TIAGO VIESBA PINI INÁCIO

Graduado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba. Possui experiência na área de Geografia Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria das Relações Internacionais, em especial nos debates mais contemporâneos. Estudos de Segurança Internacional e a Teoria da Securitização. Geografia Política e Geopolítica, com ênfase nos estudos sobre violência e guerra no Sistema Internacional, bem como sobre o Regime Militar Brasileiro e o pensamento geopolítico dos militares.

Informações coletadas do Lattes em 25/12/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Geografia

2021 - Atual

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Orientador:Márcia da Silva.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em andamento em Formação Pedagógica em Geografia

2020 - Atual

Universidade Norte do Parana

Graduação em Relações Internacionais

2016 - 2019

Centro Universitário Curitiba
Título: O Regime da Ditadura Militar Brasileira sob a Ótica da Securitização: uma análise a respeito da lei de segurança nacional de 1969 e a institucionalização da repressão política
Orientador: Gustavo Glodes Blum

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Colégio Maxi

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em O Pensamento Geográfico em Perspectiva: Diversidade e Pluralidade. (Carga horária: 52h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2021 - 2021

América Latina: guerra híbrida, democracia e golpes. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2021 - 2021

O século XX e a América Latina: da cooperação para o desenvolvimento ao des. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2021 - 2021

Regionalismos e integração na América Latina. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2021 - 2021

MINICURSO DE INVERNO - REGIÕES POLARES E RELAÇÕES INTERNACIONAIS. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2021 - 2021

Geografia(s) na América do Sul: fronteiras, integrações e conflitos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Análise de Discurso em Relações Internacionais. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Geopolítica da África no Século XXI. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Oficina de Oriente Médio. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação em Operações de Paz. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Relações Internacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.

Organização de eventos

BLUM, G. G. ; INÁCIO, T. V. P. ; ESSENFELDER, M. V. M. . Congresso RIMA - Relações Internacionais no Mundo Atual: (Geo)Políticas da Contenção e da Circulação. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

Congresso Internacional Sobre Democracia e Justiça no Século XXI (JUST2021). O Regime Militar Brasileiro e o Autoritarismo: uma revisão sobre a institucionalização da repressão política e a ?Democracia Controlada?. 2021. (Congresso).

I SOPAPO - I Colóquio Internacional sobre Sociedade Espaço e Política. A Geopolítica Militar Brasileira e os Megaeventos Esportivos: a Política Nacional de Infraestruturas Críticas e as consequências no reordenamento territorial nacional. 2021. (Congresso).

VII edição da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021.O PROJETO NACIONALDESENVOLVIMENTISTA DA ERA GEISEL E A GEOPOLÍTICA DOS MILITARES: CONSEQUÊNCIAS NO (RE)ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. 2021. (Simpósio).

XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA. O PROJETO POLÍTICO-AUTORITÁRIO DO GOVERNO JAIR BOLSONARO E A GEOPOLÍTICA DOS MILITARES: CONSEQUÊNCIAS NO (RE)ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. 2021. (Congresso).

5 SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA ABRI.O regime da ditadura militar brasileira sob a ótica da securitização: uma análise a respeito da lei de segurança nacional de 1969 e a institucionalização da repressão política. 2020. (Seminário).

Congresso RIMA 2019-Geopolíticas da circulação e da contenção. GLOBALIZAÇÃO E A CIBERSEGURANÇA: UMA REVISÃO INSTITUCIONAL DA SEGURANÇA PARA AS MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO NOS ANOS 2000. 2019. (Congresso).

XI Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA. 2019. (Simpósio).

4° Seminário de Relações Internacionais.Guerra de Guerrilha: estratégia e tática em evolução e o caso do Boko Haram. 2018. (Seminário).

X Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica.O Estado-Colonial como projeto de violência atual: o caso do apartheid na África do Sul. 2018. (Simpósio).

Encontro Regional dos Estudantes de Relações Internacionais. 2017. (Congresso).

IX Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica.A vida como recurso o Boko Haram, suas características de guerrilha e o uso de vida de mulheres para sustentação de seu projeto de poder. 2017. (Simpósio).

Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais. 2016. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Gustavo Glodes Blum

BLUM, G. G.; CARVALHO JUNIOR, E. T. de; TRAUMANN, A.P.. O regime da ditadura militar brasileira sob a ótica da securitização: Uma análise a respeito da Lei de Segurança Nacional de 1969 e a institucionalização da repressão política. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário Curitiba.

Eduardo Teixeira de Carvalho Junior

CARVALHO JUNIOR, E. T.. O REGIME DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA SECURITIZAÇÃO: UMA ANÁLISE A RESPEITO DA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL DE 1969 E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA REPRESSÃO POLÍTICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário Curitiba.

Foi orientado por

Gustavo Glodes Blum

O REGIME DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA SECURITIZAÇÃO: UMA ANÁLISE A RESPEITO DA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL DE 1969 E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA REPRESSÃO POLÍTICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário Curitiba; Orientador: Gustavo Glodes Blum;

Márcia da Silva

Projeto Político-Autoritário Do do gGoverno Jair Bolsonaro e a geopolítica dos militares: consequências no (re)ordenamento do território brasileiro; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • INÁCIO, T. V. P. ; SILVA, M. . O Regime Militar Brasileiro e o Autoritarismo: uma revisão sobre a institucionalização da repressão política e a ?Democracia Controlada'. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 1-16, 2021.

  • INÁCIO, T. V. P. . Análise de Relações Internacionais: a Websérie The Crown da Netflix e as RIs. Revista Perspectiva: reflexões sobre a temática internacional , v. 11, p. 148-169, 2019.

  • INÁCIO, T. V. P. ; TRAUMANN, A. P. . A CRIAÇÃO DE UM MONSTRO: QUESTÕES ECONÔMICAS E POLÍTICAS NA ORIGEM DO BOKO HARAM. REVISTA LITTERIS , v. 20, p. 1-29, 2018.

  • SILVA, K. C. ; INÁCIO, T. V. P. ; BLUM, G. G. . Teoria dos Jogos: uma análise da aliança ISIS-Boko Haram. GEOGRAPHIA OPPORTUNO TEMPORE , v. 3, p. 116-123, 2017.

  • INÁCIO, T. V. P. . Geopolítica Militar Brasileira e o Território como Segurança. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2021, Campina Grande. ANAIS do Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - ENANPEGE. Campina Grande: Realize Editora, 2021. v. 14. p. 1-20.

  • INÁCIO, T. V. P. ; SILVA, K. C. ; BLUM, G. G. . Globalização e a Cibersegurança: uma revisão institucional da segurança para as maiores economias do mundo nos anos 2000. In: Relações Internacionais no Mundo Atual, 2020, Curitiba. Anais do Congresso de Relações Internacionais no Mundo Atual - RIMA, 2020. v. 1. p. 1-20.

  • INÁCIO, T. V. P. . O Projeto Nacional-Desenvolvimentista da Era Geisel e a Geopolítica dos Militares: consequências no (re)ordenamento do território brasileiro. In: Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021, Guarapuava. Anais da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE. Guarapuava: UNICENTRO, 2021. v. 7. p. 1-4.

  • INÁCIO, T. V. P. . O Regime Militar Brasileiro e o Autoritarismo: uma revisão sobre a institucionalização da repressão política e a ?democracia controlada?. In: Congresso Internacional sobre Democracia e Justiça no século XXI, 2021, Pernambuco. Atas do Congresso Internacional sobre Democracia e Justiça no Século XXI - Just2021. Brasfemes, Portugal: Edições JUS.XXI, 2021. v. 1. p. 162-163.

  • INÁCIO, T. V. P. . O Regime Militar Brasileiro e o Autoritarismo: uma revisão sobre a institucionalização da repressão política e a ?Democracia Controlada?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, T. V. P. . O PROJETO POLÍTICO-AUTORITÁRIO DO GOVERNO JAIR BOLSONARO E A GEOPOLÍTICA DOS MILITARES: CONSEQUÊNCIAS NO (RE)ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, T. V. P. . A Geopolítica Militar Brasileira e os Megaeventos Esportivos: a Política Nacional de Infraestruturas Críticas e as consequências no reordenamento territorial nacional. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, T. V. P. . O PROJETO NACIONALDESENVOLVIMENTISTA DA ERA GEISEL E A GEOPOLÍTICA DOS MILITARES: CONSEQUÊNCIAS NO (RE)ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • INÁCIO, T. V. P. . O regime da ditadura militar brasileira sob a ótica da securitização: uma análise a respeito da lei de segurança nacional de 1969 e a institucionalização da repressão política. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • INÁCIO, T. V. P. ; SILVA, K. C. . GLOBALIZAÇÃO E A CIBERSEGURANÇA: UMA REVISÃO INSTITUCIONAL DA SEGURANÇA PARA AS MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO NOS ANOS 2000. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, T. V. P. . O Estado-Colonial como projeto de violência atual: o caso do apartheid na África do Sul. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • INÁCIO, T. V. P. . Guerra de Guerrilha: estratégia e tática em evolução e o caso do Boko Haram. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • INÁCIO, T. V. P. . A Vida como recurso: o Boko Haram, suas características de guerrilha e o uso de vida de mulheres para sustentação de seu projeto de poder. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

INÁCIO, T. V. P. . Redes e Poder no Sistema Internacional: A geopolítica dos Recursos Naturais e a Crise do Catar - uma questão de prioridades dos governos. 2018; Tema: A Geopolítica dos Recursos Naturais e a questão do Embargo Econômico sobre o Catar. (Blog).

INÁCIO, T. V. P. . Teoria dos Jogos de Dois Níveis e a busca do Canadá pela concretização do acordo CETA com a UE. 2018; Tema: Política Externa do Canadá sobre a ótica da Teoria dos Jogos de Dois Níveis de Putnam. (Blog).

INÁCIO, T. V. P. . Redes e Poder no Sistema Internacional: A Guerra de Guerrilha - um antigo, mas não ultrapassado conceito de guerra. 2017; Tema: Guerra de Guerrilha. (Blog).

INÁCIO, T. V. P. ; ERSINA, C. C. P. . Redes e Poder no Sistema Internacional: Guerras de Guerrilha. 2017; Tema: Guerra de Guerrilha. (Blog).

INÁCIO, T. V. P. . Teoria das Relações Internacionais: Sobre o Neo-realismo de Kenneth Waltz. 2017; Tema: Teoria das Relações Internacionais I, Neo-realismo de Kenneth Waltz. (Blog).

INÁCIO, T. V. P. ; SILVA, K. C. ; ESSENFELDER, M. V. M. . Direito Internacional em Foco: A polêmica ligação de Donald Trump à Presidente de Taiwan. 2017; Tema: Direito Internacional Público, Reconhecimento de Governo e de Estado. (Blog).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2019

    Redes e Poder no Sistema Internacional - (Geo)Políticas da Contenção e da Circulação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Tiago Viesba Pini Inácio - Integrante / Gustavo Godles Blum - Coordenador / Maria Vitória Moreira Essenfelder - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2017 - 2018

    Redes e Poder no Sistema Internacional ? As redes da guerra e a guerra em rede, Descrição: O projeto 'As redes da guerra e a guerra em rede', do grupo de Pesquisa Redes e Poder no Sistema Internacional, busca compreender de qual maneira ocorrem os padrões de conflito violento ao redor do mundo. O projeto visa fazer um balanço teórico e empírico dos tipos de conflito violento que ocorrem atualmente entre países, facções, grupos terroristas e indivíduos. Através de uma extensa análise bibliográfica, se dedicará a mapear as redes dos conflitos internacionais, envolvendo aquelas de caráter epistemológico, prático e econômico envolvidas na arte de fazer a guerra e na arte de governar a forma como se faz a guerra na atualidade. Da mesma forma, dá-se ênfase a quais têm sido os padrões de resolução destes conflitos armados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Tiago Viesba Pini Inácio - Integrante / Gustavo Godles Blum - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

  • 2017 - 2017

    Conflitos no Oriente Médio, África e Ásia Central, Descrição: Projeto de Iniciação Científica voltado para a pesquisa acadêmica na área de Relações Internacionais,História e Geopolítica no qual o grupo debate as origens,desenvolvimento e implicações para a atual conjuntura internacional dos conflitos nas regiões mencionadas no título do projeto. O objetivo final é que cada membro do grupo escreva um artigo acadêmico sobre os temas em questão... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Viesba Pini Inácio - Integrante / Andrew Patrick Traumann - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2020

Milton Vianna de Excelência Acadêmica - Medalha de Ouro, UNICURITIBA.

2019

Melhores Alunos 2018/2, UNICURITIBA.

2018

Melhores Alunos 2018/1, UNICURITIBA.

2018

Menção Honrosa por excelência e qualidade demonstradas durante a apresentação de seu trabalho acadêmico no X Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA, UNICURITIBA.

2017

Melhores Alunos 2016/2, UNICURITIBA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Centro Universitário Curitiba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: