Irineu José Coelho Filho

Mestrando em Proteção dos Direitos Fundamentais pela Universidade de Itaúna. Possui Especialização em Direito Processual Pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (1996). Atualmente é Delegado de Polícia Nível Especial - Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Formiga - MG.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Direito Processual

2001 - 2002

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: O Inquérito Policial e Sua Importância Para o Processo Penal
Orientador: Marcelo Leite Metzker

Graduação em DIREITO

1992 - 1996

Faculdade de Direito do Oeste de Minas

Ensino Médio (2º grau)

1990 - 1990

ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR ARTHUR DE OLIVEIRA

Ensino Médio (2º grau)

1987 - 1988

Escola Estadual Coronel Antônio Correa

Ensino Fundamental (1º grau)

1979 - 1986

Escola Estadual Coronel Antônio Correa

Ensino Fundamental (1º grau)

1978 - 1978

Escola Estadual Francisca Campos Guimaraes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Formação de Delegado de Polícia. (Carga horária: 30h). , Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, CEAPOLC/MG, Brasil.

2000 - 2000

Formação de Delegado de Polícia. (Carga horária: 30h). , Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, CEAPOLC/MG, Brasil.

1997 - 1998

Formação de Delegado de Polícia. (Carga horária: 732h). , Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, CEAPOLC/MG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL "DEMOCRACIA E EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL". 2019. (Seminário).

VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL "TRIBUNAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS E A DEFESA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA SOCIEDADE DE RISCOS. 2019. (Seminário).

IX Seminário PROJETOS & PESQUISA.A JUSTIÇA RESTAURATIVA NO ÂMBITO DE ATUAÇÃO DA POLÍCIA JUDICIÁRIA E A POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DO DELEGADO DE POLÍCIA COMO MEDIADOR E CONCILIADOR EM FACE DE CONFLITOS PENAIS - MUDANÇA DE PARADIGMA. 2018. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Moniana Madeira Teixeira Duarte

SILVA, L. M. D.; MEDRADO, V. A.;COELHO FILHO, I. J.. O MINISTÉRIO PÚBLICO NA REVISÃO CRIMINAL: uma análise sobre sua (i)legitimidade para propor a revisão do caso penal julgado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Sérgio José Veloso

COELHO FILHO, I. J.. ATO ADMINISTRATIVO NULO OU ANULÁVEL E A POSSIBILIDADE DE CONVALIDAÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Giovanna Paula Vieira Oliveira

COELHO FILHO, I. J.. O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO E A PROPOSTA DE PRIVATIZAÇÃO: CONSEQUÊNCIAS NA RESSACIALIZAÇÃO DO APENADO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: JORNADA GRAZIELLE NOGUEIRA CAMARGOS

COELHO FILHO, I. J.. ANÁLISE ACERCA DA POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DO PRAZO DE PRESCRIÇÃO DA AÇÃO DE EXECUÇÃO DO CHEQUE PÓS DATADO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Marina Monteiro de Sousa

COELHO FILHO, I. J.. A CONTROVERSA LEGALIDADE DA INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DOS USUÁRIOS DE CRACK: NECESSIDADE DE REABILITAÇÃO, DIREITO HUMANOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA E ATUAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Paulo dos Anjos

COELHO FILHO, I. J.. INSTRUMENTO PROCESSUAL ADEQUADO PARA DESCONSTITUIR AS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA PREVISTAS NA LEI 11340/06. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Osnan Vinício da Silva

COELHO FILHO, I. J.. A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO PROCESSO PENAL: A EXCESSIVA EXPOSIÇÃO DO ACUSADO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA PERSECUÇÃO CRIMINAL, COM A CONSEQUENTE MITIGAÇÃO DAS GARANTIAS PROCESSUAIS E DOS DIREITOS DE PERSONALIDADE.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Cristiane Silva de Sousa

COELHO FILHO, I. J.. ANÁLISE DO PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO DIFERIDO E A TUTELA ANTECIPADA NO ÂMBITO PROCESSUAL CÍVEL: A DECISÃO QUE DEFERE A ANTECIPAÇÃO DE TUTELA ANTES DA OITIVA DO RÉU E A OFENSA AO PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Ana Cláudia Rezende Costa

COELHO FILHO, I. J.. A CONSTITUCIONALIDADE DO INSTITUTO DA MUTATIO LIBELLI FRENTE À TEORIA DO PROCESSO CONSTITUCIONAL, NA PERSPECTIVA DO SISTEMA ACUSATÓRIO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Diego Oliveira de Andrade

COELHO FILHO, I. J.. A INCIDÊNCIA DA PRESCRIÇÃO PENAL SOBRE AS MEDIDAS SOCIO-EDUCATIVAS: UM ESTUDO DAS FORMAS DE MENSURAÇÃO DOS PRAZOS PRESCRICIONAIS DA PRETENSÃO EXECUTÓRIA DO ESTADO APÓS A COMINAÇÃO DAS MEDIDAS SOCIO-EDUCATIVAS.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Lais Consuelo de Sousa Silva

COELHO FILHO, I. J.. A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS DECISÕES DO TRIBUNAL DO JÚRI, O PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA VERSUS A LIBERDADE DE IMPRENSA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Leonardo Henrique Borges

COELHO FILHO, I. J.. A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA AO PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Daniel Vitor Costa

COELHO FILHO, I. J.. DA NECESSIDADE DE MELHOR FISCALIZAÇÃO POR PARTE DO PODER PÚBLICO, PARA A EFETIVAÇÃO DAS TUTELAS DE PROTEÇÃO A SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Renato Cardoso Lopes

COELHO FILHO, I. J.. DA APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO E O DIREITO À NOMEAÇÃO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: LORENA FERREIRA ARAÚJO

COELHO FILHO, I. J.. A CONTRARIEDADE DO PRINCÍPIO DA HUMANIZAÇÃO DA PENA PELA LEI 8.072/90. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Fábia Marques de Magalhães

COELHO FILHO, I. J.. O TRATAMENTO JURÍDICO DA ALIENAÇÃO PARENTAL:DA ADEQUAÇÃO DA MULTA COMO MECANISMO DE COERÇÃO EM FACE DO REGIME CONSTITUCIONAL DA FAMÍLIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Gislaine Alves de Araújo

COELHO FILHO, I. J.. O INSTITUTO DA DESAPOSENTAÇÃO: IRRENUNCIABILIDADE E IRREVERSIBILIDADE DA APOSENTADORIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: DIEGO VELOSO DA CUNHA

COELHO FILHO, I. J.. A TITULARIDADE DA AÇÃO PENAL NO CRIME DE ESTUPRO. A MANUTENÇÃO DA SÚMULA 608 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL FUNDAMENTADA PELO PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: LORENA FERREIRA ARAÚJO

COELHO FILHO, I. J.. A CONTRARIEDADE DO PRINCÍPIO DA HUMANIZAÇÃO DA PENA PELA LEI 8.072/90. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: DIEGO VELOSO DA CUNHA

COELHO FILHO, I. J.. DA TITULARIDADE DA AÇÃO PENAL NO CRIME DE ESTUPRO: A MANUTNÇÃO DA SÚMULA 608 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL FUNDAMENTADA PELO PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Gislaine Alves de Araújo

COELHO FILHO, I. J.. O INSTITUTO DA DESAPOSENTAÇÃO: IRRENUNCIABILIDADE E IRREVERSABILIDADE DE APOSENTADORIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Fábia Marques de Magalhães

COELHO FILHO, I. J.. O TRATAMENTO JURÍDICO DA ALIENAÇÃO PARENTAL: DA ADEQUAÇÃO DE MULTA COMO MECANISMO DE COERÇÃO EM FACE DO REGIME CONSTITUCIONAL DA FAMÍLIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: MICAELA DUQUE DA SILVA

COELHO FILHO, I. J.. ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: VANESSA KELLEN SILVA DE OLIVEIRA

COELHO FILHO, I. J.. A PRECARIEDADE DO SISTEMA CARCERÁRIA FRENTE À RESSOCIALIZAÇÃO DO CONDENADO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcelo Leite Metzker

A importância da prova pericial no processo penal; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Instituto Educação Continuada; Orientador: Marcelo Leite Metzker;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COELHO FILHO, I. J. . A PREVENÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DA JUSTIÇA RESTAURATIVA: um novo olhar sobre a escalada da violência nas escolas.. In: Fabrício Veiga Costa, Ivan Dias da Motta, Sérgio Henriques Zandona Freitas.. (Org.). PROSPECÇÕES CRÍTICO-DISCURSIVAS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 1ed.MARINGÁ: IDDM Editora Educacional Ltda., 2019, v. 1, p. 511-540.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Medalha "Desembargador Hélio Costa", Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

2015

Cidadão Honorário de Formiga - MG, Câmara Municipal de Formiga.

2010

Cidadão Honorário de Arcos, Câmara Municipal de Arcos.

2008

Cidadão Horário de Iguatama, Câmara Municipal de Iguatama.

2007

Medalha Ordem do Mérito Legislativo, Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

2005

Cidadão Hororário de Tapiraí, Câmra Municipal de Tapiraí.

2003

Cidadão Honorário de Bambuí, Câmara Municipal de Bambuí.

2003

Cidadão Honorário de Medeiros, Câmara Municipal de Medeiros.

1999

Diploma Amigo de Bambuí, Câmara Municipal de Bambuí.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Polícia Civil do Estado de MInas Gerais, 4ª Delegacia Regional de Poícia Civil - Formiga. , Rua Zica Frade Nº 55, Por do Sol, 35570000 - Formiga, MG - Brasil, Telefone: (37) 33222656, Ramal: 12, Fax: (37) 33222656

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 16

2012 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

2010 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 8

2008 - 2008

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

2005 - 2006

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

1998 - Atual

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DELEGADO DE POLÍCIA NIVEL ESPECIAL, Carga horária: 40