Fernanda Setta Duarte
Possui graduação em geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Análise de Bacias e Faixas Móveis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017) com ênfase em Geoquímica Orgânica e avaliação volumétrica de Oil Shale. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Estratigrafia química, atuando principalmente nos seguintes temas: sedimentologia, estratigrafia química, avaliação econômica e jazidas não convencionais.
Sólidos conhecimentos em descrição faciológica e sedimentológica de folhelhos, análise geoquímica de quantidade e qualidade da matéria orgânica, análise do potencial gerador de hidrocarbonetos em folhelhos, identificação de intervalos de rocha com maior potencial econômico, montagem de mapas de rendimento para identificação de regiões mais ricas em hidrocarbonetos e análises do volume de petróleo que pode ser recuperado.
Informações coletadas do Lattes em 14/04/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Análise de Bacias e Faixas Móveis da UERJ
2013 - 2017
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Caracterização geoquímica e econômica dos Folhelhos betuminosos da Formação Tremembé,Bacia de Taubaté
SERGIO BERGAMASCHI. Coorientador: René Rodrigues. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Geociências
2010 - 2012
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliação do Potencial Gerador da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté, área de Pindamonhangaba e Moreira César, SP.,Ano de Obtenção: 2012
Sérgio Bergamaschi.Coorientador: René Rodrigues. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Estratigrafia Química; Avaliação econômica.; Formação Tremembé; Jazidas não convencionais.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Extração de Petróleo e Gás Natural.
Graduação em geologia
2005 - 2008
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Geoquímica do Granito Pós-Colisional de Mangaratiba (Granito Mangaratiba),RJ, Brasil
Orientador: Dr. Rubem Porto Jr.
Pós-doutorado
2018 - 2019
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Formação complementar
2018 - 2018
Sequence Stratigraphy - ACT-GEO, Dr. Victor Abreu. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
ArcGIS Desktop - Modulo I. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2008 - 2008
Vulcanologia dos Andes Centrais.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Saúde e Ambiente-Os resíduos sólidos do amianto. (Carga horária: 8h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2007 - 2007
I Seminário de Análise Térmica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2007 - 2007
Micropaleontologia na Geologia do Petróleo. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica Orgânica.
Participação em eventos
?Instituto Virtual de Paleontologia? (registro DEPEXT no 1411),. 2020. (Outra).
?Instituto Virtual de Paleontologia? (registro DEPEXT no 1411),. 2020. (Outra).
?Instituto Virtual de Paleontologia? (registro DEPEXT n 1411). 2020. (Outra).
32#junt@sadistância. 2020. (Outra).
34#junt@sadistância. 2020. (Outra).
35#junt@sadistância. 2020. (Outra).
37#junt@sadistância. 2020. (Outra).
39#junt@sadistância. 2020. (Outra).
40#junt@sadistância. 2020. (Outra).
50#junt@sadistância. 2020. (Outra).
AAPG Student Chapter Rio Meeting 03. 2020. (Outra).
Ciclo de Palestras e Diálogos em Geociências,. 2020. (Outra).
CPRM. 2020. (Outra).
GIECAR. 2020. (Outra).
Workshop Online de Geologia de Engenharia. 2020. (Outra).
46 Congresso Brasileiro de Geologia. Avaliação do Potencial Gerador da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté, área de Pindamonhangaba e Moreira César, SP.. 2012. (Congresso).
Rio Oil & Gas Conference.Avaliação de Jazidas Não Convencionais - Folhelhos Betuminosos da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté. 2012. (Outra).
Semana de Geologia Realizada na UFRRJ no período de 22 a 26 de janeiro.. 2007. 2007. (Outra).
Simpósio de Geologia do Sudeste.ASTECTOS TEXTURAIS DOS SEDIMENTOS DA FORMAÇÃO PIRANEMA,SEROPÉDICA-RJ. 2007. (Simpósio).
Participação em bancas
Bergamaschi; ADE, M.V. B.;Setta, F.. Integração de dados petrofísicos e geoquímicos do poço TMB-03-SP aos demais poços da bacia de Taubaté para avaliação do potencial gerador de seu folhelho betuminoso.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BergamaschiSetta, F.. ANÁLISE ORGANOFACIOLÓGICA DA FORMAÇÃO PIMENTEIRAS DO POÇO PM-10 NA BORDA LESTE DA BACIA DO PARNAÍBA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BergamaschiSetta, F.. Contribuição do estudo da formação Tremembé,Bacia de Taubaté, com base na análise de palinofácies do poço MOR-1-SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Comissão julgadora das bancas
CHERMAN, A. F.; Porto Jr, R.. Geoquímica do granito pós-colisional de Mangaratiba (Granito Mangaratiba), RJ, Brasil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Bergamaschi, SergioRODRIGUES, René; Jones, C.M.; Veiga, L.C.; TRINDADE, L. A. F.. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL VOLUMÉTRICO DOS FOLHELHOS BETUMINOSOS DA FORMAÇÃO TREMEMBÉ (OLIGOCENO DA BACIA DE TAUBATÉ). 2017. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Bergamaschi, SergioRODRIGUES, René; Veiga, L.C.; Jones, C.M.. Depósitos de Oil Shale - Cenário Mundial (Tema Geral) / Depósitos de Oil Shale na Bacia de Taubaté:características geoquímicas e econnômicas (Tema Específico). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Análise de Bacias Móv) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/RJ.
BERGAMASCHI, S.CHAVES, H. A. F.RODRIGUES, R.JONES, C. M.. DEPÓSITOS DE "OIL SHALE" - CENÁRIO MUNDIAL (TEMA GERAL), DEPÓSITOS DE OIL SHALE NA BACIA DE TAUBATÉ: CARACTERÍSTICAS GEOQUÍMICAS E ECONÔMICAS (TEMA ESPECÍFICO). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Análise de Bacias e Faixas Móveis) - Faculdade de Geologia / UERJ.
Porto Jr, R.; Cherman, A.; NUMMER, A. R.. Geoquímica do Granito Pós-Colisional de Mangaratiba (Granito Mangaratiba), RJ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BERGAMASCHI, S.;RODRIGUES, RENÉ; TRINDADE, Luis Antônio Freitas; OLIVEIRA, Luis Carlos; JONES, CLEVELAND M.; BRITO, MARCO ANTÓNIO RUIVO DE CASTRO E. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL VOLUMÉTRICO DOS FOLHELHOS BETUMINOSOS DA FORMAÇÃO TREMEMBÉ (OLIGOCENO DA BACIA DE TAUBATÉ). 2017. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DUARTE, F. S.;NUMMER, ALEXIS R.; PORTO JUNIOR, R.; ALMEIDA, S.. Geoquímica do Granito Pós-Colisional de Mangaratiba (Granito Mangaratiba), RJ, Brasil. 2008.
PEREIRA, E.BERGAMASCHI, S.; LANZARINI, W.. Avaliação do potencial Gerador da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté, área de Pindamonhagaba e Moreira César, São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Análise de Bacias e Faixas Móveis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Quimioestratigrafia da Fornação Tremembé (Oligoceno da Bacia de Taubaté) no Poço QUI-!-SP; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Fernanda Setta Duarte;
Foi orientado por
Comparação de materiais sorventes na análise de aluminossilicatos com camada 2:1 por difratometria de Raios X; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Wilma de Carvalho Pereira Bonet Guilayn;
Avaliação do potencial gerador da Formação Tremembé, Bacia de Tabaté, área de Pindamonhangaba e Moreira César, SP; 2012; Dissertação (Mestrado em Pos-Graduação em Analise de Bacias e Faixas Moveis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/RJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Bergamaschi;
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL VOLUMÉTRICO DOS FOLHELHOS BETUMINOSOS DA FORMAÇÃO TREMEMBÉ (OLIGOCENO DA BACIA DE TAUBATÉ); 2017; Tese (Doutorado em Análise de Bacias e Faixas Móveis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Sérgio Bergamaschi;
Geoquímica do Granito Pós-Colisional de Mangaratiba (Granito Mangaratiba), RJ, Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rubem Porto Junior;
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL VOLUMÉTRICO DOS FOLHELHOS BETUMINOSOS DA FORMAÇÃO TREMEMBÉ (OLIGOCENO DA BACIA DE TAUBATÉ); ; 2017; Tese (Doutorado em Análise de Bacias e Faixas Móveis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: René Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
SETTA, FERNANDA ; BERGAMASCHI, SÉRGIO ; RODRIGUES, RENÉ ; JONES, CLEVELAND ; CHAVES, HERNANI ; BRITO, MARCO ; PEREIRA, EGBERTO . The volumetric potential assessment of the oil shales of Tremembé Formation, Taubaté Basin, Brazil. JOURNAL OF PETROLEUM EXPLORATION AND PRODUCTION TECHNOLOGY , v. 10, p. 1, 2020.
-
Setta, F. . Oil Shale no cenário mundial e tecnologias de exploração (ISBN:9786139627240). 1. ed. NEA-Novas Edições Acadêmicas, 2018. 85p .
-
Nicchio, M ; Marques, R ; Campos, R ; Marangon, G ; Setta, F. . MAPEAMENTO GEOLÓGICO E CARACTERIZAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA REGIÃO DE GUARAPARI, ESPÍRITO SANTO. In: Matheus Amador Nicchio; Rodson de Abreu Marques; Roberto Sacks de Campos; Guilherme Rodrigues Marangon; Fernanda Setta Duarte. (Org.). Mapeamento Geológico e Geologia Regional. 1ed.Alegre/ES: CAUFES, 2018, v. 1, p. 87-99.
-
Marques, R ; MACEDO, R. S. ; Velasco, T.C ; Júnior, E.B.M ; Setta, F. . LITOQUÍMICA DA SUÍTE GALILÉIA NA REGIÃO DE GALILÉIA E AFONSO PENA - MG. In: Fabricia Benda de Oliveira; Rodson de Abreu Marques; Calvin da Silva Candotti; Edgar Batista de Medeiros Júnior. (Org.). Mapeamento Geológico e Geologia Regional. 1ed.Alegre-ES: CAUFES, 2018, v. 2, p. 47-60.
-
MOURA, D. F. A. ; Marques, R ; Abreu, A,S ; Melo, M,G ; Setta, F. . CARACTERIZAÇÃO PETROGRÁFICA E MICROTECTÔNICA DOS CHARNOCKITÓIDES DA SUÍTE SÃO JOÃO DO PARAÍSO NA REGIÃO DE ITAPERUNA ? NOROESTE DO RJ. In: FABRICIA BENDA DE OLIVEIRA; RODSON DE ABREU MARQUES ;EDGAR BATISTA DE MEDEIROS JÚNIOR; CALVIN DA SILVA CANDOTTI. (Org.). Petrologia e Mineralogia - Volume 1. 1ed.Alegre-ES: CAUFES, 2018, v. 1, p. 23-41.
-
MOURA, D. F. A. ; Marques, R ; Abreu, A,S ; Melo, M,G ; Setta, F. . COMPARAÇÃO PETROGRÁFICA E DE CAMPO DOS GRANITÓIDES DA SUÍTE GALILÉIA (FAIXA ARAÇUAÍ) NA REGIÃO DE GALILÉIA (MG) E DO COMPLEXO SERRA DA BOLÍVIA (FAIXA RIBEIRA) NA REGIÃO LIMÍTROFE DOS ESTADOS DO RJ E ES. In: FABRICIA BENDA DE OLIVEIRA; RODSON DE ABREU MARQUES; CALVIN DA SILVA CANDOTTI; EDGAR BATISTA DE MEDEIROS JÚNIOR. (Org.). Mapeamento Geológico e Geologia Regional Volume 2 ALEGRE - ES CAUFES 2018. 1ed.Alegre-ES: CAUFE, 2018, v. 2, p. 23-42.
-
CITRONI, S. B. ; LUIZ BATISTA ; BENEVIDES, E. F. S. ; MARCUS DELFINO ; Setta, F. . Aspectos texturais dos Sedimentos da Formação Piranema, Seropédica - RJ. In: XIV Simpósio de Geologia do Sudeste., 2007, Diamantina. XIV Simpósio de Geologia do Sudeste., 2007.
