Larissa Alves Mundim

Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em História Social na Universidade Estadual de Campinas. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura e história, indianismo, imprensa e Machado de Assis.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em História Social Unicamp

2017 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Sobre letras e leis: indianismo e justiça em Bernardo Guimarães,
Rodrigo Camargo de Godoi. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em História

2015 - 2017

Universidade Estadual de Campinas
Título: Nos labirintos de Clio: política, indianismo e história na poesia de Machado de Assis,Ano de Obtenção: 2017
Sidney Chalhoub.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em História

2010 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Machado de Assis entre a poesia e a história: Identidade nacional e nacionalismo literário em
Orientador: Ana Flávia Cernic Ramos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Abolicionismo e Trabalho Forçado em Angola: Uma Perspectiva Atlântica (século XIX). 2017. (Outra).

III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia."Filha melhor do eterno, América!": gênero e identidade nacional em Machado de Assis. 2015. (Seminário).

"Cultura ordinaria" y estructura de sentimiento em las movilizaciones políticas Argentinas. Professor convidado: Pablo A. Pozzi. 2013. (Outra).

A formação do Historiador. 2013. (Outra).

Caminhos da História Social:Diálogos sobre Culturas,memórias e perspectivas de investigação social: Professores convidados: Pablo Alejandro Pozzi e Mariana Mastrángelo. 2013. (Outra).

III ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFU."Americanas" (1875): a formação da América sob a perspectiva de Machado de Assis. 2013. (Encontro).

I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História.Machado de Assis entre a poesia e a história: construção da identidade nacional e literária em "Americanas" (1875). 2013. (Seminário).

IX SEMINÁRIO RACISMO E EDUCAÇÃO & VIII SEMINÁRIO GÊNERO, RAÇA E ETNIA. 2013. (Seminário).

Oficina 2- Escravidão e Identidade. 2013. (Oficina).

Oficina 3- Imprensa Ilustrada- I ciclo de oficinas de História. 2013. (Oficina).

Oficina I- Imprensa e Gênero- I ciclo de oficinas de História. 2013. (Oficina).

Raros e rotos, restos, rastros e rostos: arquivos e documentos como condições de possibilidade do discurso historiográfico. 2013. (Outra).

VI Simpósio Internacional de História: culturas e identidades."Americanas" (1875): combates indianistas na poesia de Machado de Assis. 2013. (Simpósio).

XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA e IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA.A formação da América na poesia de Machado de Assis: uma interpretação de "Potira". 2013. (Simpósio).

I SIMPÓSIO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFU/2012 - ENCONTROS COM A HISTÓRIA: Dálogos de pesquisa e atuações docentes.'Em cena "Andorra": a reinterpretação da peça à luz do Golpe de 1964'. 2012. (Simpósio).

Diálogos entre História Oral e Antropologia Visual: TEMAS, EVIDÊNCIAS E PROCEDIMENTOS NAS ANÁLISES DE VÍDEOS E DE ENTREVISTAS ORAIS. 2011. (Encontro).

HISTÓRIA EM AÇÃO Patrimônio Cultural e Vídeo Documentário: entre ficção e realidade. 2011. (Simpósio).

I Colóquio- Circularidades Políticas e Culturais. 2011. (Outra).

Colóquio Internacional Tramas e dramas do político- Linguagens, formas, jogos. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Guilherme Soares Ketzer

MUNDIM, L. A.; PINTO JUNIOR, A.; GODOI, R. C.. Criminalidade, conflitos e justiça: Batman - O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jefferson Cano

RAMOS, A. F. C.CANO, Jefferson; PIROLA, R. F.. Nos labirintos de Clio: política, indianismo e história na poesia de Machado de Assis. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Flávia Cernic Ramos

PIROLA, R. F.;RAMOS, A. F. C.CANO, J.. "Nos Labirintos de Clio: política, indianismo e história na poesia de Machado de Assis". 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Flávia Cernic Ramos

Chalhoub, S.CANO, J.RAMOS, A. F. C.. Nos caminhos de Clio e Calíope: política e história na poesia de Machado de Assis. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Flávia Cernic Ramos

RAMOS, A. F. C.; SPINI, Ana Paula; SILVEIRA, D. M.. Machado de Assis entre a poesia e a história: identidade nacional e nacionalismo literário em Americanas (1875). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Ana Paula Spini

RAMOS, Ana Flávia Cernic; SILVEIRA, Daniela Magalhães da;SPINI, Ana Paula. Machado de Assis entre a poesia e a história: identidade nacional e nacionalismo literário em Americanas (1875). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Daniela Magalhães da Silveira

SILVEIRA, D. M.; RAMOS, A. F. C; SPINI, A. P.. Machado de Assis entre a poesia e a história: identidade nacional e nacionalismo literário em Americanas (1875). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sidney Chalhoub

Nos labirintos de Clio: política, indianismo e história na poesia de Machado de Assis; 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sidney Chalhoub;

Ana Flávia Cernic Ramos

"Machado de Assis entre a poesa e a história: Identidade Nacional e nacionalismo literário em Americanas (1875)"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Ana Flavia Cernic Ramos;

Ana Flávia Cernic Ramos

?As Americanas? (1875): Identidade nacional nas poesias de Machado de Assis"; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Flavia Cernic Ramos;

Renata Ferreira dos Santos Oliveira

; A influência da internet no rendimento escolar; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Patos de Minas; Orientador: Renata Ferreira dos Santos Oliveira;

Rodrigo Camargo de Godoi

Sobre letras e leis: Indianismo e Justiça em Bernardo de Guimarães; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MUNDIM, L. A. . Ficção e História em 'Índio Affonso' de Bernardo Guimarães. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNDIM, L. A. . O Índio Affonso invade a Corte: o desafio de Bernardo Guimarães para a produção histórica e literária oitocentista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNDIM, L. A. . Fim do tráfico de escravos e usos da mão de obra indígena: os debates de Adolfo Varnhagen e Perdigão Malheiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNDIM, L. A. . 'Filha melhor do eterno, América!': gênero e identidade nacional em Machado de Assis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNDIM, L. A. . Debates sobre ciência e raça na poesia de Machado de Assis: uma discussão sobre Americanas (1875). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNDIM, L. A. . Machado de Assis entre a poesia e a história: construção da identidade nacional e literária em 'Americanas' (1875). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNDIM, L. A. . ?A formação da América na poesia de Machado de Assis: uma interpretação de 'Potira'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNDIM, L. A. . 'Americanas' (1875): a formação da América sob a perspectiva de Machado de Assis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNDIM, L. A. . 'Americanas' (1875): combates indianistas na poesia de Machado de Assis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNDIM, L. A. . 'Em cena 'Andorra': a reinterpretação da peça à luz do Golpe de 1964'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNDIM, L. A. . Humor, política e escravidão nas crônicas de Machado de Assis 2018 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MUNDIM, L. A. . XVI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2018. (Avaliadora de trabalhos inscritos no evento).

MUNDIM, L. A. . Revolução Francesa - França no Período Revolucionário apreendida pelo viés das Representações Teatrais. 2011. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2016

    O Brasil em letra de forma e película: Os projetos para a nação brasileira na produção literária, jornalística e cinematográfica (1870-1930), Descrição: "Este projeto pretende investigar as intervenções de literatos, jornalistas e cineastas para a construção de um Brasil e a definição de cidadania. Esses intelectuais serão tomados como sujeitos que tentaram reinventar a realidade vivida, por meio da proposição e da consolidação de projetos capazes de definir a cor do brasileiro, a incorporação de ex-escravos e seus descendentes, bem como a tensão entre o moderno e o tradicional." A pesquisa desenvolveu uma investigação de iniciação científica em torno da coletânea poética "Americanas", publicada por Machado de Assis em 1875. Discutindo temas como identidade nacional, nacionalismo literário, indianismo, ciência e raça na poesia de Machado de Assis. A pesquisa foi orientada pela Profª Drª Ana Flávia Cernic Ramos, com apoio do CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Alves Mundim - Integrante / Daniela Magalhães da Silveira - Coordenador / Ana Flávia Cernic Ramos - Integrante / Ana Paula Spini - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. , Rua Cora Coralina, Cidade Universitária, 13083896 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35211662

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora de disciplina

    Outras informações:
    Monitora da disciplina História Antiga do Mundo Romano, sob orientação do Prof. Alcides Freire Ramos.

  • 2017 - 2017

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária

    Outras informações:
    Estagiária da disciplina História do Brasil II, sob orientação do Prof. Rodrigo Camargo de Godói.