Denise Falcão Nascimento

Estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus Imperatriz. Atualmente, é integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória de Imperatriz (JOIMP), coordenado pela professora Dra. Roseane Arcanjo Pinheiro. Participou também do Projeto de Digitalização dos Jornais de Imperatriz financiado pela FAPEMA para a criação do Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz em 2017.

Informações coletadas do Lattes em 07/11/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Comunicação Social - Jornalismo

2011 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2011

Centro Educacional Dorgival Pinheiro de Sousa

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Comissão julgadora das bancas

Larissa Pereira Santos

SANTOS, L. P.; Reis, Rodrigo Nascimento; PINHEIRO, Roseane Arcanjo; ASSUNCAO, T. S.. A participação do leitor no jornal capital: análise da coluna carta, fone, fax nos anos de 1996 e 1997. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Rodrigo Nascimento Reis

REIS, R.N.; PINHEIRO, R. A.; SANTOS, L. P.. A participação do leitor nas páginas do jornal Capital: análise da coluna Carta, Fone e Fax nos anos de 1996 e 1997. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Foi orientado por

Rodrigo Nascimento Reis

A participação do leitor nas páginas do jornal capital: análise da coluna ?Carta, Fone e Fax? nos anos de 1996 e 1997; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Rodrigo Nascimento Reis;

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Produção das notícias nos jornais de Imperatriz e região entre as décadas de 70 e 90, Descrição: O objetivo do estudo é analisar a produção de notícias dos jornais O Progresso (1970); Jornal de Negócios (1986) e Jornal Capital (1996), da cidade de Imperatriz-MA. Naquele momento histórico, a localidade passava por transformações políticas e ciclos econômicos, que estavam relacionados ao capital internacional e eram forjados por alianças locais e nacionais. Dessa forma, discutiremos o jornalismo como lugar de memória, a partir das reflexões de Jorge Pedro Sousa, Pierre Nora e Maurice Halbwachs. Partimos do pressuposto do jornal como gerador de referências sobre o tempo presente e também como instituição a se movimentar no espaço público. Almejamos apreender as representações sobre a cidade de Imperatriz a partir das notícias locais publicadas nas editorias de política e cidade. Buscaremos relacionar temáticas, sujeitos e enquadramentos, através da cobertura jornalística desses veículos no período citado. Durante a pesquisa, além da análise das matérias, serão feitas entrevistas com repórteres, fotógrafos, editores e chefes de reportagem para maior compreensão dos fatores que influenciavam o processo produtivo dos impressos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Denise Falcão Nascimento - Integrante / Roseane Arcanjo Pinheiro - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: