Ana Paula Teixeira da Cruz

Ana Paula Cruz é licenciada e mestre em Práticas Interpretativas, pela UNIRIO com a dissertação: ?LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO TEMÁTICA DE PEÇAS BRASILEIRAS COMPOSTAS PARA FLAUTA TRANSVERSA SOLO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.?, sob a orientação da Profa. Dra. Laura Rónai. Seu tema de mestrado foi apresentado no Colóquio de Pós-Graduação da UNIRIO em 2006 e no Congresso do III Festival Internacional da Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF) em 2008. Durante a graduação e o mestrado foi monitora das cadeiras de flauta doce e flauta transversa complementar. Na música erudita já atuou como flautista e piccolista da Orquestra de Câmara da UNIRIO, 2003; da Orquestra Sinfônica do II Festival de Inverno do Rio de Janeiro, 2003; da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, 2002 a 2004; da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS), 2005. De 2002 à 2010, foi integrante do TRIO RÓNAI, trio de flautas especializado em música brasileira contemporânea; que 2008, com o patrocinado pelo MinC (Ministério da Cultura), realizou uma turnê com o Trio Rónai, tocando no Conservatório Superior de Amsterdã. Em 2009, o TRIO RÒNAI, a convite da Embaixada Brasileira, fez o concerto de lançamento do CD "Sem Espera", do compositor Sérgio Roberto de Oliveira, em Londres no Bolivar Hall. De 2012 e 2014, Ana Paula Cruz atuou como Coordenadora Pedagógica Musical da Ong Afroreggae em Parada de Lucas e Vigário Geral. Nesta instituição atuou como diretora Musical do Grupo de Sopros do Afroreggae, Ensaiadora da Orquestra Sinfônica Afroreggae; idealizadora, diretora musical e professor de Flauta dos Flautistas do Afroreggae. Atualmente é professora da Cadeira de Flauta Transversal no Curso Técnico Integrado em Música em do Colégio Pedro II de Realengo desde 2012. É idealizadores e coordenadora dos Flautistas do Colégio Pedro II de Realengo. O grupo tem se apresentado em diversos eventos importantes dentro da comunidade escolar como: a Inauguração do Teatro Bernardo de Vasconcelos em Realengo, a Cerimônia da Entrega da ?Pena de Ouro? aos melhores alunos do ano letivo de 2014 do Colégio Pedro II, a Comemoração de 178 anos do Colégio Pedro II no Campus Duque de Caxias, Cerimônia de Comemoração dos Dez Anos do Campus e as comemorações em homenagem à Joaquim Osório Duque Estrada na cidade de Paty de Alferes. No ano de 2016, Os Flautistas do Colégio Pedro II de Realengo representaram o Colégio Pedro II no X Encontro Regional Sudoeste da ABEM e no III Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Música

2005 - 2008

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: "Levantamento e catalogação de peças brasileiras para flauta transversa solo compostas na segunda metade do século XX",Ano de Obtenção: 2008
Laura Rónai.Palavras-chave: flauta; catalogação; música brasileira.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Práticas Interpretativas.

Especialização em Arteterapia em Educação e Saúde

2003 - 2004

Universidade Candido Mendes
Título: Arteterapia e a educação musical
Orientador: Maria Cristina Urrutigarray

Graduação em Música

1999 - 2003

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Análise dos Processos de musicalização envolvidos na prática de conjunto: um estudo de caso (Flautistas da Pró-Arte e Coral Canto Nosso)
Orientador: José Nunes Fernandes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Master-Class de Flauta transversa. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2003 - 2003

Master Class de Flauta Transversa. , Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.

2002 - 2003

Regência Coral. , Seminários de Música Pró-Arte, PRO-ARTE, Brasil.

2002 - 2002

Master Class de Flauta Transversa. , UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, UNIRIO, Barein.

2001 - 2001

Master Class de Flauta Transversa. , Escola de Música Villa Lobos, EMVL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Francês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Práticas Interpretativas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: PERFORMANCE.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ciclo de Debates "Conversa de Professor"- Linguagens Artísticas na Educação na Educação Básica.Música, Artes e Teatro - motivações, repercussões e muitos mais na Educação Básica e Além dela. 2015. (Outra).

II Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II.Workshop de Flauta Doce. 2015. (Encontro).

III Seminário Pedagógico do Colégio Pedro II.Flautistas do Colégio Pedro II - projeto e pesquisa sobre a prática de conjunto no Curso Técnico de música em Instrumentos Musicais do Colégio Pedro II - Campus Realengo. 2015. (Seminário).

XIV Congresso Mundial de Musicoterapia. 2014. (Congresso).

III CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Congresso).

IV CONGRESSO CIENTÍFICO INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS DA ABRAF. Levantamento e Catalogação de peças para flauta transversa solo na segunda metade do século XX. 2008. (Congresso).

XI COLÓQUIO DO PPGM -Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO.LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO TEMÁTICA DE PEÇAS COMPOSTAS PARA FLAUTA TRANSVERSA SOLO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. 2006. (Simpósio).

XIII ENCONTRO ANUAL DA ABEM. Rodas, cirandas e integrações: como a prática de conjunto pode ser trabalhada entre alunos de diferentes séries do ensino fundamental e médio. 2004. (Congresso).

XVIII Fórum de Pedagogia em Música do Instituto Villa-Lobos - UNIRIO.Análise dos processos de musicalização envolvidos na prática de conjunto: um estudo de caso (Flautistas da Pró-Arte e Coral Canto Nosso). 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rodrigo Cicchelli Velloso

RONAI, L.;VELLOSO, RODRIGO CICCHELLI; SERRAO, R.. Catalogação Temática das Peças Brasileiras para Flauta Transversa Solo: segunda metade do século XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Laura Tausz Rónai

LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO TEMÁTICA DAS PEÇAS BRASILEIRAS COMPOSTAS PARA FLAUTA TRANSVERSA SOLO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Laura Tausz Rónai;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CRUZ, A. P. T. ; CAVALCANTI, M. C. L. ; PARPAGUERIUS, I. ; GARRIDO, R. ; ALMEIDA, A. . Música e Músicos do Brasil. 2006. Performática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Laboratório de Estudos em Educação e Diversidade (LEDi), Descrição: Criado em março de 2015, o LEDi é um núcleo de estudos e pesquisas, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil ? CNPQ e composto por docentes e técnico-administrativos do Campus São Cristóvão II, sob a liderança da professora Cristiane Cerdera. O Laboratório tem como proposta realizar trabalhos de pesquisa e estudo em questões que envolvam a diversidade, interseccionando as noções de gênero, etnia, sexualidade, classe social e religião, perante a comunidade escolar como um todo, estimulando a livre discussão sobre o entendimento do "pertencimento", a partir da perspectiva de que aquilo que nos iguala é a diferença.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . , Integrantes: Ana Paula Teixeira da Cruz - Coordenador / Cristiane Pereira Cerdera - Integrante / Adriane Gomes Farah - Integrante / Marília Márcia Cunha da Silva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - Atual

    Flautistas do Colégio Pedro II de Realengo II, Descrição: Descrição (resumida): O projeto Flautistas do Colégio Pedro II de Realengo é um grupo de prática de conjunto instrumental formado em 2013 por alunos do Ensino Fundamental II e do Curso do Ensino Médio Integrado / Técnico em Instrumentos Musicais. O objetivo principal é dar oportunidade através da prática de conjunto para que o aluno possa aprender e desenvolver suas habilidades musicais; ampliar o universo sonoro; promover o conhecimento de forma ampla e diversificada; propiciar a integração mútua e a socialização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (25) . , Integrantes: Ana Paula Teixeira da Cruz - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Prática Instrumental em Flauta Transversal, Descrição: A Escola de Música do Colégio Pedro II é um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades Técnico-Musicais no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão e tem a direção administrativa do Diretor Geral do Campus Realengo II, com orientação pedagógica da Chefia do Departamento de Educação Musical. Desde de 2012 são ministrados Cursos de Extensão para a Comunidade e aulas das Disciplinas específicas de formação profissional para os alunos do Ensino Médio Integrado - Técnico em Instrumento Musical. A disciplina Prática Instrumental Piano buscou o aperfeiçoamento da Técnica e da capacidade de expressão musical do aluno, através de orientações específicas individuais quanto à rotina diária de estudos e orientações técnicas relativas ao instrumento e proporcionando recitais, Saraus, Palestras, Encontros e Concurso para os alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (15) . , Integrantes: Ana Paula Teixeira da Cruz - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Flautistas do Colégio Pedro II de Realengo II, Descrição: Descrição (resumida): O projeto Flautistas do Colégio Pedro II de Realengo é um grupo de prática de conjunto instrumental formado em 2013 por alunos do Ensino Fundamental II e do Curso do Ensino Médio Integrado / Técnico em Instrumentos Musicais. O objetivo principal é dar oportunidade através da prática de conjunto para que o aluno possa aprender e desenvolver suas habilidades musicais; ampliar o universo sonoro; promover o conhecimento de forma ampla e diversificada; propiciar a integração mútua e a socialização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (25) . , Integrantes: Ana Paula Teixeira da Cruz - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Prática Instrumental em Flauta Transversal, Descrição: A Escola de Música do Colégio Pedro II é um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades Técnico-Musicais no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão e tem a direção administrativa do Diretor Geral do Campus Realengo II, com orientação pedagógica da Chefia do Departamento de Educação Musical. Desde de 2012 são ministrados Cursos de Extensão para a Comunidade e aulas das Disciplinas específicas de formação profissional para os alunos do Ensino Médio Integrado - Técnico em Instrumento Musical. A disciplina Prática Instrumental Piano buscou o aperfeiçoamento da Técnica e da capacidade de expressão musical do aluno, através de orientações específicas individuais quanto à rotina diária de estudos e orientações técnicas relativas ao instrumento e proporcionando recitais, Saraus, Palestras, Encontros e Concurso para os alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (15) . , Integrantes: Ana Paula Teixeira da Cruz - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Colégio Pedro II. , Campo de São Cristóvão 177, São Cristóvão, 20921-440 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 38911123, Fax: (021) 25802729, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Colégio QI

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Música do Ensino Fundamental

    Outras informações:
    Professora de música do 7o. ano do Ensino Fundamental

  • 2006 - Atual

    Colégio Pedro II

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Curso Técnico de Música, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora de Flauta Transversa, Percepção Musical e Teoria Musical do curso técnico de música do Colégio Pedro II

  • 2003 - 2006

    Instituto de Euducação Fernandes Rodrigues da Silveira

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Música do Ensino Fundamental

  • 2001 - 2003

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de Flauta Transversa Complementar

  • 2001 - 2003

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de Flauta Doce Complementar

  • 2000 - 2003

    Seminários de Música Pró-Arte

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de Flauta Doce e Flauta Transversa