Fernanda Prieto de Almeida

Mestranda do programa de Fisiologia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo .

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Fisiologia

2014 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Efeitos do hormônio tireoidiano T3 no sistema nervoso central associado ao diabetes melito induzida por aloxana,Orientador:
Andréa da Silva Torrão.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Ciências Fundamentais Para A Saúde

2010 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: A relação entre o hipertireoidismo e modificações proteicas no sistema nervoso central associadas ao diabetes melito
Orientador: Andréa da Silva Torrão
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

E.E. Prof Wolny Carvalho Ramos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RODRIGUES, J. R. ; ALMEIDA, F. P. ; CARVAHO, A. . Semana de Inovações Biológicas e Biotecnologicas Aplicadas a Saúde - SIBBAS. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Neurocience. Efects of thyroid hormone upon insulin sinaling pathway and Tau protein in the hippocampus of diabetic rats. 2015. (Congresso).

XXXVIII Reunião anual da SBNeC (Sociedade Brasileira de Neurociencias e Comportamento ). O papel do BDNF no sistema nervoso central associado ao diabetes melitos e ao hipertireoidismo;. 2014. (Congresso).

Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurociência Aplicada -NAPNA/USP. 2013. (Encontro).

XXII Semana Científica Benjamin Eurico Malucelli.A relação entre o hipertireoidismo e modificações proteicas no sistema nervoso central associadas ao diabetes melito. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Letícia Prates Roma

Roma, Leticia&nbsp. A relação entre o hipertiroidismo e modificações protéicas no sistema nervoso central associadas ao Diabetes Melito. 2013 - Universidade de São Paulo.

Marina Sorrentino Hernandes

ALMEIDA, F. P.;Torrão, A. S.HERNANDES, M. S.. The relationship between hyperthyroidism and protein modifications in the central nervous system associated with diabetes mellitus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Fundamentais para Saúde) - Instituto de Ciências Biomédicas- Universidade de São Paulo.

Rosangela Aparecida Dos Santos Eichler

CURY, A. N.;SANTOS-EICHLER, ROSÂNGELA APARECIDA; TORRAO, A. S.. Efeitos do Hormonio Tireoideano T3 no Sistema Nervoso Central Associados a Diabetes Melito induzida por Aloxana. 2016. Dissertação (Mestrado em Fisiologia Humana) - Instituto de Ciências Biomédicas.

Rosangela Aparecida Dos Santos Eichler

EICHLER, R. S.. Papel do BDNF no Sistema Nervoso Central Associado ao Hipertiroidismo e ao Diabetes Melito. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Fisiologia Humana) - Instituto de Ciências Biomédicas.

Cecília Cerqueira Café Mendes

CAFÉ-MENDES, C. C.; ABDULKADER, FERNANDO. O papel do BDNF no sistema nervoso central associado ao hipertireoidismo e ao diabetes melito.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Fisiologia) - Universidade de São Paulo.

Caroline Serrano do Nascimento

DONATO JR, J.; Santos RA; Café-Mendes C; ABDULKADER, F. R. M.;SERRANO-NASCIMENTO, C.; MUNHOZ, C. D.. Papel do BNDF no sistema nervoso central associado ao hipertiroidismo e ao diabetes melito. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Fisiologia) - Universidade de São Paulo.

ANDRÉA DA SILVA TORRÃO

CURY, A. N.; EICHLER, R. A. S.;TORRÃO, A. S.. Efeitos do hormônio tireoideano T3 no sistema nervoso central associados a diabetes melito induzida por aloxana. 2016. Dissertação (Mestrado em Fisiologia Humana) - Instituto de Ciências Biomédicas-USP.

José Donato Júnior

DONATO JUNIOR, Jose. Papel do BDNF no sistema nervoso central associado ao hipertiroidismo e ao diabetes melito. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Fisiologia) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ANDRÉA DA SILVA TORRÃO

Efeitos do hormônio tireoideano T3 no sistema nervoso central associado a diabetes melito induzida por aloxana; 2016; Dissertação (Mestrado em Fisiologia Humana) - Instituto de Ciências Biomédicas-USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa da Silva Torrão;

ANDRÉA DA SILVA TORRÃO

A RELAÇÃO ENTRE O HIPERTIREOIDISMO E MODIFICAÇÕES PROTEICAS NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ASSOCIADAS AO DIABETES MELITO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Fundamentais para a Saúde) - Instituto de Ciências Biomédicas-USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Torrão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    A relação entre o hipertireoidismo e modificações proteicas no sistema nervoso central associadas ao diabetes melito., Descrição: Vários estudos têm demonstrado o papel da glicose como principal nutriente do encéfalo e mostrado o aumento da sua utilização em processos de aprendizado e memória em regiões cerebrais tais como hipocampo, amígdala e córtex pré-frontal. Além disso, esses estudos têm indicado que a insulina afeta várias funções cerebrais incluindo cognição e memória. Evidências mais recentes sugerem que a Doença de Alzheimer (DA) possa ser o resultado de uma insuficiência progressiva da capacidade do cérebro em utilizar a glicose. A DA é a causa mais comum de demência, caracterizada clinicamente por comprometimentos cognitivos e histologicamente pela formação de placas senis e de emaranhados neurofibrilares intracelulares resultantes de alterações do metabolismo do peptídeo β-Amilóide e da hiperfosforilação da proteína Tau, respectivamente. Essas alterações parecem, em parte, ser decorrência de uma deficiência na sinalização da insulina e conseqüente resistência do encéfalo a esse hormônio, sugerindo que a DA tenha uma relação com o Diabetes melito. Neste contexto, sabe-se que os hormônios tireoidianos (HT) são capazes de estimular a expressão e a atividade das enzimas das vias glicolítica e oxidativa, e favorecer a captação de glicose pelas células. O objetivo deste projeto é analisar os efeitos do tratamento com HT sobre a expressão de proteínas relacionadas à sinalização de insulina e marcadoras de degeneração no encéfalo de ratos diabéticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda Prieto de Almeida - Integrante / Taisa de Oliveira Santos - Integrante / Andrea da Silva Torrão - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Menção honrosa, XXII Semana Científica Benjamin Eurico Malucelli - FMVZ/ USP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional