Fábio Guilherme Poletto

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (2004). Especialista em História e Estética da Música do século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2001). Licenciado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1996). Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Música e Práticas Interpretativas, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Música, Estética, Música Brasileira, Práticas Interpretativas.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2006 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: ?Saudade do Brasil: Tom Jobim na cena musical brasileira ? (1963/1976).
Marcos Francisco Napolitano de Eugenio. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Tom Jobim; Estética Musical; MPB; Música Popular.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História da Cultura Brasileira. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: História da Música. Setores de atividade: Educação Superior; Atividades profissionais, científicas e técnicas; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em História

2002 - 2004

Universidade Federal do Paraná
Título: Tom Jobim e a modernidade musical brasileira (1953/1958),Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Marcos Napolitano de Eugenio
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: história da música; música brasileira; música gravada; Tom Jobim; musica.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: História da Música. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes. Setores de atividade: Educação Superior; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Especialização em Estética e Interpretação da Música do Século XX

1999 - 2001

Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Graduação em Licenciatura em Música

1993 - 1996

Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , King's College London, KCL, Grã-Bretanha. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Estética Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: História da Música.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História da Cultura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Estética Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

POLETTO, F. G. ; EGG, A. A. ; OLIVEIRA, A. P. ; GUAZINA, L. . I Seminário de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade. 2016. (Outro).

POLETTO, F. G. ; SCARDUELLI, F. ; RODRIGUES, F. A. ; FRAGA, O. C. ; LIMA, L. . VIII Simpósio Acadêmico de Violão da Embap. 2015. (Congresso).

POLETTO, F. G. ; MEZZOMO, F. ; PATARO, C. ; MOLENA, C. . IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar. Participação na equipe de organização do evento, como Coordenador de Campus.. 2014. (Outro).

POLETTO, F. G. ; OLIVEIRA, A. P. ; EGG, A. A. ; EVANGELISTA, E. H. M. . Ciclo de Debates Música, Cultura e Sociedade: perspectivas temáticas de pesquisa. Ciclo de palestras aberto à comunidade acadêmica, com comunicação de pesquisas em andamento por parte dos membros do Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Sociedade.. 2014. (Outro).

POLETTO, F. G. ; PROSSER, E. S. ; KERN, K. . IX Fórum de Pesquisa em Arte - Coordenação Geral. 2013. (Congresso).

POLETTO, F. G. ; SILVA JUNIOR, M. ; FRAGA, O. C. ; FERREIRA, L. C. R. . VI Simpósio Acadêmico de Violão da Embap - Coordenador Acadêmico. 2012. (Outro).

POLETTO, F. G. . Oficina de Alta Interpretação Violonística com Nora Buschmann - Coordenador Geral. 2012. (Outro).

POLETTO, F. G. ; EGG, A. A. ; GUAZINA, L. S. ; OLIVEIRA, A. P. . I Congresso de História, Música e Política - Coordenação Geral. 2012. (Congresso).

POLETTO, F. G. . V Simpósio Acadêmico de Violão da Embap. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar.Sessão de Comunicações. 2017. (Encontro).

VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar.Reunião do Grupo de Trabalho de Pós-Graduação Stricto Sensu. 2017. (Seminário).

VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e II Encontro de Iniciação Científica da Unespar. 2016. (Seminário).

II Congreso Chileno de Estudios en Música Popular. Apresentação do artigo: "A interpretação de Tom Jobim para Aquarela do Brasil: tensões em um monumento da identidade musical brasileira". 2014. (Congresso).

3o. Seminário de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual do Paraná - Unespar.Apresentação de resultados do Grupo de Trabalho "Projeto de Mestrado em Música" Unespar/Embap. 2013. (Seminário).

I Colóquio de Etnomusicologia da Unespar/FAP: Etnomusicolgia, Universidade e Políticas do Comum.Apresentação dos Anais do I Congresso de Música, História e Política. 2013. (Encontro).

IX Fórum de Pesquisa em Arte.Arte e Política no Brasil e contexto da Ditadura Militar (1964-1985). Participação como moderador na mesa de debates.. 2013. (Outra).

I Congresso de Música, História e Política. Participação em Mesa redonda sobre "História e Música". 2012. (Congresso).

I Congresso de Música, História e Política. Moderador na Sessão de Comunicação 4. 2012. (Congresso).

Vi Simpósio Acadêmico de Violão da Embap.Moderador da Sessão de Comunicações V. 2012. (Simpósio).

6o. Seminário de Pesquisa em Artes da FAP.Parecer Técnico para artigos submetidos à avaliação.. 2011. (Seminário).

III Simpósio Acadêmico de Violão da Embap.Parecer Técnico para artigos submetidos à avaliação.. 2009. (Simpósio).

III Simpósio Acadêmico de Violão da Embap.O violão nos trabalhos defendidos na Pós-Graduação no Brasil. Participação como moderador em mesa redonda.. 2009. (Simpósio).

II Simpósio Acadêmico de Violão da Embap.Membro da Comissão de Seleção dos Trabalhos. 2008. (Simpósio).

VI Forum de Pesquisa Cientifica em Arte.Membro da Comissão de Seleção dos Trabalhos. 2008. (Outra).

VI Forum de Pesquisa Cientifica em Arte.O ensino da música: história, prática, teorias e avaliação. Participação como moderador.. 2008. (Outra).

IV Fórum de Pesquisa Científica em Arte.Várias faces do moderno: a Historiografia da música popular brasileira nos anos 50. 2005. (Outra).

2o. Simpósio Nacional de História Cultural.A influência do pensamento concretista na historiografia da música popular brasileira. 2004. (Simpósio).

Americano da Associação Internacional do Estudo da Música Popular. Tom Jobim e a modernidade musical brasileira (1953/1958). 2004. (Congresso).

II Fórum de Pesquisa Científica em Arte.Mudanças na produção e recepção de música no século XX: o impacto dos sistemas de gravação. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Amanda Ribeiro Coutinho

POLETTO, F. G.EGG, A. A.; GUERIOS, P. R.. Richard Wagner compositor, escritor e nacionalista: o projeto de construção de uma obra de arte total alemã (1834-1871). 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alan Rafael de Medeiros

POLETTO, F. G.; RIBEIRO, L. C.; GALETTO, U.;EGG, A. A.; KAMINSKI, R.. Caminho de Música: paradigmas e sociabilidades musicais em Curitiba na atuação da Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI) entre 1945-1963.. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Regina Márcia Bordallo de Mesquita

POLETTO, F. G.; SANTOS, D. V.; CARDOSO, M.; RAGO FILHO, A.; EUGENIO, M. F. N.. Da bossa à barricada: engajamento político e mercado na carreira de Geraldo Vandré (1961-1968). 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Kelly Aparecida de Paula Martins

POLETTO, FABIO GUILHERME; BAIA, S. F.; ALFONSO, S. M.. A trajetória profissional de Edmar Ferreti: memória e história. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Música) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rodrigo da Silva Velozo

POLETTO, F. G.; ANDRADE, M. A.; DEMARCHI, P. C.. A música paranaense no projeto Mais Educação do Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores de Música do Ensin) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Alice Fonseca Machowsky

ALIPIO, A.OTUTUMI, C. V. H.POLETTO, F. G.. O Ensino de levadas rítmicas no violão popular por meio do método o Passo de Lucas Ciavatta. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pedagogia do Instrumento e Perfo) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Mariella Bin Hatschbach

POLETTO, F. G.; DEMARCHI, P. C.; ILLESCAS, A.. Obrigatoriedade do ensino de música na Escola Pública - um estudo de caso. Curso de Especialização Lato Sensu para professores de música do Ensino Fundamental Público. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores de Música do Ensin) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

POLETTO, F. G.PETERS, A. P.; DEMARCHI, P. C.. Cultura Popular e educação musical na formação da identidade - Curso de Especialização para professores de música do Ensino Fundamental Público. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores de Música do Ensin) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Renan Alfredo de Medeiros D?Avila

POLETTO, F. G.EGG, A. A.GUAZINA, L. S.. A Crítica Musical de Mário de Andrade no Diário Nacional em 1927, 1928 e 1929.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Leticia Grockotzki Goularte

POLETTO, F. G.RIBEIRO, F. A.. A notação para viela de roda: uma abordagem contemporanea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição e Regência) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Pamela Lopes Nunes

POLETTO, F. G.; WEICHSELBAUM, A.; WEILAND, R. L.. Contribuições do ensino da música em Projetos Sociais: depoimentos de egressos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Lucas Siécola Moreira/Leonardo Caio Langrafe

Malachini, Jovita; Pietrovski, Rosamaria;POLETTO, F. G.. Inspiração da Era Romântica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

POLETTO, F. G.PETERS, A. P.EGG, A. A.. Teste Seletivo para contratação de Professor Colaborador - História da Música. 2019. Universidade Estadual do Paraná.

POLETTO, F. G.EGG, A. A.RAMOS, D.. Concurso Público de Provas e Títulos. 2013. Universidade Estadual do Paraná.

POLETTO, F. G.. Concurso Público de Provas e Títulos. 2011. Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

POLETTO, FABIO GUILHERME; LIMA, L.; GARCIA, M.. Banca Examinadora para a promoção de docente à classe de Professor Associado. 2019. Universidade Estadual do Paraná.

POLETTO, F. G.; PROSSER, E. S.; BINOTTO, D. A.. Teste Seletivo para Contratação de Professor Colaborador em História da Música. 2016. Universidade Estadual do Paraná.

POLETTO, F. G.. Banca Examinadora para Avaliação de Memorial Descritivo da Docente Anete Susana Weichselbaum. 2015. Universidade Estadual do Paraná.

POLETTO, F. G.. Banca Examinadora para Avaliação de Memorial Descritivo de Docente. 2014. Universidade Estadual do Paraná.

POLETTO, F. G.ALIPIO, A.; RODRIGUES, F. A.. Vestibular 2012. 2012. Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Selma Baptista

BAPTISTA, S.. Tom Jobim e a modernidade musical brasileira.. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

José Roberto Zan

NAPOLITANO, M.; STARLING, H. M. M.; SILVEIRA JUNIOR, W. G.; MORAES, J. G. V.;Zan, José Roberto. Saudade do Brasil: Tom Jobim na cena musical brasileira (1963-1976). 2011 - Facuyldade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Heloisa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.; EUGENIO, M. F. N.; SILVEIRA JUNIOR, W. G.; MORAES, J. G. V.; ZAN, J. R.. Saudade do Brasil: Tom Jobim na cena musical brasileira (1963-1976). 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Jose Geraldo Vinci de Moraes

MORAES, J. G. V.; NAPOLITANO, M.; GARCIA, W.; ZAN, J.R. Saudades do Brasil: Tom Jobim na cena musical brasileira (1967-1976).. 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Walter Garcia da Silveira Júnior

NAPOLITANO, Marcos; MORAES, J. G. V.; ZAN, J. R.; STARLING, H. M. M.;GARCIA, Walter.. Saudade do Brasil: Tom Jobim na cena musical brasileira (1963-1976). 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Walter Garcia da Silveira Júnior

GARCIA, Walter.; NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, E. T.. Saudade do Brasil: brasilidade e mercado na MPB de Tom Jobim (1967/1976). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daniel Dal Ponte Deverecki

"Chico Buarque, a canção de quem venceu?: a atuação musical do artista pelo olhar do Caderno B do Jornal do Brasil em tempos de repressão (1965-1968); Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);

Elizeu Glomba

O Violão no Conservatório Maestro Paulino Martins Alves; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL; ) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Orientador: Fabio Guilherme Poletto;

Juliana Cristina Cordeiro Gomes

O processo de transcrição da Fantasia para un Gentilhombre, de Joaquin Rodrigo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Composição e Regência) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Fabio Guilherme Poletto;

Leonardo Caio Langrafe

Inspiração da Era Romântica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Orientador: Fabio Guilherme Poletto;

Paulo Vinícius de Freitas Zuba

PERFORMANCE DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA PARA GUITARRA ELÉTRICA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Guilherme Poletto;

Guilerme Moreira Ribeiro Barciki

A MÚSICA DE TOM JOBIM NA TELENOVELA BRASILEIRA: MAPEAMENTO DE OBRAS A PARTIR DE RECORTE HISTÓRICO (1969-1994); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Guilherme Poletto;

Giuliano Pereira Aurichio

Estudos sobre a Guitarra Elétrica; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Guilherme Poletto;

Gabriela Silva Safraider

A música para cinema de Antonio Carlos Jobim; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Fabio Guilherme Poletto;

Cyro Estevão Freire de Lima

A tradição do Jongo no morro da Serrinha; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Guilherme Poletto;

Eric Henrique Moreira Evangelista

Identidade nacional e política cultural durante o Regime Militar brasileiro: o caso das obras Ritmata, Momentos I e Livro das Seis Cordas; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Instrumento) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Guilherme Poletto;

Rafaele Maria Andrade

Análise da composição aplicada ao disco duplo Clube da Esquina; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Guilherme Poletto;

Eric Henrique Moreira Evangelista

As obras encomendadas por Turíbio Santos: Ritmata, Momentos I, Livro para Seis Cordas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Guilherme Poletto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Francisco Napolitano De Eugênio

Tom Jobim e a modernidade musical brasileira (1953-1958); 2004; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Francisco Napolitano de Eugenio;

Marcos Francisco Napolitano De Eugênio

Saudades do Brasil: Tom Jobim na cena musical brasileira (1967-1976); 2011; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Francisco Napolitano de Eugenio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • POLETTO, FABIO GUILHERME ; MOREIRA EVANGELISTA, ERIC HENRIQUE . Diplomacia e política cultural no Brasil (1964-1975): o caso das obras Ritmata e Momentos I. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 23, p. 23-42, 2017.

  • POLETTO, F. G. . A interpretação de Tom Jobim para 'Aquarela do Brasil': tensões em um monumento da identidade musical brasileira. Revista Vortex , v. 4, p. 10-25, 2016.

  • POLETTO, F. G. . Sabiá no III Festival Internacional da Canção: vaia e ocaso da estética bossa novista de Tom Jobim.. Antíteses (Londrina) , v. 8, p. 43, 2015.

  • POLETTO, F. G. . O que vai ser de mim. A disputa por espaços e a afirmação estética de Antonio Carlos Jobim (1953/1959). Letterature d'America , v. XXVIII, p. 27-63, 2008.

  • POLETTO, F. G. . Samba não é brinquedo: a afirmação comercial e estética. In: Luca Bacchini. (Org.). Maestro Soberano: ensaios sobre Antonio Carlos Jobim. 1a.ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017, v. 1, p. 51-80.

  • POLETTO, F. G. ; EGG, A. A. ; RAMOS, D. ; PETERS, A. P. ; OLIVEIRA, A. P. . Tom Jobim na América: debates sobre a internacionalização da bossa nova na década de 1960. In: André Acastro Egg. (Org.). Música, Cultura e Sociedade: dilemas do moderno.. 1a.ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 157-178.

  • POLETTO, F. G. . Apontamentos sobre a bossa nova e suas relações com projetos de identidade nacional. In: XXVI Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos e Anais, 2016. v. 1.

  • POLETTO, F. G. . As noites que eu não queria: Tom Jobim no III Festival Internacional da Canção de 1968. In: I Congresso de Música História e Política, 2013, Curitiba. Anais do I Congresso de Música História e Política. Curitiba: Faculdade de Artes do Paraná, 2012. v. 1. p. 77-102.

  • POLETTO, F. G. . Várias faces do moderno: a Historiografia da música popular brasileira nos anos 50. In: IV Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2005, Curitiba. Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2005.

  • POLETTO, F. G. . Mudanças nos padrões de produção e recepção da música do século XX: o impacto dos sistemas de gravação. In: II Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2004, Curitiba. Anais do II Fórum de Pesquisa Científica em Arte. Curitiba: ArtEMBAP, 2004. p. 170-185.

  • POLETTO, F. G. . Tom Jobim e a Modernidade Musical Brasileira: 1953/1958.. In: V Congresso da Seção Latino-Americana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, IASPM-LA, 2004, Rio de Janeiro. Anais do Congresso da International Association for Studies on Popular Music, 2004.

  • POLETTO, F. G. . "A influência do pensamento concretista na historiografia da música popular brasileira". Anais do 2o Simpósio Nacional História Cultural, 2004, Rio de Janeiro. 2o Simpósio Nacional História Cultural. Rio de Janeiro : Fundação Casa de Rui Barbosa e CPDOC/FGV, 2004., 2004.

  • POLETTO, FABIO GUILHERME . Film Music of Antonio Carlos Jobim: works, chronology, characteristics, and relationships with Brazilian literature. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • POLETTO, FABIO GUILHERME . When different cultural contexts resize a popular song: a study about The Girl from Ipanema. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POLETTO, F. G. . Apontamentos sobre a bossa nova e suas relações com projetos de identidade nacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • POLETTO, F. G. . Organização e planejamento das ações do Grupo de Trabalho para Criação de Programa de Pós-Graduação em Música/Unespar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POLETTO, F. G. . Ciclo de Leituras em Música, Cultura e Sociedade: Musica Practica - the social practice of Western Music from Gregorian Chant to Postmodernism. Palestra sobre o livro de Michael Chanan, no âmbito do Ciclo de Leituras em Música, Cultura e Sociedade, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POLETTO, F. G. ; RIBEIRO, F. A. . V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & IV Fórum Nacional de Editores de Periódicos de Música. Apresentação do texto em co-autoria com Felipe de Almeida Ribeiro: Questões e problemas relativos à construção de uma política editorial de partituras da Revista Vórtex'.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • POLETTO, F. G. . A interpretação de Tom Jobim para Aquarela do Brasil: tensões em um monumento da identidade musical brasileira. Artigo apresentado no II Congreso Chileno de Estudios en Música Popular - Direcciones y convergencias para la resignificación en la investigación musical. Santiago, Chile, 08 a 11/01/2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • POLETTO, F. G. . Estudos Jobinianos: o desafio do monumento. Palestra apresentada no Ciclo de Debates 'Música, Cultura e Sociedade: perspectivas e temáticas de pesquisa', promovido pelo Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Sociedade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POLETTO, F. G. ; EGG, A. A. . História e Música: novas abordagens, diálogos entre ensino e pesquisa. Palestra apresentada na mesa 'História e Música', durante a V Semana Acadêmica de História da UFPR: 'Novas abordagens entre ensino e pesquisa'.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POLETTO, F. G. . Tom Jobim e a cena musical nos anos 1970. Palestra apresentada no Ciclo de debates 'Tradição e Modernidade na MPB', promovido pelo Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Sociedade. Realizado em Curitiba, teatro Sesc da Esquina.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POLETTO, F. G. . Várias faces do moderno: a Historiografia da música popular brasileira nos anos 50. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • POLETTO, F. G. ; EGG, A. A. ; OLIVEIRA, A. P. ; GUAZINA, L. S. . Anais do I Congresso de Música, História e Política. Curitiba, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

POLETTO, FABIO GUILHERME . Revista Vortex, vol. 7 no. 2. 2019.

POLETTO, FABIO GUILHERME . Parecer Ad Hoc para OPUS ? Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, vol 25, no. 2. 2019.

POLETTO, F. G. . Revista Vortex vol. 6, no 2. 2018.

POLETTO, F. G. . Música Popular em Revista. 2018.

POLETTO, F. G. . Revista Vortex, vol. 5, no. 1. 2017.

POLETTO, F. G. . Revista Vórtex, vol. 5, no. 3. 2017.

POLETTO, F. G. . Revista Outros Tempos, vol. 14, no. 24. 2017.

POLETTO, FABIO GUILHERME . Revista Vórtex, vol. 5, no. 3. 2017.

POLETTO, F. G. . Revista Vortex, vol. 4, no. 2. 2016.

POLETTO, F. G. . Revista Vortex, vol. 4, no. 3. 2016.

POLETTO, F. G. . Revista Vortex, vol. 3, no. 1. 2015.

POLETTO, F. G. . VIII Simpósio Acadêmico de Violão Embap - Parecer. 2015.

POLETTO, F. G. . Música Popular em Revista - Parecer. 2013.

POLETTO, F. G. . Varia História - Parecer. 2012.

POLETTO, F. G. . Cuadernos de Música, Artes Visuales Y Artes Escénicas - Parecer. 2012.

POLETTO, F. G. . VIII Fórum de Pesquisa Científica em Arte - Parecer. 2012.

POLETTO, F. G. . Cadernos de Clio - Parecer. 2012.

POLETTO, F. G. . VII Fórum de Pesquisa Científica em Arte - Parecer. 2011.

POLETTO, F. G. ; EGG, A. A. . A arte de Chico Buarque. A arte de Chico Buarque de Holanda. O programa discute as relações entre a produção do músico, compositor e escritor Chico Buarque de Holanda com o cenário cultural brasileiro da segunda metade do século XX.. 2014.

POLETTO, F. G. ; SCARDUELLI, F. . Mestrado em Música. 2015. (Projeto).

POLETTO, F. G. ; CUNHA, C. M. . Arte. Coleção de livros didáticos destinados à terceira série do Ensino Médio. Em quatro volumes, divididos em Livro do Professor e Livro do Aluno, abordando manifestações artísticas a partir de recorte histórico e poético. Engloba as linguagens da música, artes visuais, teatro e dança. Editora Positivo Ltda. Curitiba, PR. ISBN da série: 978-85-385-5892-7. 242 páginas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

POLETTO, F. G. ; CUNHA, C. M. . Arte: da música medieval ao barroco. Material didático para o ensino da música no Ensino Médio. Aborda as manifestações musicais em perspectiva histórica e poética.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

POLETTO, F. G. ; CUNHA, C. M. . Arte: música do classicismo ao romantismo. Material didático para o ensino da música no Ensino Médio. Aborda as manifestações musicais em perspectiva histórica e poética.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

POLETTO, F. G. ; Cunha, Clovis Marcio . Arte: modernismo, vanguardas e reprodutibilidade técnica. Material didático para o ensino da música. Aborda as manifestações musicais em perspectiva histórica e poética.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

POLETTO, F. G. ; Cunha, Clovis Marcio . Arte: modernismo brasileiro, contracultura e pós-modernismo. Material didático para o ensino da música. Aborda as manifestações musicais em perspectiva histórica e poética.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

POLETTO, F. G. ; CUNHA, C. M. . Arte. Coleção de livros didáticos destinados à segunda série do Ensino Médio. Em quatro volumes, divididos em Livro do Professor e Livro do Aluno, abordando manifestações artísticas a partir de recorte histórico e poético. Engloba as linguagens da música, artes visuais, teatro e dança. Editora Positivo Ltda. Curitiba, PR. ISBN da série: 978-85-385-5324-3. 254 páginas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

POLETTO, F. G. . VII Simpósio Acadêmico de Violão - Editor dos Anais. 2012. (Editoração/Anais).

POLETTO, F. G. ; CUNHA, C. M. . Arte. Coleção de livros didáticos destinados à primeira série do Ensino Médio. Em quatro volumes, divididos em Livro do Professor e Livro do Aluno, abordando manifestações artísticas a partir de recorte histórico e poético. Engloba as linguagens da música, artes visuais, teatro e dança. Editora Positivo Ltda. Curitiba, PR. ISBN da Série: 978-85-385-5335-9. 263 páginas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

POLETTO, F. G. . Estética e Análise Musical. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

POLETTO, F. G. . Música Orquestral Brasileira. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

POLETTO, F. G. ; OTUTUMI, C. V. H. ; PETERS, A. P. ; FRAGA, O. C. ; CAPISTRANO, R. ; FREGONEZE, C. C. ; ASSIS, C. A. ; DEMARCHI, P. C. ; CARNEIRO, M. S. ; VILANI, A. L. . III Bienal Música Hoje - Ensemble Nih Nik - participação na performance coletiva da obra 'In C', do compositor Terry Riley (1935). 2015. Interpretação.

POLETTO, F. G. . Quando ela chora. 2011. Composição (estréia).

POLETTO, F. G. . VII Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense. Apresentação musical abordando composições de autores brasileiros, com recorte de obras originais e transcrições para o violão.. 2010. Interpretação.

POLETTO, F. G. ; DEDOS, T. T. . A pesquisa sonora de Edu Lobo. Espetáculo com releitura da obra musical do compositor Edu Lobo (1943), abordando suas relações com identidade nacional, tradição e modernidade.. 2003. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Estudos históricos e analíticos de repertórios musicais produzidos no Brasil no século XX, Descrição: Este projeto de pesquisa aborda diferentes repertórios musicais produzidos no Brasil ao longo do século XX, objetivando estabelecer possibilidades de investigação simultaneamente histórica e analítica. Sua abordagem prevê investigação e análise do universo de estruturas musicais mobilizadas internamente pelas obras a partir das perspectivas teóricas de BURKHOLDER & KING (2010); LINCOLN & BONTA (1986) e MIDDLETON (1993). Desta forma, propõe leitura dos estilos históricos, pela articulação da análise destas obras com o exame dos diferentes cenários culturais que caracterizaram seus contextos de produção e circulação, em perspectiva já adotada por TARUSKIN (2010); RUSSEL (1993) e NAPOLITANO (2002). Como estratégia de seleção dos repertórios, se propõe a selecionar obras que mobilizaram, direta ou indiretamente, as categorias nacional/estrangeiro, popular/erudito, tradicional/moderno, ao longo de seu processo histórico de circulação no campo cultural. Tais categorias são compreendidas, a partir de TRAVASSOS (2000) e BAIA (2014), como elementos constituintes de Linhas de Força que catalisaram parte importante dos debates que permearam o campo cultural brasileiro ao longo do século. Esta perspectiva pretende, portanto, evidenciar as relações entre os estilos históricos com as principais Linhas de Força que balizaram a esfera pública no Brasil ao longo do século XX, a saber: debates suscitados pela emergência de projetos de identidade nacional, marcados pelas categorias nacional/estrangeiro; debates que envolveram noções de tradição e conceitos de modernidade em música, inclusive em suas relações com o desenvolvimento de novas tecnologias; debates que envolveram a constituição do próprio campo musical, como arena constituída sob relativa autonomia, em suas interlocuções com os discursos erudito e popular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabio Guilherme Poletto - Coordenador / Giuliano Pereira Aurichio - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Estudos sobre Guitarra Elétrica, Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver campo de estudos sobre a Guitarra Elétrica a partir da estruturação de três frentes de atuação: (i) mapeamento de repertórios escritos para o instrumento no universo da música erudita a partir de recorte geográfico; (ii) estudo das características dos repertórios escritos para o instrumento na contemporaneidade, a partir dos conceitos de mecanismo e técnica, hauridos em Fernandez (2000) e expressividade, em Sloboda (2007); (iii) desenvolvimento de estratégias de performance, a partir dos conceitos de Sloboda (1990), Clarke (2002) e Altenmüller & Gruhn (2002) para execução dos repertórios mapeados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fabio Guilherme Poletto - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2014 - 2016

    Linhas de força na música produzida no Brasil no século XX: uma análise histórica das categorias: tradicional/moderno, nacional/estrangeiro, popular/erudito., Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva a compreensão de três diferentes Linhas de Força, propostas por Elisabeth Travassos (2000), que afetaram direta ou indiretamente o cenário de produção e circulação de obras musicais no Brasil ao longo do século XX. Identifica essas Linhas de Força como conceito operativo para a crítica histórica, a partir das proposições de Marc Bloch (2002) e Jacques LeGoff (1990), e compreendidas como construções discursivas de matiz ideológico, de caráter polissêmico, e articuladas em seis categorias, historicamente tratadas como oposições, dicotomias, complementaridades: tradicional/moderno, nacional/estrangeiro, popular/erudito. A investigação de suas interferências nesse cenário se dará por meio do mapeamento e análise crítica de diferentes séries de fontes, buscando articular textos musicais ao contexto de sua circulação. Este método crítico visa compreender o processo dialético das formulações e o complexo jogo de interferências mútuas e interpolações que marcou a consolidação de sentidos para essas categorias, moduladas por diferentes agentes históricos em cenários culturais distintos. Seus resultados podem apontar novos elementos para a compreensão da constituição de um campo musical no Brasil do século XX, seus limites e potencialidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fabio Guilherme Poletto - Coordenador / Eric Henrique Moreira Evangelista - Integrante / Gabriela Silva Safraider - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Brasilidade, Tradição e Modernidade na música brasileira do século XX: uma análise histórica., Descrição: Este projeto tem por objetivo a investigação histórica, a partir da compreensão de Marc Bloch (2002) e Jacques Le Goff (1990), de discursos e representações construídos sobre as categorias brasilidade, tradição e modernidade na esfera da música brasileira do século XX. Parte da premissa de que essas categorias são historicamente construídas em processos e negociações culturais nas quais atuam mediadores de todo tipo, como definidos por Hermano Vianna (1995). Avalia a formação e consolidação de juízos valorativos e balizas ideológicas que permearam esses discursos no cenário musical, a partir das proposições de Marcos Napolitano (2002). Seus resultados tendem a apontar para novas perspectivas de articulação crítica entre a consolidação de discursos estéticos sobre essas categorias e suas interfaces sonoras, compreendidas como conjunto de obras gravadas e/ou editadas comercialmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fabio Guilherme Poletto - Coordenador / Eric Henrique Moreira Evangelista - Integrante / Cyro Estevão Freire de Lima - Integrante / Rafaele Maria Andrade - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    TRANSCULTUR@ Dicionário de história cultural transatlântica Sécs. XVIII-XXI, Descrição: Transcultur@ é um programa de pesquisa internacional dirigido por uma equipe franco-brasileira, em parceria com a Universidade da Califórnia, em Berkeley, e com a Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar. Conta, desde 2016, com o apoio da ANR (França) e da FAPESP (Brasil). O projeto visa elaborar um Dicionário de História Cultural Transatlântica, sécs. XVIII-XXI : uma enciclopédia digital, gratuita e de livre acesso, a ser publicada on line em quatro línguas (inglês, francês, português e espanhol). Concebido em uma perspectiva transdisciplinar, em que se associam historiadores, antropólogos, sociólogos, geógrafos e especialistas em literatura, arte, cinema, teatro e música, o Dicionário propõe-se a analisar as dinâmicas culturais do espaço atlântico e seu papel no processo de mundialização contemporânea. Site https://transcultura.hypotheses.org/. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabio Guilherme Poletto - Coordenador / André Acastro Egg - Integrante / Anaïs Fléchet - Integrante / Gabriela Pellegrino - Integrante / Olivier Compagnon - Integrante / Marcos Napolitano - Integrante / Jean-Sebastien Noel - Integrante / Michael Kramer - Integrante.

  • 2016 - Atual

    TRANSCULTUR@ Dicionário de história cultural transatlântica Sécs. XVIII-XXI, Descrição: Transcultur@ é um programa de pesquisa internacional dirigido por uma equipe franco-brasileira, em parceria com a Universidade da Califórnia, em Berkeley, e com a Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar. Conta, desde 2016, com o apoio da ANR (França) e da FAPESP (Brasil). O projeto visa elaborar um Dicionário de História Cultural Transatlântica, sécs. XVIII-XXI : uma enciclopédia digital, gratuita e de livre acesso, a ser publicada on line em quatro línguas (inglês, francês, português e espanhol). Concebido em uma perspectiva transdisciplinar, em que se associam historiadores, antropólogos, sociólogos, geógrafos e especialistas em literatura, arte, cinema, teatro e música, o Dicionário propõe-se a analisar as dinâmicas culturais do espaço atlântico e seu papel no processo de mundialização contemporânea. Site https://transcultura.hypotheses.org/. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabio Guilherme Poletto - Integrante / André Acastro Egg - Integrante / Anaïs Fléchet - Coordenador / Gabriela Pellegrino - Integrante / Olivier Compagnon - Integrante / Marcos Napolitano - Integrante / Jean-Sebastien Noel - Integrante / Michael Kramer - Integrante.

  • 2016 - Atual

    TRANSCULTUR@ Dicionário de história cultural transatlântica Sécs. XVIII-XXI, Descrição: Transcultur@ é um programa de pesquisa internacional dirigido por uma equipe franco-brasileira, em parceria com a Universidade da Califórnia, em Berkeley, e com a Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar. Conta, desde 2016, com o apoio da ANR (França) e da FAPESP (Brasil). O projeto visa elaborar um Dicionário de História Cultural Transatlântica, sécs. XVIII-XXI : uma enciclopédia digital, gratuita e de livre acesso, a ser publicada on line em quatro línguas (inglês, francês, português e espanhol). Concebido em uma perspectiva transdisciplinar, em que se associam historiadores, antropólogos, sociólogos, geógrafos e especialistas em literatura, arte, cinema, teatro e música, o Dicionário propõe-se a analisar as dinâmicas culturais do espaço atlântico e seu papel no processo de mundialização contemporânea. Site https://transcultura.hypotheses.org/. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabio Guilherme Poletto - Integrante / André Acastro Egg - Integrante / Anaïs Fléchet - Coordenador / Gabriela Pellegrino - Integrante / Olivier Compagnon - Integrante / Marcos Napolitano - Integrante / Jean-Sebastien Noel - Integrante / Michael Kramer - Integrante.

  • 2016 - Atual

    TRANSCULTUR@ Dicionário de história cultural transatlântica Sécs. XVIII-XXI, Descrição: Transcultur@ é um programa de pesquisa internacional dirigido por uma equipe franco-brasileira, em parceria com a Universidade da Califórnia, em Berkeley, e com a Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar. Conta, desde 2016, com o apoio da ANR (França) e da FAPESP (Brasil). O projeto visa elaborar um Dicionário de História Cultural Transatlântica, sécs. XVIII-XXI : uma enciclopédia digital, gratuita e de livre acesso, a ser publicada on line em quatro línguas (inglês, francês, português e espanhol). Concebido em uma perspectiva transdisciplinar, em que se associam historiadores, antropólogos, sociólogos, geógrafos e especialistas em literatura, arte, cinema, teatro e música, o Dicionário propõe-se a analisar as dinâmicas culturais do espaço atlântico e seu papel no processo de mundialização contemporânea. Site https://transcultura.hypotheses.org/. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2016 - Atual

    TRANSCULTUR@ Dicionário de história cultural transatlântica Sécs. XVIII-XXI, Descrição: Transcultur@ é um programa de pesquisa internacional dirigido por uma equipe franco-brasileira, em parceria com a Universidade da Califórnia, em Berkeley, e com a Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar. Conta, desde 2016, com o apoio da ANR (França) e da FAPESP (Brasil). O projeto visa elaborar um Dicionário de História Cultural Transatlântica, sécs. XVIII-XXI : uma enciclopédia digital, gratuita e de livre acesso, a ser publicada on line em quatro línguas (inglês, francês, português e espanhol). Concebido em uma perspectiva transdisciplinar, em que se associam historiadores, antropólogos, sociólogos, geógrafos e especialistas em literatura, arte, cinema, teatro e música, o Dicionário propõe-se a analisar as dinâmicas culturais do espaço atlântico e seu papel no processo de mundialização contemporânea. Site https://transcultura.hypotheses.org/. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabio Guilherme Poletto - Integrante / André Acastro Egg - Integrante / Anaïs Fléchet - Coordenador / Gabriela Pellegrino - Integrante / Olivier Compagnon - Integrante / Marcos Napolitano - Integrante / Jean-Sebastien Noel - Integrante / Michael Kramer - Integrante.

  • 2016 - Atual

    TRANSCULTUR@ Dicionário de história cultural transatlântica Sécs. XVIII-XXI, Descrição: Transcultur@ é um programa de pesquisa internacional dirigido por uma equipe franco-brasileira, em parceria com a Universidade da Califórnia, em Berkeley, e com a Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar. Conta, desde 2016, com o apoio da ANR (França) e da FAPESP (Brasil). O projeto visa elaborar um Dicionário de História Cultural Transatlântica, sécs. XVIII-XXI : uma enciclopédia digital, gratuita e de livre acesso, a ser publicada on line em quatro línguas (inglês, francês, português e espanhol). Concebido em uma perspectiva transdisciplinar, em que se associam historiadores, antropólogos, sociólogos, geógrafos e especialistas em literatura, arte, cinema, teatro e música, o Dicionário propõe-se a analisar as dinâmicas culturais do espaço atlântico e seu papel no processo de mundialização contemporânea. Site https://transcultura.hypotheses.org/. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabio Guilherme Poletto - Integrante / André Acastro Egg - Integrante / Anaïs Fléchet - Coordenador / Gabriela Pellegrino - Integrante / Olivier Compagnon - Integrante / Marcos Napolitano - Integrante / Jean-Sebastien Noel - Integrante / Michael Kramer - Integrante.

  • 2016 - Atual

    TRANSCULTUR@ Dicionário de história cultural transatlântica Sécs. XVIII-XXI, Descrição: Transcultur@ é um programa de pesquisa internacional dirigido por uma equipe franco-brasileira, em parceria com a Universidade da Califórnia, em Berkeley, e com a Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar. Conta, desde 2016, com o apoio da ANR (França) e da FAPESP (Brasil). O projeto visa elaborar um Dicionário de História Cultural Transatlântica, sécs. XVIII-XXI : uma enciclopédia digital, gratuita e de livre acesso, a ser publicada on line em quatro línguas (inglês, francês, português e espanhol). Concebido em uma perspectiva transdisciplinar, em que se associam historiadores, antropólogos, sociólogos, geógrafos e especialistas em literatura, arte, cinema, teatro e música, o Dicionário propõe-se a analisar as dinâmicas culturais do espaço atlântico e seu papel no processo de mundialização contemporânea. Site https://transcultura.hypotheses.org/. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabio Guilherme Poletto - Integrante / André Acastro Egg - Integrante / Anaïs Fléchet - Coordenador / Gabriela Pellegrino - Integrante / Olivier Compagnon - Integrante / Marcos Napolitano - Integrante / Jean-Sebastien Noel - Integrante / Michael Kramer - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Bolsa de Estudos Programa de Doutorado Direto no Exterior - PDEE, CAPES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola de Música e Belas Artes do Paraná. , Rua Comendador Macedo, 254, Centro, 80060030 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 30260029, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    University of Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2012 - Atual

    Universidade Estadual do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/2019

      Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Música do Século XX/XXI

    • 02/2019

      Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Música no Brasil

    • 02/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Escola de Música e Belas Artes do Paraná.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante - Colegiado de Graduação em Composição E Regência.

    • 03/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Escola de Música e Belas Artes do Paraná.,Cargo ou função, Coordenador de Grupo de Trabalho para implantação de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Música.

    • 03/2011

      Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música I

    • 03/2011

      Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música II

    • 02/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Escola de Música e Belas Artes do Paraná.,Linhas de pesquisa

    • 03/2017 - 02/2018

      Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética

    • 03/2016 - 02/2018

      Ensino, Canto, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música I

    • 03/2016 - 02/2018

      Ensino, Canto, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música II

    • 03/2016 - 02/2018

      Ensino, Instrumento, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música I

    • 03/2016 - 02/2018

      Ensino, Instrumento, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música II

    • 08/2014 - 08/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Universidade do Estado do Paraná.,Cargo ou função, Conselheiro Titular Campus I Curitiba.

    • 08/2014 - 08/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Escola de Música e Belas Artes do Paraná.,Cargo ou função, Conselho Centro de Área - Música. Conselheiro representante do Curso Composição e Regência.

    • 03/2014 - 03/2016

      Direção e administração, Reitoria, Escola de Música e Belas Artes do Paraná.,Cargo ou função, Chefia de Divisão de Pesquisa e Pós Graduação.

    • 03/2012 - 06/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário.

    • 03/2012 - 12/2013

      Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Etnomusicologia

  • 2010 - 2013

    Escola de Música e Belas Artes do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2011 - 02/2014

      Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música, Introdução à Etnomusicologia, Práticas Interpretativas - Violão

  • 2005 - 2007

    Escola de Música e Belas Artes do Paraná

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/2005 - 04/2007

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Violão - Práticas Instrumentais

  • 2018 - 2019

    King's College London

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Research Fellow, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa sobre Film Music junto à Faculty of Arts and Humanities, Department of Spanish, Portuguese and Latin American Studies.