Lucas Massayuki Sato

Possui graduação em Engenharia Ambiental & Sanitária pela Universidade de Taubaté (2009), recebendo bolsa PIBIC/CNPq. Mestre em Agricultura e Ambiente pela Universidade Federal de São Carlos (2012) com bolsa da CAPES. Possui experiência com laboratório de análise de solos, utilização da técnica TDR (Time Domain Reflectometry), sensores de medição da umidade e condutividade elétrica em meio poroso, utilização e programação de datallogers, modelos matemáticos, dimensionamento de movimento de água no solo, drenagem & irrigação e obras de impermeabilização na construção civil. Atua principalmente com pesquisas relacionadas nos seguintes temas: monitoramento ambiental, parâmetros físicos e químicos do solo, utilização de modelos matemáticos para fluxo de água no solo, sustentabilidade e tecnologias sustentáveis. Atualmente é professor na Faculdade Anhanguera de Taubaté nas disciplinas de Geologia e Mecânica de Solos para o curso de Engenharia Civil.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em AGRICULTURA E AMBIENTE

2010 - 2012

Universidade Federal de São Carlos
Título: MODELOS MATEMÁTICOS PARA O DIMENSIONAMENTO DO BULBO MOLHADO NA IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REFLÊCTOMETRIA SOB DOMÍNIO DO TEMPO.,Ano de Obtenção: 2012
José Geanini Peres.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: manejo da irrigação; irrigação localizada; modelo matemático.Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Engenharia Ambiental & Sanitária

2005 - 2009

Universidade de Taubaté
Título: Dimensionamento do Bulbo Molhado na Irrigação por Gotejamento através da Técnica da Reflêctometria no Domínio do Tempo
Orientador: Claudinei Fonseca Souza
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica/Especialidade: Mecânicas dos Solos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SATO, L. M. . I Simpósio Agroambiental. 2011. (Outro).

SOUZA, C. F. ; PERES, J. G. ; MATSURA, E. E. ; PIRES, R. C. M. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. . III Workshop de Aplicações de Técnicas Eletromagnéticas para o Monitoramento Ambiental. 2011. (Outro).

SOUZA, C. F. ; VARALLO, A. C. T. ; LOPES, L. N. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. . II Workshop de aplicações de técnicas eletromagnéticas para o monitoramento ambiental. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Giro das Profissões.Giro das Profissões: Engenharia Civil. 2016. (Outra).

Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Comparação de modelos para o dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento através da TDR. 2011. (Congresso).

III Workshop de aplicações de técnicas eletromagnéticas para o monitoramento ambiental. 2011. (Outra).

I Cilco de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente.Oferta de água em tempos de aquecimento global. 2010. (Seminário).

IX Congresso Latinoamericano Y del Caribe de Ingeniería Agrícola.. Simulação geométrica do bulbo molhado para o dimensionamento da irrigação por gotejamento.. 2010. (Congresso).

VIII Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. Avaliação de modelo matemático para a determinação de parâmetros geométricos do bulbo molhado na irrigação por gotejamento. 2009. (Congresso).

XIV Encontro de Iniciação Científica.Dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento através da técnica de reflectometria em domínio do tempo. 2009. (Encontro).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento atraves da técnica de reflectômetria em domínio do tempo. 2009. (Congresso).

II Workshop de Aplicações de Técnicas Eletromagnéticas para o Monitoramento Ambiental. 2008. (Outra).

XIII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós Graduação..Avaliação de Modelos de Infiltração da Água no Solo para o Dimensionamento da Irrigação por Gotejamento. 2008. (Encontro).

12º Encontro de Iniciação Científica (ENIC).Aproveitamento de Resíduos Graxos Oriundos de Óleo de Cozinha para Fabricação de Biodiesel. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Aline Graziele Alves

SILVA, V. A.; ASSIS, J. C.;SATO, L. M.. Telhado verde e a Captação da água da Chuva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Anhanguera Educacional.

Aluno: João Paulo Bertozi Brunhara

SOUZA, C. F.; PERES, J. G.;SATO, L. M.. Monitoramento e Manejo do Nitrato de Potássio Aplicado via Fertirrigação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Fernando Ferreira do Prado Cabral

SOUZA, C. F.; PERES, J. G.;SATO, L. M.. Avaliação de hidrogel no aumento da capacidade de armazenamento da água no solo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Leandro Marcussi

PERES, J. G.;SOUZA, C. F.SATO, L. M.. Determinação do coeficiente de cultura do meloeiro (Cucumis Melo L.) cultivado em estufa plástica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rubismar Stolf

SOUZA, C. F.;STOLF, R.BACCHI, O. O. S.. Avaliação de Modelos Matemáticos para Dimensionamento do Bulbo Molhado na I rrigação por Gotej amento. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em AGRICULTURA E AMBIENTE) - Universidade Federal de São Carlos.

Antonio Claudio Testa Varallo

VARALLO, A. C. T.SOUZA, C. F.; LOPES, L. N.. Dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento através da Técnica de Reflectometria no Domínio do Tempo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Taubaté.

Claudinei Fonseca Souza

PERES, J. G.; BACCHI, O. O. S.;SOUZA, C. F.; Soares, M. R.. Avaliação de modelos matemáticos para o dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento. 2012. Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de São Carlos.

Claudinei Fonseca Souza

SOUZA, C. F.; STOLF, R.; BACCHI, O. O. S.. Avaliação de modelos matemáticos para dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento. 2011. Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de São Carlos.

Claudinei Fonseca Souza

VARALLO, A. C. T.LOPES, L. N.SOUZA, C. F.. Dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento através da técnica de reflectometria no dominio do tempo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Taubaté.

Leonardo do Nascimento Lopes

Claudinei; VARALLO, A. C. T.;LOPES, L. N.. Dimensionamento do Bulbo Molhado na Irrigação por Gotejamento através da Técnica de Reflectometria no Domínio do Tempo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Taubaté.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

JOSE GEANINI PERES

Avaliação de modelos matemáticos para o o dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento; 2012; Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Jose Geanini Peres;

Antonio Claudio Testa Varallo

Dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento através da técnica de reflectometria no domínio do tempo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Taubaté; Orientador: Antonio Claudio Testa Varallo;

Antonio Claudio Testa Varallo

Avaliação de modelos de infiltração da água no solo para o dimensionamento da irrigação por gotejamento; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Taubaté; Orientador: Antonio Claudio Testa Varallo;

Claudinei Fonseca Souza

Avaliação de modelos matemáticos para o dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento; 2012; Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudinei Fonseca Souza;

Claudinei Fonseca Souza

Modelagem da distribuição da água no solo aplicada via irrigação por gotejamento; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Taubaté, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudinei Fonseca Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BONINI, M. A. ; SATO, L. M. ; BASTOS, R.G. ; SOUZA, C. F. . Alterações nos atributos químico e físicos de um Latossolo Vermelho irrigado com água residuária e vinhaça. Revista Biociências (Taubaté) , v. 20, p. 56-63, 2014.

  • SATO, L. M. ; SOUZA, C. F. ; PERES, J. G. . Avaliação dos modelos matemáticos para dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento. Irriga (UNESP. CD-ROM) , v. 18, p. 99-112, 2013.

  • SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; BRUNHARA, J. P. B. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Monitoramento da distribuição de uma solução no solo via fertirrigação por gotejamento. Irriga (UNESP Botucatu) , v. 18, p. 572-586, 2013.

  • ELAIUY, M.L.C. ; SATO, L. M. ; Varallo, Antonio ; Souza, Claudinei . Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o manejo racional da água em substratos utilizados na produção de mudas florestais. Revista Ambiente & Água , v. 4, p. 117-131, 2009.

  • SOUZA, C. F. (Org.) ; SATO, L. M. (Org.) . Técnicas Eletromagnéticas para o monitoramento ambiental. 1. ed. Araras: Claudinei Fonseca Souza, 2011. v. 1.

  • SOUZA, C. F. ; PERES, J. G. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; BRUNHARA, J. P. B. ; CIRILO, L. S. . Experiência do grupo de pesquisa em engenharia de água, solo e ambiente na confecção e utilização de sondas de TDR. In: Claudinei Fonseca Souza; Lucas Massayuki Sato. (Org.). Técnicas Eletromagnéticas para Monitoramento Ambiental. 1ed.Araras: Claudinei Fonseca Souza, 2011, v. 1, p. -.

  • SANTORO, B. L. ; SOUZA, C. F. ; SATO, L. M. ; PIRES, R. C. M. . Caracterização do armazenamento de uma solução de nitrato de potássio aplicado via irrigação por gotejamento na cultura do pimentão. In: I Inovagri International Meeting & IV Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação - WINOTEC, 2012, Fortaleza. I INOVAGRI & IV WINOTEC. Fortaleza, 2012.

  • SOUZA, C. F. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; PERES, J. G. . Estimativa da absorção de nutrientes e consumo de água pela planta de pimentão utilizando a técnica da TDR. In: Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingenieria Agricola, 2012, Londrina. A Engenharia Agrícola na Evolução dos Sistemas de Produção. Jaboticabal: SBEA, 2012.

  • SATO, L. M. ; SOUZA, C. F. ; PERES, J. G. . Comparação de modelos para o dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento através da TDR. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá. CONBEA 2011, 2011.

  • SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; BRUNHARA, J. P. B. ; SOUZA, C. F. . Monitoramento da distribuição da solução do solo via fertirrigação por gotejamento. In: VI Congresso Ibérico de Agro-Engenharia, 2011, Évora. VI Congresso Ibérico de Agro-Engenharia. Évora: Universidade de Évora, 2011.

  • SOUZA, C. F. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; PERES, J. G. . Wetted soil volume as a design criteria in drip irrigation.. In: ASABE 2010 Annual International Meeting, 2010, Pittsburgh. ASABE 2010 Annual International Meeting. St. Joseph: ASABE Technical Library, 2010.

  • SILVA, C. A. ; SATO, L. M. . Consumo Consciente da água: tratamento de esgoto e seu impacto ambiental. In: Jornada Acadêmica Anhanguera Taubaté, 2018, Taubaté. I Jornada Acadêmica, 2018. v. 1.

  • SILVA, M. A. ; CARVALHO, P. R. ; PAIVA, R. L. P. ; RIBEIRO, L. R. R. ; MAIA, V. I. O. ; SATO, L. M. . Captação e reutilização de água: águas pluviais. In: Jornada Acadêmica Anhanguera Taubaté, 2018, Taubaté. I Jornada Acadêmica, 2018. v. 1.

  • MOREIRA, A. A. ; SONAGERE, A. N. ; JESUS, P. Y. K. ; SATO, L. M. . Ecocisternas. In: Jornada Acadêmica Anhanguera Taubaté, 2018, Taubaté. I Jornada Acadêmica, 2018. v. 1.

  • SANTORO, B. L. ; SOUZA, C. F. ; SATO, L. M. ; BONILHA, R.M. ; PIRES, R. C. M. . Monitoramento da Distribuição da Solução do Solo para manejo da fertirrigação por gotejamento na cultura do pimentão. In: I Inovagri International Meeting & IV Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação - WINOTEC, 2012, Fortaleza. I INOVAGRI & IV WINOTEC. Fortaleza, 2012.

  • MOSSIN, P. C. C. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Calibração de um equipamento de TDR para a estimativa da umidade de um Latossolo vermelho escuro distrófico. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá. CONBEA 2011. Jaboticabal: SBEA, 2011.

  • SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; BRUNHARA, J. P. B. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Caracterização da distribuição da solução do solo para o manejo do fertirrigação por gotejamento. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá. CONBEA 2011. Jaboticabal: SBEA, 2011.

  • BONINI, M. A. ; SOUZA, C. F. ; SATO, L. M. ; BASTOS, R.G. . Alterações nos atributos de um Latossolo Vermelho Argiloso irrigado com água de reúso e vinhaça. In: VI Congresso Ibérico de Agro-Engenharia, 2011, Évora, Portugal. Congresso Ibérico de Agro-Engenharia, 2011.

  • BRUNHARA, J. P. B. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; SOUZA, C. F. . Dimensionamento e manejo da fertirrigação por gotejamento em função da produção de frutos de pimentão.. In: IX Congresso Latinoamericano Y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitória. CLIA 2010. Jaboticabal: SBEA, 2010.

  • SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; BRUNHARA, J. P. B. ; PIRES, R. C. M. ; SOUZA, C. F. . Efeito da vazão de gotejadores no desenvolvimento radicular em plantas de pimentão.. In: IX Congresso Latinoamericano Y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitória. CLIA 2010. Jaboticabal: SBEA, 2010.

  • SOUZA, C. F. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; PERES, J. G. . Metodologia para monitorar a eficiência da fertirrigação utilizando a técnica da TDR.. In: IX Congresso Latinoamericano Y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitória. CLIA 2010. Jaboticabal: SBEA, 2010.

  • SATO, L. M. ; SANTORO, B. L. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Simulação geométrica do bulbo molhado para o dimensionamento da irrigação por gotejamento.. In: IX Congresso Latinoamericano Y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitória. CLIA 2010. Jaboticabal: SBEA, 2010.

  • SATO, L. M. ; SANTORO, B. L. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Simulação geométrica do bulbo molhado para o dimensionamento da irrigação por gotejamento.. In: IX Congresso Latinoamericano Y del Caribe de Ingeniería Agrícola., 2010, Vitória. CLIA 2010. Jaboticabal: SBEA, 2010.

  • SATO, L. M. ; SANTORO, B. L. ; LOPES, L. N. ; ELAIUY, M.L.C. ; SOUZA, C. F. . Dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento atraves da técnica de reflectômetria em domínio do tempo. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro (BA)/Petrolina (PE). CONBEA. Jaboticabal: SBEA, 2009. v. 1.

  • ELAIUY, M.L.C. ; SATO, L. M. ; SOUZA, C. F. . Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o manelo racional da água em substratos utilizados na produção de mudas florestais. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro (BA)/Petrolina (PE). CONBEA. Jaboticabal: SBEA, 2009. v. 1.

  • SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; LOPES, L. N. ; SOUZA, C. F. . Construção e Validação de Sondas de TDR para o Monitoramento Ambiental. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro (BA)/Petrolina (PE). CONBEA. Jaboticabal: SBEA, 2009. v. 1.

  • LOPES, L. N. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; SOUZA, C. F. . Monitoramento de uma solução de nitratos de potássio em um Latossolo Vermelho-Amarelo com o uso da técnica de TDR. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro. Conbea 2009. Jaboticabal: SBEA, 2009.

  • PAVAO, G. C. ; SOUZA, C. F. ; BONINI, M. A. ; SATO, L. M. ; BASTOS, R.G. . Alterações nos atributos de um Latossolo vermelho argiloso irrigado com água de reuso e vinhaça. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2011, São Carlos. CIC 2011. São Carlos: UFSCar, 2011.

  • BRUNHARA, J. P. B. ; SOUZA, C. F. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. . Dimensionamento e manejo da fertirrigação por gotejamento em função da produção de frutos de pimentão (capsicum annum, L). In: XVIII Congresso de Iniciação Científica - UFSCar, 2010, São Carlos. Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica 2010. São Carlos: UFSCar, 2010.

  • BERTOLETTE, H. P. ; BRUNHARA, J. P. B. ; SOUZA, C. F. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. . Efeito da vazão de gotejadores no desenvolvimento radicular em plantas de pimentão. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica - UFSCar, 2010, São Carlos. Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica 2010. São Carlos: UFSCar, 2010.

  • MOSSIN, P. C. C. ; BRUNHARA, J. P. B. ; SOUZA, C. F. ; PERES, J. G. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. . Calibração de um equipamento de TDR para a estimativa da umidade de um latossolo vermelho escuro distrófico. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica - UFSCar, 2010, São Carlos. Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica 2010, 2010.

  • SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Metodologia para Monitorar a Eficiência da Fertirrigação Utilizando a Técnica da TDR. In: XVIII Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM, 2010, Santa Fé. XVIII Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM. Santa Fé: AUGM, 2010.

  • SATO, L. M. ; SOUZA, C. F. ; BRUNHARA, J. P. B. ; VARALLO, A. C. T. . Avaliação de modelo matemático para a determinação de parâmetros geométricos do bulbo molhado na irrigação por gotejamento. In: VIII Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar, 2009, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2009. v. 5.

  • SATO, L. M. ; SOUZA, C. F. . Dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento através da técnica de reflectometria em domínio do tempo. In: XIV Encontro de Iniciação Científica, 2009, Taubaté. ENIC 2009, 2009.

  • SANTORO, B. L. ; ALMEIDA, B. ; SATO, L. M. . Construção e calibração de sondas TDR para o monitoramento ambiental. In: XIII Encontro Nacional de Iniciação Científica, 2008, Taubaté. Biodiversidade Tecnologia Desenvolvimento, 2008.

  • SATO, L. M. ; LOPES, L. N. ; SANTORO, B. L. ; VARALLO, A. C. T. . Avaliação de Modelos de Infiltração da Água no Solo para o Dimensionamento da Irrigação por Gotejamento. In: XIII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós Graduação., 2008, Taubaté. Biodiversidade Tecnologia Desenvolvimento, 2008.

  • SANTOS, L. F. ; SATO, L. M. ; CARVALHO, F. P. ; SANTOS, M. S. . Aproveitamento de Resíduos Graxos Oriundos de Óleo de Cozinha para Fabricação de Biodiesel. In: 12º Encontro de Iniciação Científica (ENIC), 2007, Taubaté. Linguagens e Sonhos: A Pesquisa como Projeto do Humano, 2007.

  • SATO, L. M. . Impermeabilização de superfícies. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SATO, L. M. ; SOUZA, C. F. ; PERES, J. G. . Comparação de modelos para o dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento através da TDR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SATO, L. M. . Oferta de água em tempos de aquecimento global. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SATO, L. M. ; SOUZA, C. F. . Dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento através da técnica de reflectometria em domínio do tempo.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARCELO, ; SATO, L. M. ; VARALLO, A. C. T. ; SOUZA, C. F. . Sonda Coaxial de TDR. 2008.

SOUZA, C. F. ; VARALLO, A. C. T. ; LOPES, L. N. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. . II Workshop de aplicações de técnicas eletromagnéticas para o monitoramento ambiental. 2008. Desenho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Avaliação de Modelos Matemáticos para o Dimensionamento do Bulbo Molhado na Irrigação por Gotejamento, Descrição: A atual grande demanda da água tem originado conflitos com seu uso múltiplo. Sendo a agricultura irrigada detentora da destinação da maior parcela deste recurso, a irrigação localizada tem apresentado crescimento em área irrigada devido a sua potencialidade de obter alta eficiência na aplicação de água e em condições onde a agricultura irrigada antes era inviável. Em destaque, a irrigação por gotejamento é caracterizada pela aplicação de pequenos volumes de água em alta freqüência diretamente na zona radicular, permitindo manter a umidade próxima a capacidade de campo em um determinado volume de solo chamado de bulbo molhado. O conhecimento da forma e dimensões do bulbo é importante para a determinação e dimensionamento do sistema de irrigação por gotejamento adequado. O objetivo deste experimento é testar e avaliar modelos matemáticos para estimar as dimensões do bulbo molhado. Em uma primeira parte do experimento foi necessário a obtenção de dados em campo para permitir o desenvolvimento do modelo baseado na ?Aplicação Pontual? (SCHWARTZMAN E ZUR, 1986). Em uma segunda parte do experimento foram realizadas simulações do bulbo molhado utilizando dois modelos distintos: ?Schwartzman-Zur Reproduzido? e ?HYDRUS-2D?. Foram realizados estudos comparativos e estatísticos, proposto por Willmott (1977), para a avaliar os modelos. Conforme os resultados estatísticos obtidos, o modelo ?Schwartzman-Zur Reproduzido? denotou um ajustamento em 94% dos valores originais enquanto o modelo ?HYDRUS-2D? conferiu 85% dos valores observados. Concluiu-se que 1- ambos os modelos estudados podem estimar as dimensões do bulbo molhado; e 2- que para as condições estudadas o modelo que melhor se adequou foi o ?Schwartzman-Zur Reproduzido?, sendo este o mais recomendado devido à facilidade e baixo custo de aplicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lucas Massayuki Sato - Coordenador / José Geanini Peres - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento atraves da técnica de reflectômetria em domínio do tempo, Descrição: O objetivo deste experimento foi encontrar uma equação para estimar as dimensões do bulbo molhado na irrigação por gotejamento através da técnica da TDR. Em uma estufa agrícola, foi aberta uma trincheira e instaladas sondas de TDR. Foram utilizados gotejadores, para cada vazão (2, 4 e 8 L.h-1) aplicou-se 1 L de água a cada 1 hora durante 10 aplicações, monitorando a formação do bulbo molhado com o aparelho de TDR. Pelo método de fluxo cilíndrico (aplicação pontual ? ?point source?), permitiu-se estimar os parâmetros necessários para equacionar a evolução geométrica do bulbo molhado com o conhecimento das seguintes variáveis: volume total aplicado (V), vazão do emissor (q) e condutividade hidráulica do solo saturado (Ks). Concluiu-se através da equação obtida, a estimativa para os parâmetros geométricos do bulbo molhado, sendo estes promissores para auxiliar no dimensionamento da irrigação localizada para as diversas vazões e volumes estudados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas Massayuki Sato - Coordenador / Claudinei Fonseca Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Professor homenageado - IX turma de Técnico em Meio Ambiente, Escola Técnica de Saúde de São Sebastião - ETS.

2013

Professor homenageado - X turma de Técnico em Petróleo e Gás, Escola Técnica de Saúde de São Sebastião - ETS.

2013

Professor homenageado - V turma de Técnico em Mecânica, Escola Técnica de Saúde de São Sebastião - ETS.

2013

Paraninfo - XVII turma de Técnico em Segurança do Trabalho, Escola Técnica de Saúde de São Sebastião - ETS.

2009

Prêmio Gerdau Melhores da Terra - Categoria Pesquisa e Desenvolvimento, Nível Profissional, Gerdau.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Escola Técnica de Saúde de São Sebastião

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor de Impactos Ambientais (Técnico em Edificações) ? 04/2012 a 12/2012; Professor de Geologia do Petróleo (Técnico em Petróleo e Gás)? 05/2012 a 05/2013; Professor de Rochas e Minerais (Técnico em Petróleo e Gás) ? 07/2012 a 05/2013; Professor de Matemática (Técnico em Petróleo e Gás / Mecânica) ? 07/2012 a 12/2012; Professor de Princípio de Tecnologia Industrial (Técnico em Segurança do Trabalho) - 07/2012 a 05/2013; Professor de Princípio de Meio Ambiente Industrial (Técnico em Segurança do Trabalho) - 07/2012 a 05/2013; Professor de Topografia II (Técnico em Edificações) ? 10/2012 a 02/2013; Professor de Física (Técnico em Mecânica) ? 11/2012 a 02/2013; Professor de Resistência de Materiais (Técnico em Mecânica) ? 11/2012 a 02/2013; Professor de Saneamento Ambiental I (Técnico em Meio Ambiente) ? 01/2013 a 06/2013; Professor de Saneamento Ambiental II (Técnico em Meio Ambiente) ? 01/2013 a 06/2013.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Aluno de mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes Reuni, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor de graduação, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitor de Disciplinas da Graduação: Física Geral e Cálculo I.

  • 2008 - 2009

    Universidade de Taubaté

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2016

    Colégio Progresso Anglo de São Sebastião

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Professor de Geometria e Geografia para o Ensino Médio

  • 2016 - Atual

    Faculdade Anhanguera de Taubaté

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Docente no cursos de Graduação em Engenharia Civil, Engenharia de Produção Mecânica e Arquitetura e Urbanismo. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia de Produção Mecânica.