Shaidra Abranches de Souza

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro Educacional 02 do Guará - GG(2007). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Relações Internacionais

2010 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Orientador: Pedro Henrique Pedreira Campos

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2007

Centro Educacional 02 do Guará - GG

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Profissional de Planejamento. (Carga horária: 240h). , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Semana Acadêmica de Relações Internacionais. 2013. (Outra).

Seminário Internacional Barão do Rio Branco - 100 anos. 2012. (Seminário).

8 Encontro ABCP. 2012. (Encontro).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009. (Congresso).

Fórum Internacional Sobre Educação e Promoção da Saúde. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sandro Xavier da Silva

Monitoria da disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos; 2009; Orientação de outra natureza; (Leitura e Produção de Textos Acadêmicos) - Universidade de Brasília; Orientador: Sandro Xavier da Silva;

Pedro Henrique Pedreira Campos

O Mercosul e suas origens - uma análise cognitiva do projeto de integração; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Pedro Henrique Pedreira Campos;

Erica Simone Almeida Resende

Mercosul 20 Anos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Erica Simone Almeida Resende;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, S. A. . A repercussão dos 20 anos de MERCOSUL em jornais e revistas brasileiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, S. A. ; SOUZA, S. A. . A repercussão dos 20 anos de MERCOSUL em jornais e revistas brasileiros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, S. A. . A repercussão dos 20 anos de MERCOSUL em jornais e revistas brasileiros. 2012. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Os discursos de política externa e de integração regional: o discurso institucionalista pragmático x o discurso autonomista da política externa brasileira em relação ao Mercosul, Descrição: No ano do 20º aniversário de criação do Mercosul, observamos a coexistência de visões concorrentes sobre a importância desse projeto para a política externa brasileira, ambas defendidas por grupos opostos no interior da Chancelaria: os institucionalistas pragmáticos e os autonomistas. Com base em visões distintas sobre os rumos da política externa nacional e sobre como deveria o Brasil construir sua inserção internacional, as ideias defendidas por ambos circulam e difundem-se no debate público. As diferenças entre os dois grupos tornaram-se mais explícitas em momentos de aguda divergência entre os membros do Mercosul, mais especificamente quando os interesses nacionais de cada membro entram em conflito direto, gerando as chamadas crises pontuais no processo de integração regional sul-americana: as divergências entre Brasil e Argentina durante a criação da Tarifa Externa Comum (TEC) em 1994, a tentativa de golpe no Paraguai, em abril de 1996; a explosão da crise econômica argentina de 1999; as divergências em torno das negociações para a implementação do projeto da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), em 2002-2003; as reações ao pedido venezuelano de adesão ao bloco, em 2005; a nacionalização do setor de gás na Bolívia, em 2006; e as disputas entre Uruguai e Argentina na chamada guerra das papeleiras , em 2007. Todos esses momentos foram marcados por grandes debates em torno do próprio significado do Mercosul para a diplomacia brasileira. O objetivo da pesquisa é mapear o choque entre o discurso autonomista e o institucionalista pragmático naqueles momentos de crise sobre o próprio significado do projeto de integração para a política externa brasileira. São visões concorrentes sobre o próprio significado do Mercosul para Brasil, articulando posições opostas e contraditórias, o que se traduz em políticas desencontradas face ao projeto de integração sul-americana e ao próprio sentido de autonomia nacional. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Shaidra Abranches de Souza - Integrante / Érica Simone Almeida Resende - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Análise comparativa do perfil discente e docente dos novos campi no Reuni da UnB, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Shaidra Abranches de Souza - Integrante / Jéssica Resende Aguiar - Integrante / Miguel Ângelo Montagner - Coordenador / Adriana Modesto - Integrante / Larissa Renata de Oliveira Mazépas - Integrante / Suylan Midlej - Integrante / Janette Arnaldo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. , BR-465, Km 7, SEROPÉDICA, 23890-000 - Seropedica, RJ - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

  • 2009 - 2009

    Universidade de Brasília

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Aluna monitora voluntária da disciplina de Leitura e Produção de Texto com a orientação do doutorando e mestre em Linguística, e licenciado em Letras pela Universidade de Brasília, Sandro Xavier.