Gabriel de Carvalho Silva

Graduado do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em fevereiro de 2016, participou como ligante da Liga Acadêmica de Medicina do Esporte e do Exercício da UFSCar, atuando até dezembro de 2017. Em março de 2017, entrou também para o Centro Acadêmico de Fisioterapia, na função de coordenador de esportes, atuando até dezembro de 2017. Em abril de 2017, prestou serviço como fisioterapeuta esportivo na modalidade futsal masculino para Associação atlética acadêmica do campus de São Carlos, nos períodos de treinos semanais e campeonatos, atuando até março de 2018. Atua principalmente nos seguintes temas: osteoartrite de joelho, sarcopenia, testes funcionais.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Fisioterapia

2014 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Poliedro São José dos Campos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2018

Fisioterapia Esportiva. (Carga horária: 125h). , Associação Atlética Acadêmica do campus São Carlos, AAACSC-USP, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Estágio em Fisioterapia Esportiva nos Jogos Interusp 2017. (Carga horária: 40h). , Assessoria em Fisioterapia Esportiva, FTZ, Brasil.

2017 - 2017

Curso básico de primeiros socorros. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2017 - 2017

I Pró-Uni: Fisioterapia nos Esportes. (Carga horária: 120h). , Kinesis Fisioterapia, Educação e Saúde, KFES, Brasil.

2017 - 2017

Monitoria na disciplina de Cinesiologia. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2017 - 2017

Coordenador de esportes. (Carga horária: 80h). , Centro acadêmico de fisioterapia UFSCar, C.A., Brasil.

2016 - 2016

O Atleta Olímpico. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT.Benefícios da atividade física no controle da ansiedade. 2018. (Outra).

Curso Básico de Primeiros Socorros. 2017. (Oficina).

XXIV Congresso de Iniciação Científica e IX Congresso de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFSCar. Avaliação da Sarcopenia em Pacientes com Osteoartrite de Joelho e sua relação com o teste de Subir e Descer Escada. 2017. (Congresso).

I Simpósio Acadêmico de Medicina do Esporte UFSCar. 2016. (Simpósio).

XIV Encontro de Medicina Esportiva AARRL.Body mass index, fat percentage and bone mineral density as predictors of body composition. 2016. (Encontro).

XXIII Simpósio de Fisioterapia da UFSCar. 2016. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Flávio Carlos Dalchiavon

DALCHIAVON, FLAVIO CARLOS; PIEDADE, S. M. S.. Manutenção de equipamentos agrícolas na entressafra de unidade sucroalcooleira utilizando ferramentas de gerenciamento de projetos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - Universidade de São Paulo.

Aline Castilho de Almeida

ALMEIDA, A. C.AILY, J. B.; ARRAES, C.;MATTIELLO, S. M.. AVALIAÇÃO DA SARCOPENIA EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO E SUA RELAÇÃO COM O TESTE DE SUBIR E DESCER ESCADA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Glaucia Helena Gonçalves

GONCALVES, G. H.AILY, J. B.; PETRELLA, M.;MATTIELLO, S.M.. TG1: Avaliação da sarcopenia em pacientes com osteoartrite de joelho e sua relação com o teste de subir e descer escada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Sonia Maria de Stefano Piedade

PIEDADE, SÔNIA M. DE S.. Manutenção de equipam.agrícolas na entressafra de unidade alcooleira utilizando ferram.de gerenciam.de projetos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Monografias - Evento SIM - PECEGE) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.

Marina Petrella

MATTIELLO, S. M.PETRELLA, M.. Avaliação da sarcopenia em pacientes com osteoartrite de joelho e sua relação com o teste de subir e descer escada. 2017 - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flávio Carlos Dalchiavon

Manutenção de equipamentos agrícolas na entressafra de unidade sucroalcooleira utilizando ferramentas de gerenciamento de projetos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - Universidade de São Paulo; Orientador: Flávio Carlos Dalchiavon;

Stela Márcia Mattiello

Avaliação da sarcopenia em pacientes com osteoartrite de joelho e sua relação com o teste de subir e descer escada; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Stela Márcia Mattiello;

Stela Márcia Mattiello

Avaliação da sarcopenia em pacientes com osteoartrite de joelho e sua relação com o teste de subir e descer escada; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Stela Márcia Mattiello;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Avaliação da sarcopenia em pacientes com osteoartrite e a relação com o teste de subir e descer escadas, Descrição: A osteoartrite (OA) destaca-se por ser a disfunção articular mais frequente em indivíduos a partir dos 40 anos de idade, apresentando dentre suas características estágios de inflamação e degeneração, causados pelo desgaste da cartilagem articular, sendo a articulação do joelho uma das mais afetadas. Além da OA, a sarcopenia é outra disfunção importante associada ao envelhecimento, levando a uma diminuição significativa da força e volume muscular, podendo acarretar sérios prejuízos funcionais aos indivíduos. Assim, testes funcionais são utilizados para avaliar pacientes que apresentam disfunções articulares e musculares, com a finalidade de identificar a performance física. Dentre os testes funcionais, recomenda-se a realização do teste de subir e descer escadas. Desta forma, parece pertinente investigar uma variável comum às duas disfunções, já que não se encontram na literatura investigada estudos que correlacionem OA de joelho, sarcopenia e o teste de subir e descer escadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriel de Carvalho Silva - Integrante / Julia Rissi Bergamaschi - Integrante / Jéssica Bianca Aily - Integrante / Aline Castilho de Almeida - Integrante / Stela Márcia Mattiello - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Influência de um protocolo de treinamento em circuito no tecido adiposo intramuscular de pacientes com osteoartrite de joelho: um ensaio clínico randomizado controlado, Descrição: O aumento de tecido adiposo intermuscular (IMAT) pode contribuir na fraqueza muscular e consequentemente na progressão da OA de joelho. A prescrição de protocolos de exercício físico tem sido utilizada como estratégia de tratamento para minimizar alguns dos acometimentos e tem sido relatado que protocolos de exercícios ideais devem se concentrar em melhorar a capacidade aeróbica e força de membros inferiores. O treinamento em circuito (TC) envolve a combinação de exercícios de força e aeróbios na mesma sessão e tem mostrado benefícios na composição corporal e função física, além de outros parâmetros. Porém a literatura não está clara com relação às influências do TC na concentração de IMAT na população com OA de joelho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriel de Carvalho Silva - Coordenador / Julia Rissi Bergamaschi - Integrante / Jéssica Bianca Aily - Integrante / Aline Castilho de Almeida - Integrante / Stela Márcia Mattiello - Integrante / Alisson Lima da Rosa - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional