Maria Lais Maciel Tabosa

Mestra em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, com trabalho de conclusão de curso intitulado "Remanescentes de uma cidade industrial: A condição de integridade do centro histórico de Pesqueira", sob a orientação da Profª Drª Virgínia Pitta Pontual. Entre 2011 e 2012, participou como aluna pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ? PIBIC/CNPq/UFPE com o projeto ?Planejamento, instituições e urbanistas: o Governo Miguel Arraes e o arquiteto Harry James Cole?, sob orientação da Drª Virgínia Pitta Pontual. Membro da equipe de apoio do Colóquio Internacional Urbanismo e o Movimento Economia e Humanismo na América Latina, realizado na cidade do Recife, estado de Pernambuco, Brasil, no período de 21 a 22 de setembro de 2011. Entre 2014 e 2015 realizou estágio na Superintendência do IPHAN no Estado de Pernambuco, sob a supervisão da Sra. Márcia Maria Vieira Hazin, desenvolvendo as seguintes atividades: apoio na análise de projetos arquitetônicos para sítios tombados, realização de levantamento e documentação fotográfica de obras, acompanhamento as intervenções realizadas nestes projetos, auxilio na elaboração de desenhos de projetos de arquitetura e urbanismo, realização de pesquisa iconográfica e histórica de edificações e sítios tombados, suporte nas ações de articulações, divulgação e fiscalização do Patrimônio Cultural.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Desenvolvimento Urbano

2016 - 2018

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Um novo olhar para o reconhecimento dos bens industriais: o caso da Fábrica Peixe,Ano de Obtenção: 2018
Virgínia Pitta Pontual.Coorientador: Flaviana Barreto Lira.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2009 - 2015

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Remanescentes de uma cidade industrial: A condição de integridade do centro histórico de Pesqueira
Orientador: Virgínia Pitta Pontual

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

General English. (Carga horária: 20h). , Languages United, LU, Inglaterra.

2013 - 2013

Extensão universitária em Arquitetura e Urbanismo. , Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

2013 - 2013

Inglês. , Castle-School of English, CSE, Inglaterra.

2010 - 2010

AutoCAD Essencial 2D Mod I - 30H. (Carga horária: 30h). , StudioCAD Projectos e Apresentações Ltda, SPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

FÓRUM DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO DE CARUARU. 2017. (Outra).

5º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus - Fotografia e Memória. 2016. (Seminário).

VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco - Patrimônio Cultural: Limites, Caminhos, e Inovações..Acessibilidades e Educação Patrimonial nos Patrimônios de Pernambuco. 2014. (Outra).

II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.Planejamento, instituições e urbanistas: o governo Miguel Arraes e o arquiteto Harry James Cole. 2012. (Encontro).

Colóquio Internacional Urbanismo e o Movimento Economia e Humanismo na América Latina. 2011. (Outra).

Congresso Brasileiro de Arquitetos. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

NORMA LACERDA GONCALVES

PONTUAL, V.;LACERDA, N.; MILET, V.; NASLAVSKY, G.. Remanescente de uma cidade industrial: a condição de integridade do Centro Histórico de Pesqueira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.

Virgínia Pitta Pontual

PONTUAL, Virginia; LIRA, Flaviana; VIEIRA, N. M.; Lins, Ana Paula de Bitencourt da C.. Um novo olhar para o reconhecimento dos bens industriais: o caso da Fábrica Peixe. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.

Virgínia Pitta Pontual

PONTUAL, VirginiaLIRA, F. B.LORETTO, Rosane Piccolo; CABRAL, Renata. Integridade/Autenticidade e o Patrimônio Industrial: O Caso da Fábrica Peixe. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.

Guilah Naslavsky

PONTUAL, Virgínia; GONCALVES, N. L.; MILET, V.;NASLAVSKY, G.. Remanescentes de uma cidade industrial: a condição de integridade do centro histórico de Pesqueira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.

Natalia Miranda Vieira de Araújo

PONTUAL, V.; LIRA, F.;VIEIRA-DE-ARAÙJO, Natália Miranda.; LINS, Ana Paula M. Bittencourt C.. Um novo olhar para o reconhecimento de bens industriais: o caso da Fábrica Peixe-Pesqueira-PE". 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.

Flaviana Barreto Lira

PONTUAL, V. P.LIRA, FlavianaLIRA, Flaviana; MIRANDA, Natália; BITTENCOURT, Ana Paula. Um novo olhar para o reconhecimento dos bens industriais: o caso da Fábrica Peixe. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.

Flaviana Barreto Lira

PONTUAL, V. P.LIRA, FlavianaLIRA, Flaviana; PICCOLO, Rosane; CABRAL, R. C.. Integridade/ autenticidade e o patrimônio industrial: o caso da Fábrica Peixe. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Virgínia Pitta Pontual

Um novo olhar para o reconhecimento dos bens industriais: o caso da Fábrica Peixe; 2018; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Virginia Pitta Pontual;

Flaviana Barreto Lira

Um novo olhar para o reconhecimento dos bens industriais: o caso da Fábrica Peixe; 2018; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Flaviana Barreto Lira;

Flaviana Barreto Lira

O patrimônio industrial: o caso da Fábrica Peixe, Pesqueira-PE; 2017; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Flaviana Barreto Lira;

Edinea Alcantara de Barros e Silva

A Gestão Governamental Urbana e sua Relação com a Resiliência de uma Cidade; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Edinea Alcantara de Barros e Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TABOSA, M. L. M. . Um novo olhar para o reconhecimento dos bens industriais: o caso da Fábrica Peixe. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PONTUAL, V. P. ; TABOSA, M. L. M. . Instituições e urbanistas: o governo Miguel Arraes e o arquiteto Harry James Cole. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Planejamento, instituições e urbanistas: o governo Miguel Arraes e o arquiteto Harry James Cole, Descrição: O projeto busca entender as práticas urbanísticas presentes no Brasil após a queda do Estado Novo, dando enfoque a vertente britânica de planejamento urbano ? o Town Planning ? e sua ressonância no Recife, em especial no governo do prefeito Miguel Arraes (1959 ? 1962). Interessa compreender a Política de Desenvolvimento do Recife Metropolitano a partir da associação entre o saber e o poder, tendo como figuras centrais o prefeito Arraes, o engenheiro Bezerra Baltar e o urbanista Harry Cole focando as práticas urbanísticas e suas filiações, quem e como foram teórica e empiricamente integradas. Assim como interessa situar a constituição de redes político-institucionais estabelecidas no cruzamento destas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lais Maciel Tabosa - Integrante / Virgínia Pitta Pontual - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Iniciação cietífica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.