Luciana da Costa Dias

Pós doutorado no Center for Performance Philosophy, da University of Surrey, Inglaterra. Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atua como Professora Associada no Instituto de Artes da UNB desde janeiro de 2022. Antes disso foi professora de Teoria da Arte e Estética no Departamento de Artes (DEART/IFAC) da UFOP (2011-2021), onde também atuou no Programa de Pós Graduação em Filosofia (PGFIL/UFOP) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFOP) -- programa do qual é fundadora, tendo sido sua vice-coordenadora de 2018 a 2020. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa do CNPq: 'APORIA: Núcleo de Estudos em Filosofia e Performance (líder)', do qual é fundadora. Entre 2007 e 2008, desenvolveu parte dos estudos do doutoramento, com bolsa DAAD, na Freiburg Universität, sob orientação do Prof. Dr. Günther Figal. É ainda Bacharel, Licenciada e mestre em Filosofia pela UERJ, além de ter ampla formação em artes visuais, pintura, teatro e história da arte pela EAV ? Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Membro do núcleo organizador da rede de pesquisa internacional Performance PHilosophy; Integra também o GT Territórios e Fronteiras, da ABRACE (Associação Brasileira de Artes Cênicas) e o GT Genealogia e Crítica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia)., além de ser sócia efetiva da ABRE (Associação Brasileira de EStética). Sua área de pesquisa principal é Filosofia da Arte e Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: História e teoria da Arte e do Teatro; Hermenêutica e Fenomenologia da Arte e do Teatro; História da Arte e História da filosofia; Crise da Modernidade e Niilismo; Metafísica; Estética Teatral; Relações entre Teatro e Filosofia; Teatro e (crise da) modernidade; Crise do Drama; Tragédia e contemporaneidade; Fenomenologia do Teatro e Fenomenologia da Performance. Filosofia da Performance.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

2004 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: ARTE E HISTÓRIA DO SER: A conferência A Origem da Obra de Arte e a gênese do conceito de história do ser na obra de Martin Heidegger nos anos 1930
Orientador: em Universität Freiburg ( Prof.Dr. Günther Figal)
com Marco Antonio dos Santos Casa Nova. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Estética; Filosofia Contemporânea; Heidegger, Martin; Metafísica; NIilismo; Ontologia.

Mestrado em Filosofia

2002 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Arte e Verdade: uma análise do ensaio ?A Origem da Obra de Arte? de Martin Heidegger,Ano de Obtenção: 2004
Marco Antônio dos Santos Casa Nova.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Arte; Estética; Filosofia Contemporânea; Heidegger, Martin; Verdade; Metafísica. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Graduação interrompida em 2001 em Pintura

1998 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2001

Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Filosofia

1996 - 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Consciência e intencionalidade na Fenomenologia de Edmund Husserl
Orientador: Clea Goes e Silva
Bolsista do(a): UERJ, PIBIC, Brasil.

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Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , University of Surrey, SURREY, Inglaterra. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas / Especialidade: ESTÉTICA TEATRAL. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Teoria do Teatro.

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Formação complementar

2020 -

Formação em Psicanálise. (Carga horária: 1260h). , Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise, ABRAFP, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Developing your musicianship (ensino à distância). (Carga horária: 24h). , Berklee College Of Music, BERKLEE COOL. M*, Estados Unidos.

2013 - 2014

Extensão universitária em The Modern and the Postmodern (ensino à distância). (Carga horária: 100h). , Wesleyan University, WESLEYAN, Estados Unidos.

2012 - 2012

Atualização: Espaço da Universidade na sociedade. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

Curso de atualização:Conhecimento, saber e ciência. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

Curso de atualização: Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

1995 - 1995

Curso Livre de História da Arte. (Carga horária: 120h). , Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.

1993 - 1993

Curso Livre de Pintura. (Carga horária: 120h). , Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Grego

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

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Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: FIlosofia da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: História do Teatro.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teoria do Teatro.

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Organização de eventos

DIAS, Luciana da Costa ; BARBOSA, T. M. G. . I Jornada Artaudiana: Antonin Artaud e Reverberações.. 2019. (Congresso).

DA COSTA DIAS, LUCIANA ; OLIVEIRA, K. R. . I CONGRESSO NACIONAL MULHER, LITERATURA E SOCIEDADE. 2018. (Congresso).

DIAS, Luciana da Costa ; PERETTA, E. ; GOMES, R. C. . Ciclo Permanente de Conferências do Programa de Pós -Graduação em Artes Cênicas - PPGAC \ UFOP. 2015. (Congresso).

DIAS, Luciana da Costa ; GOMES, R. C. ; MEDEIROS, E. . II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP - Caminhos da pesquisa em Artes Cênicas. 2015. (Congresso).

ALVES JUNIOR, D. G. ; DIAS, Luciana da Costa ; SILVA, M. O. S. . VI Seminário de Pesquisa do Mestrado em Estética e Filosofia da Arte: As Formas da Filosofia. 2014. (Congresso).

DIAS, Luciana da Costa . Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ. 2004. (Congresso).

DIAS, Luciana da Costa . III Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ. 2003. (Congresso).

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Participação em eventos

15° Congresso Internacional de Estética da Associação Brasileira de Estética - ABRE. Questões sobre a arte hoje: metafísica, crise, presença... Outro paradigma é possível?. 2021. (Congresso).

SPA 2021 -10 Seminário de Pesquisas em Andamento do PPGAC/CAC/ECA/USPUS).?CORPO-ESQUIZO?: INTERSECÇÕES ENTRE FILOSOFIA E PERFORMANCE. 2021. (Seminário).

Bienal Internacional de Teatro do Ceará (BITCE).Artaud e A Peste. 2020. (Seminário).

Colóquio Nietzsche e o além-do-homem promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, realizado no dia 22 de maio de 2020, na cidade de Curitiba, contabilizando carga horária total de três (3) horas.. 2020. (Simpósio).

Congresso Internacional Um Reino De Mulheres: Expressões Literárias, Culturais e Artísticas nas Instituições Monástico-Conventuais Femininas. Congresso Internacional Um Reino De Mulheres: Expressões Literárias, Culturais e Artísticas nas Instituições Monástico-Conventuais Femininas. 2019. (Congresso).

Fórum de Editores de Periódicos de Artes da Cena, realizado durante a X Reuniao co Científica da ABRACE..Fórum de Editores de Periódicos de Artes da Cena, 2019. 2019. (Encontro).

I Jornada Artaudiana: Antonin Artaud e reverberações.Sessão de Encerramento: Carmelo Bene Cruel. 2019. (Seminário).

I Jornada Artaudiana: Antonin Artaud e Reverberações.Artaud no México. 2019. (Seminário).

I Mostra Artística do PPGAC / UFOP.Performando a Filosofia ou filosofando a performance? Oficna de 4h ministrada durante a Mostra.. 2019. (Oficina).

Performance Philosophy Biennial. Beyond the Peyote Dance: Antonin Artaud between Institution and Intoxication. 2019. (Congresso).

PRIMAVERAS MEDIEVAIS: II Jornada Internacional Vozes de Mulheres da Idade Média.O teatro e a mulher na obra de Rosvita de Gandersheim. 2019. (Simpósio).

V Seminário de Pesquisa do PPGAC / UFOP.Aporia: Artaud, Filosofia, Performance. 2019. (Seminário).

X Reunião Científica da ABRACE(Associação Brasileira de Artes Cênicas). Performance, Filosofia e Epifania do Corpo: possibilidades de superação da crise (moderna) da Representação. 2019. (Congresso).

XVIII Seminário Internacional Mulher & Literatura - Escritas de resistência ( GT ANPOLL Mulher & Literatura).Sobre o controle e a independência do corpo feminino na obra dramatúrgica de Rosvita de Gandersheim. 2019. (Seminário).

Diaspora and the Embodiment of Hope.Staging Antropophagy: Avant-Garde Movements and Post-Colonialism in the work of Teatro Oficina (Brazil). 2018. (Simpósio).

Theatre and performance Research Seminar.Beyond the Peyote Dance: Antonin Artaud?s trip to Mexico and its consequences. 2018. (Seminário).

X Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas). Do Corpo-sem-órgãos à Performance como paradigma: interseções entre Performance & Filosofia. 2018. (Congresso).

XI Congresso Internacional da Hermenêutica filosófica: Hermenêitica em tempos de de cris, fenomenologia em tempos sombrios.. Theatrum Mundi: Crise da representação e hermenêutica da presença. 2018. (Congresso).

Câmbio, Passagens e Interseções Performadas.O ator pesquisador Hoje: mesa redonda (mediação). 2017. (Encontro).

Centre for Performance Philosophy Seminar.Thinking Alongside Artaud. 2017. (Encontro).

IX Colóquio Mulheres em Letras: Cartografias do Corpo. Rosvita de Gandersheim: Teatro e Sabedoria Feminina no século X. 2017. (Congresso).

Joint Annual Conference of the Society for European Philosophy and the Forum for European Philosophy 2017. Art and the History of Being: a discussion concerning Heidegger's Way of Thought and the essay ?The Origin of the Work of Art? ? presented on the panel ?Heidegger and Art?. 2017. (Congresso).

Theatre and Performance - PGR trainning sessions.Arts-Based Research and Methodology: the Phenomenological-Performative Turn. 2017. (Seminário).

Theatricality and the Arts.Hegel and Artaud on theatricality: a diachronic review. 2017. (Simpósio).

III Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP (P.Organização e mediação da Mesa: Subjetividades e Estética Teatral hoje. 2016. (Seminário).

Joint Annual Conference of the Society for European Philosophy and the Forum for European Philosophy 2016. Dialoguing Nietzsche, Artaud and Phenomenology: a possible way towards a philosophy of performance. 2016. (Congresso).

V Congresso Luso-Brasileiro de Fenomenologia / III Jornadas Ibéricas de Fenomenologia. O diálogo entre arte, filosofia, poesia e técnica para a construção de uma história do ser no pensamento tardio de Martin Heidegger. 2016. (Congresso).

III Congresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Estudos Heideggerianos / XX Colóquio Heidegger. O Sagrado e o Silêncio: o questionamento da estética como metafísica e o caráter histórico-ontológico da arte. 2015. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP - Caminhos da pesquisa em Artes Cênicas..Mediação da Mesa- redonda:. 2015. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação e do Departamento de Artes Cênicas da UFOP.Mesa "Questões sobre a cena contemporânea". 2014. (Seminário).

VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação - ABRACE. O diálogo possível entre Nietzsche, Artaud e Lehmann: Contribuições para pensar as artes cênicas no século XX.. 2014. (Congresso).

VI Seminário de Pesquisa do Mestrado em Estética e Filosofia da Arte: As Formas da Filosofia.Relações entre Poesia e filosofia em Martin Heidegger: uma provocação a partir de uma ?Gênese estética da forma filosófica?. 2014. (Seminário).

XVI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF. Arte e História do Ser: algumas considerações sobre o caminho do pensamento de Heidegger a partir do ensaio 'A origem da Obra de arte'. 2014. (Congresso).

Colóquio Pensar a Cena Contemporânea. Diálogo entre professores pesquisadores dos Programas de Pós Graduação em Artes Cênicas do Brasil, Marvin Carlson e Patrice Pavis. 2013. (Congresso).

IV Congresso Luso-Brasileiro de Fenomenologia \ V Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Fenomenologia \ XVIII Colóquio Heidegger. Arte e história do ser: a conferência ?A Origem da Obra de Arte? e algumas considerações sobre o caminho do pensamento de Heidegger. 2013. (Congresso).

VI Congresso InternacionalQuestões fundamentais da hermenêutica filosófica:A hermenêutica da obra de de arte. A obra de arte e a estética: algumas considerações a partir da obra de Martin Heidegger. 2013. (Congresso).

XXI Seminário de Iniciação cientifica da UFOP - Encontro de saberes.Avaliador. 2013. (Seminário).

I Encontro em Habilidades Específicas.Discussão entre os Coordenadores de Processo Seletivo (habilidade Específica) em Artes Cênicas das IFES mineiras sobre seus respectivos processos. 2012. (Encontro).

XIX Simpósio Interdisciplinar de Estudos Greco-Romanos.O Teatro e a Cidade: notas sobre as origens da tragédia na Grécia. 2012. (Simpósio).

XX Seminário de Iniciação cientifica da UFOP - Encontro de saberes.Avaliador. 2012. (Seminário).

I Congresso Internacional do pensamento hermenêutico: hermeneutica e arte. 2007. (Congresso).

I Congresso Internacional Éticas da Finitude. Da Possibilidade de se falar em Ética Hoje: Heidegger, Niilismo e Poesia. 2004. (Congresso).

Curso sobre os Seminários de Zollikon de Martin Heidegger: Analítica do ser-aí e Psicanálise. 2003. (Simpósio).

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Participação em bancas

Aluno: Luis Gustavo Ferigati Pereira

PEREIRA, L. G. F.;DIAS, Luciana da Costa; GASPERI, M. E. R.; CARMO, A. C. R.. A Origem e as Sombras: intercessões entre Ritual, Memória e Performance. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Andrey Tamarozzi Lima,

LIMA, A. T.; GOMES, R. C.; QUILICI, C.;DIAS, Luciana da Costa. Micro-Deslocamentos: Linhas Cartográficas no Trabalho de Atuação. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Tamira Mantovani Gomes Barbosa

CAVALCANTE, A. B. P.;DIAS, Luciana da Costa; NUNES, S. B.. Antonin Artaud e a Desconstrução: do Teatro da Crueldade ao Corpo sem órgãos. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Rui José Nobre

DIAS, Luciana da Costa; SILVA, H. L.; MARQUES, L. A.. A Arte como questão ontológica no pensamento de Martin Heidegger a partir da obra A Origem da Obra de Arte. 2018. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Eliza Albuquerque

ALBUQUERQUE, E.;DIAS, Luciana da Costa; GRAMMONT, G.; JESUS, E. A.. O 'Grande Combate': a apropriação como arte pós histórica. 2017. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Thaiz Barros Cantasini

PEREIRA, E. M. C.;DIAS, Luciana da Costa; FISCHER, S.. Potências Dialógicas entre a Ação Pessoal e a Ação Política, entre a Ação Ética e a Estética, entre Arte, Vida e Encontro. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Frederico Alves Caiafa

OLIVEIRA, A. M.; AMARAL, M. E. C.;DIAS, Luciana da Costa; CAIAFA, F. A.. [10]Obediência Cênica. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Iris Daniele Marcolino da Silva

DIAS, Luciana da Costa; SILVA, I. D. M.; MOURA, R. S.; OLIVEIRA, N. A.. A Poesia e o Habitar Poético como Possibilidade de Formação Humana: entre o filósofo Martin Heidegger e o poeta Friedrich Hölderlin. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Karen Milla de Almeida França

SERRA, A. M.;DIAS, Luciana da Costa; SILVA, E. S. N.. Arte: um acontecimento da verdade em Heidegger. 2016. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Matheus Silva

DIAS, Luciana da Costa; OLIVEIRA, A. M.; PEDRON, D. A.. Corpo desembestado: relações entre teatro, literatura e filosofia. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Isis Pimentel de Castro

MOLLO, H. M.; RANGEL, M. M.; ABREU, M. S.;DIAS, Luciana da Costa; MONTENEGRO, A.; CALDEIRA, A. P. S.. Entre Batalhas: de Relíquias ao revival da Arte Acadêmica. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Álisson Alves da Hora

DIAS, Luciana da Costa; CORDIVIOLA, A.; NAOUAR, O.; POSTAL, R.; DUARTE, F. Z.. Itinerários do Mal no Romance Brasileiro no Século XX: das angústias nas veredas às distopias individuais e coletivas. 2017. Tese (Doutorado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Sheila Lopes Leal Gonçalves

MOLLO, H. M.;DIAS, Luciana da Costa; COSTA, A. V.; ARAUJO, P. V. L.; PEREIRA, L. R.. O Teatro e o Político: práticas sociais no Rio de Janeiro e em Buenos Aires (1830 ? 1850). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Rebeka Caroça Seixas

CAVALCANTE, A. B. P.; BARBOSA, M. V.; LIMA, M. H. A.; CAVALCANTE, I. F.;DIAS, Luciana da Costa. Metadramaturgia e escrita performática na obra dramatúrgica de Nikolai Gogol. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Iris Daniele Marcolino da Silva

SILVA, I. D. M.; MOURA, R. S.;DIAS, Luciana da Costa; SILVA, D.N.M.; LIMA, B.. Em tempos de reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017): O esquecimento da meditação no caminho formativo.. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andréa Sannazzaro Ribeiro

MOLLO, H. M.;DA COSTA DIAS, LUCIANA; PEREIRA, L. R.; RANGEL, M. M.; RIBEIRO, A. S.. A esfera teatral oitocentista em tensão: Maria Angélica Ribeiro e a posição feminina no espaço público (co-orientadora). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Isis Pimentel de Castro

DIAS, Luciana da Costa; MOLLO, H. M.; ABREU, M.. Coleções do tempo: O processo de constituição e transformação das coleções museológicas do Museu Histórico Nacional (MHN) e do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) entre 1922 e 1944. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Marina de Nóbile da Silveira

SILVEIRA, M. N.;DIAS, Luciana da Costa; QUILICI, C.; PERETTA, E.. Artaud, teatro e Filosifa: O Corpo Sem Órgãos como resistência à biopolítica. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ricardo José Correia Maia

GASPERI, M. E. R.; MAIA, R. J. C.;DIAS, Luciana da Costa; VELARDI, M.. Virtualidades ciborgue: poéticas de uma cena expandida. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SECCO JUNIOR, E. M. E. M. D.;DIAS, Luciana da Costa; GASPERI, M. E. R.; COPELIOVICH, A.. Contos de Poder: o clown do Solar da Mímica entre Antonin Artaud e Carlos Castaneda. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Luis Gustavo Ferigati Pereira

PEREIRA, L. G. F.;DIAS, Luciana da Costa; CAVALCANTE, A. B. P.; GASPERI, M. E. R.. A Origem e as Sombras: intercessões entre Ritual, Memória e Performance. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Andrey Tamarozzi Lima

DIAS, Luciana da Costa; GOMES, R. C.; FAHRER, L. G.; LIMA, A. T.. Linhas Cartográficas no Trabalho do Ator. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ana Paula Silva Santana

RANGEL, M. M.; PEREIRA, L. R.;DIAS, Luciana da Costa. Beatriz e Leonor: o feminino no teatro de Gonçalves Dias. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Frederico Alves Caiafa

OLIVEIRA, A. M.;DIAS, Luciana da Costa; CAIAFA, F. A.; AMARAL, M. E. C.. [10]Obediência Cênica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Carolina de Pinho Barroso Magalhães

GOMES, R. C.;DIAS, Luciana da Costa; LIMA, C. A. S.. Diálogos e experimentos no limiar entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Clécio luiz Silva Júnior

DIAS, Luciana da Costa. Do o sublime ao trágico: entre o pathos, a liberdade e a moral. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Paulo Ricardo Maffei de Araújo

PEREIRA, E. M. C.; COSTA, J.;DIAS, Luciana da Costa. A performatividade como elemento desterritorializador na encenação contemporânea. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Wesley de Faria Leonel

DIAS, Luciana da Costa. O Papel da Estética na Teoria:Estética revisionista entre os limites da Percepção e do Conceito. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Camila da Silva Prado

DIAS, Luciana da Costa; FAHRER, L. G.; PEREIRA, E. M. C.; PAMPLONA, J. S.. Outras narrativas sobre estupro: a performance autobiográfica como forma de subversão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Camila da Silva Prado

PEREIRA, E. M. C.;DIAS, Luciana da Costa; FAHRER, L. G.. Panaceia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Iva Thuany Ramalho de Oliveira

DIAS, Luciana da Costa; GOMES, R. C.; PEREIRA, L. G. F.. Da Atriz Social à Atriz Cênica: os caminhos da interpretação no trabalho como técnica de enfermagem de UBS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ricardo José Correia Maia

SANTOS, C. D.;DIAS, Luciana da Costa; OLIVEIRA, L. M.; MAIA, R. J. C.. Ò o Sol (TCC prático de interpretação - Artes Cênicas). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Iva Thuany Ramalho de Oliveira

DIAS, Luciana da Costa; SILVA, M.; GOMES, R. C.. Rá tim Bum (TCC de interpretação - Artes cênicas). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Lilian Colombari

GASPERI, M. E. R.; SILVA, M. D.;DIAS, Luciana da Costa. Repensando a identidade do sujeito a partir de aulas de teatro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Gláucia Santos de Oliveira Venâncio

DIAS, Luciana da Costa; GASPERI, M. E. R.; BORTOLINI, N. G. S.. Gênero, Infância e Teatralidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Daniel Magalhães

PEREIRA, E. M. C.; SILVA, M.;DIAS, Luciana da Costa. Amargo Vietnan (TCC interpretação). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Luis Gustavo Ferigati Pereira

PEREIRA, E. M. C.; SILVA, M.;DIAS, Luciana da Costa. Dia dos Mortos (Teatro Ritual). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Fernanda Souza dos Santos

DIAS, Luciana da Costa; COSTA, R. C. O.; FREITAS, R. A.. As Formas Artísticas Fundamentais e o Problema do. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Pamela Cristina de Gois

DIAS, Luciana da Costa; FRECHEIRAS, M. L. O.; PIMENTA NETO, O. J.. Interlocuções entre Schopenhauer e Nietzsche: Arte e Existência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Daniela Mara

PERETTA, E.; PEREIRA, E. M. C.;DIAS, Luciana da Costa; MACIEL, P. M. C.. Parque Industrial: vida e obra de Pagu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Bruna Massaro

DIAS, Luciana da Costa; PERETTA, E.; SANTOS, C. D.. Lóri (Uma leitura simbólica de O livro dos prazeres). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Naira Nogueira Rocha Prado

DIAS, Luciana da Costa; RANGEL, M. M.; PRADO, N. N. R.. Além da Imagem: Fotografia e Modernidade em Walter Benjamin. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Andréa Sannazzaro Ribeiro

MOLLO, H.;DIAS, Luciana da Costa; RANGEL, M. M.. O Riso Nacional em cena: Martins Pena e a Comédia Romântica no oitocentos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Robison Breno Oliveira Carvalho

OLIVEIRA, R. S.;DIAS, Luciana da Costa; OLIVEIRA, A. M.. Um silêncio muito longo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Luiz Carlos COsta Sarto

OLIVEIRA, R. S.;DIAS, Luciana da Costa; PEREIRA, E. M. C.. ?Um Noturno para o Chá das Cinco?: não lugares e memória teatral. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

DIAS, Luciana da Costa; PEDRON, D. A.; FREITAS, N.. Concurso para Prof. Adjunto de Teoria Teatral. 2017. Universidade Federal de Ouro Preto.

DIAS, Luciana da Costa; ARANTES, L. H. M.; ROCHA JR, A. F.. Concurso para Prof. Adjunto de Teoria e História do teatro. 2014. Universidade Federal de Ouro Preto.

PEREIRA, E. M. C.; OLIVEIRA, A. M.;DIAS, Luciana da Costa. Concurso para professor substituto no departamento de Artes da UFOP. 2013. Universidade Federal de Ouro Preto.

DIAS, Luciana da Costa; OLIVEIRA, R. S.; OLIVEIRA, W.. Concurso para professor substituto no departamento de Artes da UFOP. 2012. Universidade Federal de Ouro Preto.

DIAS, Luciana da Costa; OLIVEIRA, R. S.; OLIVEIRA, W.. Concurso para professor substituto no departamento de Artes da UFOP. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

DIAS, Luciana da Costa. Processo seletivo para ingresso na graduação en Artes cênicas - Coordenação das provas de Habilidades específicas. 2012. Universidade Federal de Ouro Preto.

DIAS, Luciana da Costa. XIX Seminário de Iniciação cientifica da UFOP. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

DIAS, Luciana da Costa. Processo seletivo para ingresso na graduação en Artes cênicas - Coordenação das provas de Habilidades específicas. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

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Comissão julgadora das bancas

Cléa Gois e Silva

SILVA, Cléa Gois e; GARCIA, Elena Moraes; FERNANDES, Sergio Luis de Castilho. Fenomenologia e Consciência Intencional em edmund Husserl. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação de Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marco Antonio dos Santos Casa Nova

GONÇALVES, Márcia Cristina; BARBOSA, José Ricardo Correa; Bocaiúva, I.;NOVA, M. A. S. C.. A fuga dos deuses: arte, niilismo e a construção do ser em Martin Heidegger. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gustavo Silva Saldanha

SALDANHA, G. S.; ELIAS JUNIOR, Alberto Calil; SILVEIRA, N. C.. Blogs como fontes de informação: análise de blogs de bibliotecas universitárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Márcia Cristina Ferreira Gonçalves

NOVA, Marco Antonio dos Santos Casa; ESTRADA, Paulo César Duque;GONÇALVES, M. C. F.. Arte e Verdade. Uma análise do ensaio A Origem da Obra de Arte de Martin Heidegger. 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Márcia Cristina Ferreira Gonçalves

CASANOVA, Marco Antonio dos Santos;GONÇALVES, M. C. F.; BARBOSA, Ricardo José Correa; BOCAYUVA, Isabela. A Fuga dos Deuses: Arte, Niilismo e a Construção da história do ser em Martin Heidegger. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Izabela Aquino Bocayuva

BOCAYUVA, Izabela Aquino; CASANOVA, Marco Antônio; ESTRADA, P. C. D.; SARAMAGO, L.; DUARTE, A.. O problema da arte e a gênese da história do ser em Martin Heidegger. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Izabela Aquino Bocayuva

BARBOSA, Ricardo; GONÇALVES, Márcia;BOCAYUVA, Izabela Aquino; CASANOVA, Marco Antônio. A Fuga dos deuses: arte, niilismo e a construção da história do ser em Martin Heidegger. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alberto Calil Elias Junior

CALIL JUNIOR, Alberto; SALDANHA, G. S.; SILVEIRA, Naira C.. Blogs como fonte de informação: análise de blogs de Bibliotecas Universitárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo José Corrêa Barbosa

Casa Nova, M.; GONÇALVES, Márcia Cristina Ferreira;BARBOSA, R. J. C.. A fuga dos deuses: arte, niilismo e a construção da história do ser em Martin Heidegger. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Orientou

Marina de Nóbile da Silveira

O corpo sem órgãos como resistência ao biopoder: o corpo latino-americano; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Ricardo José Correia Maia

Virtualidades ciborgue: poéticas de uma cena expandida; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Eduardo Miele Dal Secco Junior

Contos de Poder: o clown do Solar da Mímica entre Antonin Artaud e Carlos Castaneda; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Luis Gustavo Ferigati Pereira

A Origem e as Sombras: intercessões entre Ritual, Memória e Performance; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Tamira Mantovani Gomes Barbosa

Antonin Artaud e a Desconstrução: do Teatro da Crueldade ao Corpo-sem orgãos; 2019; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Paola Cynthia Moreira Bonuti

A construção de uma estética da existência através do trabalho do ator sobre si; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Eliza Albuquerque

O ?Grande Combate?: A Apropriação Como Arte Pós-Histórica; 2017; Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - UFOP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Andréa Sannazzaro Ribeiro

Presença e Comédia: o teatro de Martins Pena e a busca da nacionalidade (1838-1847); 2017; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Thiago Gandra do Vale

'Passo atrás':O retorno à origem como caminho para pensar o impensado a partir da obra de Arte em Heidegger; 2017; Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Matheus Silva

Corpo Desembestado: relações entre Teatro, Literatura e Filosofia; 2016; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Andréa Sannazzaro Ribeiro

Transgressão feminina na esfera teatral oitocentista brasileira: Abolicionismo, Maternidade e Emancipação na dramaturgia de Maria Angélica; 2021; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Luis Gustavo Ferigati Pereira

Dia dos Mortos (Teatro-Ritual); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Marrione Warley da Silva

A Fome pelo Além: Um estudo sobre o processo de criação do espetáculo ?Élan? a partir dos conceitos de desterritorialização do encenador e representação emancipada; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Bruna Massaro

Lórii (Uma leitura simbólica de O livro dos prazeres); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Gabriel Miranda Coelho

Entre o Rito e a Memória: Elementos para pensar a construção da teatralidade cênica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Felipe Eduardo Lopes da Cunha

Arte Educação Especial: uma experiência de vivências sensíveis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Jackeline Martins Leandro

O Riso e a Comédia em Aristóteles e Bergson; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Fernando Augusto da Silva

O Conto de Fadas e a contrução cênica: O Flautista de Hamelin; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Júlia Santanna dos Santos Veras

(Des)Face: até a última gota; Um estudo sobre a modernidade e o vazio dos relacionamentos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Rachel Saldanha Mitidiere

Andreia (uma releitura da Medeia); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Pedro Methner Baldin

?Corpo-Esquizo?: Filosofia e Performance no trabalho do ator; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Marianna Mariha Silva de Gouvea

Bacantes brasileiras: Antropofagia, Vanguarda e Teatralidade na obra do Teatro Oficina (SP); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Karina Stefani de Sá Teles

Nietzsche, Artaud e a Estética teatral no século XX: elementos de uma crise anunciada?; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Karina Stefani de Sa Teles Fernandes

Bacantes brasileiras: Antropofagia, Vanguarda e Teatralidade na obra do Teatro Oficina (SP); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Gláucia Santos de Oliveira Venâncio

Bacantes brasileiras: Antropofagia, Vanguarda e Teatralidade na obra do Teatro Oficina (SP); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Eduardo Macena Damasceno

O diálogo possível entre Nietzsche, Artaud e Lehmann: As artes cênicas no século XX e a Estética Teatral (renovação - 2 ano); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Lilian Colombari

O diálogo possível entre Nietzsche, Artaud e a Estética Teatral no século XX: elementos de uma crise anunciada?; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Eduardo Macena Damasceno

O diálogo possível entre Nietzsche, Artaud e Lehmann: As artes cênicas no século XX e a Estética Teatral; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Dalila David Xavier

Nietzsche, Artaud e a Estética Teatral no século XX: elementos de uma crise anunciada?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Almiro Ebani de Mello Neto

Nietzsche, Artaud e a Estética Teatral no século XX: elementos de uma crise anunciada?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Dalila David Xavier

Da palavra mítica à palavra dialogada: Confluências entre as origens do teatro e da filosofia na Grécia antiga; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Dalila David Xavier

Da palavra mítica à palavra dialogada: Confluências entre as origens do teatro e da filosofia na Grécia antiga; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Bruna Massaro

O que é Teatralidade? Da mitologia ao ritual e do ritual às origens do teatro grego; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Júlia Santanna dos Santos Veras

O Teatro na Arte-Educação e a Pós-Modernidade; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Andréa Sannazzaro Ribeiro

Martins Pena e o Teatro como espelho da sociedade; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Andréa Sannazzaro Ribeiro

Martins Pena e o Teatro de Costumes no Brasil Império: uma leitura da Nação em; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP; Orientador: Luciana da Costa Dias;

Marcio Oliveira Souza da Silva

Woyzeck, de Georg Büchner: elementos de uma crise anunciada? Um estudo sobre a modernidade, a forma dramática e sua crise; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP; Orientador: Luciana da Costa Dias;

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Foi orientado por

Cléa Gois e Silva

Fenomenologia e Consciência Intencial em Edmund Husserl; 2002; 54 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação de Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Cléa Gois e Silva;

Marco Antonio dos Santos Casa Nova

Arte e verdade: uma análise do ensaio A origem da obra de arte de Martin Heidegger; 2004; 126 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marco Antonio dos Santos Casa Nova;

Katia Paulino de Sousa

OS DIALETOS: OS TERMOS DIALETAIS QUE PREDOMINAM NO 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA ESTADUAL FREI SAVINO, NA CIDADE DE ARAGUATINS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS; Orientador: Katia Paulino de Sousa;

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Produções bibliográficas

  • DIAS, Luciana da Costa . Performance & Filosofia na América Latina: A antropofagia como um tipo de ?Epistemologia do Sul?. DAS QUESTÕES , v. 11, p. 234-246, 2021.

  • DIAS, Luciana da Costa . Platão e a Arte: algumas observações sobre as origens da Teoria da Arte no ocidente em perspectiva hermenêutica. DAPESQUISA , v. 15, p. 01-13, 2020.

  • DIAS, Luciana da Costa . Crise da Representação, Virada Performativa e Presença: possibilidades rumo a uma Filosofia-Performance. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 10, p. 01-20, 2020.

  • GARCIA, T. S. ; DIAS, Luciana da Costa . Pelas vestes de Oxum: Ancestralidade e memória em cena. Revista de Estudos TeatraisPitágoras , v. 10, p. 174-187, 2020.

  • DIAS, Luciana da Costa ; PEREIRA, L. G. F. ; MAIA, R. J. C. ; BALDIN, P. M. ; SILVEIRA, M. N. . Inquietações: Pandemia, Crise, Necropolítica, Artaud. CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA , v. 9, p. 1-18, 2020.

  • DIAS, Luciana da Costa . The Crisis of Representation, the Performative Turn and Presence: possibilities toward a Performance Philosophy. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 10, p. 01-20, 2020.

  • DIAS, Luciana da Costa ; BARBOSA, T. M. G. . Experimentar Artaud. DIACRITICA , v. 33, p. 42-63, 2019.

  • DIAS, Luciana da Costa ; BARBOSA, T. M. G. . Artaud e a Poesia Sonora: o som como meio e descontrução da linguagem. ODRADEK. Studies in Philosophy of Literature, Aesthetics and New Media Theories , v. 3, p. 159-176, 2018.

  • DIAS, Luciana da Costa . Do Corpo-sem-órgãos à Performance como paradigma: interseções entre Performance & Filosofia.. Meória ABRACE , v. 19, p. 01-13, 2018.

  • DA COSTA DIAS, LUCIANA . DAS LACUNAS E DO DIÁLOGO: AS ORIGENS DA TRAGÉDIA NA GRÉCIA ANTIGA. REVISTA CENA , v. 1, p. 62-71, 2017.

  • DIAS, Luciana da Costa . Educar para quê? Observações acerca da educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche. ESPAÇO PEDAGÓGICO , v. 23, p. 356-367, 2016.

  • DIAS, Luciana da Costa . A educação como formação ou ''cultivo de si'' em Friedrich Nietzsche. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO , v. 8, p. 275-294, 2016.

  • DIAS, Luciana da Costa . Nietzsche, Artaud e a Performance: Provocações em direção a uma fenomenologia da performance. Meória ABRACE , v. IX, p. 4324-4342, 2016.

  • DIAS, Luciana da Costa . O diálogo entre arte, filosofia, poesia e técnica na construção de uma ?história do ser? no pensamento tardio de Martin Heidegger. DOIS PONTOS (UFPR) DIGITAL , v. 12, p. 119-126, 2015.

  • DIAS, Luciana da Costa . Nietzsche, Artaud e o Pós Dramático: elementos de uma crise anunciada?. Ensaios Filosóficos , v. 11, p. 73-84, 2015.

  • DIAS, Luciana da Costa ; XAVIER, D. D. . Da palavra mítica à palavra dialogada: Confluências entre as origens do teatro e da filosofia na Grécia Antiga. Cadernos Letra e Ato , v. 5, p. 33-42, 2015.

  • DIAS, Luciana da Costa . Arte e História do Ser: algumas considerações sobre o caminho do pensamento de Heidegger a partir do ensaio A origem da Obra de arte. EKSTASIS REVISTA DE HERMENÊUTICA E FENOMENOLOGIA , v. 3, p. 67-77, 2014.

  • DIAS, Luciana da Costa ; VALE, T. G. . Liberdade de des-fundamentar: abordagem de Sobre a essência do fundamento (1929) de Martin Heidegger. Sapere Aude: Revista de Filosofia , v. 5, p. 1-12, 2014.

  • SILVA, M. ; DA COSTA DIAS, LUCIANA . Corpo desembestado: o devir-animal, o Teatro da Crueldade e suas afecções. Meória ABRACE , v. 15, p. 1996-2000, 2014.

  • ALVES, G. M. ; DA COSTA DIAS, LUCIANA . Fundamentos do drama moderno: do drama burguês à explicitação da crise. Meória ABRACE , v. 15, p. 2019-2023, 2014.

  • DA COSTA DIAS, LUCIANA . O diálogo possível entre Nietzsche, Artaud e Lehmann: Contribuições para pensar as artes cênicas no século XX. Meória ABRACE , v. 15, p. 2016-2020, 2014.

  • DIAS, Luciana da Costa . O Teatro e a Cidade: notas sobre uma origem comum. Artefilosofia (UFOP) , v. 12, p. 48-61, 2012.

  • DIAS, Luciana da Costa . Platão e a Arte: Notas sobre o ?nascimento? da Estética no ocidente. Revista UNIABEU (Cessou em 2007. Foi desdobrado em dois: ISSN 1983-0734 Revista UNIABEU. Saúde e Educação e ISSN 1983-0742 Revista UNIABEU. Tecnologia , v. 2, p. 29-35, 2010.

  • DIAS, Luciana da Costa . A questão da arte e a construção da história do Ser no pensamento de Martin Heidegger. Ítaca (UFRJ) , v. 11, p. 171-176, 2009.

  • DIAS, Luciana da Costa . O acontecer da Verdade na Arte como Combate Originário: Algumas considerações acerca da questão da obra de arte na ontologia de Martin Heidegger. Ítaca (UFRJ) , v. 06, p. 51-60, 2006.

  • DIAS, Luciana da Costa . A Questão moral em Descartes. Revista de Filosofia SEAF , v. V, p. 36-47, 2005.

  • DIAS, Luciana da Costa . Beyond the Peyote Dance: The Raramuri Tribe and ?Mexico? Representations in Antonin Artaud?s Work. In: Tiziana Morosetti e Osita Okagbue. (Org.). The Palgrave Handbook of Theatre and Race. 1ed.London, New York: Palgrave MacMillan, 2021, v. 1, p. 403-427.

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  • DIAS, Luciana da Costa . Sobre o controle (e a independência) do corpo feminino na obra dramtúrgica de Rosvita de Gandersheim. In: GOMES, Carlos Magno (Org.); RAMALHO, Christina Bielinski (Org.); CARDOSO, Ana Maria Leal (Org.).. (Org.). Escritas da resistência: intersecções feministas da literatura. 1ed.Aracaju: Criação Editora, 2019, v. 2, p. 298-309.

  • DIAS, Luciana da Costa . O Teatro e a Mulher na obra de Rosvita de Gandersheim. In: Brochado, C.C.; DEPLAGNEA, L.C.. (Org.). Vozes de mulheres na Idade Média. 1ed.Joao Pessoa: Editora UFPB, 2018, v. 1, p. 64-87.

  • DIAS, Luciana da Costa . Arte e história do ser: a conferência ?A Origem da Obra de Arte? e algumas considerações sobre o caminho do pensamento de Heidegger. In: Carvalho, Marcelo; Lyra, Edgar.. (Org.). Heidegger - Coleção XVI Encontro ANPOF. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2015, v. , p. 152-162.

  • DIAS, Luciana da Costa . Rosvita de Gandersheim: Teatro e sabedoria femininas no século X. In: IX Colóquio Mulheres em Letras: Cartografias do Corpo, 2017, Belo Horizonte - MG. Anais do IX Colóquio Mulheres em Letras Cartografias do Corpo. Belo Horizonte - MG: Luciana da Costa Dias, 2017. p. 660-669.

  • DIAS, Luciana da Costa . O diálogo possível entre Nietzsche, Artaud e Lehmann: Contribuições para pensar as artes cênicas no século XX.. In: VIII Reunião Científica - ABRACE, 2014, Belo Horizonte. Memória Abrace Digital, 2014. v. 1.

  • DIAS, Luciana da Costa . A fuga dos deuses: arte, niilismo e a questão da história do ser em Martin Heidegger. In: II Congresso Luso-Brasileiro de Fenomenologia / IV Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Fenomenologia: Fenomenologia, Natureza, Técnica, 2009, Paraty. Anais do..., 2009.

  • DIAS, Luciana da Costa . Arte e Verdade: considerações acerca da dimensão ontológica da arte em Heidegger. In: Colóquio Heidegger: Heidegger e a Arte,, 2006, Sao Paulo. Caderno de resumos do Colóquio Heidegger: Heidegger e a Arte,, 2006.

  • DIAS, Luciana da Costa . Educar para quê? Observações acerca de educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche. In: II Encontro Internacional de Filosofia e Educação & II Fórum sudeste de ensino de Filosofia, 2004, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro Internacional de Filosofia e Educação & II Fórum sudeste de ensino de Filosofia,, 2004.

  • DIAS, Luciana da Costa . Da Possibilidade de se falar em Ética Hoje: Heidegger, Niilismo e Poesia. In: I Congresso Internacional Éticas da Finitude, 2004, Rio de janeiro. Caderno de resumos do I Congresso Internacional Éticas da Finitude, 2004.

  • DIAS, Luciana da Costa . Arte e verdade: O Reposicionamento da Questão pela Obra de Arte na Filosofia Contemporânea a partir de M. Heidegger. In: KRISIS ? I Fórum de Filosofia Contemporânea, 2003. Caderno de resumos do KRISIS ? I Fórum de Filosofia Contemporânea.

  • DIAS, Luciana da Costa . A Fuga dos deuses: arte, niilismo e a construção da história do ser em Heidegger. In: XIV Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, 2010, Águas de Lindóia. Anais do XIV Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, 2010.

  • DIAS, Luciana da Costa . A Educação Feminina ni interior dos Mosteiros: o caso singular de Rosvita de Gandersheim. In: Congresso Internacional Um Reino De Mulheres: Expressões Literárias, Culturais e Artísticas nas Instituições Monástico-Conventuais Femininas, 2019, Évora. Livro de Resumos: Congresso Internacional Um Reino De Mulheres: Expressões Literárias, Culturais e Artísticas nas Instituições Monástico-Conventuais Femininas. Évora: Universidade de Évora, 2019. v. 1. p. 56-56.

  • DIAS, Luciana da Costa . A questão da arte e a construção da história do Ser no pensamento de Martin Heidegger. In: XVI Seminário dos Estudantes do PPGF-UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XVI Seminário dos Estudantes do PPGF-UFRJ, 2008.

  • DIAS, Luciana da Costa . Arte e Verdade: uma análise do ensaio A origem da obra de Arte, de Martin Heidegger. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2004, Salvador. Anais do XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2004.

  • DIAS, Luciana da Costa . Verdade, Homem e Ser: caracterização do vínculo fundamental por trás da possibilidade de ser do homem em Heidegger. In: XI Seminário dos Alunos de pós-graduação em Filosofia da UFRJ, 2003, Rio de janeiro. caderno de Resumos do XI Seminário dos Alunos de pós-graduação em Filosofia da UFRJ, 2003.

  • DIAS, Luciana da Costa . Compreensão, Abertura e Verdade: a Compreensão como modo existencial fundamental do ser-aí. In: III Seminário dos alunos de Pós-graduação em Filosofia da UERJ, 2003. Caderno de resumos do III Seminário dos alunos de Pós-graduação em Filosofia da UERJ.

  • DIAS, Luciana da Costa . Arte e verdade em A origem da obra de arte de M. Heidegger. In: KRISIS - I Fórum de Filosofia Contemporânea., 2002, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do KRISIS - I Fórum de Filosofia Contemporânea.. Rio de Janeiro: EDPUCRJ, 2002.

  • DIAS, Luciana da Costa . A questão da consciência na Fenomenologia de Edmund Husserl. In: 9a Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2000, Rio de Janeiro. CAdernos de Resusmos da 9a Semana de Iniciação Científica da UERJ.

  • BALDIN, P. M. ; DIAS, Luciana da Costa . ?Corpo-Esquizo': interseções entre filosofia e performance. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Questões sobre a arte hoje: metafísica, crise, presença... Outro paradigma é possível? - comunicação apresentada no 15° Congresso Internacional de Estética da Associação Brasileira de Estética - ABRE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Artaud e A Peste. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, Luciana da Costa . 'Beyond the Peyote Dance: Antonin Artaud between Institution and Intoxication', conferência apresentada no IV Performance Philosophy Biennial, realizado na University of Amsterdam.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Luciana da Costa . 'Aporia: Artaud, Filosofia, Performance', comunicação apresentada no V Seminário de Pesquisa do PPGAC / UFOP.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DA COSTA DIAS, LUCIANA . O teatro e a mulher na obra de Rosvita de Gandersheim', conferência apresentada na PRIMAVERAS MEDIEVAIS: II Jornada Internacional Vozes de Mulheres da Idade Média, realizado na Biblioteca Nacioanl de Lisba, Portugal.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Luciana da Costa . 'A Educação Feminina no Interior dos Mosteiros e o Teatro: o Caso Singular de Rosvita de Gandersheim', comunicação apresentada no Congresso Internacional Um Reino De Mulheres: Expressões Literárias, Culturais e Artísticas nas Instituições Monástico-Conventuais Femininas realizado na Universidade de èvora, Portugal.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . 'Artaud no México', Conferência apresentada na I Jornada Artaudiana: Antonin Artaud e Reverberações. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DA COSTA DIAS, LUCIANA . Performance, Filosofia e Epifania do Corpo: possibilidades de superação da crise (moderna) da Representação. Comunicação apresentada no GT Territótios e Fronteiras, na X Reunião Científica da ABRACE(Associação Brasileira de Artes Cênicas). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, Luciana da Costa . 'Antonin Artaud?s trip to Mexico and consequences: Beyond the Peyote Dance', no Theatre & Performance Research Seminar, realizado pela Guildford School of Art na University of Surrey, UK. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, Luciana da Costa . Staging Antropophagy: Avant-Garde Movements and Post-Colonialism in the work of Teatro Oficina (Brazil)'. Conferência realizada no Simpósio Diaspora and the Embodiment of Hope, realizado pela Guildford School of Art na University of Surrey, UK.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Luciana da Costa . Do Corpo-sem-órgãos à Performance como paradigma: interseções entre Performance & Filosofia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, Luciana da Costa . 'Theatrum Mundi: Crise da representação e hermenêutica da presença', conferência apresentada no XI Congresso Internacional Questões Fundamentais da hermenêutica filosófica: Hermenêutica em tempos de crise, fenomenologia em tempos sombrios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Luciana da Costa . Rosvita de Gandersheim: Teatro e Sabedoria Feminina no século X. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . 'Art and the History of Being: a discussion concerning Heidegger's Way of Thought and the essay ?The Origin of the Work of Art? ? presented on the panel ?Heidegger and Art?, na Joint Annual Conference of the Society for European Philosophy and the Forum for European Philosophy 2017, realizado na Universidade de Winchester. UK.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Hegel and Artaud on theatricality: a diachronic review. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Luciana da Costa . 'Arts-Based Research and Methodology: the Phenomenological-Performative Turn', Master Class para a Pós Graduação em Estudos em Teatro e Performance - PGR trainning sessions, University of Surrey.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Luciana da Costa . 'Thinking Alongside Artaud', conferência no Centre for Performance Philosophy Seminar, da University of Surrey, UK.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Luciana da Costa . O diálogo entre arte, filosofia, poesia e técnica para a construção de uma história do ser no pensamento tardio de Martin Heidegger. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, Luciana da Costa . Dialoguing Nietzsche, Artaud and Phenomenology: a possible way towards a philosophy of performance. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, Luciana da Costa . O sagrado e o silencio: o questionamento da estética como metafísica e o caráter histórico ontológico da obra de arte em Martin Heidegger. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, Luciana da Costa . Questões sobre a cena contemporânea: O Conceito de Pós dramático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Luciana da Costa . Relações entre Poesia e filosofia em Martin Heidegger: uma provocação a partir de uma ''Gênese estética da forma filosófica''. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Luciana da Costa . O diálogo possível entre Nietzsche, Artaud e Lehmann: Contribuições para pensar as artes cênicas no século XX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Arte e história do ser: a conferência ?A Origem da Obra de Arte? e algumas considerações sobre o caminho do pensamento de Heidegger.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . A obra de arte e a estética: algumas considerações a partir da obra de Martin Heidegger.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Luciana da Costa . Arte e história do ser: a conferência A Origem da Obra de Arte e algumas considerações sobre o caminho do pensamento de Heidegger. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, Luciana da Costa . O Teatro e a Cidade - Notas sobre as origens da Tragédia na Grécia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, Luciana da Costa . A Fuga dos deuses: arte, niilismo e a construção da história do ser em Heidegger. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . A Fuga dos deuses: arte, niilismo e a construção da história do ser em Heidegger. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . A fuga dos deuses: Arte, niilismo e a questão da história do ser em Martin Heidegger. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . A questão da arte e a construção da história do Ser no pensamento de Martin Heidegger. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Arte e Verdade: considerações acerca da dimensão ontológica da arte em Heidegger. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Arte e Verdade: uma análise do ensaio A origem da obra de Arte, de Martin Heidegger. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . O Acontecer da Verdade na Arte como Combate originário: algumas observações acerca da questão da obra de arte na ontologia de Martin Heidegger. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Educar para quê? Observações acerca de educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Arte e Verdade: uma análise do ensaio A origem da obra de Arte de Heidegger. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Da Possibilidade de se falar em Ética Hoje: Heidegger, Niilismo e Poesia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Verdade, Homem e Ser: caracterização do vínculo fundamental por trás da possibilidade de ser do homem em Heidegger. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Compreensão, Abertura e Verdade: a Compreensão como modo existencial fundamental do ser-aí. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Comunicação: Arte e verdade: o Reposicionamento da Questão pela Obra de Arte na Filosofia Contemporânea a partir de M. Heidegger. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . Arte e verdade em A origem da obra de arte de M. Heidegger. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa . A questão da consciência na Fenomenologia de Edmund Husserl. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Luciana da Costa ; BARBOSA, T. M. G. . Antonin Artaud ontem e hoje / Antonin Artaud yesterday and today. Ouro Preto, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • DIAS, Luciana da Costa ; BARBOSA, T. M. G. . Antonin Artaud e Reverberações. Ouro Preto, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • DIAS, Luciana da Costa . Editorial para Revista Ephemera (PPGAC/UFOP). Ouro Preto, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

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Outras produções

DIAS, Luciana da Costa . 9 Pareceres de Artigos Científicos diferentes para a Revista Estudos da Presença no ano de 2019. 2019.

DA COSTA DIAS, LUCIANA . Parecer de Artigo Científico - Performance Philosophy Journal. 2018.

DA COSTA DIAS, LUCIANA . Nietzsche and Artaud through Phenomenology: perspectives towards a Philosophy of Performance?. 2018.

DIAS, Luciana da Costa ; BARBOSA, T. M. G. . Dossie Antonin Artaud e Reverberações II - Ephemera: Revista do PPGAC / UFOP, vol.3, n.4. 2020. (Editoração/Periódico).

DIAS, Luciana da Costa ; BARBOSA, T. M. G. ; PEREIRA, L. G. F. ; SECCO JUNIOR, E. M. E. M. D. . Performando a Filosofia ou filosofando a performance? Oficina de 4h ministrada durante a Mostra.. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERETTA, E. ; DA COSTA DIAS, LUCIANA . Dossiê Dança Butô - Ephemera: Revista do PPGAC / UFOP, vol.1, n.2. 2019. (Editoração/Periódico).

DIAS, Luciana da Costa ; BARBOSA, T. M. G. . Dossiê Antonin Artaud e Reverberações - Ephemera: Revista do PPGAC / UFOP, vol.2, n.3. 2019. (Editoração/Periódico).

MEDEIROS, E. ; GOMES, R. C. ; VALENCA NETO, E. G. ; DIAS, Luciana da Costa . Ephemera: Revista do PPGAC/ UFOP, vol.1., n.1.. 2018. (Editoração/Periódico).

DIAS, Luciana da Costa . Revisor de Trabalhos. 2015. (XXIII ENCONTRO DE SABERES - Seminário de Iniciação Científica da UFOP).

DIAS, Luciana da Costa . Avaliação de poster. 2012. (XXI Seminário de Iniciação Científica da UFOP).

DIAS, Luciana da Costa ; BARBOSA, T. M. G. ; PIRES, L. S. . Latin America Aporia: an Artaudian experiment. 2019. Diversas.

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Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Questões de Gênero e Performance na América Latina, Descrição: Este projeto discute como a performance art latino-americana é atravessada e atravessa questões ligadas ao ativismo feminino e ao feminismo, escancarando e procurando soluções para as profundas desigualdades que marcam o continente. Investiga-se assim como as questões de gênero podem surgir e serem problematizadas na obra de performers latino-americanas, tais como Ana Mendieta, Beatriz Santiago Muoz, Regina Galindo e Tania Bruguera ? dentre outras. Se a América Latina é múltipla, divergente e está longe da simples categorização, a performance art não é menos controversa. Contudo, ao investigarmos ambas em conjunto, temos a possibilidade de compreensão, discussão e difusão das questões de gênero para além da desigualdade. Pretendemos aqui, através também da orientação de pesquisas discentes, publicação de artigos e organização de dossiê temático, discutir questões relativas à desigualdade de gênero e discriminação contra mulheres na América Latina, tais como estas perpassam a performance art. Cabe observar que este projeto dialoga com o objetivo 5 das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, a saber ?Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciana da Costa Dias - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    Bacantes brasileiras: Antropofagia, Vanguarda e Teatralidade na obra do Teatro Oficina (SP), Descrição: Este projeto tem por objetivo discutir a montagem de As Bacantes (2017) pelo Teatro Oficina, de São Paulo ? um dos mais importantes grupos teatrais da história recente de nosso país. O aporte teórico que dará corpo à discussão parte das duas influências assinaladas como fundamentais pelo próprio grupo, a saber: o ?modernismo antropofágico? de Oswald de Andrade e a ?vanguarda teatral? de Antonin Artaud, que serão contextualizadas e aprofundadas na perspectiva da obra. A importância desta pesquisa se mostra na necessidade de investigar como estas influências se relacionam e ganham corpo e materialidade no trabalho do grupo e na encenação da peça citada, auxiliando a compreensão do que seja uma ?teatralidade à brasileira?, isto é: que dê voz aos elementos e características próprios de nossa realidade cultural, em seu caráter híbrido e forte herança colonial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana da Costa Dias - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Interseções entre Performance & Filosofia, Descrição: Esta pesquisa pretende ser, ao mesmo tempo, um projeto inédito e autoral, como também uma projeto ?guarda-chuva? e com caráter aglutinador, que permita o desenvolvimento conjunto das pesquisas de meus orientandos e demais pesquisadores membros do Aporia - Grupo de pesquisas em Performance e Filosofia, cadastrado no diretório de grupos do CNPq desde 2014 e devidamente certificado. Seus objetivos giram tanto em torno de estabelecer um referencial teórico que nos permita aproximar performance e filosofia a partir de uma metodologia hermenêutica-fenomenológica, de caráter experimental, uma vez que entende a performance não como um objeto a ser investigado pela filosofia, mas ao contrário: vê a performance como essencialmente filosófico-performativa e capaz de incorporar conceitos filosóficos a medida em que, desestruturando o senso comum, levanta questões, que podem ser vistas como uma Espécie de filosofia do acontecimento. Este projeto também é vinculado ao grupo de pesquisadores internacionais Performance Philosophy Network, do qual integro o comitê organizador desde 2018.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana da Costa Dias - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Nietzsche and Artaud through Phenomenology: Perspectives towards a Philosophy of Performance?, Descrição: In our research, we intend to stablish a dialogue between Nietzsche and Artaud through a phenomenological perspective, method that allows us the detachment from an artificial position that separates subject and object in research. In a critical approach of Western rationality and its dualisms, which traditionally opposes subject and object, theory and practice, research in arts can be enriched with the phenomenological perspective and its understanding that the body is not only an observable, measurable external reality: It is a primordial experience of existence in itself. This perspective brings several provocations that expands the limits traditionally set as artistic or scientific territory, subverting them and subverting the conceptualization of art as object towards a perspective of art as event and performance. First challenge: can Nietzsche's thought drive us through the body?s aporia at art as event and performance, thus overcoming nihilism and the worn borders of modernity? Second challenge: can Artaud's work, in its paradigmatic features, help in the achievement of a pure stage presence, that rejects the supremacy of the word (and reason) in the construction of scene, putting the whole array of meaning in the actor's body, thereby enlightening the relationship between the overcoming of modernity and of logocentrism in the performing arts towards new frontiers? Third challenge: overcoming modern and logocentric categories is a decolonization process? Had Artaud?s trip to Mexico impacted in his work and search for a non- Western, hybrid and fluider epistemology of life as art?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luciana da Costa Dias - Coordenador., Número de produções C, T & A: 20

  • 2014 - 2017

    O diálogo possível entre Nietzsche, Artaud e Lehmann: Contribuições para pensar a Estética Teatral, Descrição: O projeto tem por objetivodiscutir alguns pressupostos teóricos que possibilitam pensar o resgate da ?corporeidade? como ato fundamental da cena, ocorrido nas artes cênicas do século XX. Para tanto, o Referencial Teórico se constrói a partir de três fontes centrais. Nietzsche, em sua crítica fundamental ao racionalismo e niilismo característicos da modernidade, na medida em que visa superar esta, resgata o corpo como origem de toda significação, abre o campo teórico da questão. Já Artaud, por procurar resgatar outra forma de teatralidade, primordial, na qual o corpo (assim como o grito e a respiração) seria o lugar do ato teatral, rejeita a supremacia da palavra (e da razão) na construção da cena, nos ajudando a entender a relação entre superação da modernidade e superação do logocentrismo também no teatro. Por último, as consonâncias entre as chamadas crise da modernidade e do drama serão discutidas à luz de uma leitura crítica do pensamento de Lehmann e do conceito de pós-dramático. A circularidade e pertinência da questão se evidencia: na medida em que, para Lehman (cuja obra é tensionada por questões longamente alicerçadas na filosofia alemã), o projeto de Artaud pode ser entendido como aquele que antecipa e anuncia as mudanças fundamentais, e a própria crise, das artes cênicas no século XX. PALAVRAS-CHAVE: Pós-dramático, Artaud, Nietzsche, Lehmann.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luciana da Costa Dias - Coordenador / matheus silva - Integrante / Eduardo Macena Damasceno - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2016

    Teatro e Modernidade, Descrição: A pesquisa tem a proposta de pensar as determinações e conflitos em voga nas artes do espetáculo na época atual -- período que pode ser considerado tão controverso quanto difícil de ser definido de forma unívoca. Contudo, por mais que seja de definição complexa, as alterações que o século XX assistiu são inquestionáveis, tocando diretamente todas as estruturas que a "modernidade" até então conhecera, apagando e modificando definições e, tendo, por extensão, reflexos para a teoria estética e para a prática teatral que precisam ser investigados. Em outras palavras, o objetivo central é refletir, a partir do manancial teórico multifacetado da história e da teoria teatral, bem como através das contribuições da filosofia e da estética, sobre a assim chamada modernidade e sua crise naquilo em que esta toca as Artes do Espetáculo, que vieram passando por profundas mudanças, sobretudo ao longo do século XX. Se considerarmos o chamado ?projeto da modernidade? como um conjunto de ideários e determinações construídas desde o Renascimento, com ênfase na racionalidade e no método científico, e que buscou estruturar toda a ideologia do mundo ocidental, definindo até mesmo as artes e a relação do homem com estas (a estética), é ponto central que as Artes cênicas, bem como os gêneros teatrais e a própria forma dramática não poderia ter passado incólume por este processo, cujas consequências e limitações ainda precisam ser pesquisadas e elaboradas para compreensão mais ampla do fenômeno. Com isto, tem-se como ponto central aqui pesquisar tanto a relação entre modernidade (e suas determinações) e forma dramática, como também a relação entre a crise da modernidade e a crise da forma dramática questionando de que modo isto pôde conduzir à reinvenção das artes da cena e seus processos nas últimas décadas, buscando-se assim compreender os reflexos de tais determinações teóricas para o fenômeno e o acontecer das artes cênicas como um todo, em especial em direção àquilo que será denominado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luciana da Costa Dias - Coordenador / gustavo moreira alves - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2004 - 2013

    ARTE E HISTÓRIA DO SER: A conferência A Origem da Obra de Arte e a gênese do conceito de história do ser na obra de Martin Heidegger nos anos 1930, Descrição: O estudo desenvolvido teve por intenção investigar a relação entre a questão da arte e a história do ser, tal como esta irá progressivamente se construir na obra de Martin Heidegger, sobretudo a partir de meados da década de 1930. Com isso, pretendeu-se identificar e destacar o papel fundamental que a abordagem desta questão deteve para a chamada viragem (Kehre) e os rumos posteriores da obra deste filósofo, conduzindo seu pensamento para além dos limites da analítica existencial empreendida em Ser e Tempo (1927) e em direção à construção da chamada "história do ser" e à questão do acabamento da metafísica como niilismo, na última fase de seu pensamento e em obras como o Beiträge zur Philosofie (1938). Para tal, partimos da investigação do ensaio A origem da obra de arte, publicado em meados da década de 1930, devido ao caráter central (não apenas em sentido cronológico) que esse texto ocupa para a abordagem do problema, posto nele Heidegger empreender a revisão de conceitos como Zuhandenheit e Vorhandenheit, de modo a assim abrir lugar, em sua ontologia, para este ente que a obra de arte é, com isso permitindo que o acontecimento do ser pudesse vir a ser pensando em novas bases e em perspectiva histórico-hermenêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana da Costa Dias - Coordenador.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Instituto de Artes - IDA. , CEN / IDA - Campus Universitário Darcy Ribeiro, SG 01, Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (061) 31071176, URL da Homepage:

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Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2022

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direção 1

2017 - 2018

University Of Surrey

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Researcher Fellow, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisadora Visitante (pós doutoral) no Centre for Performance Philosophy, vinculado a Guildford School of acting, com o projeto de pesquisa ''Nietzsche and Artaud through Phenomenology: Perspectives towards a Philosophy of Performance?".

2011 - 2022

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2020

    Ensino, Mestrado em Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Pesquisa em Estética, Crítica e História das Artes

  • 10/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPP.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ciências Humanas, Letras e Artes.

  • 10/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas PPGAC/ UFOP, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas PPGAC/ UFOP.,Atividade realizada, Editora-Chefe e fundadora da Ephemera - Revista do PPGAC/UFOP.

  • 05/2017

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Arte, Teatro nos séculos XVIII e XIX, Performance & Instalação

  • 01/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Filosofia Artes e Cultura.,Linhas de pesquisa

  • 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia Artes e Cultura, Departamento de Artes.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reforma Pedagógica e de revisão da grade curricular dos Cursos de Artes Cênicas (bacharelado e licenciatura).

  • 05/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Filosofia Artes e Cultura.,Linhas de pesquisa

  • 09/2018 - 09/2020

    Direção e administração, Instituto de Filosofia Artes e Cultura.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFOP).

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro do Medieval ao Barroco, Teatro do século XX, Teatro dos séculos XVIII e XIX, Teatro Grego e Romano

  • 09/2016 - 04/2017

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro do Medieval ao Barroco, Teatro dos séculos XVIII e XIX, Teatro Grego e Romano, Teoria Gera da Arte

  • 03/2016 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia Artes e Cultura.,Cargo ou função, Comissão.

  • 04/2016 - 08/2016

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro do medieval ao Barroco, Teatro Grego e Romano, Teoria geral da Arte

  • 03/2016 - 08/2016

    Ensino, Mestrado em Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Pesquisa em Estética, Crítica e História das Artes

  • 03/2015 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia Artes e Cultura.,Cargo ou função, Comissão de Criação da Revista 35 - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFOP.

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Arte, Teatro Grego e Romano, Teatro do Medieval ao Barroco, Dramaturgia B

  • 03/2013 - 03/2015

    Direção e administração, Instituto de Filosofia Artes e Cultura.,Cargo ou função, Comissão de Coordenação do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas.

  • 03/2013 - 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPP.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ciências Humanas, Letras e Artes da PROPP/UFOP.

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Teoria e Estética das Artes Cênicas

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro do Medieval ao Barroco, Teoria geral da Arte, Tópicos de pesquisa

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Teatrais A (60h), Teatro do Medieval ao Barroco (30h), Teatro Grego e Romano (30h), Teoria Geral da Arte I (30h)

  • 03/2013 - 02/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia Artes e Cultura.,Cargo ou função, Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas para ingresso em 2014.

  • 05/2012 - 02/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia Artes e Cultura.,Cargo ou função, Representante Adjunto do DEART junto ao CAINT - Coordenadoria de Assuntos Internacionais - UFOP.

  • 09/2013 - 12/2013

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Contemporaneidade, Teatro do Medieval ao Barroco, Teatro Grego e Romano

  • 07/2011 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia Artes e Cultura.,Cargo ou função, Vice- corrodenadora da Comissão de elaboração do Programa de Pós-graduação do DEART/IFAC.

  • 04/2013 - 08/2013

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro do Medieval ao Barroco, Teatro dos séculos XVIII e XIX, Teatro Grego e Romano, Teoria Geral da Arte I

  • 03/2013 - 08/2013

    Ensino, Estética e Filosofia da Arte, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE II - FIL017/4 - "Filosofia e Teatro"

  • 01/2012 - 03/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia Artes e Cultura.,Cargo ou função, Coordenação do Processo Seletivo de Artes cênicas (Prova de habilidades específicas).

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro do Medieval ao Barroco, Teatro Grego e Romano, Teoria Geral da Arte

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e contemporaneidade, Teatro do Medieval ao Barroco, Teatro grego e Romano, Teoria Geral da Arte I

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro Brasileiro do descobrimento ao século XIX, Teatro do Medieval ao Barroco, Teatro Grego e Romano, Teoria geral da Arte I

  • 05/2011 - 07/2011

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Contemporaneidade, Teoria geral da Arte I

2007 - 2008

Albert-Ludwigs-Universität-Freiburg

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado sanduíche - estágio de pesquisa, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsa de pesquisa (doutorado-sanduíche) no âmbito do projeto "Questões fundamentais da hermenêutica filosófica: arte, ciência e política" -- projeto de cooperação internacional financiado pela CAPES e pelo DAAD no âmbito do Programa Brasil-Alemanha (PROBRAL). Este projeto envolveu três universidades: a Universidade Albert-Ludwig Freiburg, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Nele estavam previstas duas missões de trabalho anuais, um congresso internacional por ano e 4 bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado. O tempo de duração do projeto foi de dois anos, renovado por mais um. Coordenação: Prof. Dr. Marco Antonio dos Santos Casanova (lado brasileiro) e Prof. Dr. Günter Figal, da Universidade de Freiburg (lado alemão).

Atividades

  • 04/2007 - 03/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Philosophisches Seminar.,Linhas de pesquisa

2005 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da História I, Filosofia geral I

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia II

  • 03/2006 - 08/2006

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética I

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia II

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia I, Filosofia II

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia I, Filosofia II

2004 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2011

Colégio Pedro II

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de Filosofia para o Ensino Médio.