Célia Lopes Azevedo

Mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros, PPGDS- Unimontes, MG. Graduada em Ciências Sociais - Unimontes, (2006). Licenciatura em Sociologia - Unimontes, (2008). Especialização em Educação à Distância, (2017) - Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG, Especialização em Recursos Humanos, Faculdades Integradas Jacarepaguá (2013). Servidora Pública no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Experiência na área de Sociologia e Gestão de Pessoas.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Desenvolvimento Social

2017 - 2019

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: MAIS DO MESMO: Uma análise dos efeitos da construção da UHE de Irapé para os reassentados de Araras,Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Ana Paula Glinfiskoi Thé
Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Especialização em Pós-Graducação Latu-sensu Educação a Distancia

2016 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerai
Título: Educação a Distância: uma análise dos conceitos e pré-conceitos dessa modalidade educacional
Orientador: Sandra Renata Fonseca Mota

Especialização em Gestão de Recursos Humanos

2012 - 2013

Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: ANÁLISE DO PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO IMPLEMENTADO PELA COMPANHIA ENERGÉTICA DELTA
Orientador: Lilian Maria Soares Noronha

Especialização em Licenciatura em Sociologia

2007 - 2008

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Orientador: LÚCIO FLÁVIO FERREIRA COSTA

Graduação em Ciências Sociais

2003 - 2006

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: UMA ANÁLISE DOS REASSENTAMENTOS EM FUNÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS
Orientador: Marcos Fábio Martins de Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em T. E. EM PODER E PROCESSOS SOCIOECONÔMICOS: ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em -DINÂMICAS SOCIOECONÔMICAS E TERRITORIALIDADES. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2013 - 2013

Programa Multiplicadores em Gestão de Pessoas. (Carga horária: 40h). , ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA, EAF_FORN, Brasil.

2012 - 2012

Siape Cadastro. (Carga horária: 40h). , ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA, EAF_FORN, Brasil.

2012 - 2012

Controle na Administração Pública. (Carga horária: 30h). , Tribunal de Contas da União, TCU, Brasil.

2012 - 2012

Lei 8112/90 e Legislação Correlata. (Carga horária: 40h). , ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA, EAF_FORN, Brasil.

2012 - 2012

Objetivos do Novo Miênio. (Carga horária: 20h). , ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA, EAF_FORN, Brasil.

2012 - 2012

Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 160h). , ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA, EAF_FORN, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação em Educação a Distância. (Carga horária: 150h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ALASRU. USINA HIDRELÉTRICA DE IRAPÉ: DESCOLAMENTO ENTRE O DISCURSO PROPAGADO E O VIVIDO EM ARARAS, OS CONFRONTOS E CORRELAÇÕES DE FORÇAS DESIGUAIS QUE OPERAM NO CONTEXTO DO EMPREENDIMENTO. 2018. (Congresso).

V Encontro das Ciências Sociais do Norte de Minas.Desenvolvimento e a lógica da reificação da paisagem: O descolamento do discurso homogeneizante e o vivido por reassentados de Irapé, em Araras. 2018. (Encontro).

VI Congresso em Desenvolvimento Social. ?A LEI DO MAIS FORTE: REFLEXÕES SOBRE OS CONFLITOS E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DA INSTALAÇÃO DA USINA DE IRAPÉ, NO RIO JEQUITINHONHA, MG?. 2018. (Congresso).

Quarta na Pós. 2017. (Simpósio).

VI Congresso internacional interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Terra e Tradições Submersas: Um olhar sobre os efeitos da construção da Hidrelétrica de Irapé, nas tradições religiosas, culturais e relações de parentesco dos povos realocados. 2017. (Congresso).

VI Congresso internacional interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Educação a Distância: uma análise dos conceitos e pré-conceitos dessa modalidade educacional. 2017. (Congresso).

VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. A docência no contexto da Educação Superior brasileira. 2017. (Congresso).

VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Programa Nacional de Fortalicimento da Agricultura familiar- um panorama do público assistido pelo PRONAF-Mulher em Minas Gerais. 2017. (Congresso).

VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades.Indígenas Tabajaras: resistência, políticas afirmativas, religiosidades e rituais. 2017. (Outra).

IV COLOQUIO INTERNACIONAL POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS. UMA ANALISE DO PROGRAMA DE ALIMENTOS /PAA. 2016. (Congresso).

V Congresso em Desenvolvimento Social. Políticas públicas e agricultura familiar: Uma análise do programa de alimentos. 2016. (Congresso).

V CONGRESSO EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cláudia Luz de Oliveira

OLIVEIRA, M. F. M.;LUZ, C. ou LUZ DE OLIVEIRA, C.; FERREIRA, M. L. A.. O Assentamento de Francisco Sá: uma análise dos reassentamentos em função da construção de usinas hidrelétricas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Maria da Luz Alves Ferreira

FERREIRA, M. L. A.. O Assentamento de Francisco Sá: análise dos reassentamentos em função da construção de usinas hidroeléticas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Andréa Maria Narciso Rocha de Paula

THE, Ana Paula Glinsfskoi; BARBOSA, R.S; ANAYA, F. C.;PAULA, Andréa M. N. Rocha de.. "ALAGANDO TERRAS E FRICCIONANDO VIDAS: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DAS CONSTRUÇÕES DE HIDRELÉTRICAS PARA O POVO DO LUGAR". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Felisa Cançado Anaya

ANAYA, F. C.; THE, Ana. P. G.; PAULA, A. M. N. R.;BARBOSA, R. S.. Alagando Terra e Friccionando Vidas: uma análise dos efeitos da construção de hidrelétrica para o povo do lugar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Pós-graduação em Desenvolvimento Social) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Paula Glinfskoi Thé

"Alagando terras e friccionando vidas: uma análise sobre os efeitos das construções de hidrelétricas para o povo do lugar"; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) - Universidade Estadual de Montes Claros; (Orientador);

MARCOS FABIO MARTINS DE OLIVEIRA

O assentamento de Francisco Sá: uma análise dos reassentamentos em função da construção de usinas hidrelétricas; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros; Orientador: Marcos Fábio Martins de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 AZEVEDO, C. L. ; THE, A. P. G. . A Lei do mais forte: reflexões acerca das disputas e impactos socioambientais para o Povo do Lugar. Expropriados pela UHE de Irapé.. http://dx.doi.org/10.22409/conflu20i1 , v. 20, p. 34-46, 2018.

  • AZEVEDO, CELIA LOPES ; SANTOS, RENÍLSON SOARES ; OLIVEIRA, RONY ENDERSON ; GLINFSKOI, ANA PAULA . Terras e tradições revolvidas: impactos da construção da UHE de Irapé, nas tradições religiosas, culturais e relações de parentesco dos povos compulsoriamente deslocados para Araras. REVISTA CERRADOS (UNIMONTES) , v. 16, p. 240-259, 2018.

  • AZEVEDO, C. L. ; THE, A. P. G. . Ruralidades en América Latina: convergencias, disputas y alternativas en el siglo XXI. X. ed. MONTEVIDEO: ALASRU, 2018. v. 1. 14p .

  • OLIVEIRA, R. E. ; PAES, S. R. ; AZEVEDO, C. L. . O programa de aquisição de alimentos e contribuições para o fortalecimento da agricultura familiar.. Las encrucijadas abiertas da América Latina La Sociología en tiempos de cambio. 31ed.Montevideo: ALAS, 2017, v. 7081, p. 1-15.

  • AZEVEDO, C. L. ; THE, A. P. G. . USINA HIDRELÉTRICA DE IRAPÉ: DESCOLAMENTO ENTRE O DISCURSO PROPAGADO E O VIVIDO EM ARARAS, OS CONFRONTOS E CORRELAÇÕES DE FORÇAS DESIGUAIS QUE OPERAM NO CONTEXTO DO EMPREENDIMENTO. In: X Congresso ALASRU 2018, 2018, Montevideo. Ruralidades en América Latina: Convergencias, disputas y alternativas en el siglo XXI. Montevideo: Associação Latino Americana de Sociologia Rural ALASRU, 2018. p. 4-14.

  • AZEVEDO, C. L. ; BUSTAMANTE, P. C. ; THE, A. P. G. . DESENVOLVIMENTO E A LÓGICA DA REIFICAÇÃO DA PAISAGEM: O descolamento do discurso homogeneizante e o vivido por reassentados de Irapé, em Araras.. In: V ENCONTRO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE DE MINAS, 2018, MONTES CLAROS. As Ciências Sociais na contemporaneidade: os desafios da diversidade. montes claros: Unimontes, 2018. v. 1. p. 798-811.

  • AZEVEDO, C. L. ; GUIMARÃES, L. P. ; THE, A. P. G. . TERRA E TRADIÇÕES SUBMERSAS: UM OLHAR SOBRE OS EFEITOS DA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE IRAPÉ, NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS, CULTURAIS E RELAÇÕES DE PARENTESCO DOS POVOS REALOCADOS. In: VI CONINTER, 2017, João Pessoa. VI CONINTER CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. João Pessoa: Anais IV coninter, 2017. v. I. p. 1057-1068.

  • GUIMARÃES, P. L ; AZEVEDO, C. L. ; SANTOS, G. R. . A docência no contexto da Educação Superior brasileira. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017, João Pessoa. IV CONINTER- ANINTER 2017. João Pessoa: IV Coninter, 2017. v. I. p. 1793-1803.

  • BUSTAMANTE, P. C. ; MAIA, L. A. N. ; AZEVEDO, C. L. . Programa de Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar- Um panorama do público assistido pelo PRONAF-Mulher em Minas Geraiis. In: IV Congresso Internacional Internacional em Sociais e Humanidades, 2017, João Pessoa. IV CONINTER CONGRESSO INTERNACIONAL EM SOCIAIS E HUMANIDADES. João Pessoa: IV CONINTER, 2017. v. I. p. 3124-3140.

  • OLIVEIRA, R. E. ; PAES, S. R. ; AZEVEDO, C. L. . O Programa de Aquisição de Alimentos e contribuições para fortalecimento da agricultura familiar. In: XXXI Congreso Alas: Las encrucijadas abiertas de América Latina La Sociología en tiempos de cambio, 2017, Montivedeo, 2017, Montevideo. XXXI Congreso Alas: Las encrucijadas abiertas de América Latina La Sociología en tiempos de cambio, 2017. Montevidéo: Alas, 2017. v. I. p. http://alas2017.

  • AZEVEDO, C. L. ; GUIMARÃES, L. P. ; SANTOS, R. S. ; MOTA, S. R. F. . Educação a Distância: uma análise dos conceitos e pré-conceitos dessa modalidade educacional. In: VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017, João Pessoa. VI CONINTER CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. João Pessoa: ANINTER SH- VI CONINTER, 2017. v. I. p. 1196-1208.

  • OLIVEIRA, R. E. ; AZEVEDO, C. L. ; PAES, S. R. . Políticas públicas e agricultura familiar: Uma análise do programa de alimentos / PAA. In: IV Colóquio Internacional povos e comunidades tradicionais : Estado,, Capital e Territórios Tradicionais, dinâmicas territoriais em disputa, 2016, Montes Claros. IV Colóquio Internacional povos e comunidades tradicionais : Estado,, Capital e Territórios Tradicionais, dinâmicas territoriais em disputa. Montes Claros: Unimontes, 2016. v. 1. p. 361-362.

  • AZEVEDO, C. L. ; BUSTAMANTE, P. C. ; THE, A. P. G. . Desenvolvimento e a lógica da reificação da paisagem: O descolamento do discurso homogeneizante e o vivido por reassentados de Irapé, em Araras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, C. L. ; THE, A. P. G. . A LEI DO MAIS FORTE: REFLEXÕES SOBRE O CONFLITO SOCIAL E OS IMPACTOS SOCIAIS, DECORRENTES DA INSTALAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE IRAPÉ, BACIA DO RIO JEQUITINHONHA, MG ? BRASIL.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, C. L. ; THE, A. P. G. . USINA HIDRELÉTRICA DE IRAPÉ: DESCOLAMENTO ENTRE O DISCURSO PROPAGADO E O VIVIDO EM ARARAS, OS CONFRONTOS E CORRELAÇÕES DE FORÇAS DESIGUAIS QUE OPERAM NO CONTEXTO DO EMPREENDIMENTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, C. L. ; THE, A. P. G. . USINA HIDRELÉTRICA DE IRAPÉ: DESCOLAMENTO ENTRE O DISCURSO PROPAGADO E O VIVIDO EM ARARAS, OS CONFRONTOS E CORRELAÇÕES DE FORÇAS DESIGUAIS QUE OPERAM NO CONTEXTO DO EMPREENDIMENTO.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, C. L. ; THE, A. P. G. . USINA HIDRELÉTRICA DE IRAPÉ: DESCOLAMENTO ENTRE O DISCURSO PROPAGADO E O VIVIDO EM ARARAS, OS CONFRONTOS E CORRELAÇÕES DE FORÇAS DESIGUAIS QUE OPERAM NO CONTEXTO DO EMPREENDIMENTO.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, C. L. ; GUIMARÃES, L. P. ; SANTOS, R. S. ; MOTA, S. R. F. . Educação a Distância: uma análise dos conceitos e pré-conceitos dessa modalidade educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, C. L. ; GUIMARÃES, P. L ; THE, A. P. G. . TERRA E TRADIÇÕES SUBMERSAS: UM OLHAR SOBRE OS EFEITOS DA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE IRAPÉ, NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS, CULTURAIS E RELAÇÕES DE PARENTESCO DOS POVOS REALOCADOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. E. ; AZEVEDO, C. L. ; PAES, S. R. . Políticas públicas e agricultura familiar: Uma análise do programa de alimentos / PAA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AZEVEDO, C. L. ; THE, A. P. G. . O DESCOLAMENTO DO DISCURSO HOMOGEINIZANTE E O VIVIDO POR REASSENTADOS DA USINA HIDRELÉTRICA DE IRAPÉ: A LÓGICA DA REIFICAÇÃO DA PAISAGEM E O ?DESENVOLVIMENTO?.. Franca SP: Unifacef, 2018 (Artigo em análise).

  • AZEVEDO, C. L. ; THE, A. P. G. . USINA HIDRELÉTRICA DE IRAPÉ: DESCOLAMENTO ENTRE O DISCURSO PROPAGADO E O VIVIDO EM ARARAS, OS CONFRONTOS E CORRELAÇÕES DE FORÇAS DESIGUAIS QUE OPERAM NO CONTEXTO DO EMPREENDIMENTO. (#1562). URUGUAI: Asociación Latinoamericana de Sociología Rural (ALASRU), 2018 (LIVRO DE RESUMOS- X Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología Rural (ALASRU)).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. , Rua Professor Monteiro Fonseca , 216, Vila Brasília, 39400149 - Montes Claros, MG - Brasil, Telefone: (38) 32187300

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional