Jessica Santana de Assis Alves

Licenciada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018). Durante a graduação foi bolsista do grupo PET História da UFFRJ (2015-2017). No mestrado produziu a dissertação de título: "Dona dos cafezais: a ação social e economica de uma fazendeira de café em Bananal de Itaguaí 1850-1868". Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em História - PPHR/UFRRJ, integrando a linha de pesquisa Relações de Poder, Trabalho e Praticas Culturais com a pesquisa intitulada "À frente dos negócios: o espaço de atuação socioeconômico das mulheres donas de comércios na cidade do Rio de Janeiro (1850-1889)"; orientada pela Professora Doutora Fabiane Popinigis. Integrante do Núcleo de Estudos da Política e História Social (NEPHS-UFRRJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das mulheres de posses no Brasil Império.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História

2020 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: À frente dos negócios: o espaço de atuação socioeconômico das mulheres donas de comércios na cidade do Rio de Janeiro (1850-1889),
Orientador: Fabiane Popinigis

Mestrado em andamento em História

2018 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Dona dos cafezais: a ação social e econômica de uma fazendeira de café em Bananal de Itaguaí 1850-1868,Orientador:
Fabiane Popinigis.

Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado

2013 - 2017

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Donas e Foreiras: Senhoras proprietárias de escravos e terras na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Bananal de Itaguai em meados do século XIX
Orientador: Fabiane Popinigis

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, A. C. E. ; ALVES, J. S. A. ; MACEDO, M. M. ; CARVALHO, C. C. ; PHILIPE, C. ; GUIMARAES, D. A. ; CUNHA, G. ; PINHEIRO, I. L. S. ; FAGUNDES, J. C. ; COSTA, K. S. ; GUIMARAES, M. H. A. ; MELO, T. G. ; POPINIGIS, F. . VII Jornada PET História. 2017. (Congresso).

ALVES, J. S. A. ; MACEDO, M. M. ; COSTA, K. S. ; SOUZA, A. C. E. ; FAGUNDES, J. C. ; BRITO, V. A. . I mostra de cinema PET-história. 2017. (Exposição).

XAVIER, J. A. S. ; OLIVEIRA, A. R. R. ; SOUZA, A. C. E. ; MACEDO, M. M. ; FARIA, T. M. B. ; BRITO, V. A. ; BRANCO, W. ; ALVES, J. S. A. ; POPINIGIS, F. . VI Jornada PET História. 2016. (Congresso).

ALVES, J. S. A. . I Fórum de Ensino e Pesquisa em História - IFEPEH. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Nacional Empresariado e Ditadura no Brasil. 2018. (Seminário).

XVIII Jornada PET História.História e Relações de Gênero. 2018. (Encontro).

XXII ENAPET. 2017. (Congresso).

16° Sudeste PET. 2016. (Congresso).

A história dos direitos das mulheres, do estatuto da mulher à lei Maria da Penha. 2016. (Outra).

III Semana Acadêmica de Pedagogia. 2016. (Outra).

A construção do inimigo:representações de movimentos sociais e dos governos de esquerda nas HQ's da Marvel na Guerra Fria. 2015. (Oficina).

Migrações e Ciências Sociais: Temas e Metodologias. 2015. (Seminário).

Senhor antes boa morte que tal sorte. Delinquir na confissão no a atlântico português (1640-1750). 2015. (Seminário).

XXXIV ENEH. 2015. (Encontro).

A história dos objetos: uma experiência de trabalho com a coleção africana do Museu Nacional. 2014. (Seminário).

IV Jornada PET História. 2014. (Outra).

Poder Eclesiastico, Corpo e Sexualidade na Alta Idade Média. 2014. (Oficina).

Questões em torno do Sufismo. 2014. (Oficina).

Reforma Tridentina e o Clero: mudança ou continuidade?. 2014. (Seminário).

VII Semana Acadêmica de História - Política, Memória e Usos do Passado. 2014. (Outra).

CINE PET: Um Violinista no telhado. 2013. (Oficina).

Os historiadores nas instituições de guarda e divulgação documental patrimonial. 2013. (Congresso).

