Jairo Batista Dias

Técnico Industrial em Mecânica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB (1998), possuindo experiência nas áreas da mecânica industrial e automotiva, tendo atuado na Companhia Vale do Rio Doce - CVRD (1999), Rondônia Refrigerantes S/A - ROSA (2001) e Empresa da Tecnologia Veicular da Paraíba - ETEVEPA (2003). Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2014), tendo atuado como Engenheiro Mecânico no Governo do Estado do Acre, especificamente na Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis - SEDENS (2015). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2017). Mestre em Ciência, Inovação e Tecnologia pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2019). Atualmente, servidor público na Universidade Federal do Acre - UFAC, no enquadramento de Técnico em Mecânica, exercendo atividades nos Laboratórios de Física do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - CCBN.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia

2017 - 2019

Universidade Federal do Acre
Título: Avaliação de briquetes produzidos a partir da mistura de resíduos de casca da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) e da serragem de jacarandá (Dalbergia sp.) para fins energéticos,Ano de Obtenção: 2019
Carlos Eduardo Garção de Carvalho.Palavras-chave: Briquetes; Biomassa; Serragem; Castanha-do-brasil.Grande área: Engenharias

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2015 - 2017

Universidade Candido Mendes
Título: Análise SWOT Aplicado a Casa de Caldeiras do Hospital Universitário Lauro Wanderley
Orientador: Prof.ª Luciene Patrícia Vieira Silva

Graduação em Engenharia Mecânica

2003 - 2014

Universidade Federal da Paraíba
Título: Relatório de Estágio Supervisionado realizado na Casa de Caldeiras do Hospital Universitário Lauro Wanderley
Orientador: Prof. Abel Cavalcante de Lima Filho

Curso técnico/profissionalizante em Técnico Industrial em Mecânica

1994 - 1998

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

1ª Escola de Verão em Refrigeração. (Carga horária: 24h). , Rede Cooperativa de Pesquisa Norte-Nordeste do Gás Natural, RECOGAS, Brasil.

1999 - 1999

Círculo de Controle da Qualidade - CCQ. (Carga horária: 8h). , Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, Brasil.

1999 - 1999

Operação de Ponte Rolante. (Carga horária: 16h). , Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, Brasil.

1999 - 1999

Prevenção de Acidentes do Trabalho. (Carga horária: 8h). , Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Máquinas, Motores e Equipamentos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Produção de Biocombustível.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Patrícia Gomes Ribeiro Amorim

CARVALHO, C. E. G.;Amorim, P.G. R.; MARQUES, D. D.. Avaliação de briquetes produzidos a partir da mistura de resíduos de casca de castanha-do-brasil (Berholletia excelsa) e da serragem de jacarandá (Dalbergia sp.) para fins energéticos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia) - Universidade Federal do Acre.

Patrícia Gomes Ribeiro Amorim

CARVALHO, C. E. G.;Amorim, P.G. R.; SOUZA, E. M.. Avaliação de briquetes produzidos a partir de mistura de resíduos de casca de Castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) e serragem de Jacarandá (Dalbergia sp.) para fins energéticos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia) - Universidade Federal do Acre.

José Felix da Silva Neto

LIMA FILHO, A. C.; MISHINA, K. D. V.;SILVA NETO, JOSÉ F. Relatório de Estágio Supervisionado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal da Paraíba.

Carlos Eduardo Garção de Carvalho

CARVALHO, C. E. G.; AMORIM, P. G. R.; MARQUES, D. D.. Avaliação de briquetes produzidos a partir da mistura de resíduos de casca de castanha-do-brasil (Berholletia excelsa) e da serragem de jacarandá (Dalbergia sp.) para fins energéticos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia) - Universidade Federal do Acre.

Carlos Eduardo Garção de Carvalho

CARVALHO, C. E. G.; MARQUES, D. D.; AMORIM, P. G. R.. Avaliação de briquetes produzidos a partir de mistura de resíduos de casca de Castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) e serragem de Jacarandá (Dalbergia sp.) para fins energéticos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia) - Universidade Federal do Acre.

Delcio Dias Marques

MARQUES, D. D.; CARVALHO, C. E. G.; AMARIM, P. G. R.. Avaliação de briquetes produzidos a partir da mistura de resíduos de casca da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) e da serragem de jacarandá (Dalbergia sp.) para fins energéticos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia) - Universidade Federal do Acre.

Delcio Dias Marques

MARQUES, D. D.; CARVALHO, C. E. G.; AMARIM, P. G. R.. Avaliação de briquetes produzidos a partir da mistura de resíduos de casca da castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) e serragem de jacarandá branco (Dalbergia sp.) pra fins energéticos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia) - Universidade Federal do Acre.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Eduardo Garção de Carvalho

Avaliação de briquetes produzidos a partir da mistura de resíduos de casca de castanha-do-brasil (Berholletia excelsa) e da serragem de jacarandá (Dalbergia sp; ) para fins energéticos; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia) - Universidade Federal do Acre,; Orientador: Carlos Eduardo Garção de Carvalho;

Abel Cavalcante Lima filho

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA CASA DE CALDEIRAS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Abel Cavalcante Lima Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DIAS, JAIRO BATISTA ; AMORIM, PATRÍCIA GOMES RIBEIRO ; SOUZA, EDCARLOS MIRANDA ; KUNRATH, NADMA FARIAS ; MARQUES, DÉLCIO DIAS . Avaliação de briquetes produzidos a partir da mistura de resíduos de casca da castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa) e da serragem de jacarandá (Dalbergia sp.) para fins energéticos. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 19841-19869, 2019.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Acre, Prefeitura do Campus SEDE. , Campus Universitário - Rodovia BR 364 - Km 04 - Nº 6.637, Distrito Industrial, 69920900 - Rio Branco, AC - Brasil, Telefone: (68) 39012509

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal do Acre

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Laboratório / Mecânica, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Exercendo atividades de apoio de caráter Técnico nos Laboratórios de Ensino de Física.

  • 2017 - 2019

    Universidade Federal do Acre

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Mecânica, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Exercendo atividades de apoio de caráter Técnico e Administrativo na Prefeitura do Campus Sede.

  • 2015 - 2017

    Governo do Estado do Acre

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades desenvolvidas na Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis SEDENS: Gestão e Fiscalização de Contratos; Implantação de Usina de Beneficiamento de Borrachas; Implantação de Complexo Frigorífico de Peixes; Elaboração de Laudos de Avaliação de Equipamentos; e Elaboração de Pareceres Técnicos.

  • 2012 - 2014

    Empresa Júnior de Engenharia Mecânica - UFPB

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor de Projetos, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Fundada no ano de 1997 e situada no Centro Tecnológico da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, a TECMEC - Empresa Júnior de Engenharia Mecânica é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educativos, autônoma, com patrimônio e personalidade distintos de seus associados, possuindo em seu quadro 10 profissionais, todos membros estudantes universitários do curso de Engenharia Mecânica. A Empresa tem como objetivo, prestar consultoria e desenvolver projetos, atendendo pequenas e médias empresas ainda carentes de suporte técnico e gerenciamento tecnológico, assumindo assim, o compromisso com a sociedade, esforçando-se para que haja uma prosperidade empresarial em todos os setores que se utilizem da tecnologia, com um serviço de qualidade comprovada pelo currículo profissional de nossa empresa. Possui em seu histórico vários projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, além de mini-cursos e apresentação de seus trabalhos em Congresso Nacional de Engenharia Mecânica.

  • 2003 - 2004

    Empresa de Tecnologia Veicular da Paraíba

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Mecânica, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Empresa de Tecnologia Veicular da Paraíba ETEVEPA Centro de Inspeção e Pesquisa em Transporte da Paraíba CIPETRAN PB Local de Trabalho: João Pessoa PB Atividade da Empresa: Inspeção de Segurança em Veículos de Transporte Auxiliar Técnico de Inspeção Técnico de Inspeção Coordenador Técnico de Inspeção Atividades Desenvolvidas: Inspeção em veículos modificados, conforme Regulamento Técnico de Qualidade do INMETRO RTQ 24; Inspeção em veículos adaptados para sistemas de Gás Metano Veicular, conforme Regulamento Técnico de Qualidade do INMETRO RTQ 37 Revisão 01; Inspeção em veículos de fabricação própria (Reboque, Semi-reboque) conforme Regulamento Técnico de Qualidade do INMETRO RTQ 25; e Inspeção em veículos recuperados de sinistro, conforme Regulamento Técnico de Qualidade Diretoria de Normalização, Qualidade e Produtividade NIE DINQP 097.

  • 2001 - 2001

    Rondônia Refrigerantes S/A

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de Processos l, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Rondônia Refrigerantes S/A ROSA Fabricação e Distribuição de Refrigerantes Coca-Cola e múltiplos produtos The Coca-Cola Company Local de trabalho: Porto Velho RO Cargo: Operador de Processos I (Chefe de Linha de Sopragem de Garrafas) Atividades Desenvolvidas: Operação dos equipamentos do processo produtivo (Sopradora SIDEL 4/6 Botelhas e Rotuladora ITW), através de painéis eletrônicos, visando ao fluxo continuado de produção; Execução de manutenção nos equipamentos da linha (Sopradora e Rotuladora), de forma a minimizar o tempo de parada da linha, e a fim de prolongar a vida útil dos equipamentos; Inspeção dos equipamentos (Sopradora e Rotuladora) e ferramentas antes, durante e após a operação, efetuando ajustes necessários a manter um alto índice de eficiência mecânica; e Execução de conversões nos equipamentos (Sopradora e Rotuladora), de modo a atender a programação de produção nos diferentes tamanhos e sabores.

  • 1999 - 1999

    Companhia Vale do Rio Doce

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Técnico em Mecânica, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Companhia Vale do Rio Doce CVRD Diretoria de Ferrosos do Sistema Norte Atividade da Empresa: Extração e Beneficiamento de Minérios Local de Trabalho: Serra dos Carajás PA Gerência de Manutenção de Equipamentos de Transportes Cargo: Estagiário Técnico Industrial em Mecânica Atividades Desenvolvidas: Acompanhamento na execução de serviços de manutenção preventiva e corretiva em caminhões fora de estrada; Acompanhamento em recondicionamento de motores diesel (Cummins e Mercedes Benz); Aplicação de Normas Técnicas aos processos de trabalho; e Fiscalização e execução de práticas de prevenção da poluição e degradação do meio ambiente.