Juliana Vieira von Zuben

Psicóloga graduada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa, em nível de Iniciação Científica, na área de Psicologia da Saúde, sob a perspectiva Construcionista Social em Psicologia, sob orientação da Professora Doutora Carla Guanaes Lorenzi. Experiência de atuação na área de saúde mental, psicologia clínica e avaliação psicológica.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2006 - 2011

Universidade de São Paulo
Orientador: Carla Guanaes Lorenzi
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Treinamento em Terapia Cognitivo-Comportamental pa. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social da Saúde.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde Mental.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social da Saúde/Especialidade: Tratamento e Prevenção Psicológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA EM SEXUALIDADE, DST/AIDS, DROGAS E VIOLÊNCIA: VALORIZANDO CORPO E MENTE. Identificação da rede social significativa de mulheres portadoras de HIV/Aids. 2010. (Congresso).

XI Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2010. (Encontro).

III Encontro de Saúde Mental. 2010. (Encontro).

II Encontro de Saúde Mental: "Como somos cuidados". 2009. (Encontro).

VIII Semana da Psicologia: "Nos interessa o que não é nosso". 2009. (Encontro).

Minicurso de Psicologia do Esporte. 2009. (Encontro).

Treinamento Teórico-Prático em Terapia Cognitivo-Comportamental para Adultos. 2009. (Outra).

XI Encontro Comunitàrio de Saúde Mental: "Saúde Mental e Família". 2008. (Encontro).

V Semana da Psicologia: "Somos todos iguais, mas somos todos diferentes". 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Paula Soares da Silva

GUANAES, Carla;SILVA, A.P.S; CORRADI-WEBSTER, Clarissa. Identificação da Rede Social Significativa de Mulheres Portadoras de HIV/AIDS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Carla Guanaes Lorenzi

GUANAES, C.; Silva, A.P.S.;CORRADI-WEBSTER, C.; Rissi,M.R.R.. Identificação da rede social significativa de mulheres portadoras de HIV/Aids. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

Clarissa Mendonça Corradi-Webster

CORRADI-WEBSTER, C.M.; SILVA, A. P. S.;GUANAES, C.; RISSI, M. R. R.. Identificação da rede social significativa de mulheres portadoras de HIV/aids. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Maria Rosa Rodrigues Rissi

SILVA, A.P.S.; CORRADI-WEBSTER, C.;RISSI, M. R. R.; GUANAES, C.. Identificação da rede social significativa de mulheres portadores de HIV/Aids (Co-orientadora). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carla Guanaes Lorenzi

Identificação da rede social significativa de mulheres portadoras do HIV/Aids; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Guanaes Lorenzi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VON ZUBEN, J. V. ; Maria Rosa ; Guanaes, C. . Identificação da rede social significativa de mulheres portadoras de HIV/Aids. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VON ZUBEN, J. V. ; MELANI, L. O. ; FERREIRA, C. C. . Processo de Vinculação Grupal no Contexto da Saúde Mental: Um Relato de Experiência.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Identificação da rede social significativa de mulheres portadoras de HIV/Aids, Descrição: Os discursos e o entendimento sobre o HIV/aids foram mudando ao longo do tempo, bem como sua configuração. Enquanto as ações iniciais de prevenção e controle da doença se faziam em torno do discurso de risco , atualmente privilegia-se uma compreensão mais abrangente através da retomada do discurso de vulnerabilidade . Porém, o estigma atribuído aos primeiros portadores da doença, identificados como grupos de risco , acompanha até hoje as pessoas atingidas pelo HIV/aids, podendo levar à diminuição do convívio e das relações interpessoais. Partindo da concepção de que a rede social tem influência direta sobre a saúde de uma pessoa e que, do mesmo modo, o seu estado de saúde influencia a manutenção de sua rede, este estudo objetiva refletir sobre a rede social significativa de mulheres portadoras de HIV/aids, após o diagnóstico, identificando a dimensão estrutural, as funções e os vínculos existentes entre as pessoas que compõem essa rede. A rede social foi investigada considerando-se quatro dimensões: a família, o trabalho, as amizades e a comunidade na qual a pessoa está inserida. Participaram deste estudo doze mulheres em acompanhamento na Unidade Especial de Terapia de Doenças Infecciosas do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. A pesquisa foi desenvolvida através de entrevistas semi-estruturadas, tendo como disparador a construção do mapa da rede das entrevistadas. A análise dos dados foi feita por procedimentos qualitativos de análise temática, tendo por base a perspectiva construcionista social em Psicologia. Em relação à caracterização das mulheres participantes de nosso estudo, concluímos que suas características sócio-econômicas foram ao encontro das descritas na literatura a respeito das populações mais vulneráveis ao HIV na atualidade: baixa escolaridade e renda, pouco conhecimento de sua vulnerabilidade e de informações sobre a doença antes do diagnóstico. Em relação aos sentidos negociados na entrevista acerca da construção da rede social signific. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana Vieira von Zuben - Coordenador / Carla Guanaes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2003

Troféu Fumagalli, Limeira, Aldeia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. , Av. Bandeirantes, 3900 - Departamento de Psicologia e Educação, Monte Alegre, 14040-901 - Ribeirao Preto, SP - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2009

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

    Outras informações:
    Aconselhamento de Adolescentes . Estágio na área clínica, realizado no Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, no período de fevereiro a dezembro de 2009, totalizando 101 horas e 50 minutos, sob supervisão da psicóloga Márcia Campos Zuardi (CRP: 06/01877-0). As principais atividades desenvolvidas foram: a) - Atendimento individual de duas pacientes (uma adolescente e uma adulta); b) Supervisão semanal em grupo destes atendimentos; c) Leitura de bibliografia sobre a Abordagem Centrada na Pessoa e contexto de Psicologia Clínica; d) Transcrição dos atendimentos; e e) Grupo reflexivo quinzenal sobre a bibliografia estudada.

  • 2006 - 2007

    COORDENADORIA DE ASSITENCIA SOCIAL - USP

    Vínculo: Bolsista Trabalho, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 10

    Outras informações:
    A atuação deu-se em conjunto com o professor Dr. Manoel Antônio dos Santos, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, através de transcrições de fitas de áudio de grupos terapêuticos, para arquivamento e posterior utilização destas transcrições como material de pesquisa.