Ana Carolina Miguel Alvarenga

Atualmente aluna de Mestrado do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Patologia, Bioquímica e Farmacologia, com ênfase em Patologia.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Patologia

2016 - Atual

Universidade de São Paulo
Orientador: Prof;Dr;Sérgio Britto Garcia;Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Farmacêuticas

2009 - 2012

Universidade de Ribeirão Preto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmácia clínica, assistência e atenção farmacêuticas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALVARENGA, A. C. M. . XIV CURSO DE INVERNO DE PATOLOGIA. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IMUNOISTOQUÍMICA - Principios básicos e vantagens dos produtos Abcam. 2017. (Simpósio).

CONSULFARMA. 2014. (Feira).

"Cell Culture". 2012. (Outra).

Eventos Comemorativos dos 25 anos de Curso de Ciências Farmacêuticas da UNAERP. 2012. (Outra).

Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo -."Expressão heteróloga em células de mamíferos do gene ndt1 de Aspergillus fumigatus: possibilidade de terapia trans-reino.". 2012. (Simpósio).

Décima Jornada Farmacêutica UNAERP.Décima Jornada Farmacêutica UNAERP. 2011. (Simpósio).

Nona Jornada Farmacêutica UNAERP.Nona Jornada Farmacêutica UNAERP. 2009. (Simpósio).

UNAERP Solidária 2009.UNAERP Solidária. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marise Conceição Bastos Stevanato

UYEMURA, S. A.; SAKAMOTO, L. M.;STEVANATO, M. C. B.. Expressão heteróloga em células de mamíferos do gene ndt1 de Aspergillus fumigatus: possibilidade de terapia gênica trans-reino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade de Ribeirão Preto.

Luiz Maçao Sakamoto

UYEMURA, S. A.;SAKAMOTO, LUIZ MAÇAO; Stevanato, M.B.. Expressão Heteróloga em Células de Mamíferos do Gene ndt1 de Aspergillus Fumigatus: Possibilidade de Terapia Gênica Transreino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Farmacêuticas) - (UNAERP) UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO.

Simone Gusmão Ramos

BRUNALDI, M. O.; FRADE, M. A. C.; DE NARDI, A.B.;Ramos, SIMONE G.. EFEITOS DO OLEO DA SEMENTE DO MARACUJÁ NA PSORÍASE EXPERIMENTAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Patologia experimental) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP.

Marco Andrey Cipriani Frade

GARCIA, SÉRGIO BRITTO; BRUNALDI, M. O.;FRADE, M. A. C.; NARDI, A. B.. Efeito do óleo da semente do maracujá na psoríase experimental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sérgio Britto Garcia

Efeitos do óleo de semente de maracujá na carcinogênese cutânea experimental; Início: 2018; Tese (Doutorado em patologia) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Sérgio Britto Garcia

Efeitos do óleo da semente do maracujá na psoríase experimental; 2018; Dissertação (Mestrado em patologia) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Britto Garcia;

Sérgio Akira Uyemura

Clonagem e expressão do transportador de NAD+/NADH em E; coli; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Akira Uyemura;

Antonio Carlos Shimano

Estágio na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica para o curso de Fisioterapia e TO no 2 semestre de 2017; 2017; Orientação de outra natureza; (PAE) - Faculdade de Medicina da Ribeirão Preto/USP; Orientador: Antônio Carlos Shimano;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Efeito do óleo de semente de maracujá em psoríase experimental, Descrição: Introdução: A psoríase é uma doença de pele auto-imune crônica, que afeta cerca de 2-4% da população mundial. Ela se desenvolve ao longo do tempo, principalmente no final da adolescência ou início da idade adulta e depende de uma complexa interação de diferentes fatores genéticos e ambientais.1 Dados experimentais mostram que a dermatite induzida por imiquimode (IMQ) em camundongos assemelha- se estreitamente às lesões de psoríase humana, não só no que diz respeito às características fenotípicas e histológicas mas também no desenvolvimento das lesões.2 Objetivo: O presente estudo teve como objetivo averiguar os efeitos do óleo de Passiflora no tratamento da psoríase, devido suas características anti-inflamatórias e cicatrizantes, utilizando a análise histológica e imunológica da epiderme através de uma avaliação dos processos inflamatórios desenvolvidos pelo uso da pomada de imiquimode (IMQ). Método: O experimento foi realizado com 24 camundongos, os quais foram submetidos a indução da psoríase por Imiquimode. O tratamento foi realizado com óleo de semente de maracujá, LECIGEL®, associação de óleo de semente de maracujá e LECIGEL® e Clobetasol, a fim de avaliar os efeitos do óleo de semente de maracujá. Resultados: Tanto o óleo de semente de maracujá quanto a associação do mesmo ao LECIGEL® diminuíram o quadro inflamatório induzido pelo Imiquimode nas orelhas tratadas. Discussão: No presente experimento observamos que o óleo de semente de maracujá apresentou um efeito terapêutico no tratamento de lesões inflamatórias e descamação da epiderme desenvolvidos pela psoríase. Conclusão: Baseado nos achados deste experimento, podemos concluir que o óleo de semente de maracujá desempenha um efeito terapêutico no tratamento da psoríase induzida por Imiquimode, aumentando a formação de corpos apoptóticos e diminuindo a displasia epitelial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Carolina Miguel Alvarenga - Coordenador / Sérgio Britto Garcia - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Expressão heteróloga em células de mamíferos do gene ndt1 de Aspergillus fumigatus: possibilidade de terapia gênica trans-reino., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Carolina Miguel Alvarenga - Coordenador / Sergio Akira Uyemura - Integrante / Taisa Magnane Dinamarco - Integrante / Andreia Machado Leopoldino - Integrante.

  • 2012 - 2012

    ?Estudos bioquímicos e moleculares dos componentes clássicos e alternativos mitocondriais em Aspergillusfumigatus: Transportador de NAD+/NADH.?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Carolina Miguel Alvarenga - Integrante / Taisa Magnane Dinamarco - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Iniciação Científica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Sergio Akira Uyemura.

  • 2012 - 2012

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Iniciação Científica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, sob orientação da Dra. Taís Magnani Dinamarco.

  • 2010 - 2010

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Iniciação Cientifica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio Obrigatório em Laboratório de Pesquisa, no Laboratório de Cristalografia de Proteína, sob orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Nonato da Costa