-
Setta, F. ; Bergamaschi ; BERTOLINO, L. C. . Identificação dos Argilominerais da Formação Tremembé,Bacia de Taubaté. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Setta, F. ; Bergamaschi ; Rodrigues ; Pereira ; Chaves . ?Avaliação do potencial gerador da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté, área de Pindamonhangaba e Moreira César, SP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Setta, F. ; SERGIO, ; Rodrigues ; Pereira ; Chaves . Avaliação de Jazidas Não Convencionais - Folhelhos Betuminosos da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Setta, F. ; CITRONI, S. B. ; MARINS, G. M. ; M.M.JR., W. ; OLIVEIRA, F. A. ; LUIZ BATISTA ; Jaques . ASTECTOS TEXTURAIS DOS SEDIMENTOS DA FORMAÇÃO PIRANEMA,SEROPÉDICA-RJ. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Setta, F. ; Bergamaschi ; Rodrigues ; Pereira ; Chaves . Avaliação de Jazidas Não Convencionais - Folhelhos Betuminosos da Formação Tremembé, Bacia de Taubaté. 2012 (Trabalho em fins de avaliação final para publicação no evento Rio Oil & Gas 2012.) .
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2017
INSTITUTO NACIONAL DE ÓLEO E GAS - JAZIDAS NÃO CONVENCIONAIS, Descrição: O Instituto Nacional de Óleo e Gás Jazidas não Convencionais (INOG) proposto pela UERJ e UENF, em parceria com o DRM (Diretoria de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro) e com apoio da UFPE, PUC-RIO, EMBRAPA (solos), UFF e Observatório Nacional (ON) tem por finalidade consolidar o Estado do Rio de Janeiro como um centro de referência nacional para qualificação de profissionais para a Indústria do Petróleo e Gás. As grandes reservas brasileiras de petróleo e gás encontram-se posicionadas nas bacias de Campos e Santos. Essa situação geológica / geográfica, mesmo antes do descobrimento das reservas do pré-sal, possibilitou a instalação de uma infra-estrutura técnico-científica e tecnológica no Rio de Janeiro que tem atraído a implantação de diferentes empresas vinculadas ao setor de óleo e gás. Assim, diversas empresas dos diferentes segmentos do complexo produtivo do setor de petróleo e gás têm utilizado o Estado do Rio de Janeiro como base para suas atividades no país e na América Latina. O INOG terá uma estrutura organizacional composta por cinco áreas da cadeia produtiva do setor de petróleo: Exploração, Produção, Refino, Meio Ambiente e Regulação. Desse modo, visando atender a essa crescente demanda de serviços tecnológicos e de mão de obra especializada o INOG pretende ser um centro de referência Nacional desse setor, atuando em parceria com as demais entidades vinculadas ao segmento, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas inovadoras no âmbito dos programas de pós-graduação das universidades envolvidas. . Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Setta Duarte - Integrante / Sérgio Bergamaschi - Integrante / René Rodrigues - Coordenador / Egberto Pereira - Integrante / Hernani Chaves - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 9
Outras informações:
Petrologia Sedimentar
2013 - 2013
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 5
Outras informações:
Contrato ligado à disciplina Geologia do Brasil II
2012 - 2013
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista do CNPq na modalidade DTI-2, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsista modalidade DTI-2, vinculado ao INOG-INCT de óleo e gás.
Atividades
-
09/2013 - 03/2014
Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Carga horário 135 h, Petrografia Sedimentar
-
05/2013 - 08/2013
Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia do Brasil II
2008 - 2009
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica FAPERJ, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de iniciação científica da FAPERJ com convenio à Fiocruz.
COMPARAÇÃO DE MATERIAIS SORVENTES NA ANÁLISE DE ALUMINOSILICATOS COM CAMADA 2:1 POR DIFRATOMETRIA DE RAIOS X.
2018 - 2019
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: COPPETEC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisadora vinculada ao projeto Folhelho do Laboratório de Geologia Sedimentar (LAGESED) do Departamento de Geologia, Instituto de Geociências (IGEO), Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), cuja pesquisa tem como objetivo realizar análises geoquímicas de carbono orgânico total e pirólise Rock-Eval, divisão da sessão estudada em unidades quimioestratigráficas; avaliação da qualidade e do tipo de matéria orgânica, avaliação da profundidade com maior riqueza orgânica, cálculo de rendimento (S1+S2) e confirmar o potencial para a geração de óleo e gás de uma sucessão estratigráfica do Devoniano da Bacia do Paraná, Brasil
Você é Fernanda Setta Duarte?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Setta Duarte e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?