Carolina Freitas Alves

Formação de Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Professor Luis da Rocha Cerqueira. Tem experiência na área de Psicologia e Psicanálise, com ênfase em Saúde Mental. Atende em consultório particular.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Aprimoramento Multiprofissional em Saúde Mental

2013 - 2014

CAPS Itapeva - CAPS Professor Luis da Rocha Cerqueira
Título: Sentidos de-existir: testemunhos de usuários sobre as marcas do CAPS Itapeva
Orientador: Roberto Mac Fadden
Bolsista do(a): Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.

Graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo

2008 - 2012

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

#tamojunto. Programa de prevenção do uso de álcool e outras drogas. (Carga horária: 16h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2014 - 2014

Caminhos do Cuidado - Tutora em saúde mental. (Carga horária: 40h). , Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde - Escola do GHC, GHC, Brasil.

2014 - 2014

Drogas: usos e contextos. (Carga horária: 40h). , Centro de Convivência - É de Lei, É DE LEI, Brasil.

2012 - 2012

A Clínica do Acompanhamento Terapêutico. (Carga horária: 28h). , Instituto Acasa de desenvolvimento e pesquisa da saúde mental/psicossocial, ACASA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde Mental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paula Fontana Fonseca

FONSECA, P. F.ALVES, C. F.. SENTIDOS DE - EXISTIR: TESTEMUNHOS DE USUARIOS SOBRE AS MARCAS DO CAPS ITAPEVA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em APRIMORAMENTO MULTIPROFISSIONAL EM SAUDE MENT) - Centro de Atenção Psicossocial Prf. Luiz da Rocha Cerqueira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marie Claire Sekkel

Pesquisa em políticas públicas de educação; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marie Claire Sekkel;

Sandra Maria Patricio Ribeiro

Monitoria da Disciplina PST 1563 1 ? Psicologia das Relações Humanas I; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade de São Paulo, Pró-Reiroria de Graduação da Universidade de São Paulo; Orientador: Sandra Maria Patrício Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Políticas públicas de educação e suas interfaces com a saúde: análise das propostas da esfera estadual de São Paulo, Descrição: A Iniciação Científica é parte do projeto intitulado "Desenvolvimento humano, escolarização da criança e do adolescente e processos institucionais: contribuições da Psicologia", formulado junto ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - Ação Novas Fronteiras (PROCAD - NF) - Edital PROCAD - NF no. 21/2009, pelas Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Freitas Alves - Integrante / Marie Claire Sekkel (Orientadora) - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10

Outras informações:
Cursinho Popular da Psicologia/USP. Cursinho coordenado por alunos, sem fins lucrativos.Integrante da equipe de Apoio Psicológico do Cursinho da Psico. Projeto de extensão do Laboratório de Psicanálise e Sociedade/IPUSP fomentado pela Fundação de Cultura e Extensão da USP. Atendimento psicológico em formato de plantão, grupos de conversa para os alunos, auxílio a questões institucionais nos espaços de gestão coletiva. Projeto sob supervisão clínica e institucional da Profa. Dra. Miriam Debieux Rosa, Marta Cerruti e Karen Alves.

2012 - 2012

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10

Outras informações:
Casa do Migrante/Missão Paz. Centro de acolhida a imigrantes e migrantes. Projeto de extensão do Laboratório Psicanálise e Sociedade IP/USP, fomentado pela Fundação de Cultura e Extensão da USP. Atendimento e acompanhamento de migrantes e imigrantes em situação de vulnerabilidade psíquica e social, ações de cunho político-clínico com a instituição e articulação com a rede de saúde, assistência social e jurídica.

2014 - 2014

Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutora em saúde mental, Carga horária: 8

Outras informações:
Tutora do Caminhos do Cuidado. Projeto federal de formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos em Enfermagem da Atenção Básica: metodologia de aprendizagem freiriana articula conteúdos sobre as diretrizes da Reforma Psiquiátrica, apresentando os paradigmas da Reabilitação Psicossocial, da Redução de Danos, fortalece instrumentos e processos de trabalho.

2014 - Atual

Centro de Atenção Psicossocial Professor Luis da Rocha Cerqueira

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Psicóloga - técnica de referência de projetos terapêuticos, coordenação de grupos junto à equipe multiprofissional; atenção à crise; suporte à reinserção social no trabalho formal e na economia solidária; coordenação de grupos de saúde mental na UBS em acolhimento à demanda do território, apoio e qualificação aos profissionais da equipe de atenção básica, Consultório na Rua e Centro de Acolhida via capacitação/tutoria em saúde mental.