Thiago Braz

Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é mestrando no Programa de Ecologia e Evolução da Universidade Federal de São Paulo, ênfase em Uso Popular de Plantas Medicinais do Cerrado. Vice-Coordenador do Centro de Estudos Etnobotânicos e Etnofarmacológicos (CEE-UNIFESP). Tem experiência nas áreas de Farmacognosia (enfase em plantas medicinais brasileiras e saúde pública) e Etnofarmacologia.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ecologia e Evolução

2011 - Atual

Universidade Federal de São Paulo
Eliana Rodrigues.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação

2005 - 2011

Universidade de São Paulo
Orientador: Prof. Dr. Edna Tomiko Myiake Kato

Curso técnico/profissionalizante

1996 - 1999

Escola Técnica Walter Belian

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Inglês. (Carga horária: 104h). , Emerald Cultural Institute.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacognosia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Etnofarmacologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Oriana Aparecida Favero

RODRIGUES, Eliana; FURLAN, M. R.; COSTA, R. C.;FÁVERO, O. A.. Estudo Etnofarmacológico de Plantas Medicinais Utilizadas em Assentamentos Rurais da Cidade de Água Boa - MT: Uma Ferramenta para a Saúde Pública. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo.

Rosangela Calado da Costa

Rodrigues, E.;COSTA, Rosangela Calado da; FAVERO, O. A.; FURLAN, M. R.. Estudo etnofarmacológico de plantas medicinais utilizadas em assentamentos rurais na cidade de Água Boa - MT: uma ferramenta para a saúde pública.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo.

Rosangela Calado da Costa

Rodrigues, E.;COSTA, Rosangela Calado da; MYIAKE, E.. "Estudo etnofarmacológico de plantas medicinais utilizadas em assentamentos rurais da cidade de Água Boa - MT: uma ferramenta para a saúde pública". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema.

Eliana Rodrigues

RODRIGUES, E.; Chanel, P.D.F.; Ribeiro, E. Seleção e estudo de drogas vegetais para elaboração de material orientativo para profissionais de saúde e população usuária de um hospital público de atendimento secundário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade de São Paulo.

Eliane Ribeiro

RIBEIRO, E.. Seleção e estudo de drogas vegetais para elaboração de material orientativo para profissionais de saúde e população usuária de um hospital público de atendimento secundário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edna Tomiko Myiake Kato

Seleção e estudo de drogas vegetais para elaboração de material orientativo para profissionais de saúde e população usuária de um hospital público de atendimento secundário; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica Modalidade Fármaco e Medicam) - Universidade de São Paulo; Orientador: Edna Tomiko Myiake Kato;

Mário Henrique Tomassi

Caso Clínico: Síndrome de Wegner; Relatório de Atividades de Estágio em Atenção Farmacêutica; 2010; Orientação de outra natureza; (Farmácia-Bioquímica) - Hospital Universitário HU USP; Orientador: Mário Henrique Tomassi;

Eliana Rodrigues

Estudo etnofarmacológico de plantas medicinais utilizadas pelas comunidades rurais da cidade de Água Boa - MT: uma ferramenta para a saúde pública; 2013; Dissertação (Mestrado em ecologia e evolução) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliana Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRAZ, T. ; OLIVEIRA, A. P. P. ; SILVA, L. V. N. . Influência do Revestimento da Embalagem na estabilidade Química de uma Emulsão Óleo em Água Contendo Espilantol. In: 21 Congresso Brasileiro de Cosmetologia, 2007, São Paulo. Anais do 21 Congresso Brasileiro de Cosmetologia, 2007.

  • BRAZ, T. ; PYTEL, R.F. ; OLIVEIRA, A. P. P. . Sistema e Processo de Incorporação de Ativos Hidrossolúveis a Formulações Óleo-Alcoólicas e Óleo-Cerosas. In: 19 Congresso Brasileiro de Cosmetologia, 2005, São Paulo. Anais do 19 Congresso Brasileiro de Cosmetologia, 2005.

  • BRAZ, T. ; KATO, E. T. M. . Perspectivas para a criação de um centro especializado em relatos de drogas vegetais e fitoterápicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRAZ, T. . Preparing extract of Passiflora alata useful e.g. as antiaging composition, comprises extracting Passiflora alata plant leaves with water, eluting aqueous extract with hydro-alcoholic solution and concentrating and spray drying extract. 2009.

BRAZ, T. ; PYTEL, R.F. ; SILVA, L. V. N. ; SENA, F. S. . COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA E PROCESSO PARA PREPARAÇÃO DAS REFERIDAS COMPOSIÇÕES. 2005.

BRAZ, T. ; SILVA, A. R. ; SILVA, L. V. N. . COMPOSIÇÃO COSMÉTICA E PROCESSO PARA PREPARAR A REFERIDA COMPOSIÇÃO COSMÉTICA E PRODUTO COSMÉTICO. 2004.

BRAZ, T. . COMPOSIÇÃO COSMÉTICA BASE PARA PREPARAÇÃO DE FORMULAÇÕES MULTIFUNCIONAIS PARA O CUIDADO DA PELE E PROCESSO PARA PREPARAÇÃO DA MESMA. 2003.

BRAZ, T. . O Poder dos Medicamentos Naturais. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Farmacovigilância de plantas medicinais e fitoterápicos em Unidade Básica de Saúde da região do Butantan, Descrição: No âmbito do Sistema Único de Saúde, a Portaria nº 533, publicada em 2012, inclui no Elenco de Referência Nacional de Medicamentos e Insumos Complementares para a Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, doze espécies vegetais (alcachofra, aroeira, babosa, cáscara-sagrada, espinheira-santa, garra-do-diabo, guaco, hortelã, isoflavona-de-soja, plantago, salgueiro e unha-de-gato) e suas formas farmacêuticas. Embora não se conheça a dimensão da aderência dos profissionais de saúde aos produtos fitoterápicos, principalmente dos médicos, espera-se que o consumo destas plantas medicinais e de outras não incluídas no Elenco, mas popularmente utilizadas, seja cada vez mais difundido. No entanto, o potencial tóxico, as características específicas do usuário, a possibilidade de contaminação e a falta de regulamentação constituem fatores de risco para a ocorrência de reações adversas, intoxicações e outras complicações decorrentes do uso de fitoterápicos. A fim de proteger a saúde pública, e considerando que a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos afirma que o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos devem ser garantidos à população brasileira, o desenvolvimento de um sistema de farmacovigilância para fitoterápicos faz-se urgente e necessário no Brasil. O presente projeto apresenta uma proposta de estudo piloto para desenvolvimento deste sistema. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Braz - Integrante / Edna Tomiko Myiake Kato - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Estudo etnofarmacológico de plantas medicinais utilizadas em assentamentos rurais da cidade de Água Boa - MT: uma ferramenta para a saude pública, Descrição: O uso de plantas medicinais é uma prática reconhecidamente disseminada entre as populações rurais, sendo a etnofarmacologia uma ciência que pode fornecer os subsídios para a identificação destas espécies medicinais, suas indicações terapêuticas populares e forma de preparo. Adicionalmente, visando uma compreensão mais abrangente desta terapêutica popular é essencial a identificação e análise de influências socio-culturais, ambientais e econômicas apresentadas pelos grupos humanos estudados. O presente projeto tem por objetivo identificar e analisar o conhecimento existente sobre plantas medicinais nos assentamentos rurais da cidade de Água Boa MT, pertencente ao cerrado brasileiro, bem como os principais fatores sócioculturais, ambientais e econômicos que influenciam a seleção e uso pelos assentados, a fim de discutir a implementação de programas de saúde de plantas medicinais e fitoterápicos, considerando o conhecimento destas comunidades. O trabalho será composto por caracterização da área de estudo, elaboração e aplicação de ficha de dados do entrevistado e de dados etnofarmacológicos, através de observação participante, anotações em diários de campo, entrevistas informais e não-estruturadas, bem como coleta do material vegetal, registro na ficha de coleta botânica, identificação e depósito em herbário. Os dados serão analisados visando a identificação das principais plantas medicinais utilizadas pelos assentados, bem como as principais influências que levam à seleção e uso das espécies. Deste modo, através de uma visão abrangente sobre o uso de plantas medicinais em populações rurais, torna-se possível a discussão da prática da fitoterapia na saúde pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Braz - Coordenador / ELIANA RODRIGUES - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Seleção e estudo de drogas vegetais para elaboração de material orientativo para profissionais de saúde e população usuária de um hospital público de atendimento secundário, Descrição: Seleção e estudo de duas drogas vegetais, dentre as que compõem a RDC10/2010 (ANVISA), indicadas para o tratamento de doenças do aparelho respiratório e uso pediátrico (M. glomerata Spreng. e J. pectoralis Jacq.). Elaboração de material orientativo sobre as drogas vegetais selecionadas e estudadas, direcionado-o tanto aos profissionais de saúde, como aos usuários de um hospital público de atendimento secundário, visando ampliação do uso e do conhecimento sobre o uso racional de plantas medicinais. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Braz - Coordenador / Edna Tomiko Myiake Kato - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas. , Avenida Professor Lineu Prestes, 580, Butantã, 05508-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando

    Outras informações:
    Projeto: Estudo etnofarmacológico de plantas medicinais utilizadas em assentamentos rurais da cidade de Água Boa - MT: uma ferramenta para a saúde pública Colaboração: Secretaria Municipal de Saúde Água Boa/MT e Programa de Apoio à Saúde Comunitária de Assentados Rurais

  • 2010 - 2011

    Hospital Universitario da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Estágio supervisionado de farmácia clínica e atenção farmacêutica (Clínica Médica e Unidade de Terapia Intensiva) Carga horária: 360 horas

  • 2010 - Atual

    Centro de Estudos Etnobotânicos e Etnofarmacológicos

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Centro pertencente à UNIFESP-Campus Diadema, criado em janeiro de 2007 pela Profª Drª Eliana Rodrigues. A missão do CEE é propiciar estrutura e ambiente científico favoráveis para a formação de pesquisadores na área de etnofarmacologia. Além disso, tem como premissa a realização de colaborações com grupos de pesquisadores das áreas de botânica, zoologia, farmacologia, fitoquímica e agronomia

  • 2001 - 2008

    Natura Inovação e Tecnologia de Produtos

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolvimento de formulações de novos produtos cosméticos, especialmente na área de tratamento de pele (cremes faciais, loções, máscaras e géis) e proteção solar; Prospecção de novas matérias-primas/ativos vegetais, incorporação nos veículos propostos e elaboração de suas respectivas especificações; Elaboração de especificações (físico-química e microbiológica) dos novos produtos desenvolvidos; Transferência de escalas produtivas; Planejamento e Avaliação de testes de segurança e eficácia de produtos em desenvolvimento; Elaboração de pacote de documentos para Registro de produtos junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); Elaboração de monografia técnica dos novos produtos (descrição dos ativos, os mecanismos de ação, os testes realizados com os produtos; Multiplicador do sistema SAP dentro da área de Inovação;

  • 2010 - 2011

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Seleção e estudo de duas drogas vegetais, dentre as que compõem a RDC10/2010 (ANVISA), indicadas para o tratamento de doenças do aparelho respiratório e uso pediátrico (M. glomerata Spreng. e J. pectoralis Jacq.). Elaboração de material orientativo sobre as drogas vegetais selecionadas e estudadas, direcionado-o tanto aos profissionais de saúde, como aos usuários de um hospital público de atendimento secundário, visando ampliação do uso e do conhecimento sobre o uso racional de plantas medicinais.

  • 2011 - 2011

    Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio supervisionado em Atenção Farmacêutica Resumo de atividades:Dispensação de medicamentos aos paciente internos; Análise de prescrições médicas; Consulta de preços de medicamentos no varejo; Análise de lista padronizada de medicamentos

Propriedade Intelectual

Patentes (4)