Fernanda Setta Duarte

Possui graduação em geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Análise de Bacias e Faixas Móveis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017) com ênfase em Geoquímica Orgânica e avaliação volumétrica de Oil Shale. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Estratigrafia química, atuando principalmente nos seguintes temas: sedimentologia, estratigrafia química, avaliação econômica e jazidas não convencionais.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Análise de Bacias e Faixas Móveis da UERJ

2013 - 2017

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Caracterização geoquímica e econômica dos Folhelhos betuminosos da Formação Tremembé,Bacia de Taubaté
SERGIO BERGAMASCHI. Coorientador: René Rodrigues. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Geociências

2010 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliação do Potencial Gerador da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté, área de Pindamonhangaba e Moreira César, SP.,Ano de Obtenção: 2012
Sérgio Bergamaschi.Coorientador: René Rodrigues. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Estratigrafia Química; Avaliação econômica.; Formação Tremembé; Jazidas não convencionais.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Extração de Petróleo e Gás Natural.

Graduação em geologia

2005 - 2008

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Geoquímica do Granito Pós-Colisional de Mangaratiba (Granito Mangaratiba),RJ, Brasil
Orientador: Dr. Rubem Porto Jr.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

ArcGIS Desktop - Modulo I. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2008 - 2008

Saúde e Ambiente-Os resíduos sólidos do amianto. (Carga horária: 8h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2008 - 2008

Vulcanologia dos Andes Centrais.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

I Seminário de Análise Térmica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2007 - 2007

Micropaleontologia na Geologia do Petróleo. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica Orgânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

46º Congresso Brasileiro de Geologia. Avaliação do Potencial Gerador da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté, área de Pindamonhangaba e Moreira César, SP.. 2012. (Congresso).

Rio Oil & Gas Conference.Avaliação de Jazidas Não Convencionais - Folhelhos Betuminosos da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté¨. 2012. (Outra).

Semana de Geologia Realizada na UFRRJ no período de 22 a 26 de janeiro.. 2007. 2007. (Outra).

Simpósio de Geologia do Sudeste.ASTECTOS TEXTURAIS DOS SEDIMENTOS DA FORMAÇÃO PIRANEMA,SEROPÉDICA-RJ. 2007. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Leonardo Dias Lopes

Bergamaschi; ADE, M.V. B.;Setta, F.. Integração de dados petrofísicos e geoquímicos do poço TMB-03-SP aos demais poços da bacia de Taubaté para avaliação do potencial gerador de seu folhelho betuminoso.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabele de Oliveira Santos

BergamaschiSetta, F.. ANÁLISE ORGANOFACIOLÓGICA DA FORMAÇÃO PIMENTEIRAS DO POÇO PM-10 NA BORDA LESTE DA BACIA DO PARNAÍBA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: João Carlos Nunes da Silva

BergamaschiSetta, F.. Contribuição do estudo da formação Tremembé,Bacia de Taubaté, com base na análise de palinofácies do poço MOR-1-SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ANGÉLICA FREITAS CHERMAN

CHERMAN, A. F.; Porto Jr, R.. Geoquímica do granito pós-colisional de Mangaratiba (Granito Mangaratiba), RJ, Brasil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

ALEXIS ROSA NUMMER

DUARTE, F. S.;NUMMER, ALEXIS R.; PORTO JUNIOR, R.; ALMEIDA, S.. Geoquímica do Granito Pós-Colisional de Mangaratiba (Granito Mangaratiba), RJ, Brasil. 2008.

Marco António Ruivo de Castro e Brito

BERGAMASCHI, SÉRGIO; RODRIGUES, René; JONES, C. M.; OLIVEIRA, L. C. V.; TRINDADE, L. A. F.;BRITO, M.. Caracterização geoquímica e econômica dos folhelhos betuminosos da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté. 2017. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sérgio Bergamaschi

Bergamaschi, SergioRODRIGUES, René; Jones, C.M.; Veiga, L.C.; TRINDADE, L. A. F.. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL VOLUMÉTRICO DOS FOLHELHOS BETUMINOSOS DA FORMAÇÃO TREMEMBÉ (OLIGOCENO DA BACIA DE TAUBATÉ). 2017. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sérgio Bergamaschi

Bergamaschi, SergioRODRIGUES, René; Veiga, L.C.; Jones, C.M.. Depósitos de Oil Shale - Cenário Mundial (Tema Geral) / Depósitos de Oil Shale na Bacia de Taubaté:características geoquímicas e econnômicas (Tema Específico). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Análise de Bacias Móv) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/RJ.

Hernani Aquini Fernandes Chaves

BERGAMASCHI, S.CHAVES, H. A. F.RODRIGUES, R.JONES, C. M.. DEPÓSITOS DE "OIL SHALE" - CENÁRIO MUNDIAL (TEMA GERAL), DEPÓSITOS DE OIL SHALE NA BACIA DE TAUBATÉ: CARACTERÍSTICAS GEOQUÍMICAS E ECONÔMICAS (TEMA ESPECÍFICO). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Análise de Bacias e Faixas Móveis) - Faculdade de Geologia / UERJ.

Rubem Porto Junior

Porto Jr, R.; Cherman, A.; NUMMER, A. R.. Geoquímica do Granito Pós-Colisional de Mangaratiba (Granito Mangaratiba), RJ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

René Rodrigues

BERGAMASCHI, S.;RODRIGUES, RENÉ; TRINDADE, Luis Antônio Freitas; OLIVEIRA, Luis Carlos; JONES, CLEVELAND M.; BRITO, MARCO ANTÓNIO RUIVO DE CASTRO E. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL VOLUMÉTRICO DOS FOLHELHOS BETUMINOSOS DA FORMAÇÃO TREMEMBÉ (OLIGOCENO DA BACIA DE TAUBATÉ). 2017. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Egberto Pereira

PEREIRA, E.BERGAMASCHI, S.; LANZARINI, W.. Avaliação do potencial Gerador da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté, área de Pindamonhagaba e Moreira César, São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Análise de Bacias e Faixas Móveis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sérgio Bergamaschi

Quimioestratigrafia da Fornação Tremembé (Oligoceno da Bacia de Taubaté) no Poço QUI-!-SP; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Fernanda Setta Duarte;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wilma de Carvalho Pereira Bonet Guilayn

Comparação de materiais sorventes na análise de aluminossilicatos com camada 2:1 por difratometria de Raios X; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Wilma de Carvalho Pereira Bonet Guilayn;

Sérgio Bergamaschi

Avaliação do potencial gerador da Formação Tremembé, Bacia de Tabaté, área de Pindamonhangaba e Moreira César, SP; 2012; Dissertação (Mestrado em Pos-Graduação em Analise de Bacias e Faixas Moveis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/RJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Bergamaschi;

Sérgio Bergamaschi

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL VOLUMÉTRICO DOS FOLHELHOS BETUMINOSOS DA FORMAÇÃO TREMEMBÉ (OLIGOCENO DA BACIA DE TAUBATÉ); 2017; Tese (Doutorado em Análise de Bacias e Faixas Móveis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Sérgio Bergamaschi;

Rubem Porto Junior

Geoquímica do Granito Pós-Colisional de Mangaratiba (Granito Mangaratiba), RJ, Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rubem Porto Junior;

René Rodrigues

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL VOLUMÉTRICO DOS FOLHELHOS BETUMINOSOS DA FORMAÇÃO TREMEMBÉ (OLIGOCENO DA BACIA DE TAUBATÉ); ; 2017; Tese (Doutorado em Análise de Bacias e Faixas Móveis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: René Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Setta, F. . Oil Shale no cenário mundial e tecnologias de exploração (ISBN:9786139627240). 1. ed. NEA-Novas Edições Acadêmicas, 2018. 85p .

  • Nicchio, M ; Marques, R ; Campos, R ; Marangon, G ; Setta, F. . MAPEAMENTO GEOLÓGICO E CARACTERIZAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA REGIÃO DE GUARAPARI, ESPÍRITO SANTO. In: Matheus Amador Nicchio; Rodson de Abreu Marques; Roberto Sacks de Campos; Guilherme Rodrigues Marangon; Fernanda Setta Duarte. (Org.). Mapeamento Geológico e Geologia Regional. 1ed.Alegre/ES: CAUFES, 2018, v. 1, p. 87-99.

  • MOURA, D. F. A. ; Marques, R ; Abreu, A,S ; Melo, M,G ; Setta, F. . COMPARAÇÃO PETROGRÁFICA E DE CAMPO DOS GRANITÓIDES DA SUÍTE GALILÉIA (FAIXA ARAÇUAÍ) NA REGIÃO DE GALILÉIA (MG) E DO COMPLEXO SERRA DA BOLÍVIA (FAIXA RIBEIRA) NA REGIÃO LIMÍTROFE DOS ESTADOS DO RJ E ES. In: FABRICIA BENDA DE OLIVEIRA; RODSON DE ABREU MARQUES; CALVIN DA SILVA CANDOTTI; EDGAR BATISTA DE MEDEIROS JÚNIOR. (Org.). Mapeamento Geológico e Geologia Regional Volume 2 ALEGRE - ES CAUFES 2018. 1ed.Alegre-ES: CAUFE, 2018, v. 2, p. 23-42.

  • Marques, R ; MACEDO, R. S. ; Velasco, T.C ; Júnior, E.B.M ; Setta, F. . LITOQUÍMICA DA SUÍTE GALILÉIA NA REGIÃO DE GALILÉIA E AFONSO PENA - MG. In: Fabricia Benda de Oliveira; Rodson de Abreu Marques; Calvin da Silva Candotti; Edgar Batista de Medeiros Júnior. (Org.). Mapeamento Geológico e Geologia Regional. 1ed.Alegre-ES: CAUFES, 2018, v. 2, p. 47-60.

  • MOURA, D. F. A. ; Marques, R ; Abreu, A,S ; Melo, M,G ; Setta, F. . CARACTERIZAÇÃO PETROGRÁFICA E MICROTECTÔNICA DOS CHARNOCKITÓIDES DA SUÍTE SÃO JOÃO DO PARAÍSO NA REGIÃO DE ITAPERUNA ? NOROESTE DO RJ. In: FABRICIA BENDA DE OLIVEIRA; RODSON DE ABREU MARQUES ;EDGAR BATISTA DE MEDEIROS JÚNIOR; CALVIN DA SILVA CANDOTTI. (Org.). Petrologia e Mineralogia - Volume 1. 1ed.Alegre-ES: CAUFES, 2018, v. 1, p. 23-41.

  • Setta, F. ; Bergamaschi ; Rodrigues ; Pereira ; Chaves . Avaliação de Jazidas Não Convencionais: Folhelhos Betuminosos da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté. In: RIO OIL & GAS, 2012, Rio de Janeiro. RIO OIL & GAS Technical Papers, 2012.

  • CITRONI, S. B. ; LUIZ BATISTA ; BENEVIDES, E. F. S. ; MARCUS DELFINO ; Setta, F. . Aspectos texturais dos Sedimentos da Formação Piranema, Seropédica - RJ. In: XIV Simpósio de Geologia do Sudeste., 2007, Diamantina. XIV Simpósio de Geologia do Sudeste., 2007.

  • Setta, F. ; Bergamaschi ; BERTOLINO, L. C. . Identificação dos Argilominerais da Formação Tremembé,Bacia de Taubaté. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Setta, F. ; Bergamaschi ; Rodrigues ; Pereira ; Chaves . ?Avaliação do potencial gerador da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté, área de Pindamonhangaba e Moreira César, SP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Setta, F. ; SERGIO, ; Rodrigues ; Pereira ; Chaves . Avaliação de Jazidas Não Convencionais - Folhelhos Betuminosos da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté¨,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Setta, F. ; CITRONI, S. B. ; MARINS, G. M. ; M.M.JR., W. ; OLIVEIRA, F. A. ; LUIZ BATISTA ; Jaques . ASTECTOS TEXTURAIS DOS SEDIMENTOS DA FORMAÇÃO PIRANEMA,SEROPÉDICA-RJ. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Setta, F. ; Bergamaschi ; Rodrigues ; Pereira ; Chaves . Avaliação de Jazidas Não Convencionais - Folhelhos Betuminosos da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté. 2012 (Trabalho em fins de avaliação final para publicação no evento Rio Oil & Gas 2012.) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Projeto Folhelho (UFRJ/GeoPark/COPPETEC- IGEO 19.301) ? Caracterização geológica da qualidade de folhelhos marinhos do Devoniano da bacia do Paraná do ponto de vista exploratório,, Descrição: O trabalho tem como título: Estudo do Potencial Gerador e Volumétrico da Formação Ponta Grossa na Borda leste da Bacia do Paraná e está vinculado ao LAGESED. Tem como objetivos realizar análises geoquímicas de carbono orgânico total e pirólise Rock-Eval, divisão da sessão estudada em unidades quimioestratigráficas; avaliação da qualidade e do tipo de matéria orgânica, avaliação da profundidade com maior riqueza orgânica, cálculo de rendimento (S1+S2) e confirmar o potencial para a geração de óleo e gás de uma sucessão estratigráfica do Devoniano da Bacia do Paraná, Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Setta Duarte - Integrante / Thiago Carelli - Coordenador / Maria Fernanda Barroso Maia - Integrante / Josiane Plantz - Integrante / Leonardo Borghi - Integrante.

  • 2009 - 2017

    INSTITUTO NACIONAL DE ÓLEO E GAS - JAZIDAS NÃO CONVENCIONAIS, Descrição: O Instituto Nacional de Óleo e Gás Jazidas não Convencionais (INOG) proposto pela UERJ e UENF, em parceria com o DRM (Diretoria de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro) e com apoio da UFPE, PUC-RIO, EMBRAPA (solos), UFF e Observatório Nacional (ON) tem por finalidade consolidar o Estado do Rio de Janeiro como um centro de referência nacional para qualificação de profissionais para a Indústria do Petróleo e Gás. As grandes reservas brasileiras de petróleo e gás encontram-se posicionadas nas bacias de Campos e Santos. Essa situação geológica / geográfica, mesmo antes do descobrimento das reservas do pré-sal, possibilitou a instalação de uma infra-estrutura técnico-científica e tecnológica no Rio de Janeiro que tem atraído a implantação de diferentes empresas vinculadas ao setor de óleo e gás. Assim, diversas empresas dos diferentes segmentos do complexo produtivo do setor de petróleo e gás têm utilizado o Estado do Rio de Janeiro como base para suas atividades no país e na América Latina. O INOG terá uma estrutura organizacional composta por cinco áreas da cadeia produtiva do setor de petróleo: Exploração, Produção, Refino, Meio Ambiente e Regulação. Desse modo, visando atender a essa crescente demanda de serviços tecnológicos e de mão de obra especializada o INOG pretende ser um centro de referência Nacional desse setor, atuando em parceria com as demais entidades vinculadas ao segmento, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas inovadoras no âmbito dos programas de pós-graduação das universidades envolvidas. . Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Setta Duarte - Integrante / Sérgio Bergamaschi - Integrante / René Rodrigues - Coordenador / Egberto Pereira - Integrante / Hernani Chaves - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: UFRJ-Pós-Doutorado LAGESED, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisadora vinculada ao projeto Folhelho do Laboratório de Geologia Sedimentar (LAGESED) do Departamento de Geologia, Instituto de Geociências (IGEO), Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), cuja pesquisa tem como objetivo realizar análises geoquímicas de carbono orgânico total e pirólise Rock-Eval, divisão da sessão estudada em unidades quimioestratigráficas; avaliação da qualidade e do tipo de matéria orgânica, avaliação da profundidade com maior riqueza orgânica, cálculo de rendimento (S1+S2) e confirmar o potencial para a geração de óleo e gás de uma sucessão estratigráfica do Devoniano da Bacia do Paraná, Brasil.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: COPPETEC

    Outras informações:
    FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS, PESQUISAS E ESTUDOS TECNOLÓGICOS, COPPETEC, BRASIL

    Atividades

    • 05/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências, Laboratório de Geologia Sedimentar.,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Petrologia Sedimentar

  • 2013 - 2013

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Contrato ligado à disciplina Geologia do Brasil II

  • 2012 - 2013

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista do CNPq na modalidade DTI-2, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Bolsista modalidade DTI-2, vinculado ao INOG-INCT de óleo e gás.

    Atividades

    • 09/2013 - 03/2014

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Carga horário 135 h, Petrografia Sedimentar

    • 05/2013 - 08/2013

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia do Brasil II

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica FAPERJ, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista de iniciação científica da FAPERJ com convenio à Fiocruz. COMPARAÇÃO DE MATERIAIS SORVENTES NA ANÁLISE DE ALUMINOSILICATOS COM CAMADA 2:1 POR DIFRATOMETRIA DE RAIOS X.