Lucas do Espiríto Santo Corrêa

Líder de Produto Digital, Desenvolvedor, Designer e Professor no SENAI e no SENAC. Pós-graduado em Engenharia de Software com Métodos Ágeis, com formação em Digital Product Leadership pela Tera e graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Atualmente cursa pós-graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo SENAI CETIQT. Atua na construção de produtos digitais e sistemas com foco em experiência do usuário, acessibilidade e impacto social. Possui trajetória consolidada em projetos de transformação digital, unindo visão estratégica, domínio técnico e cultura de colaboração. Acredita que a tecnologia precisa ser construída com propósito humano.

Informações coletadas do Lattes em 27/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Docência em Educação Profissional e Tecnológica

2024 - Atual

Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil
Título: Metodologia SENAI como Norteador da Prática Docente: Formação do Desenvolvedor Completo na Educação Profissional e Tecnológica

Especialização em Engenharia de Software com Métodos Ágeis

2023 - 2024

Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Construção de Software com Princípios Ágeis: Um Enfoque na Engenharia de Software Moderna

Graduação em Análise de Desnvolvimento de Sistemas

2020 - 2022

Universidade de Santo Amaro
Orientador: Prof. Ms. Clausia Mara Antoneli

Curso técnico/profissionalizante em Eletricista de Manutenção com Ênfase em Automação Industrial

2012 - 2014

SENAI - Departamento Regional de São Paulo

Formação complementar

2023 - 2024

DIGITAL PRODUCT LEADERSHIP. , Tera, TERA, Brasil.

2021 - 2021

Administração, Monitoramento e Análise de Redes. , Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.

2021 - 2021

Linux System Administration. (Carga horária: 40h). , 4Linux Software e Comércio de Programas Ltda., 4Linux, Brasil.

2021 - 2021

Linux SysAdmin - Security. (Carga horária: 40h). , 4Linux Software e Comércio de Programas Ltda., 4Linux, Brasil.

2021 - 2021

Linux Beginners in Cloud Online. (Carga horária: 40h). , 4Linux Software e Comércio de Programas Ltda., 4Linux, Brasil.

2020 - 2020

Fundamentos da ITIL. , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2020 - 2020

Scrum Foundation Professional Certificate SFPC. , CertiProf, CERTIPROF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Libras

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2025

Hospital Israelita Albert Einstein

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas

Outras informações:
Atuo como desenvolvedor Full Stack no Hospital Israelita Albert Einstein há alguns anos, contribuindo para diferentes projetos de um amplo ecossistema hospitalar. É um enorme prazer fazer parte desse grande time, onde valorizo e incentivo a comunicação entre design e engenharia, promovendo uma visão de dono do produto e buscando entender os objetivos mais amplos dos projetos, além de simplesmente executar PBIs, sempre alinhado a uma perspectiva de metodologia ágil.O primeiro projeto em que participei foi a aplicação "Meu Einstein", que oferece uma visão integrada para o paciente. Atuo na sustentação, escalabilidade e manutenção dessa solução, tanto em suas versões web quanto mobile. Sendo uma das aplicações mais visualizadas pelos nossos clientes, exigimos um alto nível de atenção aos detalhes para garantir a melhor experiência.Posteriormente, participei da criação do Design System do hospital, em conjunto com um time incrível. Esse projeto visa equalizar protótipos e aplicações em todo o ecossistema, estabelecendo um padrão unificado tanto em design quanto em engenharia, alinhado à identidade visual do Einstein.Atualmente, estou explorando a integração e comunicação entre aplicações Flutter e ReactJS, buscando uma compreensão mais profunda do consumo dessas tecnologias dentro do ecossistema.Tecnologias: HTML, CSS, JavaScript, NodeJS, Nest, Jest, ReactJS, React Native, Git, GitHub, Scrum, Kanban, entre outras.

2023 - Atual

SENAI - Departamento Regional de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Formação Profissional - lll, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuo como instrutor de Tecnologia da Informação no SENAI Suíço-Brasileira, lecionando no curso técnico e em programas como QualificaSP, SEBRAE e NovoTech. Desenvolvo trilhas formativas em UI/UX e Frontend, articulando teoria e prática por meio de projetos reais em parceria com empresas, possibilitando aos alunos vivenciar metodologias ágeis, versionamento e práticas de mercado no desenvolvimento de produtos digitais.

2020 - 2021

Locaweb

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Mudança

Outras informações:
Durante meu período na Locaweb, atuei como Analista de Mudança, sendo responsável pela gestão e comunicação de incidentes, mudanças e problemas, bem como pelo escalonamento de plantonistas e remanejamento e validação de licenças na ferramenta ITSM ServiceNow.Gerenciei a página do time na plataforma Confluence, que centralizava a base de conhecimento da equipe, utilizando uma linguagem própria de programação com possibilidade de implementações em HTML. Além disso, ofereci treinamentos sobre Kanban e elaborei relatórios de dados para o ciclo de melhoria contínua PDCA.Para unificação da comunicação entre times, utilizei a ferramenta Rocket.Chat, garantindo alinhamento e eficiência nas interações entre as equipes.

2025 - Atual

Centro Universitário Senac

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 16

Outras informações:
Atuo como professor no SENAC nas disciplinas de Web Standards, Linguagens de Script para Web e Projeto Integrador: Aplicação Web Dinâmica, abordando fundamentos do desenvolvimento web, acessibilidade, boas práticas de programação e integração com banco de dados, de forma a preparar os alunos para o uso seguro de bibliotecas e frameworks.