Tâmara Matias Guimarães

Mestranda em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas pela UDF. Pesquisadora no Grupo de Pequisa CNPq Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo (UDF) e Professora Orientadora no Núcleo de Pesquisas Jurídicas de Imperatriz - Democracia e Direitos Fundamentais (NUPEJI). Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. É advogada na Comarca de Imperatriz - MA e região; e atua na assessoria jurídica empresarial. É sócia do escritório Matias & Matias - Advogados Associados. É professora universitária em Imperatriz - MA.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas

2018 - Atual

UDF Centro Universitário
Título: OS CONCEITOS DE TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO E SEUS POTENCIAIS VÍNCULOS COM AS NOVAS FORMAS DE RELAÇÃO DE TRABALHO NO ATUAL CAPITALISMO,Orientador: Mauricio Godinho Delgado

Especialização em DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

2014 - 2016

Damásio Educacional
Título: Terceirização e Contratos de Empreitada: uma Análise atualizada da Responsabilidade Trabalhista do Tomador de Serviços e do Dono da Obra.
Orientador: Eduardo Alves Lima Chama

Graduação em Direito

2010 - 2014

Universidade Federal do Maranhão

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

General English. (Carga horária: 90h). , English Language Academy, ELA, Irlanda.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito do Trabalho.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GUIMARAES, T. M. ; GUIMARÃES, TÂMARA MATIAS . VI CICLOJUR - Direitos Humanos e Justiça Social: O Direito Fundamental ao Trabalho Digno. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Jurídico: atualizações.Os Pontos Controversos da Reforma Trabalhista. 2019. (Encontro).

Hermenêutica Constitucional e Direitos Fundamentais.Princípios e Estado Democrático de Direito. 2019. (Outra).

I Congresso Nacional das Relações Contemporâneas de Trabalho. Estado Democrático de Direito e as Novas Relações de Trabalho: dimensões e desafios. 2019. (Congresso).

Reforma Trabalhista e seus Impactos.: Comentários sobre as principais mudanças propostas pela ?Reforma Trabalhista? (Atualmente, PLC 38/2017). 2017. (Outra).

Mutirão de Audiências do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de Imperatriz - MA - TRF 1ª Região.Auxílio como estagiária. 2013. (Outra).

Encontro Nacional de Direito Público & Privado. 2012. (Encontro).

I Colóquio Ítalo-Brasileiro de Hermenêutica Constitucional. 2012. (Outra).

I Seminário Nacional de Direito Constitucional. 2012. (Seminário).

Jornada Jurídica - Hermenêutica Constitucional e Jurisdição Penal. 2012. (Congresso).

COMJUS - I Seminário de Comunicação e Direito. 2011. (Seminário).

Congresso Norte Nordeste de Ciências Criminais. 2011. (Congresso).

II Congresso dos Advogados e Acadêmicos de Direito da Reg.. 2011. (Congresso).

I Semana Jurídica da UFMA - Instituições Jurídicas & Sociedade. 2011. (Outra).

VI CICLOJUR - Direitos Humanos e Justiça Social: O Direito Fundamental ao Trabalho Digno.Comissão Organizadora. 2011. (Outra).

I Congresso dos Advogados e Acadêmicos de Direito da Reg. Tocantina. 2010. (Congresso).

1 Encontro de Estudantes da Região Tocantina. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: JHENNEFF SOUSA AQUINO

PINTO, L. F. P.; SILVA, A. H. L.;GUIMARÃES, TÂMARA MATIAS. A PRESERVAÇÃO DO DIREITO DE ESCOLHA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: MARYDNNE VIANA FERREIRA

PINTO, L. F. P.;GUIMARÃES, TÂMARA MATIAS; SILVA, A. H. L.. ENTENDIMENTO JURISPRUDENCIAL ACERCA DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maurício Godinho Delgado

DELGADO, M. G.; MIRAGLIA, L. M. M.; LEMOS, M. C. A. M.. OS CONCEITOS DE TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO E SEUS POTENCIAIS VINCULOS COM AS NOVAS FORMAS DE RELAÇÃO DE TRABALHO NO ATUAL CAPITALISMO. 2020. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM DIREITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E TRABALHISTAS) - UDF Centro Universitário.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Saprit Anne Correa Holanda

O Trabalho Infantil nas Vias Públicas e Logradouros na Cidade de Açailândia - MA; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão; (Orientador);

LETÍCIA DOS SANTOS FRANCA

TERCEIRIZAÇÃO: A (in) constitucionalidade na atividade-fim; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão; (Orientador);

REBECA SILVA BANDEIRA RICARTE

UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS (DES)CARACTERIZADORES NOS CONTRATOS DE ÉSTAGIO DESENVOLVIDOS NOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maurício Godinho Delgado

OS CONCEITOS DE TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO E SEUS POTENCIAIS VÍNCULOS COM AS NOVAS FORMAS DE RELAÇÃO DE TRABALHO NO ATUAL CAPITAISMO; 2018; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM DIREITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E TRABALHISTAS) - UDF Centro Universitário,; Orientador: Mauricio Godinho Delgado;

Ellen Patrícia Braga Pantoja

Terceirização e contratos de empreitada: uma análise da responsabilidade trabalhista do tomador de serviços e do dono da obra; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Ellen Patrícia Braga Pantoja;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DELGADO, MAURÍCIO GODINHO ; ALVARENGA, RUBIA ZANOTELLI DE ; GUIMARÃES, TÂMARA MATIAS . Notas sobre a arquitetura principiológica humanista e social da Constituição da República de 1988 e a concretização dos direitos fundamentais no constitucionalismo contemporâneo: uma abordagem sob o prisma dos direitos individuais e sociais trabalhistas. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais , v. 20, p. 11-42, 2019.

  • GUIMARAES, T. M. ; SANTIAGO, M. F. ; COELHO, L. B. ; GUIMARÃES, TÂMARA MATIAS . ESTADO, SOCIEDADE E MERCANTILIZAÇÃO DA VIDA: UMA PROPOSTA PARA O RESGATE DO PROTAGONISMO SOCIAL NA DEFINIÇÃO DO BEM COMUM. REVISTA DOS TRIBUNAIS (SÃO PAULO. IMPRESSO) , v. 999, p. 505-529, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo, Descrição: O Constitucionalismo europeu construído depois da Segunda Guerra Mundial, no contexto da reflexão inevitável sobre as precedentes violências, descontroles e barbaridades do nazismo e do fascismo em distintos países daquele continente, sem qualquer eficácia civilizatória impeditiva do constitucionalismo anterior, fez-se a partir de postulados sumamente diversos dos até então imperantes: uma forte concepção da natureza normativa dos princípios jurídicos, uma decidida centralidade da pessoa humana na nova ordem constitucional e infraconstitucional, um direcionamento humanístico e social para o novo Constitucionalismo emergente. A estrutura e as características desse Constitucionalismo Humanista e Social surgido na segunda década dos anos de 1940 e desenvolvido nas décadas europeias subsequentes, conforme expressado nas Constituições da França, da Alemanha e da Itália e, em seguida, nas Constituições de Portugal e da Espanha, desaguaram fortemente no Brasil, com o texto analítico da Constituição Federal de 1988. O conceito de Estado Democrático de Direito, elaborado dentro do mesmo contexto histórico, filosófico e jurídico, ostenta o suposto de dar conta de todas essas transformações, ultrapassando a concepção limitada de Estado e de Ordem Constitucional que foi característica do constitucionalismo precedente a essa fase contemporânea. A centralidade da pessoa humana na ordem jurídico-constitucional, a larga dimensão principiológica e humanística da Constituição da República Brasileira, os inúmeros princípios constitucionais influentes, de maneira direta ou indireta, sobre o campo jurídico trabalhista, tudo conduz à indagação sobre o surgimento de um novo Direito do Trabalho no contexto constitucional brasileiro e de seu destacado status institucional dentro da nova ordem jurídica. Essas indagações e desafios investigativos é que reúnem os pesquisadores do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tâmara Matias Guimarães - Coordenador / Mauricio Godinho Delgado - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • l Matias & Matias Advogados Associados. , Rua Coronel Manoel Bandeira, Centro, 65900010 - Imperatriz, MA - Brasil, Telefone: (99) 35250299

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Matias & Matias - Advogados Associados

Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Advogada Sócia, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - Atual

Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 12/2017

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIREITO DO TRABALHO II - DIREITO COLETIVO DO TRABALHO, LABORATÓRIO DE PRÁTICA SIMULADA IV - TRABALHISTA, DIREITO CIVIL III - CONTRATOS

2019 - Atual

Faculdade de Imperatriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

2018 - Atual

UDF Centro Universitário

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2014

Tribunal Regional Federal da 1ª Região, TRF/1ª Região, Brasil., TRF/1ª REGIÃO

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Juiz Federal, Carga horária: 20

2012 - 2013

Grupo Cultura, Direito & Sociedade da Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8

Outras informações:
Grupo de Pesquisa (sub-área): Poder Judiciário, Efetividade e Acesso à justiça Orientador: Dr. Weliton Carvalho de Sousa

2012 - 2014

Escritório de Advocacia (Katia Matias Advocacia e Consultoria)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de advogado, Carga horária: 20

2012 - 2012

Junta Comercial do Estado do Maranhão, JUCEMA, Brasil.

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio administrativo, Carga horária: 20