VI Semana acadêmica de História: História, Imaginário e Cultura Popular. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adriana Barreto de Souza

POPINIGIS, F.; MOREIRA, V. M. L.;SOUZA, Adriana Barreto de. Donas e foreiras: senhoras proprietárias de escravos e terras na freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Bananal de Itaguaí em meados do século XIX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Mariana de Aguiar Ferreira Muaze

POPINIGIS, F.; GONCALVES, M. A.;MUAZE, M. A. F.. Donas dos cafezais: a ação social e econômica de uma fazendeira de café em Bananal de Itaguaí 1850-1867.. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Mariana de Aguiar Ferreira Muaze

POPINIGIS, F.;MUAZE, MARIANA DE AGUIAR FERREIRA; GONCALVES, M. A.. Dona dos cafezais: a ação social e econômica de uma fazendeira de café em Bananal de Itaguaí, 1850-1868.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

POPINGIS, F.; MUAZE, M. A. F.;GONÇALVES, M. A.. . Dona dos cafezais: a ação social e econômica de uma fazendeira de café em Bananal de Itaguaí 1850-1868.. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

POPINIGIS, F.; MUAZE, M. A. F.;GONÇALVES, M. A.. . Dona dos cafezais: a ação social e econômica de uma fazendeira de café em Bananal de Itaguaí 1850-1868.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fabiane Popinigis

POPINIGIS, Fabiane; GONCALVES, M. A.; Mauze, Mariana de Aguiar Ferreira.. Dona dos cafezais: a ação social e econômica de uma fazendeira de café em Banana de Itaguaí 1850-1867. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fabiane Popinigis

GONCALVES, M. A.; Mauze, Mariana de Aguiar Ferreira.;POPINIGIS, Fabiane. Dona dos Cafezais: a ação social e econômica de uma fazendeira de café em Bananal de Itaguaí 1850-1868. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fabiane Popinigis

POPINIGIS; SOUZA, A.B. de,; MOREIRA, V. M. L.;POPINIGIS, F.. Donas e foreiras: senhoras proprietárias de escravos e terras na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Bananal de Itaguaí em meados do século XIX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fabiane Popinigis

Dona dos cafezais: a ação social e econômica de uma fazendeira de café em Bananal de Itaguaí 1850-1868; ; 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Fabiane Popinigis;

Fabiane Popinigis

Donas e foreiras: Senhoras proprietárias de escravos e terras na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Bananal em meados do século XIX; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiane Popinigis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, J. S. A. . Possibilidades no estudo de indivíduos: a microhistória como aparato para analisar trajetórias. TEMPORALIDADES , v. 11, p. 34-52, 2019.

  • ALVES, J. S. A. . A interseccionalidade como aparato teórico metodológico para a História das mulheres. DIA-LOGOS , v. 12, p. 104-117, 2019.

  • ALVES, J. S. A. . Tensão entre o normativo e a experiência no oitocentos: as mulheres de elite e o casamento em São Paulo. REVISTA ELETRÔNICA DISCENTE HISTÓRIA.COM , v. 4, p. 98-113, 2018.

  • ALVES, J. S. A. . Donas e foreiras: senhoras proprietárias de escravos e terras na Freguesia da Nossa Senhora da Conceição de Bananal de Itaguaí em meados do século XIX. CANTAREIRA (UFF) , v. 1, p. 28-39, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALVES, J. S. A. ; OLIVEIRA, M. . A escrita da História a partir de narrativas biográficas e trajetórias. 2019. .

ALVES, J. S. A. ; BRITO, V. A. . Atas e periódicos: o uso de fontes legislativas para análises sociais no Brasil oitocentista. 2019. .

ALVES, J. S. A. ; OLIVEIRA, M. ; ALMEIDA, T. . Biografias e Trajetória como fontes para o trabalho do historiador. 2018. .

ALVES, J. S. A. ; PIRES, I. C. ; SILVA, M. ; HELENA, L. . Troca de Experiências entre os grupos PET de diferentes áreas do conhecimento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALVES, J. S. A. ; FARIA, T. M. B. ; PIRES, I. C. ; CARDOSO, I. . África e africanos Brasil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALVES, J. S. A. ; XAVIER, J. A. S. ; SOUZA, A. C. E. . Família escrava na fazenda de Santa Cruz (Séculos XVIII-XIX). 2015. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Melhor trabalho na IV Reunião Anual de Iniciação Cientifica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2017

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
O programa PET "Práticas de História: dos arquivos para a sala de aula" tem como objetivo a formação de um ambiente acadêmico e pedagógico que valorize tanto o debate teórico e a discussão historiográfica quanto o trabalho de produção do documento, objeto primordial do ofício de historiador. Assim, atuando de acordo com os pilares de ensino, pesquisa e extensão, o PET-História/UFRRJ objetiva a produção de material didático sobre a História de Itaguaí e Seropédica com o levantamento das fontes primárias da região que estão no Laboratório de Acervo do grupo.