizar os impactos decorrentes do uso de plásticos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, D.S. ; GAMA, G. F. B. ; SANTOS, I. C. ; SANTOS, A. D. O. ; NEVES, F. M. . Influência da arborização e tipologia urbana no microclima de diferentes bairros da cidade de Teixeira de Freitas, Bahia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    AGENDA 2030 E ADAPTAÇÃO BASEADA EM ECOSSISTEMAS: PERCEPÇÃO DOS RISCOS À MUDANÇA DO CLIMA NA MATA ATLÂNTICA DO EXTREMO SUL DA BAHIA, Descrição: Os efeitos das mudanças climáticas estão cada vez mais presentes na sociedade, o que demanda importantes movimentos para sua mitigação e adaptação. Em um dos ODS previstos na Agenda 2030 está o de numero 13 ? ?ação contra a mudança global do clima?, que traz suas metas específicas para campos diferentes dentro da temática. Dessa forma, o objetivo deste plano é investigar de que forma o Programa Arboretum contribui para reforçar, em comunidades em que atua, a capacidade adaptativa aos riscos de mudanças climáticas. Utilizou-se, para tanto, documentos oficiais relacionados ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030 e Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil (iNDC), comparando as metas que constam nestes documentos com as que são desenvolvidas direta ou indiretamente pelo Programa. Os resultados obtidos sinalizam a importância do Programa para extremo sul da Bahia com ações em florestamento e reflorestamento da mata atlântica, gestão sustentável do uso da terra e revitalização de solos degradados, além de auxiliar nas metas brasileiras de enfrentamento das mudanças climáticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ingrid Cardoso dos Santos - Integrante / Guineverre Alvarez Machado de Melo Gomes - Coordenador / Frederico Monteiro Neves - Integrante., Financiador(es): Núcleo de Defesa da Mata Atlântica - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA E AUTODEPURAÇÃO DO RIO ITANHÉM ENTRE MEDEIROS NETO E TEIXEIRA DE FREITAS, NO EXTREMO SUL DA BAHIA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luanna Chácara Pires em 01/12/2020., Descrição: O rio Itanhém no Extremo Sul da Bahia é responsável pelo abastecimento de diversos municípios, dentre eles Medeiros Neto e Teixeira de Freitas, o mesmo recebe diariamente inúmeras cargas de efluentes domésticos e industriais, alterando assim sua qualidade. Dessa forma, objetivou-se com esse trabalho analisar os parâmetros de qualidade de água do rio Itanhém, nos trechos entre os municípios citados, utilizando como base a resolução Conama 357/2005. Foram realizadas sete coletas em oito pontos previamente escolhidos, dando preferência a locais antes e depois de núcleos urbanos para poder analisar melhor as influências que os mesmos têm. Foram avaliados os seguintes parâmetros: Oxigênio Dissolvido (OD); potencial hidrogeniônico (pH); milivolt-potencial de redução da oxidação (mVORP); salinidade (PSU); pressão atmosférica (PSI); condutividade elétrica (CM); resistividade elétrica (MCm); sólidos totais dissolvidos (TDS); temperatura (TEMP); coliformes termotolerantes (CT); Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Nitrito, Nitrato e Amônia. Os resultados obtidos atestaram que os pontos de coleta P1, P3, P4, P5 e P6 apresentam boa qualidade com poucos parâmetros fora do preconizado pela resolução. Entretanto, os pontos de coleta P2, P7 e P8 apresentam uma qualidade inferior tendo um maior número de parâmetros fora dos limites da resolução.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ingrid Cardoso dos Santos - Integrante / João Batista Lopes da Silva - Integrante / Luanna Chácara Pires - Coordenador / Elissandro Santos Rocha - Integrante / Gabriela da Cruz Martins - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2020

Universidade Federal do Sul da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Núcleo de Defesa da Mata Atlântica, Carga horária: 8

Outras informações:
Investigar de que forma o Programa Arboretum contribui para reforçar, em comunidades em que atua, a capacidade adaptativa aos riscos de mudanças climáticas

2018 - 2019

Universidade Federal do Sul da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESB, Carga horária: 8

Outras informações:
Analisar a qualidade da água no trecho do rio Itanhém, entre Medeiros Neto e Teixeira de Freitas - BA