Roger de Bem Jaeger
Doutorando em Administração, na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (PPGA/UFRGS). Mestre em Administração, na área de Estudos Organizacionais (PPGA/UFRGS). Especialista em Perícia e Auditoria (NECON/UFRGS). Graduado em Administração de Empresas (FAPA). Servidor Público Federal - Administrador na Pró-reitoria de Planejamento e Administração da UFRGS, onde exerce o cargo de Diretor da Divisão de Acompanhamento de Projetos e Convênios. Atua como professor convidado em cursos de pós-graduação lato sensu, em disciplinas de projetos in company e como professor orientador de trabalhos de conclusão de curso (TCC). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Inovação (GPEI/UFRGS). Mentor de Startups do Programa de Aceleração da Escola de Administração da UFRGS (AcelerEA). Pesquisador integrante dos projetos de pesquisa intitulados (i) Análise da formação de estratégias organizacionais no contexto latino-americano e (ii) Os principais recursos das startups e como gerenciá-los: um estudo Brasil-França. Principais linhas de Pesquisa: Estratégia, Inovação, Ecossistemas de Inovação, Suporte ao Empreendedorismo, Startup e Gestão Pública.
Informações coletadas do Lattes em 22/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Business Management
2024 - Atual
Stellenbosch University
Título: Development of Entrepreneurship Support Strategies in Emerging Economies
Orientador: Aurora Carneiro Zen
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Doutorado em andamento em Administração (Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade)
2023 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Aurora Carneiro Zen
Mestrado em Administração
2017 - 2019
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estratégias de financiamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: um estudo de caso no contexto universitário
, Ano de Obtenção: 2019.Takeyoshi Imasato.Palavras-chave: Estratégia; Financiamento universitário; Formação estratégica; Universidade pública.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Especialização em Perícia e Auditoria
2016 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Práticas de transparência ativa e passiva na gestão de instrumentos de cooperação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Ariel Behr
Graduação em Administração
2010 - 2015
Faculdade Porto-Alegrense
Título: Análise do Comportamento do Consumidor, sua Visão Econômica e suas Perspectivas Futuras em Meio a um Cenário Recessivo
Orientador: Alexandre Borba da Silveira
Formação complementar
2019 - 2022
Inglês Avançado. , Wise Up Idiomas, WISE UP, Brasil.
2020 - 2020
eMAG Desenvolvedor. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Introdução à Gestão de Projetos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Solução Pacífica de Conflitos no âmbito da Administração Pública. (Carga horária: 250h). , Escola da Advocacia-Geral da União, EAGU, Brasil.
2018 - 2018
Estratégia de Negócios. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2018 - 2018
Língua Portuguesa Sem Complicações. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2018 - 2018
Excel Básico. (Carga horária: 23h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2018 - 2018
Comunicação Escrita. (Carga horária: 91h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2016 - 2016
Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Sociologia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Filosofia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Cidadania Fiscal. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2016 - 2016
Educação Financeira - Gestão de Finanças Pessoais. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2016 - 2016
PMDay Setor Público. (Carga horária: 4h). , Project Management Institute, PMI, Brasil.
2016 - 2016
Excel I - 2ª edição. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
UFRGS 2015. (Carga horária: 125h). , CETEC Concursos, CETEC, Brasil.
2015 - 2015
XII Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Púb. (Carga horária: 40h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2014 - 2014
Informática. (Carga horária: 28h). , Centro Preparatório para Concursos, CPC, Brasil.
2014 - 2014
Gestão e Organização de Documentos. (Carga horária: 16h). , Centro Preparatório para Concursos, CPC, Brasil.
2014 - 2014
Ética no Serviço Público. (Carga horária: 8h). , Centro Preparatório para Concursos, CPC, Brasil.
2014 - 2014
Redação Oficial. (Carga horária: 8h). , Centro Preparatório para Concursos, CPC, Brasil.
2014 - 2014
Raciocínio Lógico. (Carga horária: 20h). , Centro Preparatório para Concursos, CPC, Brasil.
2014 - 2014
Língua Portuguesa. (Carga horária: 40h). , Centro Preparatório para Concursos, CPC, Brasil.
2014 - 2014
Legislação. (Carga horária: 60h). , Centro Preparatório para Concursos, CPC, Brasil.
2013 - 2013
Marketing Bancário. (Carga horária: 9h). , Casa do Concurseiro, CASA CONCURSEIRO, Brasil.
2013 - 2013
Informática. (Carga horária: 45h). , Casa do Concurseiro, CASA CONCURSEIRO, Brasil.
2013 - 2013
Língua Portuguesa. (Carga horária: 33h). , Casa do Concurseiro, CASA CONCURSEIRO, Brasil.
2013 - 2013
Matemática Financeira. (Carga horária: 15h). , Casa do Concurseiro, CASA CONCURSEIRO, Brasil.
2013 - 2013
Conhecimentos Bancários. (Carga horária: 27h). , Casa do Concurseiro, CASA CONCURSEIRO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estratégia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inovação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ecossistemas de Inovação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Startup.
Organização de eventos
JAEGER, R. B. . CURSO DE CAPACITAÇÃO DE FISCAIS DE PROJETOS DE INTERAÇÕES ACADÊMICAS. 2022. (Outro).
JAEGER, R. B. . PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE GESTORES: GESTÃO DE PROJETOS DE INTERAÇÕES ACADÊMICAS. 2021. (Outro).
JAEGER, R. B. . WORKSHOP DE FISCALIZAÇÃO DE PROJETOS. 2019. (Outro).
Participação em eventos
ECOINOVAR. Políticas de Inovação no setor de Hospitalidade e Turismo. 2023. (Congresso).
XXV ENGEMA. STRATEGY, CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, AND ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY: a bibliometric analysis. 2023. (Congresso).
XXVI SEMEAD. CO-CRIAÇÃO DE VALOR, ENGAJAMENTO DO CLIENTE E VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL: um estudo em Restaurantes Tradicionais. 2023. (Congresso).
Gestão Ambiental Portuária da Portos RS: análise comparada das estratégias nas unidades portuárias de Rio Grande e de Porto Alegre. 2022. (Outra).
IX Salão EDUFRGS.Formação de Estratégias de Financiamento das Universidades Públicas: um Estudo de Caso na UFRGS. 2022. (Outra).
Startup Day. 2022. (Encontro).
XI ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD ? EnEO 2022. Formação de Estratégias de Financiamento das Universidades Públicas: um Estudo de Caso na UFRGS. 2022. (Congresso).
XII EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Práticas de Orquestração em Contextos de Escassez de Recursos de Startups em Estágio de Desenvolvimento.. 2022. (Congresso).
XIV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Sistemas de influência, poder e formação de estratégias: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2022. (Congresso).
Ciclo de Debates: a Universidade do Futuro. 2018. (Exposição).
PMDay Setor Público. 2016. (Encontro).
XII Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Púb. 2015. (Encontro).
Participação em bancas
JAEGER, R. B.; SOUZA, J. A.; GUIMARAES, M. O.. UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MICROSOFT POWER BI APLICADA AO ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DO SISTEMA DE TELEMÁTICA DO EXÉRCITO. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; SOUZA, J. A.; GUIMARAES, M. O.. PROCESSO DE CONCESSÃO DE GRATIFICAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE RACIONALIZAÇÃO DA CONCESSÃO. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; SOUZA, J. A.; GUIMARAES, M. O.. CENTRALIZAÇÃO DE CONTRATOS, MEIOS E PESSOAL PARA AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS DE MOTOMECANIZAÇÃO NA 4ª BRIGADA DE INFANTARIA LEVE DE MONTANHA. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; SOUZA, J. A.; GUIMARAES, M. O.. A SEÇÃO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DAS ARMAS E SEU PAPEL NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO E CONTRATAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MILITAR. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; SOUZA, J. A.; GUIMARAES, M. O.. A CONCESSÃO DE AUTONOMIA ADMINISTRATIVA PARCIAL NO CONTEXTO DA RACIONALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; SOUZA, J. A.; GUIMARAES, M. O.. MAPEAMENTO DE PROCESSOS COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DA ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DO COMANDO MILITAR DO SUDESTE. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; Silva, A. D. F.; Oliveira, C.. A CONTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO DO OFICIAL POSSUIDOR DO CURSO DE GESTÃO E ASSESSORAMENTO DE ESTADO-MAIOR (CGAEM) PARA A PREVENÇÃO DE IRREGULARIDADES NA ADMINISTRAÇÃO MILITAR. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; Silva, A. D. F.; Oliveira, C.. A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA VIABILIDADE FINANCEIRA NO CONTEXTO DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRA: O CASO DO SIMULADOR DA AERONAVE H225-M. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; Silva, A. D. F.; Oliveira, C.. A DESCENTRALIZAÇÃO DE SUPRIMENTO CLASSE I PARA O CENTRO DE INSTRUÇÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS: PROPOSTA DE MUDANÇA DO PLANO DE DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS LOGÍSTICOS. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; Silva, A. D. F.; Oliveira, C.. GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DA DIRETORIA DE ABASTECIMENTO: ANÁLISE DAS CAUSAS DO CANCELAMENTO DE RESTOS A PAGAR DAS DESPESAS COM FARDAMENTO. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; Silva, A. D. F.; Oliveira, C.. A MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DOCUMENTAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO: UMA REFLEXAO ACERCA DA IMPLANTACAO DO SPED 3.0. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; SOUZA, J. A.; GUIMARAES, M. O.. GESTÃO DE RECURSOS ORIUNDOS DO FUNADOM: MUDANÇAS IMPLEMENTADAS PELO COMANDO DA 4ª REGIÃO MILITAR DO EXÉRCITO. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; SOUZA, J. A.; GUIMARAES, M. O.. INTELIGÊNCIA DE FONTES ABERTAS NA PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS ANTERIORES. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; SOUZA, J. A.; GUIMARAES, M. O.. INTELIGÊNCIA DE FONTES ABERTAS PARA A PREVENÇÃO E COMBATE A FRAUDES: APLICABILIDADE NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO CARRO-PIPA. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; SOUZA, J. A.; GUIMARAES, M. O.. PRINCIPAIS MUDANÇAS DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS (LEI 14.133/2021) PARA O PREGÃO ELETRÔNICO NO ÂMBITO DO EXÉRCITO BRASILEIRO. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; SOUZA, J. A.; GUIMARAES, M. O.. ESTIMATIVA DO VALOR DO RISCO INERENTE A OBRAS: PROPOSTA PARA INSERÇÃO NOS ORÇAMENTOS DE OBRAS DE COOPERAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; SOUZA, J. A.; GUIMARAES, M. O.. CAPACITAÇÃO PARA A FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA: ANÁLISE COM BASE NAS PERCEPÇÕES DOS FISCAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; GUIMARAES, M. O.; SOUZA, J. A.. APLICABILIDADE DA INTELIGÊNCIA DE FONTES ABERTAS NO COMBATE A CORRUPÇÃO EM ÓRGÃO PÚBLICOS FEDERAIS. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; GUIMARAES, M. O.; SOUZA, J. A.. Análise do programa de acompanhamento domiciliar com ênfase na restrição orçamentária para o Fundo de Saúde do Exército (FuSEx). 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; GUIMARAES, M. O.; SOUZA, J. A.. PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DA SEÇÃO DE EXCELÊNCIA GERENCIAL PARA UM CENTRO DE GEOINFORMAÇÃO. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; GUIMARAES, M. O.; SOUZA, J. A.. A LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: APLICABILIDADE AOS AGENTES DA ADMINISTRAÇÃO MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; GUIMARAES, M. O.; SOUZA, J. A.. CONFORMADOR DE REGISTROS DE GESTÃO: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS NO CONTROLE INTERNO DAS UNIDADES GESTORAS (UG) DO EXÉRCITO BRASILEIRO (EB). 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; GUIMARAES, M. O.; SOUZA, J. A.. AVALIAÇÕES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN): VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA A GOVERNANÇA. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; Moi, P. C. P.; Oliveira, C.. A TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS BÁSICOS E DE INFRAESTRUTURA NA GESTÃO DA QUALIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; Moi, P. C. P.; Oliveira, C.. ANÁLISE DE CUSTOS DO SISTEMA LOGÍSTICO DE ALIMENTAÇÃO DE PESSOAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; Moi, P. C. P.; Oliveira, C.. UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE COMO FACILITADORAS AOS SETORES REQUISITANTES, NA FASE INTERNA DAS COMPRAS PÚBLICAS. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.; Moi, P. C. P.; Oliveira, C.. ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE PARCEIRA NA GESTÃO DOS COLÉGIOS MILITARES: UM ENFOQUE NOS ACORDOS DE COOPERAÇÃO. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
JAEGER, R. B.. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E TEMPOS DE INCERTEZA. 2022 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientou
UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MICROSOFT POWER BI APLICADA AO ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DO SISTEMA DE TELEMÁTICA DO EXÉRCITO; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Roger de Bem Jaeger;
PROCESSO DE CONCESSÃO DE GRATIFICAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE RACIONALIZAÇÃO DA CONCESSÃO; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Roger de Bem Jaeger;
CENTRALIZAÇÃO DE CONTRATOS, MEIOS E PESSOAL PARA AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS DE MOTOMECANIZAÇÃO NA 4ª BRIGADA DE INFANTARIA LEVE DE MONTANHA; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Roger de Bem Jaeger;
A CONCESSÃO DE AUTONOMIA ADMINISTRATIVA PARCIAL NO CONTEXTO DA RACIONALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Roger de Bem Jaeger;
MAPEAMENTO DE PROCESSOS COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DA ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DO COMANDO MILITAR DO SUDESTE; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Roger de Bem Jaeger;
A SEÇÃO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DAS ARMAS E SEU PAPEL NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO E CONTRATAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MILITAR; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Roger de Bem Jaeger;
Produções bibliográficas
-
MENDES, MARCELO KRATZ ; HAUSMANN, MIRIAN TATIANE ; PEREIRA, MARIANA CRESCENTE ; JAEGER, ROGER DE BEM . Competências de gestores da atenção básica: uma revisão integrativa. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 14, p. 20923-20948, 2023.
-
JAEGER, R. B. ; Mendes, M. K. ; ZEN, A. C. ; Callegaro-de-Menezes, D. . CO-CREATION OF VALUE, CUSTOMER ENGAGEMENT AND SUSTAINABLE COMPETITIVE ADVANTAGE: a study in Traditional Restaurants. In: XXVI SEMEAD, 2023. Anais do XXVI SEMEAD, 2023.
-
JAEGER, R. B. ; Mendes, M. K. ; ZEN, A. C. ; Callegaro-de-Menezes, D. . CO-CREATION OF VALUE, CUSTOMER ENGAGEMENT AND SUSTAINABLE COMPETITIVE ADVANTAGE: a study in Traditional Restaurants. In: 12th International Conference of the Iberoamerican Academy of Management, 2023, Punta Cana. Anais do 12th International Conference of the Iberoamerican Academy of Management, 2023.
-
Mendes, M. K. ; JAEGER, R. B. ; Hilgert, E. A. ; Prévot, F. ; ZEN, A. C. . STRATEGY, CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, AND ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY: a bibliometric analysis. In: XXV ENGEM, 2023. Anais do XXV ENGEM, 2023.
-
SILVA, L. D. ; JAEGER, R. B. ; ZEN, A. C. . Políticas de Inovação no setor de Hospitalidade e Turismo. In: ECOINOVAR, 2023. Anais do ECOINOVAR 2023, 2023.
-
JAEGER, R. B. ; IMASATO, Takeyoshi . FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NA UFRGS. In: XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD ? EnEO, 2022. Anais do XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD ? EnEO 2022, 2022.
-
FERNANDES, B. S. ; ZEN, A. C. ; JAEGER, R. B. ; RATINHO, T. . A EVOLUÇÃO E OS RECURSOS DAS STARTUPS. In: XII EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2022. Anais do XII EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2022.
-
FERNANDES, B. S. ; JAEGER, R. B. ; ZEN, A. C. ; RATINHO, T. . DESAFIOS E PRÁTICAS DE RESOURCEFULNESS EM STARTUPS EM ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO. In: XXV SemeAd, 2022. Anais do XXV SemeAd, 2022.
-
FERNANDES, B. S. ; JAEGER, R. B. ; ZEN, A. C. ; RATINHO, T. . PRÁTICAS DE ORQUESTRAÇÃO EM CONTEXTOS DE ESCASSEZ DE RECURSOS DE STARTUPS EM ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO. In: XII EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2022. Anais do XII EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2022.
-
VIEGAS, F. ; JAEGER, R. B. . GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO SETOR PÚBLICO: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO MODELO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR. In: XIV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2022. Anais do XIV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2022.
-
JAEGER, R. B. ; VIEGAS, F. . SISTEMAS DE INFLUÊNCIA, PODER E FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. In: XIV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2022. Anais do XIV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2022.
-
JAEGER, R. B. ; VIEGAS, F. . TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA NA GESTÃO DE PROJETOS DE INTERAÇÕES ACADÊMICAS PELAS FUNDAÇÕES DE APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. In: XIV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2022. Anais do XIV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2022.
-
Mendes, M. K. ; JAEGER, R. B. ; Hilgert, E. A. ; Prévot, F. ; ZEN, A. C. . STRATEGY, CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY, AND ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY: a bibliometric analysis. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. D. ; JAEGER, R. B. ; ZEN, A. C. . Políticas de Inovação no setor de Hospitalidade e Turismo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JAEGER, R. B. ; Mendes, M. K. ; ZEN, A. C. ; Callegaro-de-Menezes, D. . CO-CREATION OF VALUE, CUSTOMER ENGAGEMENT AND SUSTAINABLE COMPETITIVE ADVANTAGE: a study in Traditional Restaurants. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEGAS, F. ; JAEGER, R. B. . GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO SETOR PÚBLICO: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO MODELO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JAEGER, R. B. ; VIEGAS, F. . SISTEMAS DE INFLUÊNCIA, PODER E FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JAEGER, R. B. ; VIEGAS, F. . TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA NA GESTÃO DE PROJETOS DE INTERAÇÕES ACADÊMICAS PELAS FUNDAÇÕES DE APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JAEGER, R. B. ; IMASATO, Takeyoshi . FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NA UFRGS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JAEGER, R. B. . FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NA UFRGS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JAEGER, R. B. . ESTRATÉGIAS DE FINANCIAMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JAEGER, R. B. . CURSO DE CAPACITAÇÃO DE FISCAIS DE PROJETOS DE INTERAÇÕES ACADÊMICAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JAEGER, R. B. . CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS DE INTERAÇÕES ACADÊMICAS (UFRGS). 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JAEGER, R. B. . Práticas de Transparência Ativa e Passiva na Gestão de Instrumentos de Cooperação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2018 (Artigo).
-
JAEGER, R. B. . Estratégias de financiamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: um estudo de caso no contexto universitário 2018 (Trabalho de Conclusão de Curso).
-
JAEGER, R. B. . Análise do Comportamento do Consumidor, sua Visão Econômica e suas Perspectivas Futuras em Meio a um Cenário Recessivo 2015 (Trabalho de Conclusão de Curso).
Outras produções
JAEGER, R. B. . Avaliador de Trabalhos XI Simpósio da Ciência do Agronegócio (SINEAGRO). 2023.
JAEGER, R. B. . Avaliador de Trabalhos do XXV ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. 2023.
JAEGER, R. B. . Reestruturação do Departamento de Execução de Projetos e Convênios. 2022.
JAEGER, R. B. ; IMASATO, Takeyoshi . Formação de Estratégias de Financiamento das Universidades Públicas: um Estudo de Caso na UFRGS. 2022. (Relatório de pesquisa).
JAEGER, R. B. . Fiscalização de Projetos - Interações Acadêmicas (E-Book 1ª Edição). 2022. (E-book).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
O papel das tecnologias emergentes na transição para sustentabilidade no agronegócio: um estudo comparativo no setor vinícola, Descrição: A mudança climática tem afetado diversas atividades produtivas, entre os quais, destaca-se o agronegócio. Além do impacto da mudança climática, o mercado tem passado por profundas mudanças devido aos contínuos processos de introdução de tecnologias e inovações, independente do segmento, os efeitos da rápida digitalização podem ser sentidos em todos os setores produtivos. O presente projeto busca relacionar os dois principais desafios da indústria global: transição para sustentabilidade e para Indústria 4.0. Na busca por práticas menos agressivas ao meio ambiente, a automação de máquinas para melhoria da eficiência e redução de desperdício, o monitoramento por IoT e Drones para uma melhor coleta de dados, e a adoção de Blockchain e Inteligência Artifical para rastreabilidade e uma gestão de insumos otimizada, entre outras tecnologias, têm sido inovações inseridas no campo e em outros elos da cadeia produtiva no agronegócio (BORBA et al, 2022; ALZOUBI et al, 2019). O presente projeto terá como objetivo geral analisar a influência de novas tecnologias da Indústria 4.0 na transição orientada para sustentabilidade no agronegócio no Brasil e na França, mais especificamente no setor vitivinícola. Neste projeto, nós argumentamos que a transformação digital poderá contruir para a transição para a sustentabilidade em diversos setores da economia, especialmente no contexto do agronegócio. A estratégia metodológica compreende duas etapas. A primeira etapa do projeto refere-se à realização de dois levantamentos bibliométricos da literatura. Os estudos bibliométricos abordarão (1) sustentabilidade, desempenho e agronegócio e; (2) sustentabilidade, transformação digital e agronegócio. Esses estudos possibilitam um maior entendimento da literatura e um aprofundamento do estado da arte. Na sequência, será realizado um estudo multimétodos no setor vinícola no Brasil e na França, que permitirá um maior entendimento do fenômeno e uma análise comparativa entre países.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roger de Bem Jaeger - Integrante / Aurora Carneiro Zen - Coordenador / Marcelo Kratz Mendes - Integrante / Daiane Gonçalves de Carvalho - Integrante / André Carlos Cau dos Santos - Integrante / Athos Ribeiro da Silva - Integrante / Olga Cam - Integrante / Juan Fernando Tavera Mesías - Integrante / Jose Arias - Integrante / Frédéric Prévot - Integrante / Daniela Callegaro de Menezes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
-
2023 - Atual
Inovação, Sustentabilidade e Desempenho no Ecossistema de Inovação do Agronegócio, Descrição: A sustentabilidade baseia-se em princípios econômicos, ambientais e sociais para promover o bem-estar e a prosperidade da sociedade. No nível regional, Arbolino et al. (2018) argumentam que a indústria regional sustentável consiste em criar condições sob as quais as organizações possam operar para dar uma contribuição sustentável à sociedade e às atividades industriais em geral dentro de uma região. Os ecossistemas regionais de inovação podem oferecer a oportunidade de obter benefícios individuais e coletivos. Essas vantagens são relevantes para ações ambientais, sociais e econômicas. Nesse contexto, apresentamos as seguintes questões: Como ocorre a adoção de práticas sustentáveis nos ecossistemas de inovação do agronegócio? Como avaliar a sustentabilidade em propriedades dos setores do agronegócio? Qual o impacto da sustentabilidade no desempenho do agronegócio? Portanto, o presente projeto visa compreender a adoção de práticas orientadas para a sustentabilidade e sua influência no desempenho no contexto dos ecossistemas de inovação no agronegócio, comparando países emergentes e desenvolvidos. Para cumprir este objetivo, selecionamos a indústria do vinho, que terá um enorme impacto devido às alterações climáticas e instamos a uma transição orientada para a sustentabilidade. Esta pesquisa será realizada em três etapas. Primeiro, um levantamento exploratório da indústria do vinho no velho e no novo mundo do vinho. Em segundo lugar, estudos de caso comparativos no Brasil, África do Sul, França, Espanha e Itália. Terceiro, uma aplicação das ferramentas e avaliação dos resultados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roger de Bem Jaeger - Coordenador / Aurora Carneiro Zen - Integrante / Marcelo Kratz Mendes - Integrante / André Carlos Cau dos Santos - Integrante / Olga Cam - Integrante / Frédéric Prévot - Integrante / Daniela Callegaro de Menezes - Integrante.
-
2022 - Atual
Os principais recursos das startups e como gerenciá-los: um estudo Brasil-França, Descrição: As startups são consideradas como organizações em busca de um modelo de negócio escalável, de receita recorrente e lucrativo. Por outro lado, os recursos são considerados como todos os bens e ativos tangíveis e intangíveis ?que uma organização possui, controla ou tem acesso? (Helfat & Peteraf, 2003; p. 999). Esta pesquisa abordará as startups a partir de uma abordagem de ciclo de vida e de orquestrações de recursos. As startups tem chamado a atenção do mercado, tendo em vista que as startups bem sucedidas tem a capacidade de alcançar grandes mercados (Blank e Dorf, 2012); além disso, os recursos são fontes de vantagens competitivas (Barney, 1991). Embora isso, pesquisas anteriores não demonstram quais são os principais recursos das startups em cada um de seus estágios. Nesse sentido, as pesquisas serão guiadas pelas seguintes questões: Quais são os principais recursos das startups ao longo da sua evolução? Como as startups orquestram os seus recursos ao longo da sua evolução? Esta pesquisa utiliza principalmente uma abordagem qualitativa, tanto na coleta, quanto na análise de dados. Serão entrevistadas startups no Brasil, de Porto Alegre, e da França, em Paris. A realização desta pesquisa em um país desenvolvido será capaz de demonstrar a importância do ambiente para o desenvolvimento de startups, e como a escassez de recursos pode ser superada em diferentes cenários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roger de Bem Jaeger - Integrante / Aurora Carneiro Zen - Coordenador / Bernardo Soares Fernandes - Integrante / LUISA STEFFEN DE FREITAS - Integrante.
-
2018 - Atual
Análise da formação de estratégias organizacionais no contexto latino-americano, Descrição: Durante a década de 1970, o acadêmico canadense Henry Mintzberg realizou relevantes proposições teóricas no campo da estratégia organizacional. Ao questionar o pressuposto dominante de que as estratégias deveriam ser, primeiramente, plenamente formuladas para serem, posteriormente, implementadas, abriu-se a possibilidade de uma teorização da criação de estratégias (strategy-making) como um processo organizacional, afastando-se de uma concepção puramente analítica O presente projeto de pesquisa se insere no campo de estratégia organizacional, na qual o objetivo é o de elaborar e qualificar a apropriação teórica dos conhecimentos sobre formação de estratégias organizacionais no contexto latino-americano. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Roger de Bem Jaeger - Integrante / Takeyoshi Imasato - Coordenador / Lina María Mazo Henao - Integrante / Rosana Córdova Guimarães - Integrante.
Prêmios
2022
Fast-track da Revista Ibero-Americana de Estratégia para o trabalho A Evolução e os Recursos das Startups, EGEPE.
2022
Trabalho Destaque, IX Salão EDUFRGS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. , Avenida Paulo Gama, 110. Reitoria., Farroupilha, 90040060 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (051) 33083223
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
O Grupo de Pesquisa em Estratégia, Internacionalização e Inovação (GPEI) foi criado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O grupo pesquisa e desenvolve projetos relacionados a Estratégia, Inovação, Competitividade, Relações Interorganizacionais, Aglomerações Geográficas, Internacionalização, Sucessão em Empresas Familiares, Hábitos de Consumo. O GPEI reúne professores de diferentes áreas do conhecimento, buscando uma abordagem multidisciplinar nas pesquisas e projetos desenvolvidos.
2022 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Mentor
Outras informações:
Mentoria voluntária para negócios com potencial inovador em fase de pré-incubação ou incubados em alguma das incubadoras da UFRGS. O programa AcelerEA é realizado em parceria entre a Escola de Administração e o Zenit Parque Científico e Tecnológico da UFRGS.
2017 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 40
Outras informações:
Diretor da Divisão de Acompanhamento de Projetos Convênios da Pró-reitoria de Planejamento e Administração.
Principais atividades: gestão orçamentária, financeira e administrativa de projetos e instrumentos de cooperação firmados entre a Universidade, Fundações de Apoio e Entidades Financiadoras. Acolhimento e orientação de coordenadores para planejamento administrativo-financeiro de projetos. Promoção de cursos e workshops de gestão e fiscalização de projetos. Gestão de equipe da divisão. Demais atividades inerentes à gestão administrativo-financeira de projetos.
2018 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente
Outras informações:
Estágio Docente na disciplina de Estratégias Organizacionais do curso de graduação em Administração da UFRGS - 1º semestre de 2018
2018 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente
Outras informações:
Estágio Docente na disciplina de Tópicos Especiais em Estratégia do curso de graduação em Administração da UFRGS - 2º semestre de 2018
2018 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente
Outras informações:
Estágio Docente na disciplina de Estratégias Organizacionais do curso de graduação em Administração da UFRGS - 2º semestre de 2018
2015 - 2017
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40
Outras informações:
Principais atividades: análise técnica da execução financeira e prestação de contas dos projetos de cooperação celebrados entre a UFRGS, Fundações de Apoio e Entidades Financiadoras.
2022 - 2023
Universidade La Salle - CanoasVínculo: Professor formador, Enquadramento Funcional: Professor formador
Outras informações:
Professor formador e conteudista no MBA EAD e em projetos In Company (presencial). Disciplinas de atuação: Inteligência de Mercado e Modelos de Gestão; Estratégia e Modelagem de Negócios Inovadores; Auditoria na Gestão Pública. Atividades realizadas: Ministração de aulas, elaboração de material didático, avaliação de trabalhos e entregáveis, comunicação e orientação com os alunos via ambiente virtual (EAD), fóruns e e-mail institucional.
2012 - 2014
Fpc Par Corretora de Seguros S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Vendas, Carga horária: 40
Outras informações:
Principais atividades: responsável pela demanda, venda e fluxo de seguros, consórcios e previdência na agencia bancária. Elaboração de campanhas internas de vendas; apresentações, treinamentos e motivação dos funcionários da agência; rotinas de fidelização, prospecção e captação. Venda e atendimento direto aos clientes, cálculos e cotações de seguros (vida, automóvel, residencial, empresarial, prestamista); previdência privada, consórcios e títulos de capitalização.
2011 - 2012
Hospital Moinhos de VentoVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 30
Outras informações:
Principais Atividades: Análise, conferencia, fechamento e liberação de contas hospitalares conveniadas e particulares. Atendimento ao público e aos colaboradores. Negociação entre convênios de saúde, paciente e hospital.
2011 - 2011
Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Agente de Integração, Carga horária: 30
Outras informações:
Principais atividades: análise, interpretação, conferência, digitação, organização, anexação e arquivamento de processos. Cálculos de área.
2007 - 2011
Vitalvet, Centro de Reabilitação, SPA e Fitness VeterinárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações:
Principais Atividades: Organização de livro caixa e balancetes, emissão de notas fiscais. Divulgação de serviços através de mídia online, auxilio em vendas internas. Cadastro de clientes, fornecedores e agendamentos; controle de estoque.
2024 - Atual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado Sanduíche
Outras informações:
Bolsista de Doutorado Sanduíche junto à Stellenbosch University (África do Sul) para realização da pesquisa intitulada "Development of Entrepreneurship Support Strategies in Emerging Countries".
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roger de Bem Jaeger e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?