Thiago Alves Lopes de Oliveira

Sou doutorando em ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em biologia animal pela Universidade Estadual Paulista e graduado em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Tenho experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de comunidades animais, atuando principalmente nos seguintes temas: anurofauna, diversidade, distribuição e conservação. Fui responsável por projetos e relatórios de monitoramento de fauna (herpetofauna) na área de consultoria ambiental. Atualmente desenvolvo meu projeto de doutorado com diversidade funcional e filogenética, avaliando como diferentes tipos de uso e ocupação do solo afetam os anfíbios anuros.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ecologia

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Diversidade funcional e filogenética de anfíbios anuros na Mata Atlântica sob diferentes tipos de uso e ocupação do solo.,
Leandro da Silva Duarte. Coorientador: Ricardo Jannini Sawaya. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Biologia Animal

2010 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Anurofauna terrícola em uma área de mosaico entre Cerrado e Floresta Estacional: distribuição, co-ocorrência e a influência de características ambientais.,Ano de Obtenção: 2012
Ricardo Jannini Sawaya.Coorientador: Denise de Cerqueira Rossa-Feres. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura

2004 - 2010

Universidade Estadual de Londrina
Título: A influência dos fragmentos florestais na riqueza e abundância de anuros de área aberta: teste experimental com poças artificiais
Orientador: Denise de Cerqueira Rossa-Feres
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Ecologia química das interações planta-inseto. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Diversidade genética de populações naturais. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2010 - 2010

Ecologia e métodos para conservação herpetofauna. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2010 - 2010

Biogeografia histórica de peixes de água doce. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Fauna subterrânea: diversidade e conservação. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Atualização em faunística taxonômica e ecológica. (Carga horária: 70h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Diversidade de anfíbios do cerrado. (Carga horária: 10h). , Sociedade Brasileira de Herpetologia, SBH, Brasil.

2009 - 2009

Estimativas de riqueza e análise de biodiversidade. (Carga horária: 22h). , Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.

2008 - 2008

Efeitos da fragmentação na diversidade de espécies. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

Métodos estudos ecológicos com anfíbios no Brasil. (Carga horária: 12h). , Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ, Brasil.

2008 - 2008

Sistemática e biologia de anfíbios anuros. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2007 - 2007

Neurobiologia: métodos e desafios. (Carga horária: 5h). , Sociedade Brasileira de Etologia, SBET, Brasil.

2005 - 2005

Educação: ensinando ciência com arte e emoção. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2005 - 2005

Direito ambiental e desenvolvimento sustentável. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de comunidades.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada/Especialidade: Conservação das Espécies Animais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, T. A. L. . I Reunião da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e V Simpósio de Ecologia Teórica. 2016. (Outro).

OLIVEIRA, T. A. L. . VII Congresso Brasileiro de Herpetologia. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Reunião da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação e V Simpósio de Ecologia Teórica. 2016. (Simpósio).

VII Congresso Brasileiro de Herpetologia. Uso da terra e a influência sobre as comunidades de anfíbios anuros:Uuma revisão. 2015. (Congresso).

Simpósio de Diversidade, Sistemática e Biogeografia de Anfíbios e Répteis Brasileiros.. 2014. (Simpósio).

IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia. Uso do ambiente e co-ocorrência de anfíbios anuros em uma área de ecótono entre o Cerrado e a Mata Atlântica.. 2011. (Congresso).

VIII Simpósio de Biologia Animal. 2010. (Simpósio).

XV Seminário de Apresentação das Monografias do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.A influência dos fragmentos florestais na riqueza e abundância de anuros de área aberta: teste experimental com poças artificiais.. 2010. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Herpetologia. A influência dos fragmentos florestais na riqueza e abundância de anuros de área aberta: teste experimental com poças artificiais.. 2009. (Congresso).

VII Simpósio de Biologia Animal. 2009. (Simpósio).

IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia. Levantamento preliminar da mastofauna de médio e grande porte de um pequeno fragmento florestal na região de Londrina-PR. 2008. (Congresso).

VI Simpósio de Biologia Animal. 2008. (Simpósio).

XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. 2008. (Congresso).

Atualização de temas relevantes ao curso de biologia - Estudos de impactos ambientais. 2007. (Outra).

VIII Congresso de Ecologia do Brasil. 2007. (Congresso).

XXV Encontro Nacional de Etologia. 2007. (Encontro).

XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. 2006. (Congresso).

Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ÂNGELA TERESA SILVA E SOUZA

SILVA-SOUZA, Â.T.; Rossa-Feres, D.C.; JULIO, C. E. A.. A influência dos fragmentos florestais na riqueza e abundância de anuros de área aberta: teste experimental com poças artificiais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina.

Paula Hanna Valdujo

BRASILEIRO, C. A.;VALDUJO, PAULA H.; SAWAYA, R.. Anurofauna terrícola em uma área de mosaico entre Cerrado e Floresta Estacional: distribuição, co-ocorrência e a influência de características ambientais. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FERNANDO GERTUM BECKER

Becker, F. G.; TOZETTI, A. M.; MOREIRA, L.. Diversidade funcional e a influência de fatores antrópicos sobre comunidades de anuros no Paraná. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cristiano Agra Iserhard

ISERHARD, C. A.; DIAS, R. A.; TOZETTI, A. M.. Os efeitos dos diferentes tipos de uso do solo sobre comunidades de anuros. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alexandro Marques Tozetti

Tozetti, AM. Diversidade funcional e a influência de fatores antrópicos sobre comunidades de anuros no Paraná.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Animal) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rafael Antunes Dias

DIAS, Rafael Antunes; DUARTE, L. S.; ISERHARD, C. A.; TOZETTI, A. M.. Os efeitos dos diferentes tipos de usos do solo sobre as comunidades de anfíbios anuros. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ricardo Jannini Sawaya

SAWAYA, R. J.; VALDUJO, P. H.;BRASILEIRO, C. A.. Anurofauna terrícola de uma área de mosaico entre o Cerrado e a Floresta Estacional: distribuição, co-ocorrência e a influência de características ambientais. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Carlos Eduardo de Alvarenga Júlio

SOUZA, Angela Teresa Silva e; ROSSA-FERES, D. C.;JULIO, Carlos Eduardo de AlvarengaJULIO, Carlos Eduardo de Alvarenga. A influência dos fragmentos florestais na riqueza e abundância de anuros de área aberta: teste experimental com poças artificiais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leandro da Silva Duarte

Influência da produtividade primária e o estado de conservação de áreas naturais sobre a diversidade funcional e filogenética de anuros; 2018; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Leandro da Silva Duarte;

Denise de Cerqueira Rossa-Feres

Diversidade, Distribuição e Conservação da Anurofauna da Região da Estação Ecológica de Jataí, Luiz Antônio, SP; 2012; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Denise de Cerqueira Rossa-Feres;

Denise de Cerqueira Rossa-Feres

A influência dos fragmentos florestais na riqueza e abundância de anuros de área aberta: teste experimental com poças artificiais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Denise de Cerqueira Rossa-Feres;

Denise de Cerqueira Rossa-Feres

Estágio de Docência obrigatório para pós-graduandos bolsistas da CAPES; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Denise de Cerqueira Rossa-Feres;

Ricardo Jannini Sawaya

Anurofauna terrícola em uma área de mosaico entre Cerrado e Floresta Estacional: distribuição, co-ocorrência e a influência de características ambientais; 2012; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Jannini Sawaya;

Ricardo Jannini Sawaya

Diversidade funcional e filogenética de anuros na Mata Atlântica sob diferentes tipos de uso e ocupação do solo; 2018; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Ricardo Jannini Sawaya;

Fernando Rodrigues da Silva

A influência dos fragmentos florestais na riqueza e abundância de anuros de área aberta: teste experimental com poças artificiais; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista - IBILCE, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Fernando Rodrigues da Silva;

Nilza Maria Diniz

Questões morais da utilização de animais em experimentação científica; Início: 2006; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2014 GUIMARÃES, MURILO ; CORRÊA, DÉCIO T. ; FILHO, SÉRGIO S. ; OLIVEIRA, THIAGO A. L. ; DOHERTY, PAUL F. ; SAWAYA, RICARDO J. . One step forward: contrasting the effects of Toe clipping and PIT tagging on frog survival and recapture probability. Ecology and Evolution , v. 4, p. 1480-1490, 2014.

  • 2013 Corrêa Filho, D. T. ; Guimarães, M. ; OLIVEIRA, T. A. L. ; MARTINS, M. ; Sawaya, R. J. . Population declines: Toe-clipping vital to amphibian research. Nature (London) , v. 493, p. 305-305, 2013.

  • 2012 Silva, F. R. ; OLIVEIRA, T. A. L. ; GIBBS, J. P. ; Rossa-Feres, D. de C . An experimental assessment of landscape configuration effects on frog and toad abundance and diversity in tropical agro-savannah landscapes of southeastern Brazil. Landscape Ecology , v. 27, p. 87-96, 2012.

  • ARASAKI, M.O. ; SILVA, J. V. C. ; BABA, G. ; CARATTI, D. ; GINCIENE, B. R. ; PANACHÃO, E.I. ; ROSSI, L. B. ; SATURNO, D.F. ; SONEHARA, G.M. ; MCCRATE, G. B. ; MOTA, T. D. ; OLIVEIRA, T. A. L. ; SILVA, G. A. V. ; VALE, N.P. . Parques urbanos: Conservação cercada por concreto. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço-MG. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009., 2009.

  • OLIVEIRA, T. A. L. ; Sawaya, R. J. ; Duarte L.S. . Uso do solo e a influência sobre as comunidades de anfíbios anuros: Uma revisão. In: 7 Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2015, Gramado. Uso do solo e a influência sobre as comunidades de anfíbios anuros: Uma revisão, 2015.

  • PORTILLO, J. T. M. ; OUCHI-MELO, L. S. ; CRIVELLARI, L. B. ; OLIVEIRA, T. A. L. . Biogeografia de ilhas: A influência de fatores ecológicos e evolutivos em assembleias de serpentes. In: 7 Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2015, Gramado. Biogeografia de ilhas: A influência de fatores ecológicos e evolutivos em assembleias de serpentes, 2015.

  • Corrêa Filho, D. T. ; Guimarães, M. ; OLIVEIRA, T. A. L. ; Serrano Filho, S. ; Sawaya, R. J. . Maior é sempre melhor? Seleção sexual em uma espécie de anfíbio anuro de reprodução explosiva.. In: IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia, 2011, Curitiba. CD de resumos do IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia, 2011.

  • Serrano Filho, S. ; Corrêa Filho, D. T. ; OLIVEIRA, T. A. L. ; Sawaya, R. J. . Diversidade e distribuição de lagartos em uma área de ecótono entre o Cerrado e a Floresta Atlântica no sudeste do Brasil.. In: IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia, 2011, Curitiba. CD de resumos do IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia, 2011.

  • OLIVEIRA, T. A. L. ; GINCIENE, B.R. ; CARATTI, D. ; SATURNO, D.F. ; SONEHARA, G.M. ; BABA, G. ; VALE, N.P. ; PANACHÃO, E.I. ; ARASAKI, M.O. . Levantamento preliminar da mastofauna de médio e grande porte de um pequeno fragmento florestal na região de Londrina-PR. In: IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2008, São Lourenço-MG. CD de resumos do IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2008.

  • Guimarães, M. ; Doherty Jr., P ; Cavalheri, H. B. ; Corrêa Filho, D. T. ; Gaiarsa, M. P. ; OLIVEIRA, T. A. L. ; Filho, S. S. ; Sawaya, R. J. . Armed and well dressed: the role of jaw size and ornamentation on survival probability of the whiptail lizard, Cnemidophorus ocellifer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Corrêa Filho, D. T. ; Guimarães, M. ; Filho, S. S. ; OLIVEIRA, T. A. L. ; Sawaya, R. J. . Efeito da amputação de artelhos e uso de microchips na sobrevivência de Hypsiboas faber (Anura: Hylidae). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, T. A. L. ; Corrêa Filho, D. T. ; Serrano Filho, S. ; Rossa-Feres, D. de C ; Sawaya, R. J. . Uso do ambiente e co-ocorrência de anfíbios anuros em uma área de ecótono entre o Cerrado e a Mata Atlântica.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, T. A. L. ; Silva, F. R. ; Rossa-Feres, D. de C . A influência dos fragmentos florestais na riqueza e abundância de anuros de área aberta: teste experimental com poças artificiais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Thiago Alves Lopes de Oliveira . Levantamento de fauna (herpetofauna) - Projeto: Central de Gerenciamento Ambiental - Iperó. Empresa: Probiota Consultoria Ambiental e Paisagismo. 2014.

Thiago Alves Lopes de Oliveira . Levantamento de fauna (herpetofauna) - Projeto: TAV (Trem de Alta Velocidade). Empresa: Faunística Estudos Ambientais Ltda.. 2013.

Thiago Alves Lopes de Oliveira . Levantamento de fauna (herpetofauna) - Projeto: Ferrovia Norte-Sul (MG). Empresa: Khorion Consultoria Ambiental Ltda. 2013.

Thiago Alves Lopes de Oliveira . Levantamento de fauna (herpetofauna) - Projeto: Vale fertilizantes. Empresa: Probiota Consultoria Ambiental e Paisagismo. 2013.

OLIVEIRA, T. A. L. ; Sawaya, R. J. ; Luiz, A. M. ; Corrêa Filho, D. T. ; Serrano Filho, S. . Plano de Manejo da Estação Ecológica de Jataí - Herpetofauna. 2010.

Thiago Alves Lopes de Oliveira . Introdução ao estudo da herpetologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Thiago Alves Lopes de Oliveira . O valor da biodiversidade e o novo código florestal. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Thiago Alves Lopes de Oliveira . Água, vida na Terra e meio ambiente. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Thiago Alves Lopes de Oliveira . Monitoria no XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia (40 horas). 2006. (Monitor).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Efeitos do uso e ocupação do solo sobre múltiplas dimensões da biodiversidade nos biomas Pampa e Mata Atlântica., Descrição: Alterações ambientais, principalmente aquelas relacionadas aos diferentes tipos de uso e ocupação do solo pelo homem, são apontadas como sendo as principais responsáveis pela perda de biodiversidade em todo o mundo. O desenvolvimento de infraestrutura urbana e a agropecuária ocupam as primeiras posições como agentes de perda de conectividade entre habitats. Essa falta de conectividade entre manchas de habitat afeta a dispersão dos indivíduos, processo fundamental para a estrutura e dinâmica de metacomunidades, definidas como conjuntos de comunidades locais conectadas por dispersão. Comumente as metacomunidades são definidas com base na riqueza de espécies. Entretanto, o uso de marcadores moleculares, de atributos funcionais e de relações filogenéticas entre espécies podem nos auxiliar a compreender de forma empírica como metacomunidades respondem a perturbações antropogênicas. Por sua vez, avaliar os impactos dos diferentes tipos de usos e ocupação do solo sobre diferentes grupos taxonômicos permite prever o quão diferentemente impactos antropogênicos afetam diferentes grupos de organismos. Borboletas e anfíbios são organismos bastante utilizados como bioindicadores, devido a alta sensibilidade que esses organismos apresentam em relação às alterações ambientais. Avaliar os impactos humanos sobre biomas intensamente ameaçados é fundamental para propormos medidas eficazes para manutenção da biodiversidade frente ao avanço do homem sobre áreas naturais. Neste sentido, este projeto visa realizar estudos nos dois biomas mais devastados do Brasil, a Mata Atlântica e o Pampa, compreendendo como as alterações antropogênicas afetam a comunidade de borboletas e anfíbios. Além disso, esse projeto visa elucidar como essas alterações ambientais afetam o funcionamento das metacomunidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Thiago Alves Lopes de Oliveira - Coordenador / Leandro da Silva Duarte - Integrante / Dirleane Ottonelli Rossato - Integrante / Cristiano Agra Iserhard - Integrante / Ricardo Jannini Sawaya - Integrante / André V. L. Freitas - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Diversidade funcional e filogenética de anuros na Mata Atlântica sob diferentes tipos de uso e ocupação do solo., Descrição: O projeto busca verificar a diversidade taxonômica, funcional e filogenética de anfíbios anuros em uma paisagem composta por diferentes tipos de uso do solo, como: áreas de pastagens, agricultura e urbanizadas. O trabalho será realizado na Mata Atlântica desde o estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul. O primeiro capítulo é uma revisão da literatura sobre o tema. O segundo capítulo pretende abordar como esse uso do solo influencia na dispersão dos indivíduos entre áreas, e se apresentará como um capítulo focado em uma ou duas espécies. O terceiro capítulo trata do objetivo central da tese, abordando o tema de ocupação do solo em relação as diversidades das comunidades de anuros. Por fim, o quarto capítulo será composto por uma análise em maior escala e como os diferentes tipos de ocupação do solo, com diferentes densidades populacionais, influencia na diversidade funcional de anuros em um nível continental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thiago Alves Lopes de Oliveira - Coordenador / Leandro da Silva Duarte - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Diversidade, Distribuição e Conservação da Herpetofauna do Estado de São Paulo., Descrição: O estado de São Paulo apresenta alta riqueza de anfíbios e répteis, mas apenas 13,9% de sua área total correspondem a remanescentes de vegetação natural de Cerrado e Mata Atlântica. Ainda não está disponível um banco de dados representativo da herpetofauna para o estado. Este projeto propõe o estudo da diversidade, distribuição e conservação de anfíbios anuros e répteis Squamata do estado de São Paulo, por meio de: (1) identificação de lacunas de conhecimento e realização de amostragens de campo para complementação das bases de dados; (2) mapeamento da distribuição das espécies e identificação de áreas de maior diversidade por meio da modelagem de nicho ecológico e ferramentas de Sistema de Informação Geográfica; (3) determinação de áreas de endemismo nos diferentes biomas e fitofisionomias que ocorrem no estado e compreensão de como estas faunas se relacionam; (4) integração de estudos sobre filogeografia, diversidade genética e modelagem de nicho ecológico para compreensão de processos evolutivos e padrões de distribuição; e (5) proposição de áreas prioritárias para conservação da herpetofauna no estado. Este projeto permitirá a integração de pesquisadores e a correção, disponibilização e complementação das bases de dados das principais coleções científicas do estado de São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Thiago Alves Lopes de Oliveira - Integrante / Ricardo Janinni Sawaya - Coordenador / Otavio A V Marques - Integrante / Selma Maria de Almeida Santos - Integrante / Hebert Ferrarezzi - Integrante / Maria José de Jesus Silva - Integrante / Nancy Oguiura - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    Diversidade, Distribuição e Conservação da Anurofauna da Região da Estação Ecológica de Jataí, Luiz Antônio, SP., Descrição: A Estação Ecológica de Jataí (EEJ), município de Luiz Antônio, SP, representa um dos últimos fragmentos grandes e com algumas fitofisionomias de Cerrado e floresta estacional semidecídua no estado de São Paulo. Considerando o número reduzido de estudos envolvendo anfíbios no cerrado paulista, especialmente em suas áreas de transição com florestas estacionais semidecíduas de Mata Atlântica, esse trabalho fornecerá informações importantes sobre ecologia e história natural. O presente projeto tem como objetivos explorar a diversidade, distribuição e conservação dos anfíbios anuros da Estação Ecológica de Jataí, enfocando os seguintes aspectos: 1) caracterizar a diversidade (composição, riqueza e abundância relativa de espécies), e abundância na reserva; 2) descrever a distribuição, diversidade e abundância de espécies em diferentes fitofisionomias da reserva; 3) caracterizar a atividade sazonal durante a estação chuvosa e durante os 12 meses de coleta, explorando suas relações com variáveis climáticas; 4) avaliar a influência do estado de conservação de diferentes localidades na reserva sobre a diversidade e abundância de espécies; 5) fornecer dados úteis que possam ser utilizados pelo projeto ?Diversidade, Distribuição e Conservação da Herpetofauna do Estado de São Paulo?, auxiliando do seguinte modo: preenchendo lacunas do conhecimento e complementando bases de dados, identificando áreas de maior diversidade no Estado de São Paulo e ajudando nas decisões e proposições de áreas prioritárias para a conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Thiago Alves Lopes de Oliveira - Coordenador / Denise de Cerqueira Rossa-Feres - Integrante / Ricardo Janinni Sawaya - Integrante / Amom Mendes Luiz - Integrante / Décio Tadeu Corrêa Filho - Integrante / Sérgio S. Filho - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    A influência dos fragmentos florestais na riqueza e abundância de anuros de área aberta: teste experimental com poças artificiais., Descrição: A região noroeste do estado de São Paulo sofreu intenso processo de desmatamento, restando hoje apenas 4% da vegetação original que recobria a região. A anurofauna do noroeste paulista é constituída por espécies de áreas abertas, e estudos desenvolvidos na região demonstram que a distância dos locais de reprodução até os fragmentos florestais influencia o padrão de abundância de algumas das espécies. Com a instalação de poças experimentais, esse estudo pretende testar a influência desses fragmentos florestais na diversidade de anuros da região. As poças serão escavadas (300 x 300 x 50 cm), recobertas com lona plástica e serão instalas na borda, a 100 m e a 200 m de distância do fragmento em direção à matriz de pastagem, em seis fragmentos florestais, totalizando 18 poças artificiais. As hipóteses a serem testadas são: (1) corpos d?água próximos a fragmentos florestais apresentam maior riqueza de espécies e/ou abundância populacional de anuros que corpos d?água distantes; (2) corpos d?água próximos a fragmentos florestais são os primeiros a serem ocupados por anuros durante a estação reprodutiva, em comparação com corpos d?água distantes. O monitoramento será efetuado pela determinação da riqueza e composição de espécies e da abundância de cada população em cada poça artificial, durante cinco dias consecutivos por mês, ao longo de três meses (dezembro/2009 a fevereiro/2010). Além de aumentar o conhecimento sobre a biologia e reprodução de anuros, a diversidade biológica da região noroeste e o efeito da paisagem sobre as populações de anuros, esse estudo contribuirá para ações futuras relacionadas à conservação e manejo das espécies de anuros de área aberta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thiago Alves Lopes de Oliveira - Integrante / Denise de Cerqueira Rossa-Feres - Coordenador / Fernando Rodrigues da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2008

    Na Pegada do Parque: do Arthur Thomas ao Rio Tibagi - Projeto de Corredor Ecológico, Descrição: O objetivo do projeto é ligar as áreas verdes do Parque Municipal Arthur Thomas, localizado a 10 quilômetros do centro, na região sul da área urbana de Londrina, até o Rio Tibagi e o parque Ecológico Daisako Ikeda. Os estudos de levantamento e conservação dos mamíferos de pequeno e médio porte que habitam o Parque Municipal Arthur Thomas e seu entorno foram iniciados em agosto de 2006 a partir da análise das pegadas deixadas em plots de areia iscadas para atraí-los. Esses estudos hoje continuam sendo aprofundados e contam com modernas câmeras fotográficas que capturam as imagens dos animais, demonstrando através de dados científicos a necessidade de se recuperar e conservar os habitat naturais. O projeto também promove ações para recuperar as áreas de preservação permanente, através do plantio de mudas de árvores nativas da floresta da região, ao longo do curso dos ribeirões Cambé e Três Bocas, que cortam, respectivamente, os dois parques municipais. Ao todo são 30 quilômetros de rios, totalizando 182 hectares de matas ciliares. Para reflorestar toda essa área, a Ong MAE pretende plantar 500 mil mudas de árvores nativas, recuperando as áreas degradadas ao longo do corredor. A equipe do projeto, composta por biólogos, geógrafos, advogados, jornalistas e estudantes objetiva conectar uma rede de instituições e pessoas, que juntas viabilizarão a recuperação do corredor ecológico do Arthur Thomas ao Tibagi. http://www.napegadadoparque.com.br http://www.ongmae.org.br.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Thiago Alves Lopes de Oliveira - Integrante / Bruno Rodrigues Ginciene - Integrante / Daniel - Integrante / Diogo Saturno - Integrante / Guilherme Sonehara - Integrante / Gustavo - Integrante / Natasha Paganelli - Integrante / Eduardo Issberner - Coordenador / Marcelo Okamura - Integrante / João Vitor C Silva - Integrante / Leonardo B Rossi - Integrante / Gabriel B McCrate - Integrante / Tiago D Mota - Integrante / Gustavo A V Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Biociências - Centro de Ecologia. , Avenida Bento Gonçalves, n 9500, Prédio 43411 (Centro de Ecologia) , Sala 213 (LEFF), Campus Vale, 91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33086937, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Doutorando

  • 2010 - 2012

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós Graduação, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Aluno do Programa de Pós Graduação em Biologia Animal (mestrado). Orientador Profº Drº Ricardo Jannini Sawaya. Co-orientadora Profa Dra Denise de Cerqueira Rossa-Feres.

  • 2009 - 2009

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Estágio curricular obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 952

    Outras informações:
    Monografia pela Universidade Estadual de Londrina no Laboratório de Ecologia Animal da Unesp - São José do Rio Preto. Termo de compromisso de estágio curricular obrigatório assinado em 15/12/2008.

  • 2009 - 2009

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Estágio voluntário no Laboratório de Ecologia Animal - L.E.A. (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto - SP) em identificação de anfíbios anuros adultos do Noroeste Paulista e métodos de amostragem de girinos.

  • 2009 - 2010

    Instituto Butantan

    Vínculo: Participador/ colaborador, Enquadramento Funcional: Participante de Projeto de Jovem Pesquisador

    Outras informações:
    Participante/Colaborador do Projeto de Jovem Pesquisador do Prof. Dr.Ricardo Jannini Sawaya (Diversidade, Distribuição e Conservação da Herpetofauna do Estado de São Paulo.)

  • 2008 - 2008

    ONG Meio Ambiente Equilibrado

    Vínculo: Est curricular não obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 155

    Outras informações:
    Estagiário da ONG MAE - Levantamento de mamíferos utilizando plotes de areia e câmeras fotográficas e caracterização de problemas relacionados aos fundos de vale de Londrina-PR. Presidente da ONG e orientador: Eduardo Issberner Panachão Termo de compromisso de estágio curricular não obrigatório assinado em 30/06/2008.

  • 2007 - 2007

    Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 100

    Outras informações:
    Estágio realizado no laboratório de herpetologia - Curadoria da coleção Carga horária total: 100 h Orientadora: Carolina Castro-Mello, gerente de coleções.

  • 2008 - 2008

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Estágio supervisionado A, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 150

    Outras informações:
    Professor estagiário na matéria: "METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ESTÁGIO SUPERVISIONADO A" - Estágio Obrigatório. Aulas nas seguintes matérias: anatomia, fisiologia, botânica, invertebrados e microscopia para alunos do ensino médio utilizando os laboratórios da Universidade Estadual de Londrina. Carga horária total: 150 horas.

  • 2007 - 2007

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Estágio supervisionado A, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 150

    Outras informações:
    Estágio como professor no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) na Universidade Estadual de Londrina - Ensino fundamental - Estágio obrigatório do curso de ciências biológicas na matéria: "METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS: ESTÁGIO SUPERVISIONADO A". Carga horária total: 150 horas

  • 2005 - 2006

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 160

    Outras informações:
    Estágio no Departamento de Ciências Fisiológicas - Professor de aulas práticas de fisiologia para alunos do ensino fundamental e médio Carga horária total: 160 h Orientador: Prof. Ms. Mauricio de Castro Marchese