Kátia Regina Assunção Borges

Bióloga, graduada pela Universidade Ceuma. Especialista em Microbiologia Clínica (UNICEUMA) . Mestra em Saúde do Adulto e da Criança pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Saúde do Adulto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Aluna de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia (UFMA). Atualmente desenvolvo pesquisas do com Produtos Naturais e Micologia no Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada (NIBA) da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde do Adulto e da Crianaça

2016 - 2018

Universidade Federal do Maranhão
Título: Atividade da Euterpe oleracea Mart. sobre fatores de virulência de Aspergillus fumigatus em superfície abiótica e celular,Ano de Obtenção: 2019
Geusa Felipa de Barros Bezerra.Coorientador: Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento. Bolsista do(a): FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, FAPEMA, Brasil. Palavras-chave: Aderência. Biofilme. Aspergillus fumigatus.Grande área: Ciências Biológicas

Especialização em Microbiolgia Clínica

2003 - 2004

Centro Universitário do Maranhão
Título: ISOLAMENTO DE FUNGOS FILAMENTOSOS E LEVEDURIFORMES ISOLADOS DE ONICOMICOSES DE PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA DO CENTRO UNIVERSTÁRIO DO MARANHÃO - UniCEUMA .
Orientador: Luis Henrique Bastos Gonçalves

Especialização em Ciências Morfológicas

2002 - 2003

Universidade Federal do Maranhão
Título: Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no setor de Fisioterapia do Hospital Pan Diamante em São Luís-MA

Graduação em Bacharel em Ciências Biológicas

1998 - 2001

Centro Universitário do Maranhão
Título: MICOSES SUPERFICIAIS EM ALUNOS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS, SÃO LUÍS-MA
Orientador: Andrea Christina Gomes Azevedo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

V Curso de Taxonomía de Hongos Filamentosos de Importância Clínica. (Carga horária: 50h). , Universidad Austral de Chile, U.AUSTRAL, Chile.

2019 - 2019

Estágio Laboratório de Inovação Tecnológica no Desenvolvimento de Fármacos. (Carga horária: 130h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2008 - 2008

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ACADÊMICO: TÉCNICAS E INST. (Carga horária: 30h). , Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais. (Carga horária: 36h). , Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.

2002 - 2002

Latin Study. (Carga horária: 24h). , Hospital Albert Einstein, HAE, Brasil.

2002 - 2002

Doenças Infecciosas e Parasitárias. (Carga horária: 16h). , Sociedade de Parasitologia e Doenças Tropicais do Maranhão, SPDTM, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Curta Duração. , Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA, Brasil.

2000 - 2000

Avaços da Imunopatogenia das Doençs infecciosas. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, SBMT, Brasil.

2000 - 2000

Controle das grandes endemias no Brasil. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, SBMT, Brasil.

1998 - 1998

Metodologia Científica. (Carga horária: 16h). , Hospital UDI, HUDI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BORGES, K. R. A. . I CICLO DE DEBATES EM TÓPICOS ESPECIAIS. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Workshop em Saúde do Adulto e da Criança.Aderência e Biofilme in vitro pelo gênero Aspergillus e atividade antiaderente e antibiofilme de Euterpe oleracea Mart em biomateriais utilizados em paciente imunodeprimidos. 2017. (Seminário).

INTERNATIONAL SCHOOL ON MACHINE LEARNING FOR NEURAL DISORDERS CAUSED BY ZIKA VIRUS. 2017. (Seminário).

V CONGRESSO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA MEDICINA E XXV JORNADA DE PARASITOLOGIA DO E MEDICINA TROPICAL DO MARANHÃO DEDA. ADESÃO E FORMAÇÃO DE BIOFILME DE ISOLADOS DE Candida parapsilosis DE SECREÇÃO VAGINAL AO COBRE DE DIU. 2017. (Congresso).

V CONGRESSO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA MEDICINA XXV JORNADA DE PARASITOLOGIA E MEDICINA TROPICAL DO MARANHÃO. ?IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS FILAMENTOSOS ISOLADOS DE LESÕES SUPERFICIAIS EM PACIENTE COM HIV. 2017. (Congresso).

Seana Ncional de Ciencias e Tecnologia.Propriedade de aderência e formação de biofilme de isolados de Candida parapsilosis em caterter urinário.. 2013. (Outra).

64ª Reunião Anual da SBPC. Prevalência de onicomicoses em apcientes atendidos no ambulatório de uma intituição de ensino, São Luís-MA. 2012. (Congresso).

XXI ALAM. Isolamento, identificação e estudo do perfil de sensibilidade a antifúngicos de isolados clínicos de Candida provenientes da flora vaginal de pacientes atendidas no Hospital da Mulher ? Anjo da Guarda.. 2012. (Congresso).

II CURSO INTINERATE PARA PROFESSORES DE IMUOLOGIA. 2011. (Oficina).

JORNADA DE CIENCIAS BIOLOGICAS.Minicurso de Práticas Laboratoriais em Parasitologia. 2011. (Outra).

XXII JORNADA DE PARASITOLOGIA. 2011. (Seminário).

60ª Reunião Anual da SBPC. FUNGOS DEMATIÁCEOS: ESPOROS ISOLADOS DE PRAIA EM SÃO LUIS, MARANHÃO. 2008. (Congresso).

59 Reunião Anual da SBPC. Esporo de fungos anemófilos isolados em praias de São Luís-MA.. 2007. (Congresso).

5 CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA. Identificação de fungos filamentosos do ar da cidade de São Luís - MA. 2007. (Congresso).

II Mostra Cientifica Academica da Uema.NOÇÕES EM MICROBIOLOGIA AMBIENTAL. 2007. (Outra).

I JORNADA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS.FUNGOS ANEMÓFILOS: ESPOROS ISOLADOS DAS PRAIAS CALHAU/OLHO dÀGUA EM SÃO LUÍS MA. 2007. (Outra).

JORNADA DE BIOLOGIA DO UNICEUMA.ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS FIMAENTOSOS DO AMBIENTE. 2007. (Outra).

I Mostra Adêmico Científica em Ciências Biológicas.Ministrante do Mini-Curso Biologia de Fungos de Interesse Médico. 2006. (Outra).

I Mostra Científica do Centro Federal do Maranhão.Fungos Anemófilos e Geofílicos isolados das Praias de São Luís-MA.. 2006. (Outra).

I SEMANA CIENTÍFICA DO UNICEUMA.PESQUISA DE FUNGOS RESISTENTES A METAIS PESADOS. 2006. (Outra).

IV SEMANA DE CIÊNCIAS E II JORNADA DE QUÍMICA.Mini-curso: NOÇÕES BASICAS EM MICROBIOLOGIA. 2006. (Outra).

I Jornada de Ciências Morfológicas.Participante da Jornada e Ministrante do Mini-curso Noções Básicas de Microbiologia. 2003. (Encontro).

53° Congresso Nacional de Botanica. Congressista e apresentação do Trabalho Dermatófitos isolados em alunos de duas escolas públicas, São Luís-MA. 2002. (Congresso).

XIX Jornada de Parasitologia e Medicina Tropical do Maranhão.Partipante da Jornada e do Curso Doenças Infecciosas e Parasitárias e apresentaçao do trabalho Resultados preliminares de enteroparasitoses em crianças de escolas públicas da periferia do município de São Luís-MA. 2002. (Encontro).

I Jornada de Biologia do Uniceuma.Monitora e participante do mini-curso de Imunologia Fundamental. 2001. (Outra).

XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Congressistas e Participante dos mini-cursos Avanços da Imunopatogenicidade das Doenças Infecciosas e Controle das Grandes Endemias. 2000. (Congresso).

I EMBIO.Participante do Mini-Curso Fungos de Interesse Médico. 1999. (Encontro).

XVII Jornada de Parasitologia e Medicina Tropical do Maranhão.Participante da Jornada e do Curso Diagnóstico Laboratorial das Doenças Tropicais. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gabriela Rodrigues das Chagas

BORGES, K. R. A.. Microfungos isolados de sedimentos de manguezais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ciências Biológicas) - Centro Universitário do Maranhão.

Aluno: Leando Amorim Soares

BORGES, K. R. A.. Microfungos e bacterias em telefones públicos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ciências Biológicas) - Centro Universitário do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luis Henrique Bastos Gonçalves

GONCALVES, L. H. B.; NETO, V.M.; MARQUES, S.G.. Isolamento de fungos filamentosos e leveduriformes de onicomicoses de pacientes atendidos no Laboratório de Microbiologia Clínica do Centro Universitário do Maranhão - UniCEUMA. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Micribiologia Clínica) - Universidade Ceuma.

Clélea de Oliveira Calvet

CALVET, C. O.; MENEZES, C. C.; SILVA, B. T. F.. Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no setor de fisioterapia do Hospital Pam Diamante - São Luis.. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Maranhão.

Flávia Castello Branco Vidal

Bezerra, G.F.B.;VIDAL, F. C. B.; CARTAGENES, M. S. S.; SANTOS, A. P. S. A.; Batista, J.E.;Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento. Atividade da Euterpe oleraceae Mart sobre os fatores de virulência de Aspergillus fumigatus em superfície abiótica e celular. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde do Adulto) - Universidade Federal do Maranhão.

MARIA DO DESTERRO SOARES BRANDAO NASCIMENTO

BEZERR, G. F. B.; ANDRADE, M. S.; CARTAGENES, M. S. S.; BATISTA, J. E.; ZAROR, L. C.;NASCIMENTO, M. D. S. B.. Atividade da euterpe Oleracea Mart. sobre os fatores de virulência de aspergillus fumigatus em superfície abiótica e celular. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde do Adulto (20001010014P8)) - Universidade Federal do Maranhão.

MARIA DO DESTERRO SOARES BRANDAO NASCIMENTO

BEZERRA, G. F. B.; CABRAL, F. C. B. V.; CARTAGENES, M. S. S.;AZEVEDO, A. P. S.; BATISTA, J. E.;NASCIMENTO, M. D. S. B.. Atividade da Euterpe Oleracea Mart sobre os fatores de virulência de Aspergillus Fumigatus em superficie abiótica e celular. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde do Adulto (20001010014P8)) - Universidade Federal do Maranhão.

José Eduardo Batista

BEZERRA, Geusa Felipa de Barros; ANDRADE, M. S.; CARTAGENES, M. S. S.;BATISTA, José Eduardo; ZAROR, L. C.; NASCIMENTO, Maria Do Desterro Soarea Brandão. Atividade de Euterpe Oleracea Mart sobre os Fatores de Virulência de Aspergillus Fumigatus em Superfície abiótica e celula. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde do Adulto/CCBS/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão/CCBS.

José Eduardo Batista

BEZERRA, Geusa Felipa de Barros; VIDAL, F. C. B.; CARTAGENES, M. S. S.; SANTOS, A. P. S. A.;BATISTA, José Eduardo; NASCIMENTO, Maria Do Desterro Soarea Brandão. Atividade de Euterpe Oleracea Mart sobre os Fatores de Virulência de Aspergillus Fumigatus em Superfície abiótica e celular. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde do Adulto/CCBS/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão/CCBS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eline Silva

Avaliação microbiológica de mesas de praça de alimentação; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Ceuma; (Orientador);

Vanessa e Marina

Micoses superficiais e enteroparaistoses em alunos da rede pública, São Luís -MA; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Ceuma; (Orientador);

Antônia Lima

Perfil epidemiológico do Vírus HIV em idosos; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Ceuma; (Orientador);

Eline Morais

Atividade antibacteriana de desinfetantes utilizados em praça de alimentação; ; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Ceuma; (Orientador);

Leandro Amorin Soares

Análise microbiótica e fúngica nos telefones públicos do município de São Luís - MA; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencias Biológicas) - Universidade Ceuma; Orientador: Katia Regina Assunção Borges;

LIDIANE CRISTINA LIMA DOS SANTOS LUCENA

ADESÃO E FORMAÇÃO DE BIOFILME DE ISOLADOS DE CANDIDA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERDADE CEUMA; Orientador: Katia Regina Assunção Borges;

Willkaro White Halley Soares da Silva

CAPACIDADE DE ADESÃO DE CANDIDA PARAPSILOSIS ISOLADAS DE PACIENTES HIV+; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERDADE CEUMA; Orientador: Katia Regina Assunção Borges;

Jose Leandro Cardoso Ferreira

CAPACIDADE DE ADESÃO DE CANDIDA PARAPSILOSIS ISOLADAS DE PACIENTES HIV+; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERDADE CEUMA; Orientador: Katia Regina Assunção Borges;

Jose Leandro Cardoso Ferreira

CAPACIDADE DE ADESÃO DE CANDIDA PARAPSILOSIS ISOLADAS DE PACIENTES HIV+; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERDADE CEUMA; Orientador: Katia Regina Assunção Borges;

Euzébio Leite Filho

Prevalência da equistossomose em pescadores no município de Bacuritiba - MA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Ceuma; Orientador: Katia Regina Assunção Borges;

Marlon Eloi Rodrigues

Indice de abandono do paciente hanseniano ao tratamento; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Ceuma; Orientador: Katia Regina Assunção Borges;

Eline Serrão

Avaliação da atividade antimicrobiana de desinfetantes utilizados em mesas de praça de alimentação, São Luís-MA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Ceuma; Orientador: Katia Regina Assunção Borges;

Eline Pinheiro

Analise microbiológica em mesas de praça de alimentação, São Luís-MA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Ceuma; Orientador: Katia Regina Assunção Borges;

Lialiane Lucia Castro Ferreira

Avaliação microbiológica de polpa congelada de acerola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Ceuma; Orientador: Katia Regina Assunção Borges;

Michele

Avaliação microbiológica e enteroparasitológica de manipuladores de alimentos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Ceuma; Orientador: Katia Regina Assunção Borges;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Barbara Tereza Fonseca da Silva

Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no setor de fisioterapia de um hospital público (São Luis); 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Barbara Tereza Fonseca da Silva;

Cristina de Andrade Monteiro

Proppriedades de aderência, biofilme e perfil de sensibilidade de C; parapsilosis provenientes de secreção vaginal; 2011; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Associação de Ensino Superior do Maranhão,; Orientador: Cristina de Andrade Monteiro;

MARIA DO DESTERRO SOARES BRANDAO NASCIMENTO

Atividade da Euterpe oleracea Mart; sobre fatores de virulência de Aspergillus fumigatus em superfície abiótica e celular; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde do Adulto e da Criança) - Universidade Federal do Maranhão; (Coorientador);

MARIA DO DESTERRO SOARES BRANDAO NASCIMENTO

ATIVIDADE DA Euterpe oleracea Mart SOBRE OS FATORES DE VIRULÊNCIA DE Aspergillus fumigatus EM SUPERFÍCIE ABIÓTICA E CELULAR; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde do Adulto (20001010014P8)) - Universidade Federal do Maranhão,; Coorientador: Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento;

Andrea Christina Gomes de Azevedo Cutrim

MICOSES SUPERFICIAIS EM ALUNOS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS, SÃO LUÍS - MA; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO; Orientador: Andrea Christina Gomes de Azevedo Cutrim;

Geusa Felipa de Barros Bezerra

ATIVIDADE DA EUTERPE OLERACEA MART SOBRE OS FATORES DE VIRULÊNCIA DE ASPERGILLUS FUMIGATUS EM SUPERFÍCIE ABIÓTICA E CELULAR; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DO ADULTO E DA CRIIANÇA) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Geusa Felipa de Barros Bezerra

ATIVIDADE DA Euterpe oleracea Mart SOBRE OS FATORES DE VIRULÊNCIA DE Aspergillus fumigatus EM SUPERFÍCIE ABIÓTICA E CELULAR; 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde do Adulto) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Geusa Felipa de Barros Bezerra;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BORGES, KATIA RA ; RODRIGUES, IGOR VP ; PEREIRA, LIWERBETH A ; SILVA, GABRIEL X ; FILHO, WALBERT EM ; SILVA, MARCOS ACN ; ALVES, RITA NS ; BEZERRA, CAROLINA RF ; ROSA, IVONE G ; BRITO, LUCIANE MO ; BARBOSA, MARIA CL ; ZAROR, LUÍS C ; NASCIMENTO, MARIA DSB ; BEZERRA, GEUSA FB . Euterpe oleracea Mart. inhibits virulence factors of Aspergillus fumigatus . Future Microbiology , v. 10, p. 01-12, 2019.

  • BORGES, KATIA REGINA ASSUNÇÃO ; PIMENTEL, IGOR VINÍCIUS ; LUCENA, LIDIANE CRISTINA LIMA DOS SANTOS ; SILVA, MARCOS ANTONIO CUSTÓDIO NETO DA ; MONTEIRO, SILVIO GOMES ; MONTEIRO, CRISTINA ANDRADE ; NASCIMENTO, MARIA DO DESTERRO SOARES BRANDÃO ; BEZERRA, GEUSA FELIPA DE BARROS . Adhesion and biofilm formation of Candida parapsilosis isolated from vaginal secretions to copper intrauterine devices. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO , v. 60, p. 1-5, 2018.

  • BORGES, K. R. A. ; MILHOMENS, P. M. ; MACHADO, M. C. A. M. ; MORAES, F. C. ; DINIZ, M. R. F. . Prevalência dos agentes etiológicos das vulvovaginites através de resultados de exames citopatológico. Revista de Investigação Biomédica , v. 6, p. 11, 2014.

  • BRANCO, P. V. G. C. ; BORGES, K. R. A. ; MONTEIRO, S. G. ; MONTEIRO, C. A. de . Diversity and prevalence of airborne fungi isolated from São Luís, MA. Revista Brasileira de Análises Clínicas , v. 44, p. 132-8, 2012.

  • BORGES, K. R. A. ; AZEVEDO, A. C. G. . Dermatófito em escolares da rede pública de São Luís-MA.. Pesquisa em Foco (UFMA) , São Luís MA, v. 10, n.15, p. 2-14, 2003.

  • BORGES, K. R. A. ; AZEVEDO, A. C. G. . Pitiríase versicolor em alunos de duas escolas publicas, São Luís-MA. Revista Hospital Universitário, São Luís - MA, v. 3, n.2, 2002.

  • BORGES, K. R. A. ; SOARES, L. A. ; SOUSA, M. C. A. ; ALMEIDA, Z. A. S. ; MIRANDA, A. C. M. L. ; BORGES, E. ; GOMES, L. N. ; SIVA, F. H. C. ; ARAUJO, I. R. M. ; MACAU, J. V. P. . Perfil socioenconômico e percepção ambiental da comunidade pesqueira da praia da Raposa. Pesquisa em Foco , São Luís, v. 08, n.12, p. 98-108, 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACAU, J. V. P. ; BORGES, K. R. A. . MICROBIOLOGIA BÁSICA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, K. R. A. . NOÇÕES EM MICROBIOLOGIA AMBIENTAL. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, K. R. A. . ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS FILAMENTOS DO AMBIENTE. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, K. R. A. . NOÇÕES BÁSICAS EM MICROBIOLOGIA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, K. R. A. . BIOLOGIA DE FUNGOS DE INTERESSE MÉDICO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Aatividade da Euterpe oleracea Mart. sobre os fatores de virulência de Aspergillus fumigatus em superfície abiotica e celular, Descrição: Estudo da atividade de Euterpe oleracea Mart. sobre os fatores de virulência (aderência e biofilme) de Aspergillus fumigatus em superfície abiótica de materiais de uso hospitalar e superfície de câncer de pulmão e normal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Katia Regina Assunção Borges - Coordenador / IGOR VINICIUS PIMENTEL RODRIGUES - Integrante / MARIA DO DESTERRO SOARES BRANDÃO NASCIMENTO - Integrante / GEUSA FELIPA DE BARROS BEZERRA - Integrante.

  • 2017 - Atual

    CUIDADOS COM A GESTANTE EXPOSTA AO ZIKA VIRUS: Análise da placenta e cordão umbilical e a aplicabilidade para o SUS, Descrição: CORRELAÇÃO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Katia Regina Assunção Borges - Coordenador / GEUSA FELIPA BARROS BEZERRA - Integrante / MARIA DO DESTERRO SOARES BRANDÃO NASCIMENTO - Integrante / Valéria Sousa Leitão - Integrante / Patrícia Brasil - Integrante / Zumira da Silva Batista - Integrante / Flávia de Oliveira Cardoso - Integrante / Josélio Maria Galvão de Araújo - Integrante / Flávia Castello Branco Vidal - Integrante / Gyl Eanes Barros Silva - Integrante / Raimunda Ribeiro da Silva - Integrante / José Eduardo Batista - Integrante / Marcelo Souza de Andrade - Integrante / ANA PAULA BEATRIZ MENDES SILVA - Integrante / CAMYLA OLIVEIRA MESQUITA - Integrante / JOÃO PAULO PIMENTEL DE SOUSA - Integrante / MARCOS ANTÔNIO CUSTÓDIO NETO DA SILVA - Integrante.

  • 2017 - Atual

    CARACTERIZAÇÃO DE FUNGOS DO MARANHÃO POR BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR: Aplicações e avanços em taxonomia e biotecnologia, Descrição: O Brasil possui uma vasta riqueza de espécies de micro-organismos, dentre estes, os fungos, que tem uma grande capacidade de produção de bioativos, com potencial de serem aplicados na biotecnologia, indústria de alimentos, indústria de bebidas, corantes e indústria de medicamentos. Os fungos são importantes reguladores da decomposição e respiração do solo, entretanto, pouco se sabe das preferências fúngicas por substratos específicos além dos estudos de cultura em laboratório. A diversidade dos fungos ainda não é bem conhecida embora o avanço da biotecnologia através da análise do DNA tenha facilitado o conhecimento de diferenças significativas entre vários gêneros de fungos em relação aos ciclos sazonais. O isolamento e a identificação de novas fontes microbianas são de grande interesse, pois além de garantir o suprimento de enzimas aos mais variados processos industriais, tornam possível o desenvolvimento de novos sistemas enzimáticos que não podem ser obtidos de plantas ou animais. Assim como as plantas e os animais, os fungos constituem um reino à parte, caracterizado por uma imensa diversidade e ampla distribuição geográfica. Essa realidade é preocupante, pois os fungos desempenham funções indispensáveis ao funcionamento de ecossistemas terrestres, atuando como decompositores simbiontes e parasitas. Além disso, pode-se produzir extratos a partir de fungos, os quais produzem uma variedade de compostos biologicamente ativos que podem exercer múltiplas funções biológicas. Pesquisas apontam que a utilização de extratos de fungos é eficaz contra certos tipos de cânceres, inibindo em 41,85% a viabilidade das células tumorais, especificamente em câncer de mama e gastrointestinal. Diante do exposto é de fundamental importância a realização desta pesquisa na determinação da classificação taxonômica dos fungos coletados no Maranhão e preservados na Coleção de Fungos da Universidade Federal do Maranhão, e caracterizar a composição química, antioxidante e antitumoral dos extratos etanólicos obtidos de fungos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Katia Regina Assunção Borges - Integrante / IGOR VINICIUS PIMENTEL RODRIGUES - Integrante / MARIA DO DESTERRO SOARES BRANDÃO NASCIMENTO - Integrante / GEUSA FELIPA DE BARROS BEZERRA - Coordenador / Flávia Castello Branco Vidal - Integrante / José Eduardo Batista - Integrante / Ivone Garros Rosa - Integrante / Walbert Edson Muniz Filho - Integrante / AMANDA MARA TELES - Integrante / GABRIEL XAVIER SILVA - Integrante / LAILSON OLIVEIRA DE CASTRO - Integrante.

  • 2011 - Atual

    CARACTERIZAÇÃO DE FATORES DE VIRULÊNCIA DE FUNGOS FILAMENTOSOS E LEVEDURIFORMES CAUSADORES DE MICOSES SUPERFICIAIS EM PACIENTES COM AIDS E PACIENTES IMUNOCOMPETENTES, Descrição: Descrição: Micoses cutâneas estão entre as infecções fúngicas mais comuns e são principalmente causadas por fungos filamentosos queratinofílicos que usam queratina como nutriente durante a infecção de pele, cabelo e unha. Embora infecções fúngicas sejam usualmente restritas a epiderme superficial, esses fungos podem ser invasivos e causar uma infecção severa e disseminada em pacientes imunocomprometidos. A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) caracteriza-se por uma importante depressão celular, o que propicia a ocorrência de infecções oportunistas. Micoses superficiais e sistêmicas são a maior causa de morbidade e mortalidade entre os pacientes vivendo com AIDS. Infecções por dermatófitos são comuns em pacientes infectados com HIV atingindo mais de 90% dos doentes em alguma fase de sua evolução. Além disso, o comprometimento do sistema imunológico nestes pacientes leva ao aparecimento de infecções fúngicas oportunistas por fungos filamentosos não dermatófitos. Além dos fatores ambientais e sócio-econômicos, características individuais afetando a epidemiologia de micoses, fatores de virulência dos fungos são importantes na colonização e estabelecimento de uma infecção. Entretanto, estas propriedades e características ainda não são completamente estudas e compreendidas, havendo poucos estudos relacionados aos fatores de virulência em fungos filamentosos. Desta forma, objetiva-se aprofundar o entendimento destes mecanismos caracterizando-se os fatores e propriedades de virulência de fungos filamentosos e leveduriformes provenientes de micoses acometendo pacientes com AIDS e comparando-os com fatores de virulência de amostras de fungos de pacientes imunocompetentes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Katia Regina Assunção Borges - Integrante / Cristina de Andrade Monteiro - Coordenador / LAURA HELENA REIS FONTES - Integrante / REINALDO OLIVEIRA ARAUJO JUNIOR - Integrante / CONCEIÇÃO DE MARIA PEDROZO E SILVA DE AZEVEDO - Integrante.

  • 2006 - Atual

    Projeto Isolamento e Identificação de Fungos Anemófilos e de Solo de São Luís-Ma, Descrição: Projeto com a finalidade de análise qualitativa e quantitativa de espécies fúngicas isoladas de várias regiões da ilha de São Luís-Ma, entre elas, bairros da cidade, praias e locais supostamente poluídos ou sob condições de estresse. Visa também a pesquisa de linhagens com marcadores moleculares interessantes para estudos de biorremediações e genética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Katia Regina Assunção Borges - Integrante / Cristina de Andrade Monteiro - Coordenador / Helen Karine Araújo Pereira - Integrante.

  • 2006 - Atual

    Pesquisa de Fungos Resistentes a Metais Pesados, Drogas Antifúgicas e Extratos Vegetais, Descrição: Projeto com finalidade de identificação de fungos de ambiente hospitalar resistentes a metais pesados, drogas antifúgicos e extratos de plantas vegetais. Estes dados serão utilizados para estudos genéticos posteriores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Katia Regina Assunção Borges - Integrante / Cristina de Andrade Monteiro - Coordenador / Kamilla Chung - Integrante / Andrea Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA - Auxílio financeiro.

  • 2005 - Atual

    Projeto de Isolamento e Identificação de Fungos de Ambientes Hospitalar, Descrição: Projeto de Pesquisa para isolamento e identificação de fungos de amibente hospitalar e a relação com patogenicidade e posterior pesquisa de resitência a metais pesados. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Katia Regina Assunção Borges - Integrante / Raíssa Bittencourt - Integrante / Cristina de Andrade Monteiro - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Inovação Tecnológica, Carga horária: 20

2016 - 2019

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado

2012 - 2018

Colégio São Marcos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

2010 - 2011

Faculdade Atenas Maranhense

Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 8

2007 - 2008

Faculdade do Maranhão

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora das disciplinas Microbiologia e Imunologia

Atividades

  • 01/2007

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia e Imunologia

2004 - 2014

Universidade Ceuma

Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professora de Microbiologia, Carga horária: 20

2004 - 2007

Universidade Ceuma

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 40

2004 - 2004

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor PROCAD, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora do Programa de Capacitação de Professores

Atividades

  • 01/2004 - 07/2004

    Ensino, Ciencias - habilitação quimica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botanica geral, Ecologia

2000 - 2000

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio na área de Micologia Médica, Taxonomia de fungos.

Atividades

  • 12/2000 - 12/2000

    Estágios , Laboratório de Micologia Médica, .,Estágio realizado, Micologia Médica (Manipulação de amostras, cultura, idenficação de agentes etiológicos).

1998 - 2003

Serviço de Hematologia eHemoterapia do Maranhão

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Laboratorista, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1998 - 07/2004

    Serviços técnicos especializados , Laboratório Sanclínica, .,Serviço realizado, Exames Laboratoriaiais.

1996 - 1998

Clínica Maranhense

Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Eságio, Carga horária: 36

Outras informações:
Além do estágio principal atuei na área de recepcionista, coleta de amostras clínicas e realização de exames.

Atividades

  • 11/1996 - 06/1998

    Estágios , Laboratório Clínica Maranhense, .,Estágio realizado, Imunologia.

2018 - 2019

Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Inovação Tecnológica - IECT, Carga horária: 20

2018 - 2018

Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 20