Lucas Dellosso Penteado

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) do campus São Paulo na área de Construção Civil. Atuando nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, além do curso Técnico em Edificações. Mestre em Engenharia Urbana pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana (2018) do departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos. Graduado em Engenharia Civil (2014) pela mesma Universidade. Realizou um ano acadêmico da graduação na Ruhr-Universität Bochum (2012-2013), Alemanha, como bolsista CAPES. Durante a graduação desenvolveu iniciação cinetífica na área de Eficiência Energética com bolsa PIBIC-CNPq.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Urbana

2016 - 2018

Universidade Federal de São Carlos
Título: MODELO DE PREVISÃO DO TEMPO DE REVERBERAÇÃO URBANO EM UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE,Ano de Obtenção: 2018
Léa Cristina Lucas de Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Acústica; Mapeamento Acústico; Poluição Sonora; Sistema de Informação Geográfica; Simulação Acústica.Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Civil

2009 - 2014

Universidade Federal de São Carlos
Título: Análise acústica de diferentes tipos de lajes segundo a NBR 15.575
Orientador: Léa Cristina Lucas de Souza

Graduação em Engenharia Civil

2012 - 2013

Ruhr-Universität Bochum
Orientador: em Ruhr-Universität Bochum ( Tom Schanz)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação interrompida em 2009 em Administração Pública

2008 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Ano de interrupção: 2009

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Ensinando com a Web. (Carga horária: 15h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2019 - 2019

Moodle. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2017 - 2017

Elaboração de mapa de ruído. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Acústica, SOBRAC, Brasil.

2017 - 2017

Desempenho Acústico de Edificações: NBR 15.575. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Acústica, SOBRAC, Brasil.

2016 - 2016

Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 3h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2015 - 2015

Técnicas de prevenção de acidentes na construção civil. (Carga horária: 4h). , Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, SIBRAGEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PENTEADO, L. D. . XIII Simpósio Nacional de Sistemas prediais - DESEMPENHO E INOVAÇÃO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS. 2019. (Congresso).

PENTEADO, L. D. . Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS. 2019. (Simpósio).

8 Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano Regional, Integrado e Sustentável. CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICO-CONSTRUTIVAS DA MALHA URBANA E A SUA INFLUÊNCIA NO TEMPO DE REVERBERAÇÃO. 2018. (Congresso).

Acústica e sociedade: sons, ruídos e seus impactos na vida social e na saúde dos indivíduos. 2018. (Encontro).

XIV Semana da Pós Graduação na EESC.Apresentando se bem no Currículo Lattes. 2018. (Encontro).

XIV Semana da Pós Graduação na EESC.Mesa Redonda: Meu artigo foi negado, e agora?. 2018. (Encontro).

XIV Semana da Pós Graduação na EESC.Estrutura de trabalho acadêmico, citações e referências e demais normas aceitas pela USP para dissertações e teses. 2018. (Outra).

XIV Semana da Pós Graduação na EESC.Turnitin: Detectando plágio em manuscritos. 2018. (Outra).

XIV Semana da Pós Graduação na EESC.Mendeley Gerenciador de Referência. 2018. (Outra).

XIV Semana da Pós Graduação na EESC.Orcid para pesquisadores. 2018. (Outra).

XVI Semana de Pós Graduação na EESC.Escrita Científica. 2018. (Outra).

I Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana.Influência do Tempo de Reverberação em cânions Urbanos - Estudo de Caso no Campus da UFSCar. 2017. (Simpósio).

Passive Low Energy Architecture. The effect of environmental characteristics of cities on urban noise. 2017. (Congresso).

XIV Encontro Nacional e de Conforto no Ambiente Construído e X Encontro X Encontro Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído.Isolamento do ruído de impacto em diferentes tipologias construtivas de piso. 2017. (Encontro).

XXVII Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica.Mapeamento Sonoro e Classificação de Quadras no Município de São Carlos: Aplicação de Método Tradicional e de Método Expedito. 2017. (Encontro).

1 Workshop de Projetos em Engenharia Urbana: da ciência à prática projetual.Workshop de projetos de Engenharia Urbana: da ciência à prática projetual. 2016. (Outra).

7 Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano Regional, Integrado e Sustentável. Identificação Expedita do Ambiente Acústico Urbano na Cidade de São Carlos. 2016. (Congresso).

6 Ciclo de Aperfeiçoamento Técnico e Profissional da AEASC: Engenharia Diagnóstica, Avaliações e Perícias.Engenharia Diagnóstica, Avaliações e Perícias. 2014. (Encontro).

6 Ciclo de Aperfeiçoamento Técnico e Profissional da AEASC: Engenharia Diagnóstica, Avaliações e Perícias.Recebiento ou Entrega de Obras: Diferenças, Responsabilidades e Comportamento do Mercado da Construção Civil. 2014. (Outra).

1 Encontro Tecnológico Brasil - Alemanha em São Carlos.1 Encontro Tecnológico Brasil - Alemanha em São Carlos. 2012. (Encontro).

GRENZENLOS 2012 - Internatinale Tage an der RUB. Brasilien-Tisch. 2012. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Isadora Cristofoli Maia

MASIERO, E.;PENTEADO, L. D.; MENDONCA, A. B. D.. Análise do conforto acústico em um empreendimento do tipo HIS segundo os principios da NBR 15575. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Alexandre Rosa

SOUZA, L. C. L.; MASIERO, E.;PENTEADO, L. D.. Propagação de ruídos aéreos em lajes alveolares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Léa Cristina Lucas de Souza

SOUZA, L. C. L.MASIERO, Érico; Oiticica, M.L.G.R.. Mapeamento e medições acústica:verificação do tempo de reverberação como critério de classificação de um ambiente ruidoso. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Léa Cristina Lucas de Souza

Souza, L.C.L.; Nakata-Osaki, C.M.; Ferreira, F.G.da S.. Análise acústica de diferentes tipos de lajes segundo a NBR 15.575. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de São Carlos.

Camila Mayumi Nakata

SOUZA, L. C. L.; FERREIRA, F. G. S.;NAKATA-OSAKI, C. M.. Análise acústica de diferentes tipos de lajes segundo a NBR-15.575. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de São Carlos.

Erico Masiero

SOUZA, L. C. L;MASIERO, E.; OITICICA, M. L. G. R.. MODELO DE PREVISÃO DO TEMPO DE REVERBERAÇÃO URBANO EM CIDADE DE MÉDIO PORTE. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Erico Masiero

SOUZA, L. C. L;MASIERO, E.; OITICICA, M. L. G. R.. MAPEAMENTO E MEDIÇÕES ACÚSTICAS: VERIFICAÇÃO DO TEMPO DE REVERBERAÇÃO COMO CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO DE UM AMBIENTE RUIDOSO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Erico Masiero

SOUZA, L. C. L; OITICICA, M. L. G. R.;MASIERO, E.. Mapeamento e medições acústicas: verificação do tempo de reverberação como critérios de classificação de um ambiente ruidoso. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Fernanda Giannotti da Silva Ferreira

SOUZA, L. C. L.;FERREIRA, F. G. S.; OSAKI, C. M. N.. Análise acústica de diferentes tipos de lajes segundo a NBR 15.575. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Léa Cristina Lucas de Souza

Modelo de Previsã do Tempo de Reverberação Urbana em Cidade de Médio Porte; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lea Cristina Lucas de Souza;

Léa Cristina Lucas de Souza

Análise acústica de diferentes tipos de lajes segundo a NBR 15; 575; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Lea Cristina Lucas de Souza;

Léa Cristina Lucas de Souza

Geometria das Fachadas e o Consumo de Energia Elétrica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lea Cristina Lucas de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Modelo de Previsão do Tempo de Reverberação Urbano em Cidade de Médio Porte, Descrição: Essa pesquisa visa validar no Brasil um método inovador de identificação do ambiente acústico urbano, a partir levantamento de características geométrico-construtivas e de trafego urbano, associando ao fator de visão do céu visando prever uma equação preditiva do tempo de reverberação urbano como indicador de ambiente ruidoso. Para isso foram levantados os indicadores em duas regiões amostrais. A primeira servindo de amostra representativa de uma área de ocupação dispersa e a aplicabilidade de dois métodos distintos para o levantamento do tempo de reverberação: o Método Tradicional (aplicando-se uma fonte sonora omnidirecional) e o Método Impulsivo (aplicando-se estouros de balões de ar como fonte sonora). O método impulsivo foi aplicado na segunda etapa. Esta última correspondeu à verificação do TR em uma fração urbana na região central da cidade de São Carlos, servindo de amostra representativa de uma área de ocupação adensada. Esses dados coletados foram submetidos a uma análise estatística multivariada, servindo de base para o desenvolvimento de um modelo de previsão do TR para área urbana. Em seguida, a aplicação desse modelo permitiu a elaboração de mapas de TR em uma plataforma SIG (Quantum GIS), o que foi comparado ao mapa de nível de pressão sonora equivalente (LAeq) gerado a partir de um software de simulação acústica (CADNA-A).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lucas Dellosso Penteado - Integrante / Léa Cristina Lucas de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Indices geométricos de eficiência energética da envoltória do edifício, Descrição: Essa pesquisa procura estudar a geometria de edifícios e o seu papel no consumo de energia elétrica, tomando como área de estudo a cidade de São Carlos. Tem-se por objetivo verificar a influência das relações geométricas em edificações residenciais térreas, que permitam identificar um índice geométrico de potencialidade para o menor consumo de energia elétrica. Partindo-se de dados reais de consumo de energia, serão analisados índices geométricos existentes em literatura e novos índices aqui propostos, de forma a que eles sejam classificados por seu grau de importância no consumo. Por fim será feito um quadro comparativo de índices geométricos apontando aqueles que melhor se adequem como parâmetro para o processo projetual no caso brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Dellosso Penteado - Integrante / Léa Cristina Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus São Paulo. , Rua Pedro Vicente, Luz, 01109010 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 33518111, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Instituto Federal de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2020

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Construção Civil 2

    • 01/2020

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conforto Ambiental Térmico, Materiais de Construção, Sistemas Estruturais - Metal e Madeira

    • 01/2020

      Ensino, Técnico em Edificações, Nível: Ensino Médio,Disciplinas ministradas, Orçamento de Obras - ORCU3, Sistemas Estruturais 2 - SE2U4

    • 08/2019 - 12/2019

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Resistência dos Materiais 2

    • 08/2019 - 12/2019

      Ensino, Técnico em Edificações, Nível: Ensino Médio,Disciplinas ministradas, Materiais de Construção Civil 1 - MACU1, Orçamento de Obras - ORCU3, Planejamento de Obras - PLOU4, Projeto Integrado - PJIU4, Sistemas Estruturais 2 - SE2U4

  • 2016 - 2018

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Estudante bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa Iniciação Científica do CNPq, Carga horária: 8

    Atividades

    • 09/2016 - 03/2017

      Estágios , Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Engenharia Urbana (PESCD). Realizado na disciplina de Conforto Ambiental para os alunos de Engenharia Civil..

  • 2015 - 2015

    Rio Verde Engenharia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 44

  • 2014 - 2014

    Rio Verde Engenharia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Civil, Carga horária: 30