Leonardo Cristian Martins

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020) e cursa o mestrado em Antropologia Social pela mesma universidade. Foi bolsista PIBIC entre 2016 e 2018, pesquisador bolsista na UFMS na organização do acervo de 40 anos de federalização no ano de 2019 e Professor Coordenador de Práticas Inovadoras da Escola Estadual Marechal Castelo Branco nos anos de 2022/2023. Atualmente é professor de História, Filosofia e Sociologia no Instituto Educacional Cecília Meireles, além de lecionar na Escola Estadual Marechal Castelo Branco na disciplina de História.Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, mito e história cultural

Informações coletadas do Lattes em 14/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Antropologia Social

2022 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: O OVNI do Morenão: influências do mito do disco voador no imaginário campo grandense
Guilherme Rodrigues Passamani.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Oral.

Graduação em História

2017 - 2020

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: O SACI-PERERÊ: VESTÍGIOS DE UM INQUÉRITO EM MATO GROSSO DO SUL
Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

SESI - Departamento Regional do Espírito Santo

Formação complementar

2023 - 2023

Educação socioemocional: aprendizagens-chave. (Carga horária: 12h). , Fundação Telefônica Vivo, VIVO, Brasil.

2023 - 2023

BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender. (Carga horária: 10h). , Fundação Telefônica Vivo, VIVO, Brasil.

2023 - 2023

Introdução à Educação Socioemocional. (Carga horária: 10h). , Fundação Telefônica Vivo, VIVO, Brasil.

2023 - 2023

Metodologias ativas: aprendizes protagonistas. (Carga horária: 20h). , Fundação Telefônica Vivo, VIVO, Brasil.

2023 - 2023

Defasagem de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 10h). , Fundação Telefônica Vivo, VIVO, Brasil.

2023 - 2023

Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?. (Carga horária: 10h). , Fundação Telefônica Vivo, VIVO, Brasil.

2023 - 2023

Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a edu. (Carga horária: 20h). , Fundação Telefônica Vivo, VIVO, Brasil.

2023 - 2023

Narro, logo existo: criando histórias digitais e recursos multimídia. (Carga horária: 30h). , Fundação Telefônica Vivo, VIVO, Brasil.

2023 - 2023

Currículo, saberes e competências socioemocionais. (Carga horária: 16h). , Fundação Telefônica Vivo, VIVO, Brasil.

2022 - 2022

Formação Continuada Desenvolvendo Práticas Inovadoras na Escola. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, SED/MS, Brasil.

2022 - 2022

Híbrido, PCPI - Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável. (Carga horária: 58h). , Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO, Brasil.

2022 - 2022

Itinerário Formativo Introdução à Educação Antirracista. (Carga horária: 16h). , Fundação Telefônica Vivo, VIVO, Brasil.

2022 - 2022

Práticas reflexivas de Educação socioemocional. (Carga horária: 16h). , Fundação Telefônica Vivo, VIVO, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Curso de História de Mato Grosso do Sul para o concurso de professor SED-MS. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2019 - 2019

Minicurso Didática da História e as Práticas Educativas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2019 - 2019

Minicurso História, Memórias e Mulheres Negras. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2019 - 2019

Minicurso Interfaces histórico-antropológica do Islamismo no Brasil. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2018 - 2018

MC 01: História oral e memória de expressão oral: conceituações e práticas. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de História - Seção Mato Grosso do Sul, ANPUH/MS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Oral.

Organização de eventos

ZARBATO, J. A. M. ; MARTINS, L. C. ; MARTINS, L. V. Q. . XII Semana Ensino de História e os desafios contemporâneos, I Seminário de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Comunidades Indígenas e IV Colóquio História, Memória e Patrimônio. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

7ª Semana Nacional de Arquivos - Arquivos: Territórios de Vidas. 2023. (Encontro).

República e Independência no Brasil: entrelaçamentos. 2022. (Outra).

XIII Semana de Ciências Sociais: Pluralidades e convergências em um mundo pós-pandêmico,. O disco voador: um olhar decolonial do mito. 2022. (Congresso).

XV Semana de História da UFMS:.O disco voador: um olhar decolonial do mito. 2022. (Seminário).

Festival Mais Cultura 2019. 2019. (Congresso).

XII Semana Ensino de História e os desafios contemporâneos, I Seminário de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Comunidades Indígenas e IV Colóquio História, Memória e Patrimônio. O Sacy-Pererê: representações do mito. 2019. (Congresso).

1 Encontro do LEHPA e XI Semana Acadêmica de História FACH/UFMS: 1968, um ano rebelde. Vigência, debates e desdobramentos cinquenta anos depois". 2018. (Congresso).

Integra UFMS 2018. AS INFLUÊNCIAS DO PIBID SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.. 2018. (Exposição).

SEMINÁRIO ANTROPOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS E FRONTEIRAS. 2018. (Seminário).

XIV Encontro de História da ANPUH/MS. 2018. (Encontro).

Integra UFMS 2017. O PERFIL DE ESTUDANTES DA MODALIDADE A DISTÂNCIA NA1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) E AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA. 2017. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • MARTINS, L. C. . O disco voador: um olhar decolonial do mito. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, L. C. . O disco voador: um olhar decolonial do mito. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, L. C. ; GONCALVES, D. P. . O Sacy-Pererê: representações do mito. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, L. C. ; ARAUJO, C. B. Z. M. . AS INFLUÊNCIAS DO PIBID SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, L. C. ; ARAUJO, C. B. Z. M. . O PERFIL DE ESTUDANTES DA MODALIDADE A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) E AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SANTOS, T. S. ; MARTINS, L. C. ; MARTINS, L. V. Q. . Pele: Discussões sobre o racismo estrutural. 2023. (Palestra).

LACERDA, O. D. ; MARTINS, L. C. ; TAVARES, L. S. . Gravidez na adolescência e prevenção às ISTs. 2023. (Palestra).

NORONHA, L. A. P. ; MARTINS, L. C. ; MARTINS, L. V. Q. . Filosofia Ética e Combate ao Bullying,. 2023. (Palestra).

MARTINS, L. C. . Pele: Discussões sobre o racismo estrutural. 2022. (Palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2019

    Organização e circulação do acervo fotográfico da UFMS em comemoração aos 40 anos de federalização, Descrição: Pesquisa em arquivos, digitalização de fotos e documentos junto à Seção de Arquivo da UFMS, com o objetivo de organizar um acervo fotográfico da UFMS, em comemoração aos 40 anos de federalização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leonardo Cristian Martins - Integrante / Marcos Paulo da Silva - Coordenador / Dilza Porto Gonçalves - Integrante / Débora Resstel Ribeiro - Integrante.

  • 2017 - 2018

    AS INFLUÊNCIAS DO PIBID SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL., Descrição: Objetiva-se, por meio deste trabalho, analisar as influências do Pibid sobre a formação inicial e a prática docente na educação básica, nos cursos de licenciatura na modalidade a distância, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Dadas as limitações do estudo, tomamos como participantes da pesquisa, os bolsistas da UFMS, inseridos do Pibid, nos editais que estiveram ativos em 2017. A opção pela UFMS deve-se ao fato de ser uma das instituições precursoras no Estado de Mato Grosso do Sul na adesão ao programa e a precursora no Brasil, para a inserção de cursos na modalidade a distância no programa. Além da abrangência de bolsistas no estado, pois conta com o maior número de cursos, campus, polos e bolsas. O projeto foi dividido em três partes, a) documental, bibliográfica e exploratória, b) coleta de campo e c) tratamento, análise de resultados e sistematização dos resultados. Questionários foram apresentados aos alunos bolsistas com perguntas relacionadas a sua experiência no Pibid, e averiguamos os dados utilizando o método de análise de conteúdo de Lawrence Bardin. Os resultados indicam que os alunos obtém uma experiência positiva com o pibid e estão satisfeitos com o programa. Conclui-se, com base na revisão bibliográfica e nos questionários coletados, que o projeto pibid possui grande relevância na construção da identidade docente e na permanência do aluno de ensino a distância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leonardo Cristian Martins - Integrante / Carla Busato Zandavalli Maluf de Araújo - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    O PERFIL DE ESTUDANTES DA MODALIDADE A DISTÂNCIA NA1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) E AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA, Descrição: Por meio deste plano de trabalho, buscou-se analisar o perfil socioeconômico dos estudantes dos cursos de graduação da UFMS na modalidade a distância, a participação em programas de permanência e suas influências sobre a permanência e terminalidade dos estudantes. Objetivou-se, ainda: (a) identificar as políticas de permanência desenvolvidas para os cursos de graduação na modalidade a distância em âmbito nacional e na UFMS; (b) Analisar os índices de evasão entre os diferentes cursos de graduação na UFMS e confrontá-los com políticas de permanência desenvolvidas. Para tanto, foi realizado o levantamento de trabalhos nas bases da Scielo, da Biblioteca Digital de teses e Dissertações, no site dos periódicos da Capes, sobre: a) as políticas de permanência para a modalidade a distância no Brasil; b) o perfil socioeconômico de estudantes da EaD; c) o desenvolvimento da EaD em MS e na UFMS. Foram elaboradas fichas com a produção identificada e houve a análise das mesmas. Foi solicitada junto à Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância, acesso aos dados socioeconômicos dos ingressantes nos cursos da modalidade a distância, buscando-se obter dados do período completo de oferta. Os dados foram organizados observando-se como categorias para tanto: edital de entrada (processo seletivo); curso e pólo de apoio ao ensino. A partir da disponibilização dos dados foram identificados os indicadores presentes nos questionários socioeconômicos e selecionados aqueles mais pertinentes ao alcance dos objetivos do plano de trabalho: Cor/etnia; estado civil; quantidade de filhos; situação atual de moradia; tipo de residência familiar; caso trabalhe, quanto tempo se dedica; se necessita de assistência ao estudante. Os resultados foram obtidos entre os anos de 2008 e 2014 nos cursos de licenciatura a distância da UFMS e compilados em tabelas, que foram analisadas e comparadas com censos nacionais. PALAVRAS-CHAVE: Políticas Educacionais. Permanência na Educação Superior.Cursos de Graduação a distância. Perfil socioeconômico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leonardo Cristian Martins - Integrante / Carla Busato Zandavalli Maluf de Araújo - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2020

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitoria da disciplina Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana

2024 - Atual

Instituto Educacional Cecília Meireles

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 31

Outras informações:
Professor de História, Sociologia e Filosofia

2021 - 2022

Instituto Educacional Cecília Meireles

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 27

Outras informações:
Professor de História, Filosofia e Sociologia

2024 - Atual

Escola Estadual Marechal Castelo Branco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 21

Outras informações:
Professor de História e Unidade Curricular CHS - 1

2022 - 2024

Escola Estadual Marechal Castelo Branco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Práticas Inovadoras, Carga horária: 40