Bruno Flávio Lontra Fagundes

GRADUADO em História - Bacharelado, 1987; Licenciatura, 1988 - MESTRE em Estudos Literários (2000) - DOUTOR em História (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Estágio Doutoral (2009) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, sob orientação da professora Anne-Marie Thiesse. Tem experiência na área de História em atuação docente no Ensino Básico e Ensino Superior e Mídias (rádio), desenvolvido voluntariamente e em projeto de Extensão voltado para escrita de texto históricos para público não-especialista. Atuou com planejamento, organização e execução de arquivos privados, assessoramento a políticas de patrimônio histórico-cultural, participação em edição crítica de textos históricos, assessoria/consultoria/pesquisa para reforma de exposições permanentes de museus e centros de cultura, divulgação de conhecimento histórico. Tem interesse nas relações entre História e Memória; Cultura, Sociedade e Linguagens; História Cultural, Literatura e História do Livro e da Leitura; História e Espaços não-formais de Educação; a discussão sobre fins e funções da História; História, Teoria da História e Historiografia, relação Teoria da História disciplina acadêmica e História matéria escolar, Ensino de História e tem particular interesse no tema da formação do historiador e nas reflexões e ações relativas a espaços de atuação de profissionais.Está concluindo PÓS-DOUTORADO com o tema da na história dos cursos de História, com relação a que desenvolve, atualmente, pesquisa de pós-doutorado sobre a história do curso de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolvido junto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro, desde setembro 2011, da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH). Atualmente é professor efetivo do curso de História e integra o Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPG-SeD) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão, e é coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), da Universidade Estadaul do Paraná (UNESPAR). Já atuou como coordenador de estágio obrigatório do curso de História naquela instituição.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2006 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: ENTRE ARTE E INTERPRETAÇÃO: Figurações do Brasil na literatura de João Guimarães Rosa
Orientador: Eliana de Freitas Dutra
com Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Cultura, Edição, História e Literatura; Cultura Escrita; História, Literatura, Visualidade, Leitor, Cultura; História, Literatura, Memória, Documento; História e outras linguagens; Geografia e Etnografia. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Mestrado em Estudos Literários

1998 - 2000

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: As EFEMÉRIDES MINEIRAS, de José Pedro Xavier da Veiga: AS ESTÓRIAS A FAVOR DA HISTÓRIA,Ano de Obtenção: 2001
Myriam Corrêa de Araújo Ávila.Palavras-chave: Escrita Histórica, Escrita Literária, Memória, Arq; Brasil República; Cultura, Edição, História e Literatura; Estórias, História, Memória, Escrita Histórica, Es; História, Literatura, Documentos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Graduação em História

1983 - 1988

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Os anos 30: a construção do Brasil sobre as bases de um novo homem nacional
Orientador: Regina Helena Alves da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História dos cursos de História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Disciplina Isolada Memória e Discurso Letras. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Literatura e Memória Cultural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil República.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Organização de Arquivos.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Modernização de Linguagem de Textos de Época.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; ALMEIDA, P. H. C. ; PAGLIARINI JUNIOR, J. . I ENCONTRO PROFHISTÓRIA UNESPAR & III SEMANA DE HISTÓRIA. 2018. (Outro).

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V SIMPÓSIO INTERNACIONAL ELETRÔNICO DE ENSINO DE HISTÓRIA. 2019. (Simpósio).

V SIMPÓSIO INTERNACIONAL ELETRÔNICO DE ENSINO DE HISTÓRIA.História Pública e Ensino de História: o conhecimento histórico do professor, do aluno e dos outros. 2019. (Simpósio).

ENCONTRO INTERNACIONAL e XVIII ENCONTRO DE HISTÓRIA - ANPUH RIO.História Pública, história "além da academia". História Pública, história "além da escola"? Isso é possível no Brasil?. 2018. (Encontro).

Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias. 2018. (Encontro).

I ENCONTRO DO PROFHISTÓRIA-UEM.ENSINO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA E O FIM DO MONOPÓLIO: COMO LIDAR COM A CONCORRÊNCIA?. 2018. (Encontro).

I ENCONTRO PROFHISTÓRIA UNESPAR & III SEMANA DE HISTÓRIA.MINICURSO Princípios/rudimentos de organização de arquivos. 2018. (Encontro).

IV SIMPÓSIO ELETRÔNICO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA.HISTÓRIA PÚBLICA PARA ALÉM DA ESCOLA: ISSO É POSSÍVEL NO BRASIL?. 2018. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública & V Conferência Anual da Federação Internacional de História Pública.História Pública Nacional e Internacional: Algumas assimetrias. 2018. (Simpósio).

XXIII SEMANA DE HISTÓRIA, IX FÓRUM DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, VIII CONGRESSO DE HISTÓRIA DE IVAIPORÃ, IV FÓRUM DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA e I ENCONTRO DO PROFHISTÓRIA-UEM.ENSINO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA E O FIM DO MONOPÓLIO: COMO LIDAR COM A CONCORRÊNCIA?. 2018. (Seminário).

XXIII SEMANA DE HISTÓRIA, IX FÓRUM DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, VIII CONGRESSO DE HISTÓRIA DE IVAIPORÃ, IV FÓRUM DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA e I ENCONTRO DO PROFHISTÓRIA-UEM.Coordenador do ST Ensino de História, História e PROFHISTÓRIA. 2018. (Seminário).

XXIII SEMANA DE HISTÓRIA, IX FÓRUM DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, VIII CONGRESSO DE HISTÓRIA DE IVAIPORÃ, IV FÓRUM DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA I ENCONTRO DO PROFHISTÓRIA UEMEM. 2018. (Seminário).

VI COLÓQUIO NACIONAL CULTURA & PODER.História para doutos e autoridade científica: os anos dourados do curso de Mestrado, História da UFPR e o desdém da história escolar. 2017. (Simpósio).

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. O QUE, COMO E POR QUE HISTÓRIA PÚBLICA?. 2017. (Congresso).

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. A SALA DE AULA NA FAZENDA BIMINI: AÇÃO EDUCATIVA EM PROL DA PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL. 2017. (Congresso).

XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 2017. (Simpósio).

2º SIMPÓSIO ELETRÔNICO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA.O que tem a ver a História ensinada na universidade como ciência com a História ensinada na escola como matéria? A criação do curso de mestrado em História da UFPR em 1971 (...). 2016. (Simpósio).

9 SEMINÁRIO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA.COORDENAÇÃO DE ST: Outra sociedade, outros públicos? Relações entre História Acadêmica e História Pública: cursos e públicos de História, hoje.. 2016. (Seminário).

9 SEMINÁRIO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA.Interseções universidade, escola: cursos de História, cultura histórica, públicos de História. 2016. (Seminário).

I JORNADA DE HISTÓRIA, ENSINO E TECNOLOGIAS.Tecnologias para a pesquisa histórica: e o ensino? Apontamentos sobre a história do curso de História da UFPR. 2016. (Outra).

Seminário de Ensino de História: debate sobre a BNCC - Área de História. 2016. (Seminário).

VI Encontro Nacional das Licenciaturas.Avaliador de Trabalho. 2016. (Encontro).

XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH (PR).COORDENAÇÃO DE ST: Historicidade dos cursos de História: desavenças, interesses, premissas, mercado de trabalho. 2016. (Encontro).

XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH (PR).Curso de Mestrado em História da UFPR, 1971 e adiante: teorias, práticas e confluências. 2016. (Encontro).

V COLÓQUIO NACIONAL CULTURA E PODER.O Mestrado em História da UFPR e o pesquisador especialista expert: hierarquização, poder e subalternização. 2015. (Simpósio).

VI CONGRESSO CIENTÍFICO DA REGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANA (CONCEPAR)NÁ. Violência como forma de identidades plurais. 2015. (Congresso).

8SNHH SEMINÁRIO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA.Para além da linguagem escrita canônica do livro como fonte única do saber. 2014. (Simpósio).

8SNHH SEMINÁRIO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA.Participante do MINICURSO Aprender o Tempo: desafios e possibilidades. 2014. (Outra).

XIV Encontro Regional de História - ANPUH (PR).Professores de História, historiadores para quê?. 2014. (Encontro).

XIX ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA ANPUH-MG.Participante do MINICURSO PROFISSÃO HISTORIADOR. O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: REVISÃO AINDA ?URGENTE? ?. 2014. (Encontro).

XIX ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA ANPUH-MG. 2014. (Encontro).

IV COLÓQUIO NACIONAL CULTURA E PODER.História do Curso de História da UFPR - Apontamentos de pesquisa. 2013. (Simpósio).

IV COLÓQUIO NACIONAL CULTURA E PODER.CONVIDADO PARA COMPOR mesa-redonda O PAPEL do pesquisador e os espaços de formação. 2013. (Simpósio).

Mesa Redonda QUEM AINDA QUER SER PROFESSOR.História do Curso de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Apontamentos de Resultados de Pesquisa. 2013. (Outra).

V ENIEDUC Encontro Interdisciplinar de Educação.História do Curso de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Apontamentos de Resultados de Pesquisa. 2013. (Encontro).

V ENIEDUC Encontro Interdisciplinar de Educação.Composição de Mesa Redonda DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2013. (Encontro).

VIII ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA e Tecnológica.História, Historiador, professor de História: Considerações sobre identidade profissional. 2013. (Encontro).

XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento Histórico e Diálogo Social.Considerações iniciais de pesquisasobre a história do curso de História da Universidade Federal do Paraná. 2013. (Simpósio).

COORDENADOR DE SIMPÓSIO TEMÁTICO XVIII Encontro Regional ANPUH.MG. Histórias imaginadas, vividas, aprendidas e o ideal de equilíbrio entre vícios e virtudes: seria isso possível?. 2012. (Congresso).

Seminário Internacional de HISTÓRIA PÚBLICA.Formação e deformação: irreconhecimento social e historiador com "i". 2012. (Seminário).

VII EPCT Encontro de Produção Científica e Tecnológica (Faculdade de Filosofia Ciências e Ltras de Campo Mourão FEILCAM/UNESPAR).Universidade na DIVERSIDADE. 2012. (Encontro).

XVIII Encontro Regional ANPUH MG Dimensões do Poder na História.VÁRIA HISTÓRIA. Cursos e Cursos de História no Brasil. 2012. (Simpósio).

Ouvinte SEMINÁRIO O Brasil em dois tempos. História, Pensamento Social e Tempo Presente. 2011. (Seminário).

Ouvinte CONGRESSO INTERNACIONAL ALEXANDER VON HUMBOLDT Travels between Europe and the Americas. 2009. (Congresso).

Ouvinte HISTOIRE ET FICTION. 2009. (Encontro).

Ouvinte JORNÉE D'ÉTUDES INTERNATIONALISATION DES ARTS et mise en scène de la nation. 2009. (Simpósio).

Ouvinte JOURNÉE D'ÉTUDES LES TRANSFERTS CULTURELS dans le domaine de la France et du Brésil. 2009. (Seminário).

Ouvinte TERCEIRO Encontro de Museus de Minas Gerais. 2009. (Encontro).

Ouvinte OFICINA Ação Educativa em Museus. 2007. (Oficina).

Coordenação mesa-redonda SEMINÁRIO HISTÓRIA E PRÁTICAS CULTURAIS.COORDENAÇÃO DE MESA REDONDA. 2006. (Seminário).

Ouvinte Conferência LABEPEH promove diálogos. 2006. (Outra).

Ouvinte SEMINÁRIO INTERNACIONAL 50 ANOS de Grande Sertão:Veredas, de Guimarães Rosa. 2006. (Seminário).

Ouvinte VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ENSINO DE HISTÓRIA (ENPEH). 2006. (Encontro).

Ouvinte curso Encontro com o Museu. 2004. (Oficina).

Ouvinte XXII SIMPÓSIO NACIONAL de História. 2003. (Simpósio).

Ouvinte VII CONGRESSO INTERNACIONAL Abralic. 2002. (Congresso).

Ouvinte COLÓQUIO Abralic 2001. 2001. (Outra).

Ouvinte Seminário Brasil 1964-1984: uma perspectiva histórica. 1984. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Daniela Maria do Nascimento Hypolyti

HYPOLYTI, Daniela M. do N.; HAHN, F. A.; BOVO, M. C.;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Memória e esquecimento: as representações de Tiradentes na Historiografia, nos livros didáticos e na mídia digital. 2019. Dissertação (Mestrado em PPGSeD - Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: Leandro Moreira da Luz

LUZ, L. M.;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; LONGHI, A. J.; ICHIKAWA, E. Y.; PRADO, R. P.. O continuum Disciplinar em Campo Mourão entre 1928-1972. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGSeD - Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: Luis Felipe Sanches

KOBELINSKI, Michel;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; ARAUJO, V. S.. Memória e Patrimônio em Tupã-SP: proposta pedagógica para o Solar Luiz de Souza Leão (1901-1980). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)) - Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão).

Aluno: Murilo de Almeida Brasil

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; HAHN, F. A.; IRSCHLINGER, F. A.. PRÁTICAS MUSEAIS: NARRATIVAS SOBRE A ESCOLA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: Eder Dias do Nascimento

FAGUNDES, Bruno Flávio LontraFábio André Hahn; PAGLIARINI JUNIOR, J.; MENDONCA, J. M. N.. A METODOLOGIA WEBQUEST NA AULA DE HISTÓRIA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: Renato César Ferreira

FERREIRA, R. C.;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; PAGLIARINI JUNIOR, J.; CAINELLI, M. R.. Brincando com o perfil histórico de Rolândia: o lúdico entre o patrimônio histórico oficial e o patrimônio histórico afetivo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIST)) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: Haline Nogueira

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; BOVO, M. C.; MENON, M. C.; SILVA, Haline N da. O Pantanal reinventado na poética de Manoel de Barros. 2018.

Aluno: Ana Carla Poliseli

POLISELI, Ana Carla;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; TOMITA, Iris; FILHO, Nei Alberto S.. Identidade em choque: Violência como afirmação da diferença. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGSeD - Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: Aroldo da Silva Tavares

SANTOS, J. C.; KLAUCK, S.;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Céus sobre Fronteiras - Um estudo sobre Astronomia Avá-Guarani, multiculturalidade e suas representações. 2015. Dissertação (Mestrado em PPG Inter Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: José Lucas Góes Benevides

BENEVIDES, J. L. G.;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; PATARO, Cristina S.; FELIPE, D. A.; PINEZI, G. V. R.. Príncipe encantado ou patriarca solitário?mo retorno ao mito do "amo romântico" e as ambiguidades das relações de gênero nas canções de Amado Batista?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD)) - Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão).

Aluno: Daniela Maria do Nascimento

FAGUNDES, Bruno Flávio LontraFábio André Hahn; SOUZA, V. S.. Memória e Esquecimento: as representações de Tiradentes na historiografia, na mídia digital e nos livros didáticos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD)) - Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão).

Aluno: Renato César Ferreira

PATARO, Cristina S.; PAGLIARINI JUNIOR, J.; ALEGRO, R. C.;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Brincando com o perfil histórico de Rolândia: o lúdico entre o patrimônio histórico "oficial" e o patrimônio histórico afetivo.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIST)) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: Eder Dias do Nascimento

NASCIMENTO, Eder Dias do;Fábio André Hahn; MENDONCA, J. M. N.;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Tecnologias e Aprendizagem Histórica: a WebQuest como possibilidade de História Pública. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIST)) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: Murilo de Almeida Brasil

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; HAHN, F. A.; IRSCHLINGER, F. A.. MUSEU DA ESCOLA: NARRATIVAS SOBRE A ESCOLA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHIST)) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: Ana Carla Poliseli

POLISELI, Ana Carla;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Identidade em choque: Violência como afirmação da diferença. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGSeD - Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: Thais Serafim dos Santos

PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; FERNANDES, Silvia Regina Alves; MEZZOMO, Frank Antonio;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Juventude e pertencimento político-religioso: uma investigação sobre os projetos de vida dos jovens ingressantes da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPG Inter Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: Bruna Kely de Jesus

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; SOUZA, Marly Gondin Cavalcanti. A dimensão intertextual na poesia de Paulo Leminski: um estudo comparativo". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPG Inter Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: Adaiane Giovanni

FAGUNDES, Bruno Flávio LontraFábio André Hahn; JUNIOR, JUNIOR, João Batista Bottentuit; MEZZOMO, Frank Antonio. A WebQuest e a Didática da História: estudo de como os alunos aprendem história com as novas tecnologias. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPG Inter Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Aluno: José Lucas Góes Benevides

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Uma folha seca não tem lar: interfaces do discurso em relação à mulher em canções de Amado Batista e Marilia Mendonça. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu - Estudos Literários) - Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão).

Aluno: Grasiely Pinheiro Xavier

XAVIER, Grasiely Pinheiro; MOLINA, Adão A.;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Literatura Infantil e Ensino: contribuições para o trabalho docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - Campus de Paranavaí.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; WEBER, A.; HAHN, F. A.. TESTE SELETIVO Edital n 010/2013-D. 2013. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Campo Mourão.

Fábio André Hahn; MELO, Ricardo Marques de;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. PSS Processo Seletivo Simplificado (Professor Colaborador) - Edital n. 001/2014-PSS/PC. 2015.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; ARAUJO, R. B.; GONCALVES, M.. Teste Seletivo para Mestrado de Laura Moriyana. 2014. Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

HAHN, F. A.; LONGHI, A. J.;FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Teste Seletivo para Mestrado de Victor Hugo D'Avanço. 2014. Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

FAGUNDES, Bruno Flávio LontraFábio André Hahn; LONGHI, A. J.. Teste Seletivo para Mestrado de Adaiane Giovanni. 2014. Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; ARAUJO, R. B.; GONCALVES, M.. Teste seletivo para Mestrado de Luís Henrique Kohl Camargo. 2014. Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Myriam Correa de Araujo Avila

AVILA, M. C. A.; SOUZA, Eneida Maria de; STARLING, Heloísa. As EFEMÉRIDES MINEIRAS, de José Pedro Xavier da Veiga: as estórias a favor da História. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Myriam Correa de Araujo Avila

AVILA, M. C. A.; SOUZA, Eneida Maria de; DUTRA, Eliana Regina de Freitas. As Efemérides Mineiras de José Pedro Xavier da Veiga: as estórias a favor da História. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Myriam Correa de Araujo Avila

DUTRA, Eliana Regina de Freitas;AVILA, M. C. A.; STARLING, Heloísa. Entre Arte e Representação. Figurações do Brasil na Obra de João Guimarães Rosa. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Vera Chacham

CHACHAM, V.. "Entre palavras, imagens e sons: região e nação na literatura de João Guimarães Rosa". 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M.; DUTRA, Eliana; STARLING, Heloisa; VENÂNCIO, Giselle; ÁVILA, Myriam. Entre arte e interpretação: figuarações do Brasil na literatura de João Guimarães Rosa. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Heloisa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.. As Efemérides Mineiras de José Pedro Xavier da Veiga: as estórias a favor da história. 2001 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Heloisa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.; DUTRA, Eliana Regina de Freitas; DUARTE, M. A.; VENANCIO, G. M.; ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M.. Arte e interpretação: figurações do Brasil na obra de João Guimarães Rosa. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Regina Célia Alegro

FAGUNDES, B. F. L.; PAGLIARINI JUNIOR, J.;Alegro, Regina Célia Célia; PATARO, C. S. O.. Brincando com o perfil histórico de Rolândia: o lúdico entre o patrimônio histórico "oficial" e o patrimônio histórico afetivo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ensino de História) - Universidade Estadual do Paraná-Campo Mourão.

Luiz Cláudio Vieira de Oliveira

FAGUNDES, B. F. L.;OLIVEIRA, Luiz Claudio Vieira de. As efemérides mineiras, de José Pedro Xavier da Veiga (Membro suplente). 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Bernardo Andrade Marçolla

MARÇOLLA, Bernardo Andrade; DUTRA, Eliana R. F.; CHACHAM, Vera. Entre palavras, imagens e sons: região e nação na literatura de João Guimarães Rosa. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

José Lucas Góes Benevides

MÚSICA E GÊNERO: O DISCURSO EM RELAÇÃO À MULHER NAS CANÇÕES DE AMADO BATISTA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em PPGSeD - Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); (Orientador);

Lucas Reis de Matos

Educação Patrimonial e Ensino de História: a confecção de produto como instrumento didático; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)) - Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Murilo de Almeida Brasil

PRÁTICAS MUSEAIS NAS ESCOLA: NARRATIVAS SOBRE A ESCOLA; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão),; Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Renato César Ferreira

Brincando com o perfil histórico de Rolândia: o lúdico entre o patrimônio histórico oficial e o patrimônio histórico afetivo; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)) - Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão),; Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Ana Carla Poliseli

Identidades em choque: violência como afirmação da diferença; 2017; Dissertação (Mestrado em Sociedade e Desenvolvimento) - Universidade Estadual do Paraná,; Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Leandro Moreira da Luz

O CONTINUUM DISCIPLINAR EM CAMPO MOURÃO-PR ENTRE 1928-1972; 2017; Dissertação (Mestrado em PPG Inter Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão),; Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Tânia de Fátima Pereira Oliveira

O populismo de Getúlio Vargas; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia da Fundação Educacional Monsenhor Messias; Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Luciana Marques Moreira

O DIP - um instrumento de dominação do Estado Novo (1937-1945); 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia da Fundação Educacional Monsenhor Messias; Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Árina de Andrade Correa

Vestígios da ditadura militar: o processo de liberação dos documentos do DOPS-MG e o resgate da identidade da vítima de tortura; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia da Fundação Educacional Monsenhor Messias; Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Sarah Paula Sousa de Almeida

Primeiro de Maio: ideologias e simbologias presentes no Brasil dos anos 30; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia da Fundação Educacional Monsenhor Messias; Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Cléber Leonardo de Souza

A atuação da Força Pública Mineira na repressão às tropas paulistas na região do túnel da Mantiqueira: a Revolução de 1932; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia da Fundação Educacional Monsenhor Messias; Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Moisés Wagner Franciscon

Inimigos se veem: o cinema americano representa os soviéticos durante a Segunda Guerra e vice-versa; 2016; Orientação de outra natureza; (PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE)) - Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Maria das Graças de Souza Rocha

Escola: local para conhecer e preservar a história; 2016; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR)) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Adaiane Giovanni

Adaiane Giovanni - Relatório Final; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Aruan Ribeiro de Souza

Aruan Ribeiro de Souza - Relatório Final; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Gessica Aline Silva

Gessica Aline Silva - Relatório Final; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Beatriz de Carvalho Boechat Oliveira -

Beatriz de Carvalho Boechat Oliveira - Relatório Final; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Paula Cristiane Rita de Souza

Paula Cristiane Rita de Souza - Relatório Final; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

(Maria de Lourdes Decosimo)

MEMÓRIAS DE LUIZIÀNIA; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Angela E M Evangelista

ANGELA E M Evangelista - Relatório Final; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Claudemir Miller

; Espaços e lugares da memória: em busca da história ocultada nas praças públicas de Umuarama; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

MARIA DE LOURDES DECOSIMO

MEMÓRIAS DA HISTÓRIA LOCAL EM SALA DE AULA; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Taline Carolaine

Histórico da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão-UNESPAR; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Orlando Marcelo Nalin Busignani

; O uso das tecnologias no Ensino de História com foco no Terceiro Ano do Ensino Médio; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Valdenice Gonçalves de Souza

; RE(VI)VENDO MEMÓRIAS E (RE)PRODUZINDO HISTÓRIAS: A produção de história em quadrinhos como ferramenta pedagógica para o ensino da História do município de Iretama (1950-1960); 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão); Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Myriam Correa de Araujo Avila

As Efemérides Mineiras de José Pedro Xavier da Veiga: as estórias a favor da História; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Myriam Correa de Araujo Avila;

Eliana Regina de Freitas Dutra

Entre Arte e interpretação; Figurações do Brasil na Obra de João Guimarães Rosa; 2010; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliana Regina de Freitas Dutra;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; MELO, Ricardo Marques de ; KOBELINSKI, Michel . HISTÓRIA PÚBLICA BRASILEIRA E INTERNACIONAL: SEU DESENVOLVIMENTO NO TEMPO, POSSÍVEIS CONSENSOS E DISSENSOS. Revista do NUPEM , v. 11, p. 29-47, 2019.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FERNANDES, Mônica Luiza Socio ; BOVO, M. C. ; DOMINGUES, H. N. S. . O PANTANAL MATO-GROSSENSE: ESPAÇO VIVIDO, PAISAGEM E MEMÓRIA EM MANOEL DE BARROS. REVISTA IDEAÇÃO , v. 19, p. 86-110, 2018.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; BENEVIDES, J. L. G. ; COQUEIRO, W. S. . 'FOLHAS SECAS': Representações femininas em canções de Amado Batista. REVISTA DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA , v. 14, p. 235-258, 2018.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; BENEVIDES, J. L. G. . O paternalismo escravista em perspectiva na literatura: contrapontos entre o Demônio Familiar e Úrsula. REVISTA INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE , v. 4, p. 107-126, 2018.

  • LUZ, L. M. ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . A aproximação e a instalação dos aparatos de Controle do Poder Judiciário em Campo Mourão-PR. Revista Antíteses , v. 11, p. 916-948, 2018.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; AZEVEDO, S. M. . Sobretudo gente da política: sobre a criação do curso de Mestrado em História da Universidade Federal do Paraná em 1972. PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP) , v. 13, p. 172-197, 2017.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; GONCALVES, J. . PROFHISTORIA, experimento sem prognóstico. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 18, p. 33-61, 2017.

  • LUZ, L. M. ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FERNANDES, Mônica Luiza Socio . APOPHRADES EM BELCHIOR: UMA ANÁLISE DE TEXTO E CONTEXTO. Revista de Literatura, História e Memória (Impresso) , v. 12, p. 203-214, 2016.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . O QUE TEM A VER A HISTÓRIA ENSINADA NA UNIVERSIDADE COMO CI- ÊNCIA COM A HISTÓRIA ENSINADA NA ESCOLA COMO MATÉRIA?. SOBRE ONTENS , v. 1, p. 1-9, 2016.

  • LUZ, L. M. ; FERNANDES, M. L. S. ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . A POLÊMICA DO SAMBA ENTRE NOEL ROSA E Wilson Batista: a intertextualidade e os meandros da composição. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso , v. 10, p. 36-53, 2015.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Entre tradição, inovação e renovação: sobre cursos de História brasileiros. Saeculum (UFPB) , v. 32, p. 159-181, 2015.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; DUTRA, E. F. . MODERNIZAÇÃO HISTÓRICA, modernidade gráfica e tradição literária: a cultura brasileira de massa na literatura de Guimarães Rosa. Locus (UFJF) , v. 21, p. 29-50, 2015.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; Fábio André Hahn . História e Realidades on line: colocações sobre produção, difusão e ensino. ENTREVISTA COM Bruno Leal. Revista NUPEM (Impresso) , v. 6, p. 11-25, 2014.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . O passado, o presente e o futuro dos historiadores. Dialogos (Maringa) , v. 18, p. 661-686, 2014.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Será possível fazer de outros modos? Configurações e práticas da disciplina História segundo algumas de suas teorias. Tempos Históricos (EDUNIOESTE) , v. 18, p. 404-409, 2014.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . História, historiador e identidade profissional. Sobre a história do curso de História da Universidade Federal do Paraná. Estudos Historicos (Rio de Janeiro) , v. 27, p. 295-315, 2014.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . ESPECIALISTAS E AMADORES DA CIÊNCIA HISTÓRICA: a criação do curso de Mestrado em História da UFPR, em 1972. História & Ensino (UEL) , v. 20, p. 7-29, 2014.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . PARA QUE FEITOS ADMIRÁVEIS NÃO SE APAGUEM DA MEMÓRIA Por uma perspectiva historiadora de análise da literatura de Guimarães Rosa. História & Perspectivas (Online) , v. 46, p. 435-460, 2012.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . RESENHA de Mitos, projetos e práticas políticas: memória e historiografia.. História da Historiografia , v. 9, p. 247-254, 2012.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Instrução, educação e sentimento nacionais: os Brasis imaginados de José Veríssimo e Guimarães Rosa. Locus (UFJF) , v. 17, p. 151-171, 2011.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Livros, Leitura, História Cultural, Teoria da História Reflexões. RESENHA de Livro. Revista de Teoria da História , v. ano 2, p. 172-177, 2010.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . MATRIZES DO PENSAMENTO CULTURALISTA: Tocqueville e Almond-Verba. Lua Nova (Impresso) , v. 74, p. 73-89, 2008.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . PARA PERTO FUTURO PROMETEU MUITA COISA REPUBLICANA: a travessia da cultura política brasileira em Grande Sertão: Veredas. Topoi (Rio de Janeiro) , v. 9, p. 137-152, 2008.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . TEXTOS DE FICÇÃO E TRADIÇÃO CIENTIFICISTA. Ficções da Cultura Histórica.. Cultura (Lisboa) , v. 25, p. 253-268, 2008.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . OS SUJEITOS DA MEMÓRIA:autores e autoridades. Cadernos de história (UFOP. Mariana) , Corpo discente DHistória UFOP, v. ano II, n.n.1, p. 1-15, 2007.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . TEXTOS DE FICÇÃO E TRADIÇÃO CIENTIFICISTA: ficções da cultura histórica. Anos 90 (UFRGS) , v. 14, p. 175-197, 2007.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . ENSINO DE HISTÓRIA COM MUSEU: relato de experiência. Maestria (Sete Lagoas) , v. 4, p. 173-186, 2006.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Dessa volta não lhe dou desenho - TEXTOS VISUAIS mediadores para a literatura de Guimarães Rosa no Brasil dos anos 40/50. Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ) , v. 23, p. 17-29, 2006.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . WALTER BENJAMIN E AS MEMÓRIAS DE SI EM INFÂNCIA EM BERLIM POR VOLTA DE 1900. Cadernos do CEOM (UNOESC) , Universidade de Chapecó, v. 20, 2005.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . SUA ALTA OPINIÃO COMPÕE MINHA VALIA leitura, leitores e cultura letrada em alguns contos de Guimarães Rosa. FêniX (UFU. Online) , Univ.Federal de Uberlândia, v. 2, n.3, p. 1-12, 2005.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . HISTÓRIA, LITERATURA E DOCUMENTOS DA HISTÓRIA. Cronos (Pedro Leopoldo) , Faculdades Pedro Leopoldo, v. 9, p. 30-49, 2005.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . ARDIS DA TRADIÇÃO DOCUMENTAL: O Grande Sertão:Veredas entre a História e a Literatura.. Locus (Juiz de Fora) , Juiz de Fora - UFJF, v. 1, p. 91-98, 2004.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . ESTRATÉGIAS DE POSTERIDADE: as Efemérides Mineiras do fim do século XIX brasileiro. Interseções (UERJ) , UERJ - Rio de Janeiro, v. 2, p. 219-236, 2004.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . PALAVRA E ILUSTRAÇÃO, TEXTO E LIVRO: a contemporaneidade de Guimarães Rosa.. Ipotesi (UFJF. Impresso) , UFJF - Juiz de Fora, v. 13, p. 79-94, 2004.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; BUENO, A. ; ESTACHESKI, D ; CREMA, E. ; ZARBATO, J. . APRENDENDO HISTÓRIA: ENSINO. 1. ed. U DA VITÓRIA (PR)/R DE JANEIRO: SobreOntens, 2019. v. 1. 483p .

  • Fábio André Hahn ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Envelhecimento humano na escola: experiências de iniciação à docência. 1. ed. Campo Mourão: Editora FECILCAM, 2017. 124p .

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . As estórias a favor da História: as Efemérides Mineiras, de José Pedro Xavier da Veiga. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2014. v. 1. 116p .

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Tempo histórico e trocas entre artes na literatura de João Guimarães Rosa. In: Rogério Rosa Rodrigues. (Org.). Possibilidades de pesquisa em História. 1ed.São Paulo: Contexto, 2017, v. , p. 193-222.

  • STENTZLER, M. M. ; PAGLIARINI JUNIOR, J. ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Pibid, universidade-escola e ensino de história: experiências de iniciação à docência, o prazer presente do passado e o passar do tempo como matéria da vida prática.. In: Márcia Marlene Stentzler. (Org.). Experiências Multidisciplinares na Iniciação à Docência na Unespar. 1ed.Palmas (TO): Kaygangue, 2017, v. 1, p. 1-453.

  • MATINS, C. P. ; OLIVEIRA, M. R. ; MOREIRA, I. L. ; MUCELIN, P. C ; FAGUNDES, B. F. L. ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Considerações sobre a história do curso de História da UFPR. In: Cristiane Pereira Martins; Márcia Ramos de Oliveira; Igor Lemos Moreira; Patricia Carla Mucelin. (Org.). História e Tenologias: diálogos entre ensino e pesquisa. 1ed.Florianópolis: Editora da UDESC, 2017, v. , p. 27-37.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; HAHN, F. A. . VELHA PRÁTICA DE FORMAR PROFESSORES segundo novos paradigmas: o PIBID e algumas questões atuais para a história escolar e a universitária. In: BELLINI, Willian; STENTZLER, Márcia Marlene. (Org.). INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID e a formação de professores pelos campi da UNESPAR. 1ed.Curitiba: Íthala, 2016, v. , p. 25-38.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Viagens, Imagens e sensibilidade popular erudita: o sertão escrito e publicado da obra de Guimarães Rosa. In: KOBELINSKI, Michel (Org.). (Org.). NOVAS SENSIBILIDADES na América Latina: ensaios de História e Literatura.. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. , p. 161-178.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FERNANDES, Mônica Luiza Socio . A velocidade do tempo no mundo globalizado a partir de análise de propagandas. In: BASSO, Edcleia Aparecida; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues. (Org.). Sociedade e Desenvolvimento: diálogos interdisciplinares. 1ed.Campo Mourão: Ed. UNESPAR, 2015, v. , p. 151-168.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Entre fatos e interpretações: a criação do curso de Mestrado em História da UFPR, EM 1972. In: HAHN, Fabio André; MEZZOMO, Frank Antônio.. (Org.). Ensaios de História: ensino, historiografia e gênero. 1ed.Campo Mourão (PR): Ed. UNESPAR, 2015, v. , p. 15-39.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . É possível fazer tábula rasa do passado ... e do presente dos historiadores?. In: Lucilia de Almeida Neves; Marieta de Moraes Ferreira. (Org.). História do Tempo Presente. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014, v. 1, p. 15-34.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FURTADO, Júnia Ferreira . Capítulo de Introdução em co-autoria DOS CRITÉRIOS DE NORMALIZAÇÃO EDITORIAL E MODERNIZAÇÃO DE LINGUAGEM da publicação ERÁRIO MINERAL. In: Júnia Ferreira Furtado. (Org.). ERÁRIO MINERAL. 1ed.Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Fundação João Pinheiro, Fundação Oswaldo Cruz, 2002, v. Vol.1, p. 173-178.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; PAULA, Sérgio Goes de . GLOSSÁRIO do ERÁRIO MINERAL (Em co-autoria). In: FURTADO, Júnia Ferreira. (Org.). ERÁRIO MINERAL. 1ed.Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro (FJPIN) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), 2002, v. , p. -.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . ARTIGO Campo Mourão e Brasília: duas cidades modernas. Revista Metrópole, Campo Mourão (PR), 20 dez. 2014.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Artigo O escritor como editor. Jornal Estado de Minas - CADERNO PENSAR, Belo Horizonte - MG, 27 maio 2006.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Artigo Um escritor dentro da história. REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL, Rio de Janeiro, , v. 2, p. 65 - 68, 01 ago. 2005.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Artigo No palco do Mineirão. Jornal Estado de Minas CADERNO PENSAR, Belo Horizonte, p. 2 - 3, 15 dez. 2001.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Artigo Documento História Literatura. SUPLEMENTO LITERÁRIO de Minas Gerais - SEC/MG, Belo Horizonte - MG, , v. 72, p. 32 - 33, 16 jun. 2001.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Artigo Livro Palavra Documento. Jornal Estado de Minas CADERNO PENSAR, Belo Horizonte, p. 2 - 3, 14 abr. 2001.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Artigo Memória de Tudo. SUPLEMENTO LITERÁRIO de Minas Gerais - SEC-MG, Belo Horizonte - MG, , v. 55, p. 34 - 35, 05 jan. 2000.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Artigo HISTORIADORES: os profissionais que podemos ser. Edição 11, ano 2.. INFORMATIVO ELETRÔNICO DA ANPUH.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Artigo O Senhor vá me escutando ... Ouvir e ver a literatura de João Guimarães Rosa. Revista FIKR, São Paulo (SP), p. 52 - 65.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . HISTÓRIA PÚBLICA PARA ALÉM DA ESCOLA: ISSO É POSSÍVEL NO BRASIL?. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL ELETRÔNICO DE ENSINO DE HISTÓRIA, 2018, ON LINE. E-BOOK APRENDIZAGENS DE HISTÓRIA - ENSINO DE HISTÓRIA REVISTA SOBRE ONTENS. UNIÃO DA VITÓRIA - PR: REVISTA SOBRE ONTENS, 2018. v. 1. p. 19-26.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; MOTTA, M. M. M. ; PEREIRA, R. A. ; REIS, T. S. . História Pública, história ?além da academia?. História Pública história ?além da escola?? Isso é possível no Brasil?. In: Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias., 2018, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias.. Rio de Janeiro: Editora ANPUH RIO, 2018.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . História Pública Nacional e Internacional: Algumas assimetrias. In: 4º Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública e da 5ª Conferência Anual da Federação Internacional de História Pública, 2018, São Paulo. Anais do 4º Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública e da 5ª Conferência Anual da Federação Internacional de História Pública, 2018. v. 1.

  • FERREIRA, R. C. ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Centros de memória e a contribuição para o ensino além da sala de aula. In: VI Colóquio Nacional Cultura e Poder, 2017, Campo Mourão (PR). Anais do VI Colóquio Nacional Cultura & Poder. Campo Mourão (PR): Editora da FECILCAM, 2017. p. 151-163.

  • BRASIL, M. A. ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Educação patrimonial e ensino de história a partir do centro de memória de Goioerê. In: VI Colóquio Nacional Cultura e Poder, 2017, Campo Mourão (PR). Anais do VI Colóquio Nacional Cultura e Poder. Campo Mourão (PR): Editora da FECILCAM, 2017. p. 342-353.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . PROFHISTÓRIA num contexto maior. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História. Brasília: ANPUH, 2017. v. 1. p. 1-14.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . O QUE É, COMO E POR QUE HISTÓRIA PÚBLICA? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE INDEFINIÇÕES. In: VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, XXII SEMANA DE HISTÓRIA,, 2017, MARINGÁ. ANAIS ELETRÔNICOS DO VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, XXII SEMANA DE HISTÓRIA,. MARINGÁ PARANÁ, 2017. p. 3018-3026.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Questões de legitimidade histórica e lugares de ensinar-aprender: saber histórico comum, saber histórico especialista. In: VI Colóquio Nacional Cultura & Poder, 2017, Campo Mourão. Anais do VI Colóquio Nacional Cultura & Poder. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2017. p. 136-150.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Ensino, pesquisa, imagens: o que pensar, como usar? Imagens iconográficas, auto-imagem profissional.. In: XV ENCONTRO REGIONAL DE História, 2016, Curitiba (PR). ANAIS ELETRÔNICOS XV ENCONTRO REGIONAL DE História. Curitiba (PR): UFPR, 2016.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; LUZ, L. M. . Aproximação dos controles judiciários e a regulação da vida pública em Campo Mourão - PR. In: SEURB ... III Simpósio Nacional de Estudos Urbanos, 2016, Campo Mourão (PR). Anais Eletrônicos do III SEURB. Campo Mourão: Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Grupo de Estudos Urbanos da FECILCAM (GEURB), PPGSeD, 2016. p. 197-213.

  • GIOVVANI, A. ; HAHN, F. A. ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . A WEBQUEST COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. In: I SIMPÓSIO ELETRÔNICO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA, 2015, União da Vitória. ANAIS ELETRÔNICOS DO I SIMPÓSIO ELETRÔNICO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA, 2015.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FERREIRA, Marieta de Moraes . HISTÓRIA SEM INCERTEZAS: O MESTRADO EM HISTÓRIA DA UFPR EM 1972 E O LUGAR SOCIAL DO HISTORIADOR. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Professores de História, historiadores para quê?. In: XIV Encontro Regional de História - ANPUH (PR), 2014, Campo Mourão (PR). ANAIS do XIV Encontro Regional de História - ANPUH (PR), 2014.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FERREIRA, Marieta de Moraes . Considerações iniciais de pesquisa sobre a história do curso de História da Universidade Federal do Paraná. In: SNH2013 - XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento Histórico e Diálogo Social, 2013, Natal - RN. Anais do XVII Simpósio Nacional de História. Natal RN: Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH), 2013.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Qual História? Quais identidades? Professor de História, historiador.. In: EPCT VIII Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2013, Campo Mourão (PR). Anais do EPCT VIII Encontro de Produção Científica e Tecnológica (Digital), 2013.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Cursos e cursos de História, formação e deformação: considerações e apontamentos a partir de pesquisa. In: A História e seus pública SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA PÚBLICA, 2012, São Paulo. Anais do Simpósio Internacional de História Pública - A história e seus públicos ANAIS ELETRÔNICOS. São Paulo: Núcleo de Estudos de História da Cultura Intelectual (NEHCI/USP), 2012. p. 170-184.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . VÁRIA HISTÓRIA: Cursos e cursos de História no Brasil. In: XVIII Encontro Regional ANPUH-MG, 2012, Mariana-MG. Anais do XVIII Encontro Regional ANPUH-MG. Ouro Preto: EDUFOP, 2012. p. 1-9.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . É possível fazer tábula rasa do passado... e do presente dos historiadores?. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. Anais Eletrônicos do XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . A literatura de Guimarães Rosa e as regiões do Brasil: o sertão de imagens e palavras em livros - ANAIS ELETRÔNICOS. In: XVI Encontro Regional de História - ANPUH UFMG BH, 2008, Belo Horizonte. Encontro Regional ANAIS ELETRÔNICOS. Belo Horizonte MG: ANPUH, 2008.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . E... como é mesmo que o senhor frasêia? Livros, Leituras sem livro e imagens da literatura de Guimarães Rosa. In: XXIV Simpósio Nacional de História ANPUH UNISINOS São Leopoldo RS, 2007, Sao Leopoldo RS. ANAIS Simpósio História e Interdisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . O senhor vá me escutando ... Ouvir e ver a literatura de João Guimarães Rosa - ANAIS ELETRÔNICOS. In: XI ENCONTRO REGIONAL ABRALIC Literatura Artes Saberes USP São Paulo, 2007, São Paulo. Anais XI Encontro Regoional ABRALIC Literatura, Artes, saberes - USP - Anais Eletrônicos, 2007.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Que se riscam tão depressa, que o olhar da gente não acompanha: intertextualidade em João Guimarães Rosa ANAIS ELTRÔNICOS. In: X Congresso Internacional da ABRALIC UERJ Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos discursos X Congresso Internacional da ABRALIC, 2006.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Representações do Brasil e de práticas de leitura na literatura de Guimarães Rosa ANAIS ELETRÔNICOS. In: III Simpósio Nacional de História Cultural UFSC Florianópolis SC, 2006, Florianópolis. Mundos da Imagem - Do texto ao visual, 2006.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Livros e textos para os olhos: Imagens do Brasil pela Literatura de João Guimarães Rosa ANAIS ELETRÔNICOS. In: XIV Encontro Regional de História UFJF Juiz de Fora MG, 2004, Juiz de Fora. Caminhos da História: desafios da historiografia em Minas Gerais, 2004.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Imagens e textos visuais na história brasileira: a escrita da visualidade de Guimarães Rosa ANAIS ELETRÔNICOS. In: IX Congresso Internacional ABRALIC 2004 UFRGS Porto Alegre RS, 2004, Porto Alegre - Brasil. TRAVESSIAS, 2004.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . História Pública, história ?além da academia?. História Pública história ?além da escola?? Isso é possível no Brasil?. In: Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias.. Rio de Janeiro: Editora ANPUH RIO, 2018.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . História para Doutos e Autoridade científica: os anos dourados do curso, mestrado, história, da UFPR e o desdém com a história escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FERREIRA, R. C. . Centros de Mmeória e a contribuição para o ensino além da sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRASIL, M. A. ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Educação Patrimonial e o ensino de História a partir do centro de memória de Goioerê. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . História, sem dúvidas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . O Mestrado em História da UFPR e o pesquisador especialista expert: hierarquização, poder e subalternização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Para além da linguagem escrita canônica do livro como fonte única do saber. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FERREIRA, M. M. . Formação, profissionalização e atuação na área de História. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FERREIRA, Marieta de Moraes . História do Curso de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Apontamentos de Resultados de Pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; DUTRA, E. F. . Apresentação da Tese ENTRE ARTE E INTERPRETAÇÃO: Figurações do Brasil na Literatura de Guimarães Rosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . "Historiadores: os profissionais que podemos ser na perspectiva do tempo presente - História da História no Tempo Presente". 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; DUTRA, E. F. . Entre o sertão e as cidades: livro, literatura, mediação cultural: o sertão lido, ouvido, desenhado, fotografado, publicado do doutor João Guimarães Rosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . PALESTRA Imagens do Brasil na obra de João Guimarães Rosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Palestra JOÃO GUIMARÃES ROSA. Notes pour une lecture de l'oeuvre littéraire - Groupe de Travail Circulation Internationale des universitaires brésiliens - Centre de Recherche sur le Brésil Contemporain (CRBC) - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - Paris. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Comunicação ENTRE TEXTOS E LIVROS: quadros e paisagens culturais da literatura regionalista de João Guimarães Rosa - XVI Encontro Regional de História - ANPUH - UFMG - BH. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Comunicação GUIMARÃES ROSA e a editora José Olympio nos anos 40/50 brasileiros - XXIV Simpósio Nacional de História - ANPUH - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS) - São Leopoldo RS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Comunicação GUIMARÃES ROSA e os sons e as imagens das mídias modernas - XI ENCONTRO Regional ABRALIC - USP (SP). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Palestra RENOVAÇÃO e Interdisciplinaridade no ensino de História: Programa de Rádio FORA DE SERVIÇO - EVENTO 50 anos - Curso de História 1957-2007 - Departamento de História (FAFICH-UFMG) - BH (MG). 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Palestra em mesa-redonda DIVULGAÇÃO E PRODUÇÃO acadêmica na área de História: um debate entre editores, autores e leitores - LANÇAMENTO DA REVISTA Cronos número 9 - Curso de História das Faculdades Pedro Leopoldo (FAPEL) - Pedro Leopoldo (MG). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; LINS, Douglas . Comunicação TEATRO como recurso para o Ensino de História - Nono Congressos do Sindicato dos Professores de Minas Gerais - SiNPRO (Sindicato dos Professores de Minas Gerais) - BH (MG). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Comunicação QUE SE RISCAM TÃO DEPRESSA, que o olhar da gente não acompanha: intertextualidade em João Guimarães Rosa.- X CONGRESSO INTERNACIONAL da ABRALIC Lugares dos discursos.- UERJ (RJ). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Comunicação REPRESENTAÇÕES DO BRASIL e de práticas de leitura na literatura de Guimarães Rosa. - III Simpósio Nacional de História Cultural - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Comunicação UMA NAÇÃO SE FAZ com homens, livros e algo mais: um Brasil representado na ficção de Guimaraes Rosa - Seminário História e Práticas Culturais - PPGHIS (FAFICH-UFMG) - BH (MG). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Comunicação A ESCRITA DA VISUALIDADE em João Guimarães Rosa - III Seminário Internacional Guimarães Rosa - Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) - BH (MG). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Comunicação CULTURA VISUAL, HISTORICIDADE: as paisagens literárias de Rosa num mundo de imagens e ilustrações - IX Congresso Internacional ABRALIC Travessias. - ABRALIC - Porto Alegre (RS). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Palestra LITERATURA E HISTÓRIA: Apontamentos para a realização de um projeto - I Seminário de Pesquisa do Curso de História - Faculdade de Filosofia (FAFI-FEMM) - Sete Lagoas (MG). 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Comunicação TEXTO E LIVRO, palavra e imagem: a ilustração na leitura de Guimarães Rosa - II CONGRESSO DA HISTÓRIA do livro e da leitura no Brasil - UNICAMP (Campinas - SP). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Comunicação O GOVERNO ANTÔNIO CARLOS (1926-1930) e a política oficial de instrução pública.- VI Encontro Estadual de História/MG -ANPUH (MG) - BH (MG). 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUZ, L. M. ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . PREFÁCIO. CURITIBA, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Comentários de Bruno Flávio Lontra Fagundes sobre o Projeto de Lei 4699/2012 2013 (Texto em BLOG).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . RESUMO ANAIS Entre textos e livros: quadros e paisagens culturais da literatura regionalista de Guimarães Rosa 2008 (CADERNO DE RESUMOS do XVI Encontro Regional de História).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . RESUMO ANAIS Guimarães Rosa e Editora José Olympio nos anos 40/50 brasileiros 2007 (CADERNO DE RESUMOS do XXIV Simpósio Nacional de História).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . RESUMO ANAIS Representações do Brasil e de práticas de leitura na literatura de Guimarães Rosa 2006 (CADERNO DE RESUMOS do III Simpósio Nacional de História Cultural.).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . RESUMO ANAIS A Escrita da Visualidade em João Guimarães Rosa 2004 (CADERNO DE RESUMOS do III Seminário Internacional Guimarães Rosa).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . RESUMO ANAIS Textos para os olhos - a imagens de palavras da literatura de João Guimarães Rosa. 2004 (CADERNOS DE RESUMOS XIV Encontro Regional de História,).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . RESUMO ANAIS Cultura Visual, historicidade: as paisagens literárias de Rosa num mundo de imagens e ilustrações 2004 (CADERNOS DE RESUMOS do IX Congresso Internacional da ABRALIC).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; FERREIRA, Suzana Cristina de Souza . QUARTA CAPA do livro CINEMA CARIOCA nos anos 30 e 40. Os filmes musicais nas telas da cidade.. São Paulo, Belo Horizonte: Annablume, PPGHis (UFMG), 2003 (QUARTA CAPA de livro indexado).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . RESUMO ANAIS Texto e livro, palavra e imagem: a ilustração na literatura de Guimarães Rosa. 2003 (RESUMO ANAIS II Congresso da História do livro e da leitura no Brasil.).

  • FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; CARNEIRO, Edilane de Almeida ; CONRADO, Vanessa Viegas . CO-AUTORIA LIVRO AVULSO Família Jorge Lages - as águas do Lambari cantam e contam a nossa história. Belo Horizonte: LUME - Pesquisa e Produção em Memória e Cultura, 1995 (Produção de Texto com Pesquisa Histórica e Projeto Editorial - EM CO-AUTORIA).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . LIVRO Novos caminhos em velhos mapas: política, cultura e historiografia REVISÃO DE VÁRIOS AUTORES para viabilidade de publicação. 2012.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra REVISÃO TÉCNICA de MAIA, Carla Linhares. Entre gingas e berimbaus - Culturas Juvenis e Escola.. 2008.

ALMADA, Márcia ; DARDOT, Liliane ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA e Normalização Editorial de ALMADA, Márcia; DARDOT, Liliane. O coração do Lugar - Depoimentos para Guimarães Rosa. 2006.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. REVISÃO TÉCNICA de DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude.. 2005.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; Pastora Jurema . Programa Amigos da Cidade - TV CARAJÁS - Campo Mourão (PR). 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; KELLER, Evelyn Fox ; O século do Gene. 2002. (REVISÃO de Língua Portuguesa).

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; MOLIÉRE ; O doente imaginário. 2002. (REVISÃO de Língua Portuguesa).

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; LINS, Douglas . Iniciativa artístico-cultural-educativa integrante de DISCIPLINA ACADÊMICA A Literatura de Guimarães Rosa com Leitura Dramatizada (DH-UFMG) Peça Teatral CHOVIDINHOS E NHALVOS - Sobretrechos de João Guimaraes Rosa. 2007. Teatral.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; LINS, Douglas . Iniciativa artístico-cultural-educativa integrante de DISCIPLINA ACADÊMICA História do Brasil República I (FAFI-FEMM) Peça Teatral ENTRE GUERRAS E ALEGRIAS: a história por trás das cortinas. 2005. Teatral.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . Programa de RÁDIO A LUZ DA CIDADE Impressões de um brasileiro em Paris. 2009.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra ; PINTO, Aline Magalhães . Programa de Rádio FORA DE SERVIÇO Estórias e Histórias da UFMG. 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    História Pública: Novas reflexões, nova sistematizações, Descrição: Por meio de literatura nacional e internacional, prevê avaliar e comparar diferentes formatos de iniciativas para o desenvolvimento de atividades de História Pública em alguns países, com o fim de tentar definir e caracterizar a História Pública pensada e praticada no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Flávio Lontra Fagundes - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Projeto História do Curso de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Descrição: Projeto de pós-doutorado desenvolvido no PPG-His da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Analisa a história do curso de História, criado em 1938, até o Mestrado em História da UFPR, criado em 1972. O curso de História da UFPR criou o primeiro mestrado em História da região Sul do Brasil e o primeiro reconhecido pelo MEC, em 1972. Resultado da implantação do sistema de pós-graduação brasileira, após a Reforma Universitária de 1968, a pesquisa sobre o PPG-História da UFPR auxilia o entendimento de dois aspectos marcantes de cursos de História na atualidade: primeiro, os critérios que marcaram a escolha de modelos de abordagem teórico-metodológica do material histórico, suas ênfases e as finalidades do cursos, ao longo dos anos; e depois - aspecto mais estruturante - a constituição da ênfase do sistema de ensino superior brasileiro na pesquisa, na pós-graduação e na formação de pesquisadores, em detrimento da formação de professores. O exame do desenho institucional e das opções acadêmicas feitas pelo curso de História da UFPR ao longo de mais de 50 anos ajuda a esclarecer e fornece elementos para desafios que hoje enfrentam os cursos de História em processos de mudança e de reavaliação de seus propósitos e objetivos para além do acadêmico estritamente. A finalidade mais pontual deste projeto contempla uma fase indispensável da pesquisa, qual seja: a consulta investigativa aos arquivos de dois professores do curso recolhidos ao Arquivo Público do Paraná: Os de Cecília Maria Westphalen e o de Ruy Christovam Wachowicz.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Flávio Lontra Fagundes - Coordenador / Marieta de Moraes Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Projeto Novas Sensibilidades na América Latina: perspectivas históricas, literárias e políticas, Descrição: Dedica-se ao estudo dos sentimentos na história, entendidos como fenômenos sociais, políticos e culturais. Os estudos visam entender as atitudes emotivas em suas relações com a racionalidade e o objetivismo. Esta releitura da história permite refletir, através das teorias da história, do cinema, da psicologia e da literatura, o imaginário e o simbólico, interessando-se pelos sujeitos, pelas suas reações e contradições.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Bruno Flávio Lontra Fagundes - Integrante / Michel Kobelinski - Coordenador / Eliane Cristina Deckmann Fleck - Integrante / Ramiro Esteban Zó - Integrante / Sven Schuster - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Projeto História do Curso de História - UFPR, Descrição: Investigação sobre o processo de institucionalização do curso de História da Faculdade de Ciências e Letras da UFPR. O curso de História da UFPR foi criado em 1938 e criou o primeiro mestrado em História da região Sul do Brasil e o primeiro reconhecido pelo MEC, em 1972. Resultado da implantação do sistema de pós-graduação brasileira, após a Reforma Universitária de 1968, a pesquisa sobre o PPG-História da UFPR auxilia o entendimento de dois aspectos marcantes de cursos de História na atualidade: primeiro, os critérios que marcaram a escolha de modelos de abordagem teórico-metodológica do material histórico, suas ênfases e as finalidades do cursos, ao longo dos anos; e depois - aspecto mais estruturante - a constituição da ênfase do sistema de ensino superior brasileiro na pesquisa, na pós-graduação e na formação de pesquisadores, em detrimento da formação de professores. O exame do desenho institucional e das opções acadêmicas feitas pelo curso de História da UFPR ao longo de mais de 50 anos ajuda a esclarecer e fornece elementos para desafios que hoje enfrentam os cursos de História em processos de mudança e de reavaliação de seus propósitos e objetivos para além do acadêmico estritamente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Flávio Lontra Fagundes - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Institucionalização do curso de História da Universidade Federal do Paraná, Descrição: Pesquisa de Pós-Doutorado, sobre a institucionalização dos cursos de História da Faculdade de Ciências e Letras da UFPR O projeto visa pesquisar o processo de institucionalização do curso de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na constituição de um campo de saber histórico científico no Paraná e no Brasil, recuando ao tempo da criação, em 1938, do curso de Geografia e História da então Universidade do Paraná (UPR), transformado em curso de História em 1960. O projeto tem como recorte temporal 1938 e meados dos anos 1980, quando, no curso de História da UFPR, correntes de interpretação histórica serial e quantitiva - que haviam marcado o curso nos anos 1960 e 1970 - cedem lugar a uma abordagem predominantemente mais culturalista. O projeto identifica 2 gerações de professores, a primeira que é a dos professores formadores, situados numa faixa de tempo entre os anos 1930 e meados de 1950, e uma segunda, que se estende até fins dos anos 1970. Como fontes históricas, utiliza de documentos da UFPR administrativos, revistas e documentos de natureza mais acadêmicas e científicas, assim como de entrevistas realizadas junto a ex-professores do curso de História da UFPR da segunda geração. O projeto tem previsão provisória de encerramento em 2016.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Flávio Lontra Fagundes - Coordenador / FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra - Integrante / Marieta de Moraes Ferreira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Paraná, Colegiado de História. , Avenida Comendador Norberto Marcondes, 733, Centro, 87302060 - Campo Mourão, PR - Brasil, Telefone: (31) 35181880, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - campus de União da Vitória

    Vínculo: Integrante GRUPO DE PESQUISA, Enquadramento Funcional: Servidor público

    Outras informações:
    O grupo de pesquisa, que está integrado ao curso de Graduação em História da UNESPAR, estimula pesquisas com ou sem financiamento, visando o desenvolvimento de pesquisadores para o strictu sensu que está em fase de implantação na universidade. Líder Michel Kobelinski, integrantes doutor Bruno Flávio Lontra Fagundes e doutora Eliane Cristina Deckmann Fleck, e professor visitante Sven Schuster. 3 estudantes e 2 pesquisadores.

  • 2015 - Atual

    Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - campus de União da Vitória

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) da área de História

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2017 - Atual

    Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão)

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do PROFHISTÓRIA, Carga horária: 12

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão)

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor do curso de História e integrante do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPG-SeD) da UNESPAR, campus de Campo Mourão, oferecendo, em co-responsabilidade com Monica Socio Fernandes, a disciplina LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS: RELAÇÕES DIALÓGICAS

  • 2012 - Atual

    Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão)

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor efetivo do curso de História e integrante do Mestrado Multidisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPG-SeD), da UNESPAR (Campus de Campo Mourão).

  • 2012 - Atual

    Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão)

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina ministrada na graduação - Teoria da História I - 8 hs semanais - 144 hs anuais

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador integrante, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Integrante do grupo de pesquisadores do Projeto Coleção Brasiliana: Escritos e Leituras da Nação. Professora responsável: Prof. Dra. Eliana Regina de Freitas Dutra.

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor contratado FAE-UFMG, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 26

    Outras informações:
    Professor contratado da disciplina História e Práticas Escolares e participante da ELABORAÇÃO CURRICULAR da área de formação Ciências Sociais e Humanidades no curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Faculdade de Educação (FAE-UFMG).

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: ESTÁGIO DOCÊNCIA (DH-UFMG), Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Estágio Docência Disciplina Optativa A literatura de Guimarães Rosa com Leitura Dramatizada oferecida junto ao curso de graduação em História, do Departamento de História (UFMG). Da disciplina, desenvolveu-se a produção artísitco-cultural CHOVIDINHOS E NHALVOS Sobretrechos de João Guimarães ROsa. A atividade cultural foi o vetor de organização da disciplina, em torno do que foram organizadas as leituras teóricas e literárias e planejadas as atividades do dia a dia de sala de aula.

  • 1986 - 1986

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: MONITORIA, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitoria de Lógica do Pensamento Científico, no Primeiro Ciclo da Área de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG).

    Atividades

    • 11/2010

      Serviços técnicos especializados , Espaço TIM UFMG do Conhecimento, .,Serviço realizado, Assessoramento Atividades Expográficas e Concepção de Projetos.

    • 07/2007 - 07/2007

      Ensino, Licenciatura do CAMPO, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, PROFESSOR e integrante da equipe de História da área de História d curso de especialização de LICENCIATURA DO CAMPO, da FAE (UFMG)

    • 03/2007 - 07/2007

      Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Estágio realizado, Estágio DOCÊNCIA Curso História - Disciplina: Cultura Brasileira Anos 40/50 com Leitura Dramática de Textos de João Guimarães Rosa.

    • 03/1986 - 11/1986

      Ensino, Ciclo Básico CIências SOciais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lógica do Pensamento Científico

  • 2002 - 2006

    Centro Universitário de Sete Lagoas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor no curso de História da Faculdade de Filosofia, da Fundação Educacional Monsenhor Messias (FAFI-FEMM), em Sete Lagoas (MG).

    Atividades

    • 02/2002 - 02/2006

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Escrita da História I, Metodologia da Escrita da História II, Metodologia do Trabalho Científico, História do Brasil República I, Ação Educativa em Museus, História de Minas

  • 2000 - 2003

    Fundação João Pinheiro

    Vínculo: Profissional Contratado, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Profissional historiador contratado para o serviço de LEITURA/COLAÇÃO do documento histórico, COORDENAÇÃO de modernização de linguagem histórica e REDAÇÃO DE VERBETES para publicação de edição crítica do CÓDICE COSTA MATOSO, realizada pelo Centro de Estudos Históricos e Culturais (CEHC) da Fundação João Pinhheiro (FJPIN-MG).

  • 1998 - 1998

    Fundação João Pinheiro

    Vínculo: Profissional Contratado, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Profissional historiador contratado para MODERNIZAÇÃO DE LINGUAGEM e ORGANIZAÇÃO de Glossário da edição crítica do documento ERÁRIO MINERAL, publicado pelo Centro de Estudos Históricos e Culturais (CEHC), da Fundação João Pinheiro (FJPIN-MG).

  • 1997 - 1997

    Fundação João Pinheiro

    Vínculo: Profissional contratado, Enquadramento Funcional: Contratado

    Outras informações:
    Profissional historiador contratado para prestação de serviços de pesquisa histórica para TEXTO DE APRESENTAÇÃO da publicação EFEMÉRIDES MINEIRAS, realizada pelo Centro de Estudos Históricos e Culturais (CEHC), da Fundação João Pinheiro (FJPIN-MG).

    Atividades

    • 01/2002 - 12/2002

      Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Históricos e Culturais (CEHC), .,Serviço realizado, ERÁRIO MINERAL - Modernização de Linguagem do Texto em Prosa - Organização do Glossário.

    • 01/2000 - 01/2001

      Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Históricos e Culturais (CEHC), .,Serviço realizado, CÓDICE COSTA MATOSO - Coleção de Notícias ... Coordenação de Modernização de Linguagem - Redação de Verbetes para Glossário - Colação junto ao texto original.

    • 01/1997 - 06/1997

      Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Históricos e Culturais (CEHC), .,Serviço realizado, COORDENAÇÃO de Pesquisa para ENSAIO CRÍTICO da publicação EFEMÉRIDES MINEIRAS.

  • 2009 - 2009

    École des Hautes Études en Sciences Sociales

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participante

    Outras informações:
    Participante, durante 2009, dos seminários do Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain (CRBC), da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris.

  • 1995 - 1997

    Arquivo José Aparecido de Oliveira

    Vínculo: Profissional contratado, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Profissional Historiador contratado pela extinta Agência Dossiê de Investigação Histórica para organização do Arquivo Privado José Aparecido de Oliveira, em Conceição do Mato Dentro (MG), durante 1995 e 1996, e depois em Belo Horizonte, durante 1997.

    Atividades

    • 01/1997 - 12/1997

      Serviços técnicos especializados , Rádio Bom Jesus Conceição do Mato Dentro Mg, .,Serviço realizado, Pesquisa/Redação de Textos Radiofônicos.

    • 01/1995 - 12/1997

      Serviços técnicos especializados , Arquivo José Aparecido de Oliveira, .,Serviço realizado, Organização do arquivo privado José Aparecido de Oliveira.

  • 1991 - 1992

    Colégio Dom Cabral

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor de História para turmas do então Ensino Fundamental

    Atividades

    • 02/1991 - 02/1992

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 1989 - 1990

    Sistema de Ensino Módulo Sociedade Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/1989 - 03/1990

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 1999 - 2000

    Departamento de Memória e Patrimônio Cultural - Secretaria de Cultura (PBH)

    Vínculo: Profissional contratado, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Serviços de assessoramento e de pesquisa histórica na área de Memória e Patrimônio Cultural.

  • 2010 - 2011

    Espaço TIM UFMG do Conhecimento

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 40

  • 2013 - 2013

    Fundação Getúlio Vargas

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Contrato para elaboração de questões para compor o ENEM DIGITAL da Fundação Getúlio Vargas,

  • 2017 - Atual

    Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão)

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do PROFHISTÓRIA, Carga horária: 12