Glaucia Peres da Silva

Formada em Comunicação Social (2000) e em Ciências Sociais (2005) pela Universidade de São Paulo, onde também obteve o grau de mestre em Sociologia (2008). Concluiu o doutorado em Sociologia na Humboldt-Universität zu Berlin (2013) e trabalha atualmente como Assistente Científco (Pós-doutorado) na Univeristät Duisburg-Essen, na cadeira de Sociologia Comparada e Transnacional. Pesquisa na área de sociologia da cultura, econômica e comparada.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2009 - 2013

Humboldt-Universität zu Berlin
Título: Wie klingt die globale Ordnung? Eine Diskussion über World Music, Markt und Politik
Orientador: Prof. Dr. rer. soc. Klaus Eder
Coorientador: Prof. Dr. Peter Wicke. Bolsista do(a): Deutscher akademischer Austausch Dienst. Palavras-chave: world music; indústria fonográfica; diversidade cultural; movimentos sociais; formação de mercado.Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia da Cultura. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia / Especialidade: Teoria Sociológica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia Econômica.

Mestrado em Sociologia

2006 - 2008

Universidade de São Paulo
Leopoldo Garcia Pinto Waizbort.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Palavras-chave: modernização; Mangue Beat; pós-modernização; Recife.Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia da Cultura. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia da música.

Graduação em Sociologia

2004 - 2005

Freie Universität Berlin
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Ciências Sociais

2001 - 2005

Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Graduação em Comunicação Social com habilitação em Propaganda

1997 - 2000

Universidade de São Paulo
Orientador: Prof. Dr. Luiz Roberto Alves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013

Pós-Doutorado. , Universität Duisburg-Essen, Uni/DUE, Alemanha. , Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia Econômica. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia da Cultura. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia Econômica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia da Cultura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Embeddedness and Beyond: Do sociological theories meet economic realities?.Emerging Markets: The Case of "World Music" in England. 2012. (Simpósio).

Populäre Musik und Gesellschaft im 20. Jahrhundert: Ein interdisziplinäre Workshop.Wie klingt die globale Ordnung? Eine Diskussion über "World Music", Markt und Politk. 2012. (Oficina).

Popgeschichte schreiben. Fallstudien..World Music. 2012. (Oficina).

Brasilien Tag.Wie klingt die globale Ordnung? Eine Diskussion über "World Music", Markt und Politik. 2011. (Seminário).

Business of Live Music. 2011. (Simpósio).

Young Scholars' Workshop - Innovation in Music Business.The Formation of the World Music Market. 2011. (Oficina).

4th IMC World Forum on Music - Music as Social Change. 2011. (Encontro).

Sommerschule "Musik, Einwanderung, kulturelle Diversität. Weltmusik als Ideal in einer pluralistischen Gesellschaft".Being aware of the world: the institutionalization of the of the. 2010. (Outra).

Welt Wissen - 300 Jhare Wissenschaften in Berlin.Eine Welt: Musik, Markt und Kultur. 2010. (Outra).

Annual Conference of the British Forum for Ethnomusicology. The "Mangue"'s discourse and its relation to the world music market's dynamics: an evidence of modernization?. 2009. (Congresso).

VIII Congresso IASPM-AL "Alma, corazón y vida" - La canción popular y sus discursos analíticos. Discussão sobre a identidade "Mangue" - a relação entre o local, o nacional e o global como forma de distinção. 2008. (Congresso).

31. Encontro Anual da ANPOCS. "Maracatu Atômico" - a catalisação modernizadora que vem do "Mangue". 2007. (Congresso).

Seminário dos Pós-Graduandos em Sociologia.Algumas transformações contemporâneas vistas a partir do "Mangue". 2007. (Seminário).

XI Seminário Interno de Pesquisa do Grupo Cultura Memória e Desenvolvimento.Pensar o "Mangue" para entender o Brasil: uma proposta de análise dos processos de modernização/pós-modernização do Brasil contemporâneo. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leopoldo Garcia Pinto Waizbort

Waizbort, Leopoldo; Santuza Cambraia Naves; Marcia Tost Dias. "Mangue": moderno, pós-moderno, global. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Márcia Regina Tosta Dias

DIAS, M. T.; NAVES, S. C.; WAIZBORT, L.. Mangue: moderno, pós-moderno, global.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Leandro Leonardo Batista

BATISTA, L. L.. O Mangue ? Recife, anos 90. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Roberto Alves

O mangue - Recife, anos 90; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de São Paulo; Orientador: Luiz Roberto Alves;

Sandra Maria Ribeiro de Souza

CREDICARD - Instituto Airton Sena (17 Projetos Experimentais em Propaganda e Publicidade); 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Ribeiro de Souza;

Leopoldo Garcia Pinto Waizbort

?Mangue?: moderno, pós-moderno, global; ; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leopoldo Garcia Pinto Waizbort;

Leopoldo Garcia Pinto Waizbort

O mangue beat como movimento cultural e suas relações com a indústria fonográfica; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leopoldo Garcia Pinto Waizbort;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, G. P. . Considerações sobre aspectos modernos do processo de produção recente da indústria da música, ou porque o mangue virou sucesso. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte , v. 3, p. 88-117, 2010.

  • ALMEIDA, M. A. ; Alves, E. P. M. ; BRITTO, Clovis Carvalho ; CAPELARO, A. L. S. ; CARVALHO, M. ; CASTRO, Ana Lúcia ; FARIAS, Edson ; FREIRE-MEDEIROS, Bianca ; JAYME, Juliana Gonzaga ; NERY, S. ; NEVES, Magda de Almeida ; RODRIGUES, Fernando ; SILVA, G. P. . As diversas facetas do Mangue: considerações sobre moderno, pós-moderno e global. In: Edson Farias. (Org.). Práticas culturais: nos fluxos e redes da sociedades de consumidores. 1ed.Brasília/DF: Verbis Editora, 2010, v. , p. 353-384.

  • SILVA, G. P. . Auf der Suche nach einem Weg: Creole-Branchentreff für Weltmusik. Folker, Alemanha, p. 52 - 53, 01 jul. 2011.

  • SILVA, G. P. . Emerging Markets: The Case of 'World Music' in England. In: Embeddedness and Beyond: Do sociological theories meet economic realities?, 2012, Moscou. Embeddedness and Beyond: Do sociological theories meet economic realities?, 2012.

  • SILVA, G. P. . "Maracatu Atômico" - a catalisação modernizadora que vem do "Mangue". In: 31. Encontro Anual da ANPOCS, 2007, Caxambu - MG. 31. Encontro Anual da ANPOCS 2007, 2007. p. 159.

  • SILVA, G. P. . The "Mangue"'s discourse and its relation to the world music market's dynamics: an evidence of modernization?. In: Annual Conference of the British Forum for Ethnomusicology, 2009, Liverpool. Annual Conference of the British Forum for Ethnomusicology - Music, Culture and Globalisation, 2009. p. 90-90.

  • SILVA, G. P. . Discussão sobre a identidade "Mangue" - a relação entre o local, o nacional e o global como forma de distinção. In: VIII congresso IASPM-Al "Alma, corazón y vida" - La canción popular y sus discursos analíticos, 2008, Lima. VIII congresso IASPM-Al "Alma, corazón y vida" - La canción popular y sus discursos analíticos. Lima: IASPM-AL, CEMDUC - PUCP, 2008. p. 01-123.

  • SILVA, G. P. . Wie klingt die globale Ordnung? Eine Diskussion über "World Music", Markt und Politik. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, G. P. . Emerging Markets: The Case of 'World Music' in England. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, G. P. . Wie klingt die globale Ordnung? Eine Diskusison über "World Music", Markt und Politik. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. P. . Wie klingt die globale Ordnung? Eine Diskussion über World Music, Markt und Politik. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, G. P. . The "Mangue"'s discourse and its relation to the world music market's dynamics: an evidence of modernization?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, G. P. . Discussão sobre a identidade "Mangue" - a relação entre o local, o nacional e o global como forma de distinção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, G. P. . Algumas transformações contemporâneas vistas a partir do "Mangue". 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, G. P. . "Maracatu Atômico" - a catalisação modernizadora que vem do "Mangue". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, G. P. . Pensar o "Mangue" para entender o Brasil - uma proposta de análise dos processos de modernização/pós-modernização no Brasil contemporâneo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Waizbort, L. ; Klein, Stefan Fornos ; SILVA, G. P. . Para a Sociologia da Religião. São Paulo: Revista Plural, 2006. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, G. P. . Taxi Taxi - Mit Taxiliedern um die Welt. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, G. P. . Welt-Markt für Weltmusik. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, G. P. . Eine Welt: Musik, Markt und Kultur. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, G. P. . Humanitärer Pop. 2013; Tema: Produções Pop que tratam de questões humanitárias. (Blog).

SILVA, G. P. . Pop jenseits des Westens: Die Geschichte des Massenphänomens Menudo. 2013; Tema: Trata do fenômeno. (Blog).

BACHIR-LOOPUYT, T. ; BAHRS, K. ; FUHR, J. ; HEMMING, A. ; LABORDE, D. ; LISACK, L. ; O'TOOLE, M. ; SILVA, G. P. ; SCHMIDT, A. ; VOGELS, R. . Perspektiven auf den Bundeswettbewerb Creole Weltmusik aus Deutschland 08/09. 2010. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universität Duisburg-Essen, Institut für Soziologie. , Lotharstr. 65, Neudorf, 47057 - Duisburg, - Alemanha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universität Duisburg-Essen, Uni/DUE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Wissenschaftliche Mitarbeiterin (TV-L), Carga horária: 40

2010 - 2010

Humboldt-Universität zu Berlin

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Beauftragende Lehrperson, Carga horária: 2

Outras informações:
Curso: Weltmusik zwischen Markt und Politik, na área de Populäre Musik (Institut für Musikwissenschaft), oferecido em trabalho conjunto com Matthias Lewy.