Gemima Perez

Possui graduação em Letras pela Universidade Ibirapuera (1988) e mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora aposentada - Secretaria do Estado de Educação de São Paulo e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente no tema: formação de professores educador na escola pública.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

2006 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Professor de Inglês ou Professor de Inglês Educador?,Ano de Obtenção: 2008
Maria Antonieta Alba Celani.Bolsista do(a): Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Especializaçãoem Língua Inglesa

1999 - 2005

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas USP
Título: Ensino-aprenizagem da língua inglesa

Graduação em Letras

1985 - 1988

Universidade Ibirapuera
Título: Ensino da Língua Inglesa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PEREZ, G. . II Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenólogico "Establecendo Interlocuções;A pesquisa Qualitativfa sob Múltiplos Olhares.. 2010. (Outro).

Freire, M.M. ; Celani, M.A.A. ; PEREZ, G. . I Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica-Buscando Interlelocuções. 2009. (Outro).

PEREZ, G. . Coordenadora de Comunicação Coordenada, no tema Formação de professores de LE. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

18 InPLA-Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. O desenvolvimento profissional: um desafio em reflexão para o educador. 2011. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. A identidade do professor de língua inglesa na escola pública que questiona o distanciamento da fundamentação pedagógica e sua prática. 2011. (Congresso).

Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas. Oassitir a aulas e o assistir a aulas de inglês: uma interpretação compartilhada com base na abordagem hermêutico-fenomenôlogica. 2010. (Congresso).

16} InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Professor de Inglês ou Professor de Inglês Educador. 2007. (Congresso).

XX Spring Conference. Professor de Inglês ou Professor de Inglês Educador. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vitória Farias Silva

PEREZ, G.. Metodologia do Ensino de Inglês e diferentes práticas de seus professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Oswaldo Cruz.

Aluno: NATHALIA DE FRANCISCO CORRÊA

PEREZ, G.. Entre o conservadorismo o feminismo de Mr Darcy:O paradoxo na obra Orgulho e Preconceito de Jane Austen. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Oswaldo Cruz.

Aluno: AELIEUDA DANTAS SILVA LIMA

PEREZ, G.. A mulher na perspectiva da obra Orgulho de Preconceito de Jane Austen. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria de Lourdes Almeida

PEREZ, G.. Aquisição da Língua Estrangeira na Educação Infantil: A Língua Inglesa como 2ª Língua. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/inglês) - Faculdade Morumbi Sul.

Aluno: Jacqueline Alvez dos Santos

PEREZ, G.. O Namoro - de Jane Austin a Helen Fielding. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/inglês) - Faculdade Morumbi Sul.

Aluno: Raquel Aparecida Martins

PEREZ, G.. Literatura comparada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/inglês) - Faculdade Morumbi Sul.

Aluno: Vanderleia Alves Teixeira

PEREZ, G.. Intertextualidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/inglês) - Faculdade Morumbi Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fábio Luiz Villani

VILLANI, F. L.. Professor de inglês ou professor de inglês educador na escola pública?. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rogério da Costa Neves

Freire, Maximina Maria;COSTA NEVES, R.. Ser professor de inglês de escola pública: Ensinar ou Educar?. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maximina Maria Freire

FREIRE, M. M.; CELANI, M. A. A.; NEVES, R. C.. Ser professor de inglês na escola pública: ensinar ou educar? (título provisório). 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maximina Maria Freire

FREIRE, M. M.; CELANI, M. A. A.; Rodrigues, L.A.D.. Professor de inglês ou professor de inglês educador na escola pública. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Antonieta Alba Celani

Professor de Inglês ou professor de Inglês educador na escola pública?; 2008; Dissertação (Mestrado em Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Es) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Estado dos Negócios da Educação; Orientador: Maria Antonieta Alba Celani;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREZ, G. ; César, C.F.F. . O assistir a aula e o assistir a aulas de inglês: uma interpretação compartilhada com base na abordagem hermenêutico-fenomenógica. In: III CLAFPL, 2010, Taubaté. Formação de Professores de Línguas. Taubaté: Casa Cultura, 2010. p. 01-368.

  • PEREZ, G. . Ensnar ou Educar?. In: 16} InPLA Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo, 2007. v. 1. p. 433-434.

  • PEREZ, G. ; César, C.F.F. . O assistir a aula e o assistir a aulas de inglês: uma interpretação compartilhada com base na abordagem hermenêutico-fenomenológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREZ, G. ; Santos, F.A.S ; César, C.F.F. ; Soares, M.F. ; Gallego, C . O assitir a aulas e o assitir a aulas de inglês:uma interpretação compartilhada com base na abordagm hermenêutico-fenomenológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREZ, G. . Ensinar ou Educar?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREZ, G. . Professor de Inglês ou Professor de Inglês Educador?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREZ, G. . Professor de Inglês ou Professor de Inglês Educador? 2007 (Apresentação sessão de pôster).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREZ, G. . Sala dos Professores - Ler e Escrever: Desafios de linguagem para o ensino em todas as áreas do conhecimento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, G. . Professor de inglês ou professor de inglês educador na escola pública?. 2008. (Relatório de pesquisa).

PEREZ, G. . O processo de construção de um projeto para EJA. 2004. (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    A identidade do professor de língua inglesa na escola pública que questiona o distanciamento da fundamebntação pedagógica, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo buscar descrever e interpretar os elementos que constituem o fenômeno ?identidade do professor de língua inglesa na escola pública que questiona o distanciamento da fundamentação pedagógica?. O referencial bibliográfico presente nos concursos públicos para professores da educação básica tem sido muito questionado pelos professores da rede pública de ensino municipal e estadual. Busco uma investigação na direção de encontrar elementos que justifique esses questionamentos e entender a identidade de quem faz estes questionamentos bem como a complexa relação entre teorias de fundamentação pedagógica e prática que permeia a formação de todos os professores especialistas, aqui nesta pesquisa, focando a identidade do professor de língua inglesa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gemima Perez - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional