Rosa Kato
Doutora em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2017) e Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). É Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, onde trabalha desde 2010, com experiência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de previdência social, pobreza multidimensional, desigualdade, políticas públicas e bem-estar social. Possui diversas publicações em periódicos, capítulos de livros e trabalhos técnicos relacionados ao desenvolvimento socioeconômico e ao mercado de trabalho, com especial atenção à realidade do Nordeste brasileiro.
Informações coletadas do Lattes em 30/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em doutorado em economia
2012 - 2017
Universidade Federal Fluminense
Título: EFEITOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SOBRE POBREZA MULTIDIMENSIONAL NO RURAL: UMA COMPARAÇÃO REGIONAL
, Ano de obtenção: 2017. Danielle Carusi Machado. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Palavras-chave: Previdência, Pobreza, Muldimensionalidade, Rural.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Mestrado em Economia
2004 - 2006
Universidade Federal da Paraíba
Título: Previdência social na zona rural do Nordeste brasileiro: análise do seu impacto sobre a pobreza e a distribuição de renda em 1991 e 2000
, Ano de Obtenção: 2006.Ivan Targino Moreira.Palavras-chave: Previdência, Pobreza, Concentração de renda, Zona.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.
Graduação em Ciências Econômicas
1999 - 2003
Universidade Católica de Pernambuco
Título: Distribuição de renda no Brasil: uma comparação entre o período do Milagre Econômico e do Plano Real
Orientador: Cláudia Satie Hamazaki
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Setor Público, Administração pública, defesa e seguridade social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos/Especialidade: Mercado de Trabalho; Política do Governo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais/Especialidade: Economia Agrária.
Organização de eventos
BARBOSA ; BEZERRA, A.P.S ; SOUSA, M. M. M. ; KATO, R. . Encontro em Economia e Desenvolvimento do Agreste de Pernambuco. 2011. (Congresso).
KATO, R. . II Jornada de Pesquisa Ensino e Extensão -II JEPEX. 2010. (Congresso).
KATO, R. . CONGRESSO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. 2007. (Congresso).
Participação em eventos
XV Encontro Nacional da ABET.Efeitos da Previdência Social sobre a pobreza multidimensional no rural brasileiro. 2017. (Encontro).
ECONTRO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE PERNAMBUCANO. 2011. (Encontro).
ENCONTRO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO.Regulação Bancária e seus Impactos sobre o BNDES e o BNB. 2011. (Encontro).
ENCONTRO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO.COORDENADORA GT 6A - ECONOMIA DO TRABALHO E ECONOMIA AGRÍCOLA. 2011. (Encontro).
ENCONTRO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO.INFORMALIDADE E O PÓLO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO. 2011. (Encontro).
III SEMINÁRIO DO CURSO DE ECONOMIA DO CAA/UFPE.HISTÓRIA, ECONOMIA, POLÍTICA E PENSAMENTO CRÍTICO. 2011. (Seminário).
I Seminário do Curso de Economia UFPE-CAA - A Importância do IBGE no Planejamento Econômico do País.A importãncia do IBGE no planejamento econômico do país. 2010. (Seminário).
América Latina Una e Múltipla. 2008. (Seminário).
BC e Universidade - O Banco Central do Brasil e suas Funções. 2008. (Seminário).
Operações de Mercado Aberto. 2008. (Outra).
5º Forum Universitário. 2007. (Outra).
Congresso Nacional de Desenvolvimento Regional. Os países integrantes do BRIC: assimetrias quanto ao modelo de desenvolvimento econômico. 2007. (Congresso).
Para onde marcham os periféricos.Pobreza na América Latina: um panorama. 2007. (Seminário).
VI Encontro Regional da ABET.Impactos sócio-3econômicos da previdência social na zona rural do nordeste brasileiro. 2007. (Encontro).
I ENACED - Encontro de Estudantes de Aministração Contábeis Economia e Direito.Como investir no Tesouro Nacional ?. 2006. (Encontro).
Workshop 2005 - Redenordeste. 2005. (Oficina).
XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. Avaliação do processo de reforma agrária na Zona da Mata de Pernambuco: sucessos e insucessos das experiências dos assentamentos. 2004. (Congresso).
Curso Desigualdade Distributiva, Pobreza e Desenvolvimento: o problema e as perspectivas das políticas sociais. 2003. (Oficina).
XIV Congresso Brasileiro de Economistas. 2002. (Congresso).
Integração Latino - americana frente à Globalização. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
SOUSA, M. M. M.;KATO, R.; GUIMARÃES JR., J. V.. INSERÇÕES TECNOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NO ESTADO DE PERNAMBUCO.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
Almeida, A.M.; Pereira, E.;KATO, R.. Autoempreendedorismo e o Trabalhador por Conta Própria: Um estudo nas facções de Jeans no Agreste Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOUSA, M. M. M.; GUIMARÃES JR., J. V.;KATO, R.. Diferenciais de Produção das Hortaliças Orgânicas e não Orgânicas no Agreste Pernambucano. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
Coimbra, L.; BEZERRA, A.P.S;KATO, R.. Indústria Criativa em Pernambuco: Onde está localizado e como o emprego se comporta ao longo do tempo - uma análise para os anos de 2010-2019. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
Carvalho, X. C; SOUSA, M. M. M.;KATO, R.; Coimbra, L.. O papel das políticas públicas programa 1 milhão de cisternas rurais (P1MC) e o Programa uma terra e duas águas na convivência com a seca no Semiárido Pernambucano. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOUSA, M. M. M.;KATO, R.. EXCHANGE TRADED FUNDS ? EFT: UMA COMPARAÇÃO DE PERFORMANCE E ADERÊNCIA DO BOVA11. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARTINS, A.L.M; BARBOSA;KATO, R.. O K-POP E SEUS IMPACTOS NA ECONOMIA DA COREIA DO SUL NO SÉCULO XXI: TURISMO E POSSIBILIDADES DE GANHOS COM DIREITOS AUTORAIS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
KATO, R.; SOUSA, M. M. M.; GUIMARÃES JR., J. V.. Os Impactos do Novo Coronavírus sobre as Diferentes Dimensões do setor Turístico na Cidade de Gravatá. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco.
Almeida, A.M.; Santos, E.;KATO, R.. O Sindicato dos Empregados do Comércio de Caruaru Frente à Flexibilização do Trabalho. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.
KATO, R.. Regimes Próprios de Previdência Social: um estudo investigatório sobre a sustentabilidade econômico-financeira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco.
KATO, R.. O déficit previdenciário brasileiro: uma análise entre duas visões metodológicas diferentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco.
KATO, R.. Nivel de letramento financeiro dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Pernambuco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Federal de Pernambuco.
BEZERRA, D.C; SOUSA, M. M. M.;KATO, R.. AGLOMERAÇÕES ESPACIAIS: UM ESTUDO SOBRE SEUS PRINCIPAIS DETERMINANTES.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
BEZERRA, D.C;KATO, R.; FIORI, B. R.. VERIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE UMA ECONOMIA SEM PRODUÇÃO NO ESTADO DE PERNAMBUCO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
KATO, R.; SOUSA, M. M. M.; Carvalho, X. C. A CRISE DA ATIVIDADE ALGODOEIRA NA DÉCADA DE 1980 NO AGRESTE DE PERNAMBUCO E SUAS REPERCUSSÕES PARA O MUNICÍPIO DE SURUBIM.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOUSA, M. M. M.;KATO, R.; Carvalho, X. C. A AGRICULTURA FAMILIAR NO NORDESTE BRASILEIRO E A EVOLUÇÃO DO CRÉDITO DO PRONAF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
BEZERRA, D.C;KATO, R.. MODELOS DE CRESCIMENTO COM RESTRIÇÃO NO BALANÇO DE PAGAMENTOS:A perspectiva Kaldoriana para os municípios do Nordeste. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
BEZERRA, D.C; SILVA, A.A.;KATO, R.. MODELOS E MÉTODOS DE ANÁLISE DE RISCO DE CRÉDITO PARA O PÓLO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
BEZERRA, D.C; MARTINS, A.L.M;KATO, R.. Desemprego Intelectual: Uma Breve Exposição do Caso Brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
GUIMARÃES JR., J. V.;KATO, R.; Gilvan Dias de Lima Filho. A CORRELAÇÃO ENTRE A TAXA BÁSICA DE JUROS E AS POLÍTICAS ECONÔMICAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade do Vale do Ipojuca.
SOUSA, M. M. M.; SANTOS, S. A.;KATO, R.; Gilvan Dias de Lima Filho. DETERMINANTES DA DEMANDA POR EMPRÉSTIMO CONSIGNADO NO MUNICÍPIO DE ALTINHO-PE: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DESTA LINHA DE FINANCIAMENTO NO BEM-ESTAR DAS FAMÍLIAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade do Vale do Ipojuca.
GONÇALVES, H.S.;KATO, R.; MEDEIROS, L.. LOGÍSTICA E PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO: UMA ABORDAGEM DE INTEGRAÇÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM SISTEMAS DE INFOR) - Faculdade do Vale do Ipojuca.
SOUSA, M. M. M.;KATO, R.; GONÇALVES, H.S.. QUALIDADE DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO DO PARQUE DAS FEIRAS DE TORITAMA: FOCO NAS LOJAS DE CONFECÇÕES DE JEANS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM SISTEMAS DE INFOR) - Faculdade do Vale do Ipojuca.
KATO, R.; SOUSA, M. M. M.. Qualificação Profissional: Um determinante para competitividade das empresas atacadistas têxteis da cidade de santa Cruz do Capibaribe. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM SISTEMAS DE INFOR) - Faculdade do Vale do Ipojuca.
SOUSA, M. M. M.;KATO, R.. Crescimento brasileiro: Impactos do PAC a luz do modelo de crescimento de Solow. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade do Vale do Ipojuca.
KATO, R.; Rosangela Palhano. Os gastos públicos no setor de atenção à saúde e seus impactos na saúde da coletividade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade Vale do Ipojuca.
KATO, R.; Rosangela Palhano. A Distribuição de Renda no Brasil e seu Aspecto Sócio - Econômico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade Vale do Ipojuca.
KATO, R.; Rosangela Palhano. Competitividade da Indústria açucareira brasileira e de Pernambuco no período de 1990-2000. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade Vale do Ipojuca.
KATO, R.; Rosangela Palhano. O emprego público no Brasil e no mundo entre a década de 90 e início do século XXI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade Vale do Ipojuca.
KATO, R.. Avaliação do Mercado de Trabalho Brasileiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade do Vale do Ipojuca.
Branco, D.; MELO, S.R.;KATO, R.. Professor Substituto. 2021. Universidade Federal de Pernambuco.
SOUSA, M. M. M.; MELO, S.R.;KATO, R.. Professor Substituto de Economia. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.
FERREIRA, M. O.; AQUINO, J. R.;KATO, R.. 53 SOBER: "Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento". 2015. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.
BRAGA, M. J.; FERREIRA, M. O.; MELO, S.R.;KATO, R.. SOBER NE - NOVOS DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO: O NORDESTE TEM SEDE DE QUE?. 2014. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.
Orientou
A RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE EDUCAÇÃO E POBREZA EM PERNAMBUCO: BARREIRAS AO ACESSO E CONSEQUÊNCIAS DA DESIGUALDADE SOCIAL (2019-2024); 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Rosa Kato;
Uma nota sobre a participação efetiva da mulher na política brasileira no ano de 2020; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Rosa Kato;
Austeridade Fiscal:Uma análise da Economia Brasileira entre 2000 e 2020; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Rosa Kato;
Análise dos impactos das privações vivenciadas por aposentados e pensionistas urbanos na formação de um Estado do Bem-Estar social no Brasil nos anos 2002,2006,2009,2014 e 2018; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Rosa Kato;
Estado do Bem-Estar Social, um gasto necessário?; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Rosa Kato;
Desigualdades do Mercado de Trabalho Brasileiro e os Possíveis Impactos da Reforma Trabalhista de 2017 com enfoque nas regiões Norte e Nordeste do país; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Rosa Kato;
Estado de Bem-Estar Social: O Retrocesso Brasileiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Rosa Kato;
Uma análise histórica do Estado de Bem-Estar Social no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Rosa Kato;
Previdência social: Análise da pobreza no Nordeste; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Rosa Kato;
O Mercado de trabalho informal no Brasil na década de 1990; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Faculdade do Vale do Ipojuca; Orientador: Rosa Kato;
A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DE CONTROLES DE CAPITAIS DE CURTO-PRAZO COMO MEDIDAS PROFILÁTICAS DE CRISES FINANCEIRAS; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Faculdade do Vale do Ipojuca; Orientador: Rosa Kato;
A inclusão do portador de deficiência no mercado de trabalho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade Vale do Ipojuca; Orientador: Rosa Kato;
BENEFÍCIOS SOCIAIS UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O SÉCULO XXI; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Osman Lins; Orientador: Rosa Kato;
O PODER DE DECISÃO DO ADMINISTRADOR NAS ORGANIZAÇÕESDENTRO DE UM CONTEXTO GERAL DE LIDERANÇA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Osman Lins; Orientador: Rosa Kato;
Um estudo sobre a informalidade e sua articulação com a pobreza no desenho do desenvolvimento regional do Agreste Pernambucano; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Rosa Kato;
Produções bibliográficas
-
KATO, ROSA . Previdência Social. Brasil em números , v. 28, p. 130-147, 2020.
-
KATO, R. ; TARGINO, I. . Previdência Social e Pobreza na Zona Rural do Nordeste Brasileiro (1991-2000). Revista da ABET (Online) , v. VIII, p. 7-23, 2009.
-
KATO, R. ; TARGINO, I. ; HAMASAKI, C. S. . Impactos Socioeconômicos da Previdência Social na Zona Rural do Nordeste Brasileiro: Análise dos efeitos sobre a pobreza e a distribuição de renda em 1991 e 2000. Revista da ABET (Impresso) , v. VII, p. 111-132, 2007.
-
KATO, R. . Impactos Socioeconômicos da Previdência Social na Zona Rural do Nordeste Brasileiro: Análise dos Efeitos sobre a Pobreza e a Distribuição de Renda em 1991 e 2000. Cadernos FSM , v. 1, p. 60-72, 2007.
-
KATO, R. ; MACHADO, D . Efeitos da Previdência Social sobre a Pobreza Multidimensional. In: Adaylson Wagner Souza de Vasconcelos. (Org.). Processos de Transformação do Mundo do Trabalho. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. , p. 216-228.
-
KATO, R. ; TARGINO, I. . Impactos Sócioeconômicos da Previdência Social na Zona Rural do Nordeste Brasileiro: Análise dos efeitos sobre a pobreza e distribuição de renda em 1991 e 2000. In: Paulo Aguiar do Monte; Ivan targino Moreira. (Org.). Dinâmicas do Mercado de Trabalho do Nordeste. João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2009, v. , p. 7-299.
-
KATO, R. ; MACHADO, D ; HAMASAKI, C. S. . Efeitos da Previdência Social sobre a Pobreza Multidimensional no Rural Brasileiro. In: XV ENCONTRO NACIONAL DA ABET, 2017, RIO DE JANEIRO. TRABALHO, CRISE E DESIGUALDADES: CAMINHOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, 2017.
-
SOUSA, M. M. M. ; MOTA, R. N. ; SOUZA, C. M. M. ; PEREIRA, D. ; KATO, R. . ALGUMAS ANOTAÇÕES SOBRE AS NOVAS RURALIADES: UMA REFLEXÃO FOCADA NO TURISMO RURAL. In: Congresso Nacional de Desenvolvimento Regional, 2007, Caruaru. Congresso Nacional de Desenvolvimento Regional, 2007.
-
TARGINO, I. ; KATO, R. . Previdência social e pobreza na zona rural do Nordeste brasileiro (1991-2000). In: X Encontro Nacional da ABET:BALANÇO E PERSPECTIVAS DO TRABALHO NO BRASIL, 2007, Salvador. X Encontro Nacional da ABET:BALANÇO E PERSPECTIVAS DO TRABALHO NO BRASIL, 2007.
-
KATO, R. ; HAMASAKI, C. S. . EXPERIÊNCIAS DOS ASSENTAMENTOS NA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO: SUCESSO OU INSUCESSO?. In: CONGRESSO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2007, CARUARU. O CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DO DESENVOLVIMENTO, 2007.
-
KATO, R. ; TARGINO, I. ; HAMASAKI, C. S. . Impactos Socioeconômicos da Previdência Social na Zona Rural do Nordeste. In: ABET- Associação Brasileira de Economia do Trabalho, 2007, João Pessoa. A dinâmica do Emprego no Nordeste Brasileiro, 2007.
-
TARGINO, I. ; KATO, R. . PREVIDÊNCIA SOCIAL NA ZONA RURAL DO NORDESTE BRASILEIRO: ANÁLISE DO SEU IMPACTO SOBRE A POBREZA E A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA EM 1991 E 2000. In: ALASRU / CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL, 2006, QUITO. LA CUESTIÓN RURAL EN AMÉRICA LATINA: RESISTENCIA Y EXCLUSIÓN SOCIAL, 2006.
-
PEREIRA, D. ; PEREIRA, J. M. ; KATO, R. ; SOUSA, M. M. M. . Maracatus Rurais de Pernambuco: A Cultura Popular tem Promovido a Ascensão Sócioeconômica Desejada Pelo Turismo?. In: VI Congresso Brasileiro de Turismo Rural, 2007, Piracicaba. VI Congresso Brasileiro de Turismo Rural- FEALQ, 2007.
-
KATO, R. ; HAMASAKI, C. S. . AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE REFORMA AGRÁRIA NA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO:Avaliação das Implicações Econômicas. In: III Jornada de Iniciação Científica, 2001, Recife. III Jornada de Iniciação Científica, 2001.
-
NASCIMENTO, V. C. ; SOUSA, M. M. M. ; GUIMARÃES JR., J. V. ; KATO, R. ; SANTOS, S. A. . Determinantes da Demanda por empréstimo consignado no município de Altinho-PE: Uma análise do impacto desta linha de financiamento no bem-estar das famílias. In: VI Encontro Nacional ENABER, 2008, Aracaju-SE. VI Encontro Nacional ENABER, 2008.
-
COSTA, C. K. ; PEREIRA, J. M. ; SOUSA, M. M. M. ; KATO, R. . ANÁLISE COMPARATIVA DOS RECURSOS FINANCEIROS DO PRONAF PARA AS REGIÕES SUL E NORDESTE: UMA ABORDAGEM PELA TEORIA DE RESTRIÇÃO DE CRÉDITO DE STIGLITZ. In: V ENABER ? ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS, 2007, Recife. V ENABER ? ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS, 2007.
-
KATO, R. ; HAMASAKI, C. S. . Avaliação do processo de reforma agrária na Zona da mata de Pernambuco: sucessos e insucessos nas experiências dos assentamentos. In: XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2004, Cuiabá. Avaliação do processo de reforma agrária na Zona da mata de Pernambuco: sucessos e insucessos nas experiências dos assentamentos, 2004.
-
KATO, R. ; TARGINO, I. . PREVIDÊNCIA SOCIAL E POBREZA NA ZONA RURAL DO NORDESTE BRASILEIRO (1991-2000). Revista da ABET , 2009.
-
KATO, R. . PREVIDÊNCIA SOCIAL NA ZONA RURAL DO NORDESTE BRASILEIRO: ANÁLISE DO SEU IMPACTO SOBRE A POBREZA E A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA EM 1991 E 2000. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
XAVIER, M. B. C. ; RAMALHO, R. P. ; KATO, R. ; SOUSA, M. M. M. ; SOUZA C. ; CABRAL B. ; GUIMARÃES FILHO . Perfil Sócioeconômico de Caruaru. Caruaru: Môlins Edições, 2011 (Perfil Sócioeconômico).
Outras produções
GUIMARÃES JR., J. V. ; KATO, R. ; Rosangela Palhano ; SOUSA, M. M. M. . Perfil Sócioeconômico de Caruaru. 2008.
KATO, R. ; SOUSA, M. M. M. ; Neto, N. . Desafios e Oportunidades ao Desenvolvimento Socioeconômico em Bezerros, Bonito, Chã Grande e Gravatá. 2022. (Boletim Econômico).
KATO, R. ; Correa, L ; Silva, H. . Pernambuco em um contexto de Desigualdade Regional sob a Ótica dos Rendimentos do Trabalho. 2022. (Boletim Econômico).
KATO, R. ; SOUSA, M. M. M. ; Silva, H. . O Perfil do Trabalho Informal em Pernambuco: Uma Análise a Partir da PNAD Contínua 2022. 2022. (Boletim Econômico).
KATO, R. ; HAMASAKI, C. S. ; Silva, R. . Informalidade do Trabalho no Agreste Pernambucano: implicações. 2021. (Boletim Econômico).
KATO, R. ; Correa, L ; Arruda, E. . Uma análise da abrangência do programa Bolsa Família (PBF) no Agreste Central Pernambucano. 2021. (Boletim Econômico).
KATO, R. ; SOUSA, M. M. M. ; Neto, N. . Evolução dos Índices de Desenvolvimento Socioeconômicos de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama do Começo do Milênio até Final da Segunda Década. 2021. (Boletim Econômico).
Correa, L ; KATO, R. ; MACIEL, I. W. . Uma Análise da Pobreza Estrutural do Agreste Central Pernambucano sob a ótica do Índice do Desenvolvimento Humano Municipal e da Concentração de Renda. 2019. (Boletim Econômico).
SOUSA, M. M. M. ; KATO, R. ; Lima, J. . Rendimento Médio das Ocupações em Confecções nos Municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama; Quão Diferentes foram os formais dos informais em 2010. 2019. (Boletim Econômico).
SOUSA, M. M. M. ; KATO, R. ; Lima, J. . Confecção e Contribuição Previdenciária: Uma análise dos municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe à Luz do Censo Demográfico de 2010. 2019. (Boletim Econômico).
KATO, R. ; Correa, L ; Arruda, E. . As Características Multidimensionais da Pobreza no Agreste Pernambucano. 2019. (Boletim Econômico).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Dinâmicas atuais das relações de trabalho na Cadeia Produtiva de Confecções no Agreste Pernambucano, Descrição: Identificar as aderências (contradições, tensões) das empresas à reforma trabalhista e as implicações desse processo para os trabalhadores dentro do espaço fabril (intensificação do trabalho e do controle de trabalho; modalidades de contratação, redução da proteção social) e fora dele.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Rosa Kato - Coordenador / Ana Marcia Almeida Pereira - Integrante.
-
2013 - 2017
EFEITOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SOBRE POBREZA MULTIDIMENSIONAL NO RURAL: UMA COMPARAÇÃO REGIONAL, Descrição: Trata-se da pesquisa da tese de doutorado que analisa o impacto da previdência rural sobre diferentes aspectos da pobreza, a análise da pobreza multidimensional a partir do aporte teórico da Abordagem das Capacitações. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Kato - Coordenador., Financiador(es): FUNDAÃ?Ã?O DE AMPARO Ã? PESQUISA DO ESTADO DE PERNAMBUCO - Bolsa.
-
2011 - 2013
Previdência e Assistência Social: Impactos sobre a pobreza e concentração de renda na zona rural do nordeste brasileiro, Descrição: O objetivo desse trabalho é analisar o efeito das políticas de transferência de renda de intervenção social através Previdência Social e Assistência Social sobre a concentração de renda e a pobreza na área rural do Nordeste do Brasil. Tem se observado avanços no combate a pobreza e a desigualdade de distribuição de renda que está diretamente relacionado às mudanças estruturais nas políticas públicas, encadeadas pela Constituição Federal de 1988. A política de transferência de renda através da previdência social ganhou destaque, nos últimos anos, após a universalização da previdência rural, que criou a figura do segurado especial, incorporando à Previdência Social o amplo universo de agricultores familiares, autônomos e seus auxiliares familiares. A solução dos problemas sociais se configura como importante desafio em termos de política pública, e, neste sentido, cresce a importância dos programas de garantia de uma renda mínima.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Kato - Coordenador.
Prêmios
2003
Aluna laureda do curso de ciências econômicas, Unicap.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2021
Ensino, Administração de Empresas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia de empresa
-
09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus do Agreste da UFPE.Cargo ou função, Colegia.
-
08/2019 - 08/2021
Ensino, Administração de Empresas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia de Empresa, Economia Brasileira e Pernambucana
-
08/2018 - 08/2019
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História do Pensamento Econômico, Pobreza, Desigualdade e Políticas Sociais
-
02/2017 - 08/2017
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia de Empresas, Economia Brasileira e Pernambucana, Pobreza, Desigualdade e Políticas Sociais
-
02/2015 - 08/2015
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II, Técnicas de Pesquisa em Economia
-
02/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Brasileira e Pernambucana, Economia de Empresas
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia do Trabalho, Técnicas de Pesquisa em Economia
-
02/2012 - 10/2012
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ECONOMIA DO TRABALHO II, TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ECONOMIA INTERNACIONAL, ECONOMIA DO TRABALHO I
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA, ECONOMIA INTERNACIONAL, ECONOMIA DO TRABALHO I
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ECONOMIA INTERNACIONAL, ECONOMIA DE EMPRESA
2002 - 2003
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplinas
Economia I
Economia II
2000 - 2001
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista/Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Participação no PIBIC - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA; Título do Projeto: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE REFORMA AGRÁRIA NA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO; ORIENTADOR(A) DO PROJETO:Claudia Satie Hamazaki ; LOCAL DE EXECUÇÃO:Brasil ? Nordeste - Zona da Mata de Pernambuco Prazo de Execução:01/09/2000 a 31.07.2001
2006 - 2010
Faculdade Vale do IpojucaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Economia, Carga horária: 12
Atividades
-
07/2006
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Realidade Sócio-Econ^pmica e Política Brasileira, Economia Internacional, Economia Monetária, Macroeconomia, Mercado de Capitais
-
07/2006 - 01/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Vale do Ipojuca.Linhas de pesquisa
2006 - 2008
Faculdade Santa Maria de RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2006 - 12/2008
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estatística, Introdução à Economia
2006 - 2006
Faculdade EuropériaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Economia, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplinas ministradas
Microeconomia
Estudo de Mercado
Atividades
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudo de Mercado, Microeconomia
2005 - 2005
FACULDADE OSMAN LINSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas ministradas
Elaboração e Avaliação Econômica de Projetos
Política de Preços
Atividades
-
02/2005 - 12/2005
Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Política de Preços, Avaliação e Elaboração Econômica de Projetos, Recursos Humanos
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosa Kato e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?