Alice de Assis Saes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica na área de Psicologia do Desenvolvimento e na área de Psicologia Organizacional. Foi estagiária do Serviço de Apoio e Orientação Familiar (SAOF), órgão do Tribunal de Justiça da Bahia. Também atuou como estagiária na Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional - SUPAD (UFBA). Atualmente possui interesse em áreas de Psicologia Social, Psicologia Jurídica, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia do Esporte.

Informações coletadas do Lattes em 13/09/2017

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2011 - 2016

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2013

Extensão universitária em Programa de Proficiência em Língua Inglesa para Estudantes e Servidores. (Carga horária: 680h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Jurídica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Esporte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1a Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas na Bahia.Estudo psicossocial nas varas de família: um relato de experiência. 2016. (Outra).

IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2014. (Congresso).

I Fórum de Avaliação Psicológica: Psicologia e Direitos Human. 2013. (Outra).

Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Juliana Prates Santana

A rede de apoio social e institucional de adolescentes em situação de rua; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Programa de Iniciação Científica Cnpq; Orientador: Juliana Prates Santana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • KHOURI, JAMILLE ; SAES, A. A. . Estudo psicossocial nas varas de família: um relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2016

    DIFERENTES VÍNCULOS DO TRABALHADOR COM A ORGANIZAÇÃO: ampliando evidências de validade discriminante, Descrição: O projeto de pesquisa dá continuidade à linha de investigação sobre os vínculos do trabalhador com a sua organização, ao desenvolver conceitos e medidas que buscam equacionar os problemas conceituais e empíricos associados ao modelo tridimensional de comprometimento, desenvolvido por Meyer e Allen (1991). A literatura aponta, com bastante consistência, que há redundância conceitual, sobreposição e limites pouco claros entre as bases do comprometimento organizacional - afetiva, instrumental, continuação. Em projeto anterior, foram desenvolvidos dois conceitos novos dentro do esforço de melhor delimitar conceitual e empiricamente o fenômeno do comprometimento no trabalho: a) o de entrincheiramento organizacional para dar conta do comprometimento de continuação; b) o de consentimento organizacional, abarcando as bases de compliance e normativa que introduziam um tipo de vínculo passivo por parte do trabalhador. No presente projeto pretende-se ampliar os estudos de validade discriminante, construindo-se e testando modelos de antecedentes e consequentes dos três construtos, no sentido de agregar mais evidências de validade discriminante. Adicionalmente, busca-se descrever as formas como os trabalhadores combinam tais vínculos em perfis que configuram diferentes intensidades dos mesmos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Alice de Assis Saes - Integrante / Antonio Virgilio Bittencourt Bastos - Coordenador / Sonia Regina Pereira Fernandes - Integrante / Ana Carolina de Aguiar Rodrigues - Integrante / Fabíola Marinho Costa - Integrante / Camila Bahiense - Integrante.

  • 2012 - 2014

    O impacto da vida na rua em adolescentes: Um estudo longitudinal sobre risco e proteção, Descrição: O projeto O impacto da rua na vida de adolescentes: um estudo longitudinal sobre risco e proteção foi uma investigação multimétodos realizado em três cidades brasileiras, nomeadamente Salvador, Fortaleza e Porto Alegre. A pesquisa teve duração de aproximadamente vinte e quatro meses e contou com a participação de 111 adolescentes em situação de rua, de ambos os sexos com idades entre 09 e 18 anos, que foram identificados nas ruas e em instituições de atendimento a crianças e adolescentes que compõe a rede de atendimento de cada uma das cidades participantes da pesquisa. A teoria bioecológica de Uri Bronfenbrenner foi o arcabouço teórico metodológico para a investigação, sendo que a inserção ecológica foi a estratégia metodológica privilegiada para garantir o acompanhamento dos adolescentes ao longo do período de coleta de dados. A pesquisa foi uma parceria entre a UFRGS (Profa. Dra. Sílvia Helna Koller), a UNIFOR (Dra. Normanda Morais), a UFBA (Dra. Juliana Prates Santana) e a University of Illinois, Urbana-Champaing (Dra. Marcela Raffaelli).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Alice de Assis Saes - Integrante / Juliana Prates Santana - Coordenador / Sílvia Helena Koller - Integrante / Normanda Araujo de Morais - Integrante / Djean Ribeiro dos Santos - Integrante / Andreia Pereira Costa - Integrante / Lucas Vezedek Santana de Oliveira - Integrante / Alan da Silva de Araújo - Integrante / Dhara Santana Teixeira - Integrante / Nara Jesus Brito - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiária da SUPAD - Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional da UFBA.

  • 2012 - 2015

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2015 - 08/2016

      Estágios , Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional - SUPAD, .,Estágio realizado, Estágio de Psicologia.

    • 08/2013 - 08/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , IPS - Instituto de Psicologia da UFBA, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2012 - 08/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , IPS - Instituto de Psicologia da UFBA, .,Linhas de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2015 - 07/2016

      Estágios , SAOF - Serviço de Apoio e Orientação Familiar, .,Estágio realizado, Estágio de Psicologia.