Janaina Graciele Steffens

Acadêmica de Ciência da Computação na Universidade de Caxias do Sul. Bolsista PIBIC/CNPq no projeto "Representações multidimensionais de categorias radiais: a modelagem na categoria RELIGIÃO - Radial3D ", orientada pela profa. Dra. Heloísa Pedroso de Moraes Feltes.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Bacharelado em Ciência da Computação

2006 - Atual

Universidade de Caxias do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 0

Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 240h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2010 - 2010

SAPBO 91 SAP BOBJ for SAP NW BW SAP. (Carga horária: 16h). , SAP Brasil.

2010 - 2010

SAP01 92 SAP Overview SAP. (Carga horária: 24h). , SAP Brasil.

2010 - 2010

SAPNW 93 SAP NetWeaver Overview SAP. (Carga horária: 16h). , SAP Brasil.

2007 - 2007

Linux - Básico. (Carga horária: 40h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2004 - 2006

Informática (Excel, Word, Internet, Introdução a. (Carga horária: 120h). , Cia Attiva Ltda.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2º Congresso Internacional de Inovação. 2009. (Congresso).

VIII Salão de Iniciação Científica da UNIVATES.Distvox - Reconhecimento distribuído de fala para o português brasileiro. 2009. (Encontro).

XVIII Encontro de Pesquisadores da UCS.DISTVOX - Reconhecimento distribuído de fala para o português brasileiro. 2009. (Encontro).

Dia da Liberdade de Software 2009 - Campus II Feevale. 2009. (Encontro).

Uso do Nobreak como forma de garantia de continuidade dos serviços de informática. 2007. (Encontro).

Trabalhando com Linux: Mitos e verdades. 2007. (Encontro).

China: Fonte de Tecnologia para o Ocidente. 2007. (Encontro).

Direito da tecnologia e segurança da informação. 2007. (Encontro).

Fórum de Licenciatura: Formação de professores na era da trasitoriedade. 2007. (Outra).

Responsabilidades e competências do estudante de ensino superior. 2006. (Seminário).

Exemplos em matemática aplicada, industrial e científica. 2006. (Oficina).

O mercado de trabalho de informática em Caxias do Sul. 2006. (Encontro).

TV Digital no Brasil. 2006. (Encontro).

Da bússola ao disco rígido: magnetismo na sua vida. 2006. (Encontro).

Patentes e Tecnologias. 2006. (Encontro).

Biodiesel. 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daniel Luis Notari

WEBBER, Carine Geltrudes; RIBEIRO, Helena Grazziotin;NOTARI, D. L.. Estudo sobre softwares de BI e o impacto do uso de grandes volumes de dados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Caxias do Sul.

Helena Graziottin Ribeiro

WEBBER, Carine Geltrudes;RIBEIRO, Helena Graziottin; NOTARI, Daniel Luis. Estudo sobre softwares de BI e o impacto em grandes organizações (I e II). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade de Caxias do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carine Geltrudes Webber

ESTUDO SOBRE SOFTWARES DE BUSINESS INTELLIGENCE E O IMPACTO DO USO DE GRANDES VOLUMES DE DADOS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Carine Geltrudes Webber;

Heloísa Pedroso de Moraes Feltes

Representações multidimensionais de categorias radiais: a modelagem da categoria RELIGIÃO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade de Caxias do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heloísa Pedroso de Moraes Feltes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • STEFFENS, J. G. ; Dorneles R. V. . Distvox - Reconhecimento Distribuído de Fala para o Português Brasileiro. In: XVII Encontro de Jovens Pesquisadores, 2009, Caxias do Sul. XVII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2009.

  • STEFFENS, J. G. ; Dorneles R. V. . Distvox - Reconhecimento distribuído de fala para o português brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STEFFENS, J. G. ; Dorneles R. V. . DISTVOX - Reconhecimento distribuído de fala para o português brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2012

    Representações multidimensionais de categorias radiais: a modelagem da categoria RELIGIÃO - Radial3D, Descrição: O projeto deriva do Projeto Semântica Cognitiva: modelos culturais que estruturam as categorias RELIGIÃO, TRABALHO, FAMÍLIA e PROPRIEDADE. Após o deservolvimento de uma estrutura radial para a categoria RELIGIÃO (FELTES, 2007; GRANZOTTO, 2007) em uma representação gráfica convencional, verifica-se a necessidade de uma representação multidimensional , digital, com ferramentas computacionais, para ampliar os recursos descritivos e explicativos do modelo. Essa representação torna-se um objeto manipulável, com potencial de expansão. Objetivos: revisar a estrutura radial proposta em Granzotto (2007) e Feltes (2007) para a categoria RELIGIÃO; elaborar uma versão em inglês da nova estrutura; modelar a estrutura radial em um software já disponível; criar um protótipo para testagem; criar um software para criação e manipulação de categorias radiais em SC. Etapas: revisão bibliográfica do sistema de classificadores nominais do Dyirbal; análise da estrutura bidimensionais em Lakoff (1987) e Feltes (2007); testagem de softwares para análise de seu potencial (recursos, aperfeiçoamento, etc.); modelagem em 3D da categoria BALAN; criação do protótipo de modelagem; aplicação do protótipo à categoria RELIGIÃO; e criação de um software específico para categoriais radiais a partir do protótipo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Janaina Graciele Steffens - Integrante / Heloísa Pedroso de Moraes Feltes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Reconhecimento Distribuído de Fala para o Português Brasileiro, Descrição: O objetivo principal deste projeto é desenvolver e disponibilizar um sistema distribuído de reconhecimento de fala em Português brasileiro baseado em software livre para grandes corporações. O projeto utilizará toolkits para desenvolvimento de aplicações de voz disponíveis livremente na Internet (Mississipi State University ISIP Foundation Classes, Carnegie Mellon University Sphinx, e Cambridge University Hidden Markov Model Toolkit2) que permitam a distribuição dos processos envolvidos no reconhecimento. Estudo e aperfeiçoamento na utilização da ferramenta toolkit HTK, e elaboração de um sistema de reconhecimento distribuído de fala para o português brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Graciele Steffens - Integrante / Ricardo Vargas Dorneles - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    CIBERCOMUNICAÇÃO: interatividade, imersão, autonomia e mobilidade em software art, Descrição: A comunicação na era digital por conexões humano/computador propicia interatividade, imersão, ubiqüidade, mobilidade e autonomia. A ciência da interface (endo/exo comunicação: Rossler), observador incluído no sistema (Maturana e Varela), complexidade (Morin e Prigogine), segunda interatividade (Couchot) por inteligência e autonomia em estados emergentes de auto-poiesis, pelo corpo interfaceado (Santaella e Poissant) oferecem conectividade planetária (Ascott, De Kerckhove, Lévy, Rheingold), imersão em realidade virtual (Grau, Jordan e Packer), biofeedback (Krueger e Rossler), realidade aumentada (Raskar), ubiqüidade e mobilidade (Ascott, Rheingold e Lemos), navegação em simulação tridimensional e comportamental, evolução e capacidade adaptativa (Neuman, Ray, Sommerer e Mignonneau). O design de interfaces (software, hardware com feedback e biofeedback) gera realidade virtual, incluindo cave, telepresença, telerobótica, ciberinstalações, instalações na rede, comunicação multilocal, ubíqüa e senciente. Interatividade, imersão e mobilidade envolvem textos, imagens, sons por meio de interfaces multisensórias (calor, batimentos cardíacos, ondas elétricas, rastreamento de movimento), visão estereoscópica e tecnologias wireless (palms celulares, bluetooth, tags de radio freqüência). Reflexões e práticas colaborativas transdisciplinares em laboratórios de criação culminam em produtos culturais com softwares sociais, (software art Rheingold, Hutamo e Broeckmann) em eventos de grande espectro (bienais, museus, espaços culturais) e publicações no país e exterior. Fica evidente que objetos comuns em pesquisas das ciências humanas, em especial da comunicação, da ciberestética, da antropologia, da filosofia promovem. Sistemas interativos e imersivos e tecnologias móveis respondem à complexidade de comunicação marcada pela reconfiguração do humano na cibercultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Graciele Steffens - Integrante / Diana Domingues - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências Humanas. , Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - bloco H/sala 309, Petrópolis, 95070-560 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (54) 32182100, Ramal: 2171

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2009

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista FAPERGS no projeto "CIBERCOMUNICAÇÃO: interatividade, imersão, autonomia e mobilidade em software art", orientada pela profa. dra. Diana Domingues

  • 2005 - 2006

    Gráfica Dominó Ltda

    Vínculo: funcional, Enquadramento Funcional: Arte Finalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Arte Finalista