Wallyson Ribeiro dos Santos

Engenheiro Químico pela Universidade do Vale do Paraíba (2016) e Mestrado recém concluído na Escola de Engenharia de Lorena - USP (2019) onde desenvolveu um projeto de produção de biocombustíveis a partir de lipídeos extraídos de biomassa microalgal. Experiência: Estágio no Laboratório de Processos Químicos da Universidade do Vale do Paraíba onde atuou no desenvolvimento de experimentos para o curso de Engenharia Química na disciplina de Operações Unitárias. Realizou dois estágios em docência na Escola de Engenharia de Lorena - USP nas disciplinas de Fenômenos de Transportes para os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Produção. Áreas de Atuação e interesse: Desenvolvimento de Bioprocessos e Projeto de Biorrefinarias, Biotecnologia Microalgal, Estudo de comportamento reológico de suspensões microalgais, Tratamento de efluentes municipais a partir de processos biotecnológicos.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Engenharia Química

2020 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Leonardo Vasconcelos Fregolente
Coorientador: Maria Regina Wolf Maciel.

Mestrado em Engenharia Química

2017 - 2019

Escola de Engenharia de Lorena
Título: ANÁLISE DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO NOS PARÂMETROS REOLÓGICOS DA BIOMASSA DA CHLORELLA SP AO LONGO DAS DIVERSAS ETAPAS DE CULTIVO PARA A PRODUÇÃO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS,Ano de Obtenção: 2019
Daniela Helena Pelegrine Guimarães.Palavras-chave: microalga; biomassa; biocombustível; reologia; chlorella sp.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis.

Graduação em Engenharia Química

2012 - 2016

Universidade do Vale do Paraíba
Título: Polimerização térmica de óleo vegetal
Orientador: Liu Yao Cho
Bolsista do(a): Fundação Valeparaibana de Ensino, FVE, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Técnico Opção

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Treinamento Operacional em Banho TC-550SD Brookfield e Software Rheocalc T. (Carga horária: 4h). , Escola de Engenharia de Lorena, EEL - USP, Brasil.

2016 - 2016

TRABALHANDO COM FÓRMULAS E FUNÇÕES DO EXCEL.. (Carga horária: 4h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2016 - 2016

MATLAB. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.

2016 - 2016

AVALIAÇÃO DA ÁGUA BORICADA PARA APLICAÇÕES OFTALMOLÓGICAS.. (Carga horária: 18h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Óleos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Biocombustíveis.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Processos Bioquímicos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico/Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas/Especialidade: Lipídeos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e Pós Graduação.Determinação da velocidade máxima de crescimento (umax) do cultivo de Chlorella minutissima. 2019. (Encontro).

Workshop InCites: análise de desempenho e impacto científico. 2019. (Outra).

VI JORNADA TECNOLÓGICA ISA VALE & PETROBRAS. 2015. (Encontro).

PALESTRA: POLIESTIRENO ? OBTENÇÃO E PRINCIPAIS APLICAÇÕES.. 2012. (Feira).

PALESTRA: PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CELULOSE E PAPEL.. 2012. (Feira).

PALESTRA: TECNOLOGIA BASF PARA A INDÚSTRIA DE HIGIENE E LIMPEZA. 2012. (Feira).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Júlio César dos Santos

GUIMARAES, D. H. P.; TAGLIAFERRO, G. V.;DOS SANTOS, JULIO CESAR. Análise das variáveis de processo nos parâmetros reológicos da biomassa da Chlorella sp ao longo das diversas etapas de cultivo para a produção de biocombustíveis. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena/Universidade de São Paulo.

Andreza Ribeiro Simioni

GUIMARAES, D. H. P.; CANETTIERI, E. V.;Simioni, A. R.; SILVA, J. A. A.. Análise das variáveis de processo e de parâmetros reológicos da biomassa de Chlorella minutissima cultivada em reator Air-Lift para a produção de biocombustíveis. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Eliana Vieira Canettieri

GUIMARAES, D. H. P.;CANETTIERI, E. V.; SIMIONI, A. R.; SILVA, J. P. A.. Análise das variáveis de processo e de parâmetros reológicos da biomassa de Chlorella minutissima, cultivada em reator air-lift, para a produção de biocombustíveis. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia química) - Escola de Engenharia de Lorena - EEL\USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Daniela Helena Pelegrine Guimarães

Análise das variáveis de processo e de parâmetros reológicos da biomassa de Chlorella minutíssima, cultivada em reator Air-Lift, para a produção de biocombustíveis; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daniela Helena Pelegrine Guimarães;

Liu Yao Cho

Polimerização Térmica de Óleo Vegetal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Liu Yao Cho;

Leonardo Vasconcelos Fregolente

Produção de monoglicerídeos a partir de óleo de microalgas; Início: 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PELEGRINE, D. H. G. ; AGUIRRE, L. R. ; GONCALVES, B. C. M. ; GOMES, M. T. M. S. ; SANTOS, W. R. . Análisis físicoquímico de biodiesel obtenido por mezclas de aceite de castor y aceite de freír. REVISTA CIENCIA E TECNOLOGIA , v. 21, p. 11-15, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Análise das variáveis de processo e de parâmetros reológicos da biomassa de Chlorella minutíssima, cultivada em reator Air-Lift, para a produção de biocombustíveis., Descrição: O presente trabalho avaliou a composição celular e o comportamento reológico de suspensões da microalga Chlorella minutissima cultivada em chorume (lixiviado de aterro sanitário) em reatores operados no regime batelada e semi-contínuo. Os cultivos foram feitos em diferentes condições, em reator do tipo Air Lift, em que foram avaliados os efeitos dos fatores: concentração do chorume (CC), concentração de CO2 na corrente gasosa (CG), vazão de aeração no reator (VA) e vazão da corrente de alimentação (Q). Foi utilizado o arranjo ortogonal de Taguchi L9 para avaliar os efeitos desses quatro fatores nas seguintes variáveis de resposta: parâmetros reológicos (índice de comportamento e índice de consistência) e produtividade em: Biomassa (PB), Lipídeos (PL), Proteínas (PP) e Açúcares Redutores (PAR). Os resultados demonstraram que a utilização do reator em regime semi-contínuo contribuiu para o aumento dos teores em lipídeos e proteínas em cerca de 30% em comparação aos resultados obtidos no regime batelada. Em contrapartida, o tratamento de efluentes no regime semi-contínuo se apresentou menos eficaz, com redução do valor da DQO na faixa de 17%, sendo esse valor 76% menor ao valor mínimo de redução obtida no regime em batelada. Além disso, verificou-se também que, apesar de não favorecer a produção de açúcares redutores, o regime semi-contínuo promoveu um teor máximo de açúcares 38% maior que o encontrado no regime em batelada. Após a análise estatística, observou-se que a concentração de lixiviado foi o fator mais influente na análise da composição química celular, sendo significativo nas análises de produtividade em lipídeos, proteínas e açúcares redutores. Na análise estatística dos parâmetros reológicos, a vazão de aeração se apresentou como o fator mais influente, sendo significativo na análise do índice de comportamento e relevante na análise do índice de consistência. Em relação a esses parâmetros citados, observou-se que a suspensão de microalgas apresentou comportamento de um fluido dilatante, comportamento também encontrado por diversos autores na literatura. O trabalho experimental desenvolvido proporcionou avaliar de maneira completa a influência de diversos fatores de processo, bem como a influência dos sistemas de cultivo, sobre a composição química celular e os parâmetros reológicos da suspensão de microalgas, possibilitando novas linhas de pesquisa que venham agregar valor aos resultados obtidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Wallyson Ribeiro dos Santos - Coordenador / Daniela Helena Guimarães Pelegrine - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Polimerização térmica de óleo vegetal, Descrição: Metodologia para a síntese e caracterização de polímeros produzidos a partir da polimerização térmica de óleo vegetal. O objetivo desse trabalho foi avaliar como a variação de temperatura e a presença de catalisador influencia na formação de polímero e suas propriedades. As amostras foram divididas em três partes, uma com somente óleo, outra com catalisador à base de Níquel e a última com catalisador à base de Molibdênio. Cada amostra foi levada a um forno para aquecimento. As temperaturas estudadas foram 200C, 225C e 250C, em função do tempo. As análises estrutural e química das amostras foram realizadas por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR). As variações de massa e densidade também foram medidas. Como resultado, observou-se a quebra do agrupamento C=C presente no ácido linoleico, principal componente do óleo vegetal, comprovando a alteração do óleo inicial e formação de um composto mais espesso. Observou-se também que as presenças de catalisadores com a variação de temperaturas atuaram de maneira eficaz no aumento da velocidade da reação, diminuindo o tempo de reação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wallyson Ribeiro dos Santos - Integrante / Liu Yao Cho - Coordenador / Marília Pinheiro dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Valeparaibana de Ensino - Cooperação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Prêmio de melhores trabalhos da área de Engenharias do XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e Pós Graduação, Universidade do Vale do Paraíba.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química. , Avenida Albert Einstein, Cidade Universitária, 13083852 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35213910

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Universidade do Vale do Paraíba

    Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Execução de testes laboratoriais, elaboração de relatórios, desenvolvimento de cálculos para projetos de engenharia, simulação de equipamentos que realizam operações unitárias em ambientes industriais. Operação e interpretação de FT-IR, extração de óleos vegetais, determinação de granulometria pelo "Teste de Peneira", projeção de decantadores industriais a partir do "Teste de Proveta" e aplicação dos conceitos da Talmadge e Fitch.

  • 2012 - 2016

    Universidade do Vale do Paraíba

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno da Instituição, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista "Semear Talentos" por excelência acadêmica

    Atividades

    • 02/2016 - 12/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Vale do Paraíba - Campus Urbanova, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2016 - 11/2016

      Estágios , Universidade do Vale do Paraíba - Campus Urbanova, .,Estágio realizado, Estágio no Laboratório de Processos Químicos.

    • 01/2016 - 07/2016

      Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral (Monitoria)

  • 2009 - 2016

    Colégio Técnico Opção

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Pedagógico, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Execução de atividades de apoio administrativo e técnico. Atendimento ao cliente. Coordenação de equipes de trabalho acadêmico. Controle e gerenciamento de estoques de materiais, tanto no aspecto logístico como financeiro.

  • 2018 - 2019

    Escola de Engenharia de Lorena

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Docência, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2019 - 07/2019

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Fenômenos de Transporte

    • 07/2017 - 07/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Química, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2018 - 12/2018

      Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fenômenos de Transporte II