Tinoir Soares de Oliveira

Técnico de laboratório certificado pelo MEC. Tem experiência em trabalho de campo em pesquisa epidemiológica, coleta em hospitais e laboratórios particulares, triagem laboratorial e análises clínicas. Participou do Projeto DENCO em suas duas fases como técnico de laboratório em pesquisa de campo. Atualmente atua no Projeto PRONEX/DENGUE na coleta de material biológico na pesquisa de campo da cidade de Goiânia (GO).

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação interrompida em 1973 em Pedagogia

1971 - Interrompido

Universidade Federal de Goiás
Ano de interrupção: 1973

Curso técnico/profissionalizante

1980 - 1980

Ministerio da Educacao e Cultura

Curso técnico/profissionalizante em Laboratórios Médicos

1978 - 1979

Colégio Estadual de Goiânia

Ensino Médio (2º grau)

1962 - 1964

Colégio Estadual de Goiânia - LYCEU de Goiânia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1990 - 1990

Normas Técnicas e Funcionamento do HDT. (Carga horária: 132h). , Secretaria de Estado da Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Analises Clínicas/Especialidade: Coleta, triagem, transporte de amostras para diagnóstico.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Analises Clínicas/Especialidade: Hematologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Goiano de Técnicos em Análises Clínicas. 1976. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Celina Maria Turchi Martelli

Observatório de Alerta de Dengue no Município de Goiânia; 2008; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celina Maria Turchi Martelli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Imunopatogenia da infecção do dengue: determinantes genéticos, virais e dos hospedeiros (humano e vetor) associados à patogenia do dengue, Descrição: Participação no estudo delineado acerca de casos de dengue, laboratorialmente confirmados, recrutados em hospitais e/ou ambulatórios na cidade de Goiânia (GO), que inclui coletas sanguíneas nas fases agudas e convalescentes para uso em diagnóstico e outros exames.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tinoir Soares de Oliveira - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    FATORES PROGNÓSTICOS DE GRAVIDADE DE CASO DE DENGUE E AVALIAÇÃO DE CLASSIFICAÇÃO E MANEJO DE CASOS NA REGIÃO CENTRO-OESTE, Descrição: Essa proposta visa expandir, com adequações, o estudo de classificação e manejo clínico dos casos de dengue (DENCO/TDR/ Organização Mundial da Saúde), incorporando outros potenciais marcadores diagnósticos e prognósticos de gravidade da dengue. Os objetivos da proposta são avaliar a associação entre fatores clínicos, virológicos e imunológicos da dengue e a gravidade da doença e o atual critério de classificação de casos da OMS na região Centro-Oeste. A investigação foi delineado como um estudo de caso-controle aninhado em coorte de pacientes com dengue, com pacientes graves (casos) e pacientes não-graves (controles). O estudo será conduzido nos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia (~1,8 milhões de habitantes) em unidades de saúde ambulatorial e hospitalar. Os critérios para inclusão e exclusão seguirão o protocolo DENCO, previamente testados em estudo piloto realizado no município de Goiânia-GO, com adequações à realidade clínico-epidemiológica regional. Serão considerados casos, os pacientes com confirmação sorológica ou virológica de dengue e que se enquadrarem em qualquer dos seguintes critérios de doença grave previamente estabelecidos. Serão considerados controles, pacientes cuja evolução clínica favorável da doença não sendo necessário nenhum dos procedimentos relacionados acima durante o manejo do caso. A duração do seguimento clínico será de pelo menos sete dias, podendo ser prolongado até o 15º dia de doença para a avaliação clínica final e coleta de amostra de fase de convalescença. Um questionário clínico estruturado (Ficha de Registro de Caso CR.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tinoir Soares de Oliveira - Integrante / João Bosco Siqueira Jr - Coordenador / Celina Maria Turchi Martelli - Integrante / Adriana Oliveira Guilarde - Integrante / Marília Dalva Turchi - Integrante / Benigno Alberto Moraes Rocha - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Estudo multicêntrico sobre a Classificação e Manejo de Casos de Dengue, Descrição: Trata-se de um projeto multicêntrico para avaliar o quadro clínico da dengue em diferentes locais do mundo, com o objetivo de coletar evidencias para a classificaçao e manejo dos casos de dengue. Os objetivos secundários serão: avaliar a associaçao entre os fatores clínicos, virológicos e imunológicos da dengue. No Brasil, este projeto será realizado nas cidades de Goiânia, Estado de Goiás e Fortaleza, Estado do Ceará. Os parceiros colaboradores da pesquisa estão no Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí - Cuba, Ministério da Saúde do Brasil, TDR/WHO e Departamento de Virologia Molecular da Universidade de Heidelberg, Alemanha (Coordenaçao Internacional). O delineamento é composto por um estudo caso-controle aninhado, sendo a coorte composta de casos suspeitos de dengue com confirmaçao laboratorial do diagnóstico e avaliaçao final do desfecho (diferentes formas / gravidade clínicas da dengue).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Tinoir Soares de Oliveira - Integrante / João Bosco Siqueira Jr - Coordenador / Celina Maria Turchi Martelli - Integrante / Marília Dalva Turchi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Reconhecimento de Funcionário Padrão, Hospital de Doenças Tropicais - HDT.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional