Eder Antônio de Souza Arantes

Ator, performer e pesquisador em Artes Cênicas. Graduado pela Universidade Estadual de Campinas (IA/UNICAMP) e, atualmente, mestrando pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Se interessa por uma poética que friccione manifestações populares brasileiras e formas contemporâneas de cena.

Informações coletadas do Lattes em 07/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Artes Cenicas

2019 - Atual

Universidade de São Paulo
Prof. Dr. Antônio Carlos de Araújo Silva.Palavras-chave: Religiões Brasileiras; Performatividades Pentecostais; Processo Criativo.

Graduação em Artes Cênicas

2015 - 2018

Universidade Estadual de Campinas

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola Estadual Coronel Tonico Franco

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Laboratório de Estudos Cênicos: Narrativas e Territoriedades. (Carga horária: 80h). , Teatro da Universidade de São Paulo, TUSP, Brasil.

2018 - 2018

Residência em Produção Cultural. (Carga horária: 90h). , NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS TEATRAIS DA UNICAMP, LUMW, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento com Elementos de Exaustão e Viewpoints. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Organização de eventos

ARANTES, E. A. S. . 10 Seminário de Pesquisas em Andamento. 2021. (Congresso).

ARANTES, E. A. S. . Encontro de Teatro Universitário. 2018. (Festival).

ARANTES, E. A. S. . UNICENA 2016-1. 2016. (Festival).

ARANTES, E. A. S. . UNICENA 2015 -2. 2015. (Festival).

Participação em eventos

10 Seminário de Pesquisas em Andamento.O corpo que louva em guerra. 2021. (Seminário).

4 EPA - Encontro de Pesquisas em Andamento.O corpo que louva em guerra. 2021. (Encontro).

EPA 2020: 3 Encontro de Pesquisas em Andamento."quem quer minha morte está em nome de deus": articulações políticas da Frente Parlamentar Evangélica e novas censura das artes da cena. 2020. (Encontro).

9 Seminário de Pesquisas em Andamento.Quem quer minha morte está em nome de deus. 2019. (Seminário).

8 Seminário de Pesquisas em Andamento.?QUANDO O FOGO CAI?: GLOSSOLALIA, ADORAÇÃO ESPONTÂNEA E OUTROS ELEMENTOS DA PERFORMATIVIDADE PENTECOSTAL COMO MOTES DE CRIAÇÃO CÊNICA. 2018. (Seminário).

XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. ?QUANDO O FOGO CAI?: GLOSSOLALIA, ADORAÇÃO ESPONTÂNEA E OUTROS ELEMENTOS DA PERFORMATIVIDADE PENTECOSTAL COMO MOTES DE CRIAÇÃO CÊNICA. 2018. (Congresso).

XXV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. A MITOPOÉTICA IORUBÁ: CANÇÕES RITUAIS ENQUANTO ELEMENTOS DISPARADORES DE UM PROCESSO CRIATIVO. 2017. (Congresso).

IV Seminário de Pesquisas do PPGADC - UNICAMP. 2016. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Antonio Flávio Alves Rabelo

SILVA, A. C. A.;RABELO, Flávio; TEIXEIRA, J. M.. Fervor: corpo, pentecostalismo e práticas de criação. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

[Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, A. C. A.;MARTINS, F. C.. Quem quer minha morte está em nome de deus: carismas pentecostais e criação em performance. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Jacqueline Moraes Teixeira

SILVA, A. C. A.;TEIXEIRA, JACQUELINE MORAES; RABELO, A. F. A.. Fervor: corpo, pentecostalismo e práticas de criação. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Jacqueline Moraes Teixeira

SILVA, A. C. A.;TEIXEIRA, JACQUELINE MORAES; MARTINS, F. C.. ?QUEM QUER MINHA MORTE VEM EM NOME DE DEUS: CORPO PERFORMATIVO PENTECOSTAL, DISCURSO RELIGIOSO E CRIAÇÃO?. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós graduação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes Eca.

Foi orientado por

Antonio Carlos de Araújo Silva

Quem quer minha morte está em nome de deus: carismas pentecostais e criação em performance; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Carlos de Araújo Silva;

Grácia Maria Navarro

A Mito Poética Iorubana: Canções rituais enquanto elementos disparadores de um processo criativo; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Instituto de Artes Unicamp; Orientador: Grácia Maria Navarro;

Grácia Maria Navarro

QUANDO O FOGO CAI?: GLOSSOLALIA, ADORAÇÃOESPONTÂNEA E OUTROS ELEMENTOS DA PERFORMATIVIDADE PENTECOSTAL COMO MOTES DE CRIAÇÃO CÊNICA; 2017; Iniciação Científica - Departamento de Artes Cênicas - IA Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Grácia Maria Navarro;

Sandro Rogério Vargas Ustra

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID / Subprojeto Física Pontal; 2012; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério Vargas Ustra;

Produções bibliográficas

  • ANTÔNIO DE SOUZA ARANTES, EDER . A MITOPOÉTICA IORUBÁ: CANÇÕES RITUAIS ENQUANTO ELEMENTOS DISPARADORES DE UM PROCESSO CRIATIVO. In: XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp, 2017, Campinas, 2017.

  • ARANTES, EDER ANTÔNIO DE SOUZA ; NAVARRO, GRACIA MARIA . "Quando o fogo cai". Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP , 2019.

  • ARANTES, E. A. S. . O corpo perfomativo no pentecostalismo e as (des)articulações políticas da igreja evangélica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

ARANTES, E. A. S. ; ROMANINI JUNIOR, M. ; BONFITTO, M. . 1 Apresentação 'Curtos Programas para Espaços Ausentes'. 2019. Teatral.

ARANTES, E. A. S. ; MARIA NAVARRO, GRACIA . 1 Apresentação 'Acorda Igreja'. 2018. Teatral.

ARANTES, E. A. S. ; ROMANINI JUNIOR, M. ; BONFITTO, M. . 4 Apresentações de 'Curtos Programas para Espaços Ausentes'. 2018. Teatral.

ARANTES, E. A. S. ; PASSARELLI, F. P. ; ROMANINI JUNIOR, M. ; BONFITTO, M. . 1 Apresentação do Espetáculo Carcaças. 2018. Teatral.

ARANTES, E. A. S. ; ROMANINI JUNIOR, M. ; BONFITTO, M. . 5 Apresentações do Espetáculo 'Carcaças'. 2017. Teatral.

ARANTES, E. A. S. ; MARIA NAVARRO, GRACIA . 1 Apresentação 'Candomblé Neon'. 2017. Teatral.

ARANTES, E. A. S. ; LAZARATTO, Marcello . 4 Apresentações 'A Decisão'. 2017. Teatral.

ARANTES, E. A. S. ; LAZARATTO, Marcello . 4 Apresentações de 'Mauser'. 2017. Teatral.

ARANTES, E. A. S. ; SANTANNA, M. A. . 3 Apresentações de 'KÒMMA'. 2017. Teatral.

ARANTES, E. A. S. ; ROMANINI JUNIOR, M. ; BONFITTO, M. . 1 Apresentação 'Carcaças'. 2017. Teatral.

ARANTES, E. A. S. . 8 apresentações do espetáculo 'Pavão Misterioso'. 2015. Teatral.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Produtor, Carga horária: 2

Outras informações:
Membro da Comissão Organizadora do Encontro de Teatro Universitário (ETU), projeto de extensão que promove a integração e espaço de apresentação de estudantes de Artes Cênicas, em especial das universidades estaduais paulistas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

2017 - 2018

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 12

Outras informações:
Iniciação Científica - Orientação: profª drª Grácia Navarro As religiões evangélicas de ordem pentecostal tem apresentado exponente crescimento nas últimas décadas e hoje já ocupam grande influência no imaginário e cotidiano nacional. Este projeto propõe um olhar mais atento à teatralidade de algumas manifestações comuns em igrejas de denominação pentecostal. Cotejaremos como objeto de estudo, assim, prática da glossolalia (?língua dos anjos?) e da adoração espontânea, ambas vocalidades enunciadas a partir de um transe verbal dos adeptos e que ocupam lugar importante dentro do ritual. Buscamos com isso a investigação em criação a partir de elementos populares de performatividade. Para tanto, prevemos a criação de uma performance solo onde além dos elementos citados, também discutiremos os discursos reiteradamente veiculados pelas lideranças pentecostais em seus espaços de mídia e política institucional, articulando tudo sob formas mais contemporâneas de cena.

2016 - 2017

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/SAE, Carga horária: 12

Outras informações:
Iniciação Científica - Orientação: profª drª Gácia Navarro Este projeto visa o estudo e entendimento de canções rituais iorubas dentro de um processo criativo, partindo do levantamento de repertório de registros dessa musicalidade e da sistematização e tradução dos cantos da nação Nagô, encontradas no trabalho de José Jorge de Carvalho, em sua obra Cantos Sagrados do Xangô de Recife (1993). A referência teórica e a compreensão de Carvalho (1993) nos dará luz para a experienciação de canções do universo ioruba, seja a partir de seus registros ou de manifestações in loco no município de Campinas-SP. Entendemos a tradição religiosa ioruba como vital influência para o repertório de manifestações artísticas e culturais brasileiras e, portanto, patrimônio que devemos atenção. Prevemos a criação e apresentações públicas de uma cena curta solo onde canções previamente selecionadas sirvam como elementos disparadores de criação e onde tradição e contemporaneidade sejam aproximadas através de uma resposta cênica, advinda desses motes.