Karine dos Santos Luiz

Mestra em Arquitetura e Urbanismo - área de pesquisa: arquitetura da cidade, gestão e planejamento urbano, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Bacharel e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Formação como técnica em Saneamento e Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC. Atualmente trabalha na Gerência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN, onde desenvolve atividades como técnica em Saneamento e Geógrafa. Apresenta experiência na elaboração e análise de estudos ambientais para área de Sistema de Esgoto e Sistema de Água, como Relatório Ambiental Prévio (RAP), Estudo Ambiental Simplificado (EAS), EIA-RIMA e outros estudos e programas socioambientais. Na área de Geociências apresenta experiência, em planejamento urbano e regional, análise socioespacial e ambiental. De 2010 a 2013 trabalhou de forma voluntária no Fórum da Bacia do Itacorubi (entidade comunitária) desenvolvendo projetos, mapas, maquetes e relatórios para Criação do Parque Linear do Córrego Grande em Florianópolis. De 2012 a 2013, representou a CASAN na Câmara Técnica de Gestão Ambiental Urbana (CTGAU) do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA). Desde 2012 trabalha na coordenação de programas de Educação Ambiental na CASAN da Grande Florianópolis, desenvolvendo atividades e palestras na área do Saneamento básico e ambiental. De 2015 a 2018 realizou pesquisa na área de urbanismo e planejamento urbano com abordagem sobre Morfologia Urbana. É integrante do Grupo de Pesquisa - Urbanidades: Forma Urbana e Processos Socioespaciais do Depto. de Arquitetura e Urbanismo - UFSC, Professora Orientadora: Adriana Marques Rossetto (2015).

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade

2015 - 2018

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM CONTINENTAL DE FLORIANÓPOLIS: OS BAIRROS ESTREITO E BALNEÁRIO, FLORIANÓPOLIS, SC.,Ano de Obtenção: 2018
Adriana M. Rossetto.Palavras-chave: morfologia urbana; Planejamento Urbano; urbanismo; Gestão de Território; Políticas Públicas.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em andamento em MBA EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

2019 - Atual

Ensino Superior Estácio de Sá
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM EMPRESA DE SANEAMENTO NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS, SC.

Graduação em Geografia

2004 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Considerações acerca de Tendências do Processo de Segregação sócio-espacial no Distrito Pântano do Sul, Florianópolis, SC
Orientador: Ewerton Vieira Machado

Curso técnico/profissionalizante em Edificações

2001 - 2003

Instituto Federal de Santa Catarina

Curso técnico/profissionalizante em Saneamento

1996 - 2000

Instituto Federal de Santa Catarina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Curso de Outorga de Direito de Uso dos Rec. Hídrii. (Carga horária: 20h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2013 - 2013

Avaliação de Impacto Ambiental. (Carga horária: 16h). , Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, CASAN, Brasil.

2013 - 2013

Plano de Rec. Hid. e Enquadramento de Corpos Água. (Carga horária: 20h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2012 - 2012

Sustentabilidade Ambiental. , SESI - Departamento Regional do Estado de Santa Catarina, SESI-DRSC, Brasil.

2012 - 2012

Introdução a Gestão de Recursos Hídricos. (Carga horária: 25h). , Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, EPAGRI, Brasil.

2011 - 2011

ArcGIS Desktop I e II ? versão 10. (Carga horária: 40h). , Esri, ESRI, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Infra-Estruturas Urbanas e Regionais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Aspectos Físico-Ambientais do Planejamento Urbano e Regional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LUIZ, K. S. ; TREVISAN, A. B. . Concurso Hérois do Saneamento. 2016. (Concurso).

LUIZ, K. S. . Lançamento do Projeto do Parque Linear do Córrego Grande. 2011. (Exposição).

LUIZ, K. S. ; TREVISAN, A. B. . Concurso Hérois do Saneamento. 2016. (Concurso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A cidade apresenta seus tempos. 2016. (Congresso).

Gestão de Resíduos Sólidos da COMCAP. 2016. (Encontro).

Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Centro Integrado de Operação e Manutenção da região Metropolitana de Florianópolis. 2016. (Oficina).

Multiplicadores Ambientais da CASAN.Capacitação dos Multiplicadores em Educação Ambiental da CASAN. 2016. (Encontro).

Semana Lixo Zero. 2015. (Seminário).

II Feira científica e cultural do CEJA de Florianópolis. Tratamento de Água e Esgoto. 2014. (Feira).

Workshop Internacional Redução das Emissões de Metano.Inventário de Gases de Efeito Estufa CASAN 2012. 2014. (Outra).

Seminário de Pesquisa Sobre o Gerenciamento de Lodo de Estação de Tratamento de Esgoto. 2013. (Seminário).

XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Estimativas de ganhos ambientais para a Bacia Hidrográfica do Rio Tavares a partir da implantação do Sistema de Coleta e Tratamento de esgotos da região. Florianópolis-SC. 2013. (Simpósio).

III Seminário Estadual de Saneamento Ambiental. 2012. (Seminário).

X Congresso Catarinenses de Municípios. 2012. (Congresso).

1° Encontro Catarinense de Águas e Saneamento. 2011. (Encontro).

1° Encontro Catarinense de Educação Ambiental. 2011. (Encontro).

CURSO DE CIDADANIA AMBIENTAL E GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS. 2011. (Oficina).

I Congresso Internacional - OFuturo da Água no Mercosul. 2011. (Congresso).

Workshop Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina. 2011. (Outra).

ENCONTRO TÉCNICO CASAN. 2010. (Encontro).

Semana da Pesquisa e Extensão da UFSC - SEPEX. Parque Linear do Córrego Grande. 2010. (Exposição).

SBSR - Símposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 2007. (Simpósio).

SIMPURB - Simpósio Nacional de Geografia Urbana. 2007. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Walquíria Kruger Corrêa

MACHADO, E. V.; NASCIMENTO, R. S.;CORRÊA, W. K.. Considerações acerca do processo de segregação sócio-espacial no Distrito do Pântano do Sul, Florianópolis-SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Alina Gonçalves Santiago

ROSSETTO, A.;SANTIAGO, A. G.BUENO, A.; OLIVEIRA, L. T. A.. Permanências e transformações na paisagem continental de Florianópolis: os bairros Estreito e Balneário. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Alina Gonçalves Santiago

SANTIAGO, A. G.; ROSSETTO, A.; YUNES, G. S.. Evolução da paisagem urbana na orla dos bairros Estreito e Balneario, Florianopolis - SC. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Adriana Marques Rossetto

ROSSETTO, A. M.; SANTIAGO, A. G.; BUENO, A. P.; OLIVEIRA, L. T. A.. Permanências e transformações na paisagem continental de Florianópolis: os bairros Estreito e Balneário.. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Lisete Terezinha Assen de Oliveira

ASSEN DE OLIVEIRA, Lisete; ROSSETTO, A. M.; SANTIAGO, A.; BUENO, A. P.. Permanencias e transformações na paisagem continental de Florianópolis: os bairros de Estrito e Balneário. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ewerton Vieira Machado

Considerações acerca do Processo de Segregação Sócio-espacial no Distrito de Pântano do Sul, Florianópolis-SC; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ewerton Vieira Machado;

Adriana Marques Rossetto

Permanências e transformações na paisagem continental de Florianópolis: os bairros Estreito e Balneário; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Adriana Marques Rossetto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TREVISAN, A. B. ; SANTOS, V. ; LUIZ, K. S. ; FERREIRA, C. X. . QUALIDADE DAS ÁGUAS COSTEIRAS DO NORTE DA ILHA DE SANTA CATARINA. XXII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS - 2013 , v. 1, p. 92, 2017.

  • TREVISAN, A. B. ; SANTOS, V. ; LUIZ, K. S. . ESTIMATIVAS DE GANHOS AMBIENTAIS PARA A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAVARES A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTOS NA REGIÃO. XX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS - 2013 , v. 1, p. 135, 2013.

  • RODRIGUES, D. C. ; TREVISAN, A. B. ; LUIZ, K. S. . Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Centro Integrado de Operação e Manutenção da região Metropolitana de Florianópolis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TREVISAN, A. B. ; LUIZ, K. S. ; KARSTEN, R. P. . Relatório Ambiental Prévio - RAP do SAA Campeche e Sistema Integrado Costa Leste-Sul de Florianópolis. 2014.

TREVISAN, A. B. ; LUIZ, K. S. . Relatório Ambiental Prévio - RAP Sistema de Esgoto Sanitário de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Cacupé - SES Saco Grande , Florianópolis.. 2012.

LUIZ, K. S. . Relatório Ambiental Prévio - RAP para SAA Daniela e Ratones. 2011.

LUIZ, K. S. . Relatório Ambiental Prévio - RAP para SAA Costa da Lagoa - Florianópolis. 2011.

TREVISAN, A. B. ; LUIZ, K. S. . Estudo Ambiental Simplificado do Sistema de esgotamento sanitário de Laguna.. 2011.

LUIZ, K. S. . Estudo de Conformidade Ambiental - relatório ambiental prévio (ECA-RAP) do Sistema de Abastecimento de Água do município de Imbituba, Sc. 2011.

LUIZ, K. S. . Elaboração de Projetos para Criação do Parque Linear do Córrego Grande. 2010.

LUIZ, K. S. . Considerações acerca de Tendências do Processo de Segregação sócio-espacial no Distrito Pântano do Sul, Florianópolis, SC. 2009.

LUIZ, K. S. . 14% da população é atendida por rede de saneamento básico em SC. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUIZ, K. S. . Poluição pode prejudicar tratamento de água distribuída à população. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUIZ, K. S. . Gerência de Meio Ambiente atende demandas de instituições de ensino. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUIZ, K. S. . Abastecimento de água está ameaçado em Santa Catarina. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUIZ, K. S. . Parque Linear do Córrego Grande. 2010. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

LUIZ, K. S. . Maquete da área do Parque Linear do Córrego Grande e entorno.. 2010. (Maquete).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2018

    PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM CONTINENTAL DE FLORIANÓPOLIS: OS BAIRROS ESTREITO E BALNEÁRIO., Descrição: A pesquisa busca compreender o processo de transformação e organização dos bairros Estreito e Balneário em Florianópolis a partir da análise de elementos morfológicos estruturantes da paisagem urbana. O artigo apresenta análise do plano urbano, a partir do método da visão tripartite, construído por M. G. R. Conzen, a partir de análises do plano urbano, tecido urbano e o uso do solo. O estudo da evolução do plano urbano, busca analisar a historicidade e identificar diferentes períodos morfológicos urbano.Com a investigação morfológica da cidade, é possível resgatar a identidade do lugar a partir das formas urbanas, contribuindo para preservação da paisagem e para o planejamento urbano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Karine dos Santos Luiz - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento local e regional: planejamento territorial, políticas públicas e estrutura urbana., Descrição: A proposição aqui apresentada insere-se na reflexão sobre as dinâmicas territoriais atuais e as contradições fomentadas pelo processo de globalização. Este, ao alterar lógicas econômicas, sociais, culturais e políticas, se reflete em distintas e mutantes configurações urbanas e regionais que se alteram e se sobrepõem de forma interescalar nos territórios. O projeto buscar investigar mais profundamente as relações que se estabelecem nestas distintas escalas, em especial entre a formulação e implementação de políticas públicas e seu rebatimento no território, seja na escala local ou regional, e como as configurações resultantes contribuem (ou não) para um efetivo desenvolvimento. Também interessa a compreensão destas dinâmicas na estrutura urbana relacionadas com aspectos importantes da construção dos espaços da cidade e de sua apropriação pelos cidadãos. Para efetivar esta investigação três sub-projetos estão vinculados a estre Projeto Individual de Pesquisa: o primeiro denominado ?Interferência das Políticas Públicas Setoriais na estrutura do espaço urbano de Florianópolis (SC): análise da implantação de serviços e prédios institucionais e dos espaços públicos a partir da década de 50?, o segundo, uma pesquisa vinculada ao PET que investiga a ?territorialidade dos espaços subnormais? ambos no âmbito da UFSC e o terceiro, um projeto interinstitucional, financiado pela FAPESC, cuja coordenação é realizada por docente da UnC, denominado ?Território, Identidade Territorial e Desenvolvimento: a especificação de ativos territoriais como estratégia de desenvolvimento nas regiões do Estado de Santa Catarina?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Karine dos Santos Luiz - Integrante / David Sadowski - Integrante / Anicoli Romanini - Integrante / Claudio Castelan Minatto - Integrante / Cristiane de Morais Ramos - Integrante / Rafael Fernando Giaretta - Integrante / RAVIANE MIONDINI - Integrante / Adriana Marquês Rossetto - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Estimativas de ganhos ambientais para a Bacia Hidrográfica do Rio Tavares a partir da implantação do Sistema de Coleta e Tratamento de esgotos da região. Florianópolis-SC, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karine dos Santos Luiz - Integrante / ALEXANDRE BACH TREVISAN - Coordenador / VANESSA DOS SANTOS - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Mestranda do Programa Pós de Graduação em Arquitetura e Urbanismo,UFSC Área de concentração : Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade Linha de Pesquisa:Arquitetura da Cidade, Gestão e Planejamento Urbano

Atividades

  • 01/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .,Linhas de pesquisa

2004 - Atual

Companhia Catarinense de Águas e Saneamento

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica em Saneamento, Carga horária: 40