Valdisnéia Lucia de Sousa

Mestre em Letras, com área de concentração em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Durante a graduação foi monitora das disciplinas: Língua Latina II e Formação e Evolução da Língua Portuguesa. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Realizou estágio docência na disciplina de Sociolinguística da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente desenvolve pesquisa na área de Sociolinguística.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2017 - 2019

Universidade Federal do Piauí
Título: NA FALA DE NÓS NÃO SE USA NOSSO: UMA ANÁLISE VARIACIONISTA DO POSSESSIVO DE PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL NA COMUNIDADE BAIXIO/SÃO JOSÉ DO PIAUÍ,Ano de Obtenção: 2019
Iveuta de Abreu Lopes.Palavras-chave: Sociolinguística;; Variação Linguística; Língua e Sociedade.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras-L. portuguesa e literatura de L. portuguesa

2013 - 2016

UFPI Campus Senador Helvidio Nunes de Barros
Título: MARCAS DO LATIM VULGAR/PORTUGUÊS ARCAICO NA COMUNIDADE DE CALDEIRÃO DOS LUÍS-SÃO JOSÉ DO PIAUÍ
Orientador: Luiz Egito de Souza Barros
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Unidade Escolar Helvídio Nunes de Barros

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Educação em LIBRAS. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BARROS, L. E. S. ; SOUSA, V. L. . V Semana de Letras: Vozes e Interfaces. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Abralin em cena Piauí/Linguística do texto: interfaces e perspectivas. QUANDO SE DIZ SEM SE DIZER: UMA ANÁLISE PRAGMÁTICA DA IMPLICATURA NOS MEMES SOBRE POLÍTICA. 2018. (Congresso).

IV Encontro de Iniciação à Docência. 2017. (Encontro).

VII Seminário Regional de Geossociolinguística/SERGEL.Na fala de nós não se usa nosso: uma análise variacionista do possessivo de primeira pessoa do plural na comunidade Baixio/São José do Piauí-PI. 2017. (Seminário).

VI Semana de letras da Ufpi: caminhos da linguística e da literatura na atualidade.O social na construção de sentidos: uma análise sobre o emprego do vocábulo lacrar. 2017. (Outra).

V Semana de Letras: Vozes e Interfaces. 2016. (Outra).

IV Semana de Pedagogia e III Semana de Letras. 2014. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cássia Mikaelle Sousa

BARROS, F. M. L.;SOUSA, V. L.. O internetês na escola: uma pesquisa sobre a possível influência dessa linguagem na escrita escolar dos alunos do 6º ano do ensino fundamental II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria Franciene Luz

BARROS, L. E. S.; BARROS, F. M. L.;SOUSA, V. L.. A importância do latim para a formação dos profissionais de Letras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria Gabriela de Sousa Oliveira

BARROS, F. M. L.;SOUSA, V. L.. Plágio no gênero publicitário: entendendo os limites da imitação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edilane Vitório Cardoso

CARDOSO, E. V.; LUZ, F. M.; BARROS, L. E. S.. Marcas do latim vulgar/Português arcaico na fala da comunidade Caldeirão dos Luís - São José do Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí.

Pedro Rodrigues Magalhães Neto

LOPES, I. A.;COSTA, C. S. S. M.MAGALHÃES NETO, P. R.. Uma análise variacionista do possessivo de primeira pessoa do plural na comunidade Baixo/São José do Piauí - PI. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras Português) - Universidade Federal do Piauí.

Pedro Rodrigues Magalhães Neto

LOPES, I. A.;COSTA, C. S. S. M.MAGALHÃES NETO, P. R.. NA FALA DE NÓS NÃO SE USA NOSSO: uma análise variacionista do possessivo de primeira pessoa do plural na comunidade Baixio/São José do Piauí - PI. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Iveuta de Abreu Lopes

Na fala de nós não se usa nosso: uma análise variacionista do possessivo de primeira pessoa do plural na comunidade Baixio/São José do Piauí-Pi; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUSA, V. L. ; SANTOS, M. Lucielma da Silva ; BARROS, F. M. L. . Uso da expressão "de nós" em substituição ao pronome "nosso" na fala dos moradores de Baixio/São José-PI. In: Juscelino Francisco do Nascimento; Fábio Fernandes Torres. (Org.). Investigações linguísticas em Picos: questões de ensino e de pesquisa. 1ed.Teresina: Edufpi, 2017, v. 1, p. 5-320.

  • SOUSA, V. L. ; MOURA, M. S. S. R. ; SOUSA, A. L. ; SA, A. M. R. ; SANTANA FILHO, A. C. ; CARVALHO, N. M. . PRODUÇÃO TEXTUAL: CONSTRUINDO OFICINAS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, V. L. . O falar de antigamente: arcaísmos lexicais na comunidade de Caldeirão dos Luís ? São José do Piauí. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, V. L. . Na fala de nós não se usa nosso: uma análise variacionista do possessivo de primeira pessoa do plural na comunidade Baixio/São José do Piauí-PI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, V. L. . De primeiro se falava assim: um estudo diacrônico do léxico de comunidades rurais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL, K. A. ; SOUSA, V. L. . Leitura e leitores: estratégias para além da sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUSA, V. L. . O verbo lacrar e o contexto social: uma análise sobre como se dá a construção de sentidos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, V. L. . O SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UMA ANÁLISE SOBRE O EMPREGO DO VOCÁBULO LACRAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, V. L. . USO DA EXPRESSÃO ?DE NÓS? EM SUBSTITUIÇÃO AO PRONOME ?NOSSO? NA FALA DOS MORADORES DE BAIXIO/SÃO JOSÉ-PI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Láurea Universitária, Universidade Federal do Piauí.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - 2018

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Não remunerado, Enquadramento Funcional: Professor estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor estagiário da disciplina de Sociolinguística. Professor responsável: Profa. Ma. Fernanda Martins Luz Barros

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Realizava, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atividades de monitoria e apoio pedagógico na área de Língua Portuguesa e Literatura no CETI Marcos Parente,

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Não - remunerado, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitora da Disciplina Formação e Evolução da Língua Portuguesa Orientador: Prof. Me. Luiz Egito de Souza Barros

  • 2014 - 2015

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Não - remunerado, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitora da Disciplina Língua Latina II Orientador: Prof. Me. Luiz Egito de Souza Barros