Wellingtania Domingos Dias

Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Especialista em Engenharia e Gerenciamento da Manutenção (2016) e Engenharia de Segurança do Trabalho (2018) pela Universidade Cândido Mendes, possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2013) e Ciências Econômicas com ênfase em economia industrial plea Universidade de Itaúna/MG.Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, atuando em gestão de projetos e melhoria de processos, gestão de equipes, gestão da manutenção mecânica, metrologia dimensional, segurança do trabalho, ergonomia e bioengenharia. Também atua como pesquisadora no Laboratório de Bioengenharia (Labbio) da UFMG no desenvolvimento de técnicas e equipamentos para biomédica.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Mecânica

2017 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Desenvolvimento e validação de um sistema de medição para aquisição de dados espaço-temporais da marcha humana,
Orientador: Prof. Dr. Rudolf Huebner / Meinhard Sesselmann
Coorientador: Renata Noce Kirkwood. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Instrumentação, Controle. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.

Mestrado em Engenharia Mecânica

2015 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Desenvolvimento de um protótipo de um sistema de medição táctil para mapeamento e quantificação dos parâmetros espaço-temporais da marcha humana.,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Meinhard Sesselmann, Marcos Pinotti Barbosa (in meroriam)
Coorientador: Antônio Augusto Torres Maia. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Parâmetros espaço-temporais,; Marcha humana; Análise de marcha; Sistema de medição.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Bioengenharia, Engenharia Biomédica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Instrumentação, Controle.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2016 - 2018

Universidade Candido Mendes
Título: Importância da iluminância em um ambiente industrial: fator crucial da qualidade do produto
Orientador: Marcelo de Lima Beloni

Especialização em Engenharia e gerenciamento de Manutenção

2014 - 2016

Universidade Candido Mendes
Título: Estudo estatístico sobre adequação e utilização de chapas de aço-carbono NBR 5915 a fim de minimizar estiramento e enrugamento durante o processo de conformação mecânica.
Orientador: Felipe Santana Machado

Graduação em Engenharia Industrial Mecânica

2005 - 2013

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: Evolução dos tipos de chapas aço carbono utilizados na indústria automobilística - Estudo de caso.
Orientador: Márcio Machado de Oliveira

Graduação em Ciências Econômicas - Economia Industrial (7380)

2000 - 2004

Fundação Universidade de Itaúna
Título: Comércio Eletrônico no Brasil a partir da Década de 90.
Orientador: José Marcos Carneiro

Curso técnico/profissionalizante em Eletrônica Industrial

1995 - 2000

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Desenhista mecânico. (Carga horária: 253h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

2013 - 2013

AutoCad. (Carga horária: 220h). , Cedipro Cetai Sant'Anna, 031, Brasil.

2011 - 2011

Iniciação à docência na educação profissional e tecnológica. (Carga horária: 160h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Industrial Mecânica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Bioengenharia, Engenharia Biomédica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Instrumentação, Controle.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Metrologia.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Gestão de Projetos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos mecânicos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Brazilian Techcnology Symposium. 2016. (Simpósio).

Brazilian Technology Symposium.Desenvolvimento de um dispositivo de iluminação noturna portátil. 2016. (Seminário).

Brazilian Technology Symposium.Estudo estatístico e análise sobre a adequação e utilização de chapas de aço carbono NBR 5915 a fim de minimizar estiramento e enrugamento.. 2016. (Simpósio).

Brazilian Technology Symposium.Desenvolvimento de um dispositivo de medição para mapeamento da região plantar. 2016. (Simpósio).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. "Os principais riscos biológicos existentes em estabelecimentos de saúde e como se proteger" (Palestra). 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. "Segurança na construção civil: especificidades e PCMAT" (Palestra). 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. "Inspenção, manutenção e recarga de extintores: aprendendo a escolher equipamentos e fornecedores" (Palestra). 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. O comportamento para o desenvolvimento da segurança e a confiabilidade humana (Palestra). 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. "Como fazer uma excelente gestão de risco de acidentes em instalações, máquinas e equipamentos" (Palestra). 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. "Auditorias e fiscalizações em SST: Aonde você se encaixa nisso tudo?" (Palestra). 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. Tecnologias para avaliação de estresse térmico e radiações óticas (Palestra). 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. Supere a crise! Diagnóstico de créditos previdenciários para sua empresa ou do seu cliente. (Palestra). 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. "Gestão e técnicas de avaliação de ruído ocupacional" (Palestra). 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. "Principais erros cometidos na elaboração de projetos de combate ao incêndio" (Palestra). 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. "Exigências do mercado x formação profissional em segurança e saúde ocupacional" (Palestra). 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. "A importância do conhecimento de ergonomia para os profissionais de segurança e saúde ocupacional" (Palestra). 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais. "A importância da gestão da ergonomia nas empresas" (Palestra). 2016. (Congresso).

III Congresso de Saúde e Meio Ambiente Una - Redes de Atenção e Inovação. Pesquisa e inovação e nanotecnologia (mini-curso). 2016. (Congresso).

III Congresso de Saúde e Meio Ambiente Una - Redes de Atenção e Inovação. Desenvolvimento de um sistema de medição táctil para mapeamento da região plantar. 2016. (Congresso).

III Congresso de Saúde e Meio Ambiente Una - Redes de Atenção e Inovação. Liderança e trabalho em equipe e gerenciamento de conflitos (mini-curso). 2016. (Congresso).

II Jornada de Neurociências - Neurociências UFMG.Desenvolvimento de um sistema de medição táctil para mapeamento da região plantar. 2016. (Outra).

V International Workshop "Innovation and Clusters". 2015. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de Neurovisão. 2014. (Congresso).

IV International Workshop "Innovation and Clusters". 2014. (Outra).

XXIII Semana de Estudos Econômicos. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Camila Cardoso Matsui

DIAS, W. D.; FERREIRA, F. M. R. M.; HUEBNER, R.. Fabricação Digital de Palmilhas Ortopédicas Personalizadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Meinhard Sesselmann

SESSELMANN, M.; Maia, Antonio Augusto Torres; Huebner, Rudolf; CHAVES, M. E. A.. DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO TÁCTIL PARA MAPEAMENTO PLANTAR E QUANTIFICAÇÃO DOS PARÂMETROS ESPAÇO-TEMPORAIS DA MARCHA HUMANA. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Antônio Augusto Torres Maia

SESSELMANN, M.;MAIA, A.A.T.; HUEBNER, R; CHAVES, M. E. A.; ROCHA, D. N.. Desenvolvimento de um protótipo de um sistema tactil para mapeamento plantar e quantificação dos parâmetros espaço-temporais da marcha humana. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rudolf Huebner

Sesselmann, M.; Maia, A.A.T.; CHAVES, M. E. A.; Rocah, D.N.;Huebner, Rudolf. Desenvolvimento de um Protótipo de um Sistema de Medição Táctil para Mapeamento Plantar e Quantificação dos Parâmetros Espaço-Temporais da Marcha Humana. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Emília de Abreu Chaves

SESSELMANN, M.; MAIA, A. A. T.; HUEBNER, R.;CHAVES, M. E. A.; ROCHA, D.N.. Desenvolvimento de um protótipo de um sistema de medição táctil para mapeamento plantar e quantificação dos parâmetros espaço-temporais da marcha humana. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Donizete Anderson de Alencar

Utilização do método de correntes parasitas na avaliação de integridade de tubos de materiais ferromagnéticos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Donizete Anderson de Alencar;

Meinhard Sesselmann

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO TÁCTIL PARA MAPEAMENTO PLANTAR E QUANTIFICAÇÃO DOS PARÂMETROS ESPAÇO-TEMPORAIS DA MARCHA HUMANA; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Meinhard Sesselmann;

Rudolf Huebner

Desenvolvimento de um sistema para reconhecimento e identificação da marcha normal e patológica de indivíduos idosos; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DIAS, W. D. ; BRITO, I. C. ; CAPANEMA, I. O. ; SESSELMANN, M. ; MAIA, A. A. T. . Desenvolvimento de um sistema de medição para mapeamento da região plantar. In: Brazilian Technology Simposium 2016, 2017, Campinas. SP. 2016 BTSYM, 2017. v. 1. p. 1-2.

  • DIAS, W. D. ; MACHADO, F. S. . Estudo Estatístico sobre Adequação e Utilização de Chapas de Aço-carbono NBR 5915 a Fim de Minimizar Estiramento e Enrugamento Durante o Processo de Conformação Mecânica. In: Brazilian Technology Simposium 2016, 2017, Campinas. SP. 2016 BTSYM, 2016. v. 1. p. 1-5.

  • DIAS, W. D. ; CAPANEMA, I. O. ; BRITO, I. C. ; SESSELMANN, M. ; MAIA, A. A. T. . Desenvolvimento de um Dispositivo de Iluminação Noturna Portátil. In: Brazilian Technology Simposium 2016, 2017, Campinas. SP. 2016 BTSYM, 2017. v. 1. p. 1-2.

  • ALENCAR, D. A. ; SILVA JUNIOR, S. F. ; DIAS, W. D. . Determinação dos valores limites de frequencia de operação para aplicação do ensaio de correntes parasitas na inspeção de tubos instalados em condensadores de centrais nucleares PWR. In: International Nuclear Atlantic Conference 2009 - INAC 2009, 2009, Rio de Janeiro. Proceedings of the International Nuclear Atlantic Conference 2009. Rio de Janeiro: ABEN, 2009. v. CD-ROM., 2009.

  • ALENCAR, D. A. ; SILVA JUNIOR, S. F. ; DIAS, W. D. . Estudo dos níveis de magnetização de sondas de correntes parasitas utilizáveis no ensaio de tubos ferromagnéticos.. In: 64o Congresso da ABM, 2009, Belo Horizonte. Anais do 64o Congresso da ABM. São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, 2009. v. CD-ROM., 2009.

  • DIAS, W. D. ; MACHADO, F. S. . Estudo estatístico e análise sobre a adequação e utilização de chapas de Aço-Carbono NBR5915 a fim de minimizar estiramento e enrugamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, W. D. ; CAPANEMA, I. O. ; BRITO, I. C. ; SESSELMANN, M. ; MAIA, A. A. T. . Desenvolvimento de um dispositivo de iluminação noturna portátil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRITO, I. C. ; DIAS, W. D. ; CAPANEMA, I. O. ; SESSELMANN, M. ; MAIA, A. A. T. ; MENEZES, A. M. . Desenvolvimento de um sistema de medição táctil para mapeamento da região plantar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAPANEMA, I. O. ; DIAS, W. D. ; BRITO, I. C. ; SESSELMAN, M. ; MAIA, A. A. T. ; MENEZES, A. M. . Dispositivo de iluminação noturna com sistema embarcado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, W. D. ; BRITO, I. C. ; CAPANEMA, I. O. ; SESSELMANN, M. ; MAIA, A. A. T. . Desenvolvimento de um sistema de medição táctil para mapeamento da região plantar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, W. D. ; BRITO, I. C. ; CAPANEMA, I. O. ; SESSELMANN, M. . Desenvolvimento de um sistema de medição táctil para mapeamento da região plantar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, W. D. ; BRITO, I. C. ; CAPANEMA, I. O. ; SESSELMANN, M. ; MAIA, A. A. T. . Desenvolvimento de um sistema de medição para mapeamento da região plantar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DIAS, W. D. . Manual de operação para o equipamento de correntes parasitas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Estudo dos níveis de iluminância das salas de aula do Bloco 4 da Escola de Engenharia da UFMG, Descrição: A iluminação de ambientes de trabalho escolar é determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) denominada NBR ISO/CIE 8995-1:2013. Esta norma especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho. Alguns estudiosos mencionam que, em salas de aula escuras, a atenção dos estudantes tende a ser menor, pois a ausência de luz induz o organismo a produzir hormônio chamado de melatonina, responsável pela diminuição do ritmo biológico. Outros problemas relacionados com a iluminação inadequada são fadiga, dores de cabeça e irritabilidade nos olhos, que, em longo prazo, pode se tornar uma lesão ocular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Wellingtânia Domingos Dias - Coordenador / Meinhard Sesselmann - Integrante / Letícia Pinheiro Guimaraes - Integrante / Matheus Costa de Castro - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Desenvolvimento e validação de um sistema de medição para aquisição de dados espaço-temporais da marcha humana, Descrição: A análise da marcha consiste na medida e descrição de dados espaço-temporais, cinemáticos e cinéticos. O conhecimento das características espaço-temporais, pelo ciclo da marcha, permite comparações entre a marcha normal e patológica. A marcha é uma tarefa motora complexa pois envolve a sincronização do sistema nervoso central e periférico. Qualquer alteração neste controle leva a alterações do padrão da marcha. Além disso, o envelhecimento leva a adaptações naturais na marcha, como diminuição da velocidade e do comprimento do passo. o comprimento do passo. Diante disso, um instrumento de medida preciso e confiável é necessário para caracterizarmos o padrão de marcha. Portanto, o objetivo do estudo será testar a confiabilidade e validade do sistema desenvolvido para uso clínico, o aprimoramento da tecnologia quanto sua robustez. A avaliação da confiabilidade do "sistema de medição para mapeamento plantar e quantificação dos parâmetros espaço temporais da marcha humana" por meio do teste-reteste, que é usado para determinar se o instrumento é capaz de medir as variáveis espaço-temporais de forma consistente. A Validade se refere ao quanto o instrumento mede o que realmente propõe medir. Portanto, será utilizado a validade de critério do sistema comparando-o com um sistema padrão ouro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Wellingtânia Domingos Dias - Coordenador / Iury Cardoso Brito - Integrante / Ivo Oliveira Capanema - Integrante / Meinhard Sesselman - Integrante / Rudolf Huebner - Integrante / Tiago Felipe Miranda - Integrante / Matheus Philippe de Matos Santos - Integrante / Letícia Pinheiro Guimaraes - Integrante / Giusepe Tonete Guimarães - Integrante / Renata Noce Kikwood - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento de um Sistema de Medição para Avaliação da Marcha Humana, Descrição: A análise de marcha compreende uma sequência de eventos complexos e dinâmicos, importantes para a compreensão de diversas patologias humanas. Portanto, cada vez mais recursos estão sendo desenvolvidos mundialmente para analisar e quantificar os fenômenos da marcha.Um dos principais parâmetros utilizados na avaliação da marcha humana é a velocidade, estão sendo desenvolvidos um sistema de baixo custo para realizar a medição da velocidade da marcha, e os algoritmos de software adequados para a analise destes dados, que garantirão uma avaliação confiável sobre eventuais patologias. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wellingtânia Domingos Dias - Integrante / Meinhard Sesselmann - Coordenador / Iury Cardoso Brito - Integrante / Ivo Oliveira Capanema - Integrante / Antonio Augusto Torres Maia - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento de um dispositivo de iluminação noturna com sistema embarcado, Descrição: A iluminação contribui para a criação da sensação de segurança, bem-estar, conforto, facilitando a interação dos indivíduos com o meio. Dessa forma, a evolução de mercado aponta uma tendência cada vez maior para sistemas de iluminação automatizados para dispor, aos seus usuários, maior comodidade e segurança. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wellingtânia Domingos Dias - Integrante / Meinhard Sesselmann - Coordenador / Iury Cardoso Brito - Integrante / Ivo Oliveira Capanema - Integrante / Antonio Augusto Torres Maia - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Desenvolvimento de um Sistema de Medição para Avaliação da Marcha Humana, Descrição: A análise de marcha compreende uma sequência de eventos complexos e dinâmicos, importantes para a compreensão de diversas patologias humanas. Portanto, cada vez mais recursos estão sendo desenvolvidos mundialmente para analisar e quantificar os fenômenos da marcha.Um dos principais parâmetros utilizados na avaliação da marcha humana é a velocidade, estão sendo desenvolvidos um sistema de baixo custo para realizar a medição da velocidade da marcha, e os algoritmos de software adequados para a analise destes dados, que garantirão uma avaliação confiável sobre eventuais patologias. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wellingtânia Domingos Dias - Integrante / Meinhard Sesselmann - Coordenador / Iury Cardoso Brito - Integrante / Ivo Oliveira Capanema - Integrante / Antonio Augusto Torres Maia - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento de um dispositivo de iluminação noturna com sistema embarcado, Descrição: A iluminação contribui para a criação da sensação de segurança, bem-estar, conforto, facilitando a interação dos indivíduos com o meio. Dessa forma, a evolução de mercado aponta uma tendência cada vez maior para sistemas de iluminação automatizados para dispor, aos seus usuários, maior comodidade e segurança. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wellingtânia Domingos Dias - Integrante / Meinhard Sesselmann - Coordenador / Iury Cardoso Brito - Integrante / Ivo Oliveira Capanema - Integrante / Antonio Augusto Torres Maia - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Desenvolvimento de um Sistema de Medição para Avaliação da Marcha Humana, Descrição: A análise de marcha compreende uma sequência de eventos complexos e dinâmicos, importantes para a compreensão de diversas patologias humanas. Portanto, cada vez mais recursos estão sendo desenvolvidos mundialmente para analisar e quantificar os fenômenos da marcha.Um dos principais parâmetros utilizados na avaliação da marcha humana é a velocidade, estão sendo desenvolvidos um sistema de baixo custo para realizar a medição da velocidade da marcha, e os algoritmos de software adequados para a analise destes dados, que garantirão uma avaliação confiável sobre eventuais patologias. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wellingtânia Domingos Dias - Integrante / Meinhard Sesselmann - Coordenador / Iury Cardoso Brito - Integrante / Ivo Oliveira Capanema - Integrante / Antonio Augusto Torres Maia - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento de um dispositivo de iluminação noturna com sistema embarcado, Descrição: A iluminação contribui para a criação da sensação de segurança, bem-estar, conforto, facilitando a interação dos indivíduos com o meio. Dessa forma, a evolução de mercado aponta uma tendência cada vez maior para sistemas de iluminação automatizados para dispor, aos seus usuários, maior comodidade e segurança. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wellingtânia Domingos Dias - Coordenador / Meinhard Sesselmann - Integrante / Iury Cardoso Brito - Integrante / Ivo Oliveira Capanema - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Desenvolvimento de um Sistema de Medição para Avaliação da Marcha Humana, Descrição: A análise de marcha compreende uma sequência de eventos complexos e dinâmicos, importantes para a compreensão de diversas patologias humanas. Portanto, cada vez mais recursos estão sendo desenvolvidos mundialmente para analisar e quantificar os fenômenos da marcha.Um dos principais parâmetros utilizados na avaliação da marcha humana é a velocidade, estão sendo desenvolvidos um sistema de baixo custo para realizar a medição da velocidade da marcha, e os algoritmos de software adequados para a analise destes dados, que garantirão uma avaliação confiável sobre eventuais patologias. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wellingtânia Domingos Dias - Integrante / Meinhard Sesselmann - Coordenador / Iury Cardoso Brito - Integrante / Ivo Oliveira Capanema - Integrante / Antonio Augusto Torres Maia - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento de um dispositivo de iluminação noturna com sistema embarcado, Descrição: A iluminação contribui para a criação da sensação de segurança, bem-estar, conforto, facilitando a interação dos indivíduos com o meio. Dessa forma, a evolução de mercado aponta uma tendência cada vez maior para sistemas de iluminação automatizados para dispor, aos seus usuários, maior comodidade e segurança. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wellingtânia Domingos Dias - Coordenador / Meinhard Sesselmann - Integrante / Iury Cardoso Brito - Integrante / Ivo Oliveira Capanema - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Desenvolvimento de um Sistema de Medição para Avaliação da Marcha Humana, Descrição: A análise de marcha compreende uma sequência de eventos complexos e dinâmicos, importantes para a compreensão de diversas patologias humanas. Portanto, cada vez mais recursos estão sendo desenvolvidos mundialmente para analisar e quantificar os fenômenos da marcha.Um dos principais parâmetros utilizados na avaliação da marcha humana é a velocidade, estão sendo desenvolvidos um sistema de baixo custo para realizar a medição da velocidade da marcha, e os algoritmos de software adequados para a analise destes dados, que garantirão uma avaliação confiável sobre eventuais patologias. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wellingtânia Domingos Dias - Integrante / Meinhard Sesselmann - Coordenador / Iury Cardoso Brito - Integrante / Ivo Oliveira Capanema - Integrante / Antonio Augusto Torres Maia - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento de um dispositivo de iluminação noturna com sistema embarcado, Descrição: A iluminação contribui para a criação da sensação de segurança, bem-estar, conforto, facilitando a interação dos indivíduos com o meio. Dessa forma, a evolução de mercado aponta uma tendência cada vez maior para sistemas de iluminação automatizados para dispor, aos seus usuários, maior comodidade e segurança. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wellingtânia Domingos Dias - Coordenador / Meinhard Sesselmann - Integrante / Iury Cardoso Brito - Integrante / Ivo Oliveira Capanema - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34096677

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Aluna de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Doutoranda-pesquisadora

    Outras informações:
    Pesquisadora do Laboratório de Bioengenharia (UFMG) com atuação em pesquisas de desenvolvimento de tecnologias e inovação.

  • 2015 - 2017

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Aluna de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Estágio - Escola de Engenharia, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Estágio - Escola de Engenharia - Departamento de Engenharia Mecânica Estágio de Docência na disciplina de graduação Laboratório de Metrologia - 60 horas

  • 2017 - 2017

    Hytech Labels Hytech Indústria e Comércio de Etiquetas

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária em Eng. de Segurança do Trabralho, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Estágio supervisionado pelo Engenheiro Mecânico Augusto Eduardo Caballero Palomino no período de 22/ 08 /2017 a 10/11/2017, sendo jornadas de trabalho de 10 horas semanais, totalizando 120 horas de estágio. Neste período foi realizado um estudo sobre a iluminação do setor de produção da empresa"Hytech Labels Hytech Indústria e Comércio de Etiquetas" intitulado de "AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ILUMINÂNCIA NO SETOR DE PRODUÇÃO DE ETIQUETAS ADESIVAS".

  • 2013 - 2013

    PAÍRA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

    Vínculo: Estágiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Engenharia Industrial Mecânica, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Engenharia de Segurança do trabalho: Estudo das condições de segurança dos locais de trabalho e equipamentos; planejamento e desenvolvimento de implantação e técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos; controle e fiscalização/vistoria de sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual. Manutenção: Apoio a equipe de manutenção (mecânica/elétrica), programação das manutenções preventiva, corretiva, preditiva dos equipamentos de conformação mecânica (estampagem), elaboração e alimentação de bancos de dados e planilhas objetivando a preservação e prolongamento da vida útil dos equipamentos. Controle de Processo: Acompanhamento em área industrial a processos de conformação mecânica, produtividade e qualidade no ramo automotivo. Execução de cálculo da capacidade de esforços nos processos de estampagem (corte e dobramento, repuxo progressivo e de simples estágio em prensas excêntricas e hidráulicas).

  • 2010 - 2010

    HF COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE MÓVEIS LTDA.

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Engenharia Industrial Mecânica, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Planejamento / Produção: Acompanhamento na implantação do sistema de produção mais limpa no setor fabril/processos. Execução da coleta de dados e indicadores. Avaliação do processo produtivo, identificando deficiências e desperdício de matéria-prima e energia. Análise de risco de áreas, bem como análise da capacidade produtiva identificando: modificações no processo, pontos de melhorias, falhas e correções adotadas. Engenharia de Segurança do trabalho: Controle de riscos; controle e fiscalização de sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual.

  • 2008 - 2009

    Centro de Desenvolvimento da Tecnologia de Nuclear

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsita -Graduação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto: Utilização do método de correntes parasitas na avaliação de integridade de tubos de materiais ferromagnéticos. Atividades desenvolvidas - fabricação de sondas padrão e realização de ensaios por correntes parasitas com a utilização do equipamento Eddy Current Technology - ECT, modelo MAD8D para detectar e avaliar, dentro de certos limites, a profundidade e o comprimento de trincas longitudinais, formadas na superfície interna de tubos. Orientador: Tecnologista Donizete Anderson de Alencar.

  • 2005 - 2007

    Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista- Graduação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Apoio às equipes de competições da Fórmula SAE, tendo como foco organização, Inter-relação entre equipes. Orientador: Professor Sandro Cardoso dos santos. Executando e coordenando compras e controle de suprimentos, equipamentos e materiais, negociação com fornecedores e clientes. Orientador: Prof. Dr. Sandro Cardoso dos Santos.

  • 2005 - 2005

    Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro

    Vínculo: Designado-Magistério, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio - Matemática, Carga horária: 16

  • 2005 - 2005

    Escola Estadual Joaquim Correa

    Vínculo: Designado-Magistério, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio - Matemática, Carga horária: 20