Rafael Martins Barros

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (2018). Atualmente é mestrando da Universidade Federal do Piauí, cuja linha de pesquisa é Computação Aplicada.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciência da Computação

2018 - Atual

Universidade Federal do Piauí
Orientador: Ricardo de Andrade Lira Rabêlo;

Graduação em Ciência da Computação

2014 - 2018

Universidade Federal do Piauí
Título: Uma Implementação Computacional para Corrigir as Violações na Magnitude de Tensão em Barras de Carga de um Sistema de Transmissão de Energia Elétrica
Orientador: Ricardo de Andrade Lira Rabêlo

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Instituto Educacional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Enza Rafaela de Sampaio Ferreira

Barros, R. F; RABELO, R. A. L.;FERREIRA, ENZA R. S.; SILVA, T. A. R.. Uma Implementação Computacional para Corrigir as Violações na Magnitude de Tensão em Barras de Carga de Um Sistema de Transmissão de Energia Elétrica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

André Macêdo Santana

Um modelo computacional para corrigir as violações na magnitude de tensão em barras de carga de um sistema de transmissão de energia elétrica; 2017; Iniciação Científica - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Andre Macedo Santana;

Ricardo de Andrade Lira Rabêlo

Uma Implementação Computacional para Corrigir as Violações na Magnitude de Tensão em Barras de Carga de um Sistema de Transmissão de Energia Elétrica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Ricardo de Andrade Lira Rabêlo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARROS, R. M. ; SANTANA, A. M. . Um modelo computacional para corrigir as violações na magnitude de tensão em barras de carga de um sistema de transmissão de energia elétrica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARROS, R. M. ; SANTANA, A. M. . Estudo e Implementação de heurísticas para o Problema da Minimização de Ramificações de Árvores Geradoras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Um modelo computacional para corrigir as violações na magnitude de tensão em barras de carga de um sistema de transmissão de energia elétrica, Descrição: Nos sistemas de transmissão de energia elétrica, o controle da magnitude de tensão possui um papel fundamental para a sua operação segura, dado que um despacho inadequado de potência reativa pode produzir efeitos negativos nesses sistemas como, por exemplo, grandes desvios nos perfis de tensão e/ou aumento nas perdas de potência ativa. Nessas situações, o sistema elétrico pode ser levado a operar próximo a condições críticas, que podem levá-lo ao colapso se ações de controle não forem tomadas. Para evitar tais cenários, os operadores do sistema possuem a sua disposição mecanismos de controle como: geradores síncronos, transformadores em fase, bancos de capacitores e reatores em derivação (shunt), FACTS (Flexible Alternating Current Transmission System) etc. Em condições normais, a operação segura do sistema de transmissão pode ser garantida com o controle da magnitude de tensão e, para isso, torna-se fundamental a aplicação de tecnologias de tráfego de dados que viabilizem a interação entre os dispositivos de controle e que garantam a execução das ações de controle determinadas pelos operadores do sistema. De acordo com Eremia e Shahidehpour, o objetivo principal do controle da magnitude de tensão é manter as magnitudes numa faixa de valores adequada. Para isso, o sistema elétrico de potência possui um conjunto de dispositivos de controle que precisam ser operados de forma coordenada a fim de que sua atuação conjunta garanta valores adequados de tensão em todas as barras do sistema. Dessa forma, o problema do controle da magnitude de tensão, baseado no redespacho de potência reativa, consiste na definição dos ajustes que devem ser executados nos geradores síncronos para levar as tensões das barras de carga cujas magnitudes estejam violadas para dentro da faixa de valores adequada. Dessa forma, a resolução do problema do controle da magnitude de tensão contempla o cálculo do Fluxo de Carga, a determinação das barras com tensões violadas e aplicação das Metodologias de Controle para definir a sequência de ajustes a ser executada para o redespacho de potência reativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafael Martins Barros - Integrante / André Macedo Santana - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Estudo e Implementação de heurísticas para o Problema da Minimização de Ramificações de Árvores Geradoras, Descrição: Neste projeto foi realizado um estudo bibliográfico e coleta de informações, com realização de pesquisas acerca do Problema da Minimização de Ramificações de Árvores Geradoras, levantamento bibliográfico sobre a formulação matemática do problema da minimização de ramificações de árvores geradoras. Foi realizada uma implementação computacional das heurísticas, obtendo um conjunto de algoritmos, passíveis de serem empregados no problema da minimização de ramificações de árvores geradoras. Por fim foi feito um estudo comparativo entre as heurísticas, considerando a qualidade e obtenção de uma solução para o problema proposto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafael Martins Barros - Integrante / André Macedo Santana - Coordenador / Ricardo de Andrade Lira Rabêlo - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Láurea Universitária, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2018

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica

    Outras informações:
    Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFPI, no período de 8/2017 a 7/2018, desenvolvendo o trabalho ?Um modelo Computacional para corrigir as violações na magnitude de tensão em barras de carga de um sistema de transmissão de energia elétrica?, sob orientação do Prof. Dr. André Macedo Santana, do Centro de Ciências da Natureza - CCN/UFPI.

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica

    Outras informações:
    Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ? PIBIC/CNPq(2016/2017), desenvolvendo o trabalho ?Estudo e Implementação de heurísticas para o Problema da Minimização de Ramificações de Árvores Geradoras?, sob orientação do Prof. Dr. Andre Macedo Santana, do Centro de Ciências da Natureza - CCN/UFPI.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor bolsista

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor bolsista

    Atividades

    • 04/2016 - 08/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências da Natureza.,Atividade realizada, Monitor bolsista de disciplina de Métodos Numéricos, no período 2016.1, tendo como professor-orientador Ricardo de Andrade Lira Rabelo.

    • 08/2015 - 12/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências da Natureza.,Atividade realizada, Monitor bolsista da disciplina de Estruturas de Dados I, no período 2015.2, tendo como professor-orientador André Macedo Santana.