Allan Domingos Pereira de Andrade

Graduado em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Pós-graduando em Segurança Internacional e Defesa pela Escola Superior de Guerra (2019). Tem experiência na área de Defesa Nacional, com ênfase em Política Internacional, comércio exterior e Indústria de defesa .

Informações coletadas do Lattes em 18/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa

2017 - Atual

Escola Superior de Guerra

Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A relação bilateral entre Brasil e Iraque entre 1970-1990: A Atuação da Indústria Brasileira de Defesa
Orientador: Paulo Vitor Sanches Lira

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Militar

Formação complementar

2012 - 2012

Formação básica em Comércio Exterior. (Carga horária: 32h). , Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior, FUNCEX, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Indústria de Defesa.

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Defesa Nacional.

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Economia Internacional.

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

Comissão julgadora das bancas

Hélio Caetano Farias

LIRA, Paulo Vitor;FARIAS, Hélio C.; CONCEICAO, Daniel N.. A Relação Bilateral entre Brasil e Iraque de 1970-1990: A atuação da indústria brasileira de defesa.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Patrícia de Oliveira Matos

LESKE, A. D. C.MATOS, P. O.; MARCONDES, D.. A relação entre o Orçamento Militar e a Inovação da Base Industrial de Defesa no Brasil (2000 ? 2014). 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Segurança Internacional e Defesa) - Escola Superior de Guerra.

Patrícia de Oliveira Matos

LESKE, A. D. C.; MARCONDES, D.;MATOS, P. O.. O impacto do Orçamento Militar na Inovação da Base Industrial de Defesa. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Segurança Internacional e Defesa) - Escola Superior de Guerra.

Danilo Marcondes de Souza Neto

LESKE, A. D. C.;MARCONDES, DANILO; MATOS, P. O.. A relação entre o Orçamento Militar e a Inovação da Base Industrial de Defesa no Brasil (2000 ? 2014). 2020. Dissertação (Mestrado em Segurança Internacional e Defesa) - Escola Superior de Guerra.

Danilo Marcondes de Souza Neto

LESKE, A. D. C.; MATOS, P. O.;MARCONDES, DANILO. O impacto do orçamento militar na inovação da Base Industrial de Defesa. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Segurança Internacional e Defesa) - Escola Superior de Guerra.

Foi orientado por

Ariela Diniz Cordeiro Leske

A Relação entre Orçamento Militar e a Inovação da Base Industrial de Defesa; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional de Defesa) - Escola Superior de Guerra,; Orientador: Ariela Diniz Cordeiro Leske;

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, A. D. P. ; ANDRADE, C. S. . Políticas Públicas de Defesa: uma análise sobre a lei 12.598/12 e as Empresas Estratégicas de Defesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. D. P. ; MADUREIRA, V. C. C. . Sistema de Aquisição de Defesa do Reino Unido: reforma e desafios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. D. P. ; SANCHES, P. V. S. . EXPORTAÇÕES DA INDÚSTRIA DE DEFESA BRASILEIRA: A FORMAÇÃO DE UM ARCABOUÇO POLÍTICO-INSTITUCIONAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. D. P. ; SANCHES, P. V. S. . A Agenda de Segurança brasileira no Governo Geisel e seu reflexo sobre a Indústria de Defesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. D. P. ; MADUREIRA, V. C. C. . Sistema de Aquisição de Defesa do Reino Unido: Reforma e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, A. D. P. ; Nascimento, T. C. ; Reis, V. G. G . A PIRATARIA NO DIREITO INTERNACIONAL: O CASO DA SOMÁLIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. D. P. ; MADUREIRA, V. C. C. . Sistema de Aquisição de Defesa do Reino Unido: Reforma e Desafios 2017 (Publicação em Blog especializado).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2012

    História, Política Internacional e Defesa, Descrição: "Diante da contemporânea integração regional sul-americana e da internacionalização dos interesses brasileiros, as matérias sobre Defesa, Política Internacional e Desenvolvimento em corte histórico atingiram renovada dimensão de destaque no debate nacional, a despeito do seu feitio já clássico. O seu próprio relevo circunscreve-se na compreensão interdisciplinar - intrínseca aos seus termos - e neste sentido orienta-se um esforço conjunto de pesquisadores na direção de um entendimento compartilhado sobre o percurso e a vitalidade do processo, bem como das matérias a este ligadas. Neste grupo de pesquisa, que aborda olhares históricos para a formação de novos estudos e novas visões práticas e teóricas sobre estas matérias, nos dedicaremos a tal esforço e contribuir-se-á ao debate desta feita.". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Allan Domingos Pereira de Andrade - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação.