Maria Luisa Rangel de Bonis

Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) (2001), Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) (2005) e Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) (2018). Atuação: área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira e Crítica Literária; área de Comunicação, com ênfase em Editoração e Jornalismo.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

2014 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: Peso de uma fala flutuante: o Brasil narrado em Leite derramado, de Chico Buarque
Ana Paula Sá e Souza Pacheco. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: literatura brasileira.

Mestrado em Comunicação e Semiótica

2003 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A recepção crítica da obra de Chico Buarque,Ano de Obtenção: 2005
Arthur Nestrovski.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.

Graduação em Comunicação Social e Jornalismo

1998 - 2001

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BONIS, M. L. R. . VIII Seminário de Pesquisa dos Alunos de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. 2016. (Outro).

BONIS, M. L. R. . Colóquio Internacional Literatura e Memória: a escrita do trauma histórico. 2016. (Outro).

BONIS, M. L. R. . 10 Prêmio de Literatura Infantojuvenil Barco a Vapor: A literatura infantojuvenil e a ditadura militar no Brasil. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Livros e histórias infantis: Rússia, Brasil e e outras paragens.Fantasias, opressões: pontos de vista narrativos em "Pai contra mãe", "Reinações de Narizinho"e "Minha vida de menina". 2019. (Seminário).

II Congresso Internacional de Línguas, Culturas e Literaturas em Diálogo. Calar, sob a fala; falar, sobre a opressão: as fraturas expostas em diferentes pontos de vista em "O sol na cabeça". 2018. (Congresso).

Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. O que se cala em "Leite derramado", de Chico Buarque. 2017. (Congresso).

II Jornada Leitores e Leituras na Contemporaneidade.Dos dois lados da página: os passos silenciosos de uma editora frente a seus leitores imaginados. 2017. (Simpósio).

O trabalho em ação e discussão.Memórias de um oligarca. 2017. (Simpósio).

Colóquio Internacional Literatura e Memória: a escrita do trauma histórico.Figurações do trauma: o Brasil para além das posses anunciadas pelo narrador de "Leite derramado", Chico Buarque. 2016. (Seminário).

VII Seminário dos alunos de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada FFLCH-USP.Meu chão, meu céu, meu mar: o que se fala, o que se cala, em "Leite derramado", Chico Buarque. 2016. (Seminário).

Sonhos sonhos são: os personagens dos romances de Chico Bu Buarque.Uma foto que não era para a capa: relato e memória em "O irmão alemão". 2015. (Seminário).

Sonhos sonhos são: os personagens dos romances de Chico Bu Buarque.Nos escombros, a memória: a voz de um moribundo em "Leite derramado", Chico Buarque.. 2015. (Seminário).

VI Seminário dos alunos da Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada FFLCH-USP.Guardei na memória mas perdi a senha: o dito e o escondido em "Leite derramado", Chico Buarque. 2015. (Seminário).

A atualidade da tradição crítica brasileira: as (im)possibilidades da formação do Brasil contemporâneo. 2013. (Seminário).

Colóquio Samuel Beckett. 2013. (Simpósio).

IV Seminário de Pesquisa da Pós Graduação em Teoria Literária FFLCH | USP.O narrador acamado de Leite derramado: notícias do naufragar de uma elite. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional: Emancipação, Inclusão e Exclusão.. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jacqueline Fernanda Kaczorowski Barboza

CHAVES, R.; SARTESCHI, R.;BONIS, M. L. R.. Luandino Vieira e Chico Buarque. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo.

BONIS, M. L. R.. Júri Destaques Emília Literatura Infantil. 2018.

BONIS, M. L. R.. Juri do Prêmio de Literatura infantojuvenil Barco a Vapor. 2014. Edições SM.

BONIS, M. L. R.. Juri do Prêmio de Literatura infantojuvenil Barco a Vapor. 2013. Edições SM.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Arthur Rosenblat Nestrovski

NESTROVSKI, A. R.; MORAES, E. R.; TATIT, L.. A Crítica e o Artista: Samba, Repressão e Poesia em Chico Buarque. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Eliane Robert Moraes

MORAES, Eliane Robert; NESTROVSKI, Arthur; TATIT, Luiz. A Crítica e o Artista: Samba, Repressão e Poesia em Chico Buarque. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ana Paula Sá e Souza Pacheco

PACHECO, A.P.; Araújo, Homero José Vizeu; Maria Elisa Cevasco; CORPAS, D. S.; GONCALVES, Anderson. "Peso flutuante de uma fala: o Brasil narrado em Leite Derramado de Chico Buarque". 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada) - UNIVERSIDADE DE SÃ?O PAULO.

Ana Paula Sá e Souza Pacheco

PACHECO, A.P.; Maria Elisa Cevasco; GONCALVES, Anderson. A sociedade ao redor da cama do narrador de Leite derramado. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Luiz Augusto de Moraes Tatit

BONIS, M. L. R.;TATIT, L.; MORAES, E. R.; NESTROVSKI, A. R.. A Crítica e o Artista: samba, repressão e poesia em Chico Buarque. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Anderson Gonçalves da Silva

GONÇALVES, A.; PACHECO, A. P. S. E. S.; ARAUJO, H. J. V.; CEVASCO, M. E. B. P. S.; CORPAS, D. S.. Peso flutuante de uma fala: o Brasil narrado em Leite derramado de Chico Buarque. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Anderson Gonçalves da Silva

GONÇALVES, A.; PACHECO, A. P. S. E. S.; CEVASCO, M. E. B. P. S.. Memórias de velho: aqui, em volta, tudo desmorona. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Anderson Gonçalves da Silva

GONÇALVES, A.; PACHECO, A. P. S. E. S.; CEVASCO, M. E. B. P. S.. Fantasmagorias, memórias, imobilismo: a sociedade ao redor da cama do narrador de Leite derramado. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Arthur Rosenblat Nestrovski

A Crítica e o Artista; 2005; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Arthur Rosenblat Nestrovski;

Ana Paula Sá e Souza Pacheco

O narrador acamado: análise do romance Leite derramado, de Chico Buarque; 2017; Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Paula Sá e Souza Pacheco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BONIS, M. L. R. . Consultoria na publicação do livro 'Vidas', do curso de EJA do Colégio Oswald de Andrade, São Paulo.. 2019.

BONIS, M. L. R. . Consultora de literatura infantojuvenil Ensino Fundamental I e II. 2018.

BONIS, M. L. R. . Membro do grupo de estudos sobre produção infantojuvenil brasileira - Revista Emília. 2017.

BONIS, M. L. R. . Reformulação do catálogo infantojuvenil - Editora Melhoramentos. 2015.

BONIS, M. L. R. . O Brasil e os romances de Chico Buarque. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BONIS, M. L. R. . Como escreve Malu Rangel. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BONIS, M. L. R. . Caleidoscópio de vidas, João Anzanello Carrascoza. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático para o professor).

COELHO, I. L. ; BONIS, M. L. R. . A representação da infância. 2020. (Editoração/Livro).

GIANELLA, V. ; BONIS, M. L. R. . Somos todos Greta!. 2019. (Editoração/Livro).

BONIS, M. L. R. . Desenvolvimento de manual didático do professor - Edições SM. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

BONIS, M. L. R. . Desenvolvimento do manual do professor digital de livros infantojuvenis Jorge Zahar Editora. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

BONIS, M. L. R. . Criar livros, contar histórias: a literatura infantil e juvenil na escola. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BONIS, M. L. R. . De cada página, uma ideia: devorando livros na primeira infância. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BONIS, M. L. R. ; STEVENSON, R. L. . O médico e o monstro. 2016. (Editoração/Livro).

LEROUX, G. ; BONIS, M. L. R. . O Fantasma da Ópera. 2016. (Editoração/Livro).

BONIS, M. L. R. ; VIANA, M. . Asa da Palavra: literatura oral em prosa e verso. 2016. (Editoração/Livro).

BONIS, M. L. R. . Sonhos sonhos são: os personagens dos romances de Chico Buarque. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Azevedo, Ricardo D. ; BONIS, M. L. R. . O moço que carregou o morto nas costas e outros contos populares. 2015. (Edição e organização).

PENNAC, D. ; BONIS, M. L. R. . A ideia genial de Kamo. 2015. (Edição e organização).

AGUIAR, L. A. ; BONIS, M. L. R. . O mínimo e o escondido: crônicas de Machado de Assis. 2015. (Edição e organização de originais).

VIANA, M. ; BONIS, M. L. R. . Asa da palavra: literatura oral em verso e prosa. 2015. (Edição e organização).

BONIS, M. L. R. . Literatura brasileira: prosa (de Machado de Assis a Chico Buarque). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

Cunha, Carolina ; BONIS, M. L. R. . Ogum Igbo Igbo. 2014. (Editoração/Livro).

BONIS, M. L. R. . Monstros doentes. 2014. (Editoração/Livro).

BONIS, M. L. R. . Lola e ervilha. 2014. (Editoração/Livro).

BONIS, M. L. R. . Existir!. 2014. (Editoração/Livro).

BONIS, M. L. R. . Língua, literatura e cultura. 2014. (Revisão de material didático EAD).

BONIS, M. L. R. . Literatura brasileira: poesia. 2014. (Revisão de material didático EAD).

BONIS, M. L. R. . Buriti Mirim. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de livro didático).

CAEIRO, A. ; AZEVEDO, A. ; VELOSO, C. ; FREIRE, M. ; VAL, V. ; RAMOS, R. ; BONIS, M. L. R. . Ver de novo - histórias sobre o meio-ambiente. 2013. (Organização de coletânea de contos, poemas e canções).

NUSSBAUM, M. C. ; BONIS, M. L. R. . Fronteiras da Justiça - deficiência, nacionalidade e pertencimento à espécie. 2013. (Revisão de tradução).

BONIS, M. L. R. ; BARROS, M. ; QUEIROZ, R. ; AZEVEDO, A. . Ver de novo - histórias sobre o meio-ambiente. 2012. (Editoração/Livro).

BONIS, M. L. R. ; ASSIS, M. . Dom Casmurro. 2011. (Editoração/Livro).

BONIS, M. L. R. ; ASSIS, M. . Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2010. (Editoração/Livro).

BONIS, M. L. R. ; COUTO, M. . Contos africanos dos países de língua portuguesa. 2009. (Editoração/Livro).

BONIS, M. L. R. ; CASSOLI, C. . Cenas de um Encontro de Fé - 70 anos do IV Congresso Eucarístico Nacional. 2012. Programação Visual.

BONIS, M. L. R. . Vidas cursivas - histórias entrelaçadas. 2018 (edição de livro) .

SILVEIRA JUNIOR, W. G. ; BONIS, M. L. R. . na cachola - canções autorais de Marília Calderón de Walter Garcia. 2016 (Projeto gráfico de site do projeto musical na cachola) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Corpo e trabalho na cultura brasileira contemporânea (literatura e cinema), Descrição: Considerando a ditadura militar brasileira como marco inaugural do tempo brasileiro contemporâneo (Paulo Arantes, O novo tempo do mundo), o o projeto investiga linhas de força do presente formalizadas em diferentes campos artísticos (cinema e romance). Partindo de adaptações para o cinema de romances modernistas feitas durante o período da ditadura, estuda-se, primeiramente, o fim do projeto moderno no campo artístico brasileiro, em relação com o fim do projeto de formação da sociedade e do país, no campo político. A seguir, a pesquisa se atém a obras específicas que marcam diversos momentos contemporâneos, da ditadura ao presente. Assim, propõe-se a investigação: 1) dos modos específicos de inserção de um conjunto de obras na dinâmica interna do processo cultural brasileiro, 2) dos modos de questionamento, pela cultura, de ideias reguladoras da formação nacional num quadro avançado de mundialização da arte, do capitalismo e seus modos de vida, em especial, do neoliberalismo entranhado na subjetividade. Obras centrais nesse percurso de pesquisa são: os filmes Terra em transe (1968), Iracema uma transa amazônica (1974), Cabra marcado para morrer (1984), Os inquilinos (2009), Na vizinhança do tigre (2014), Branco sai, preto fica (2015), os romances Pessach: a travessia (1967), Em câmera lenta (1977), Três mulheres de três PPPês (1977), O nome do Bispo (1985), Cidade de Deus (1997), Pornopopeia (2009). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Maria Luisa Rangel de Bonis - Integrante / Carolina Serra Azul Guimarães - Integrante / Ana Paula Sá e Souza Pacheco - Coordenador / Agnelo Bento Lino Filho - Integrante / João Carlos Ribeiro Jr - Integrante / João Vitor Alencar - Integrante / Adeline Vassaitis - Integrante / Tiago Mouallem - Integrante / Wine Silva - Integrante / Dimitri Arantes - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Mémoire et littérature, Descrição: Projeto interdisciplinar e interinstitucional, parte do Projeto Bourgeons, da Universidade de Lyon III sobre memória e história. O projeto maior congrega juristas, filósofos, historiadores e pesquisadores de literatura. O projeto Mémoire et Littérature reúne docentes, mestrandos e doutorandos das áreas de Teoria Literária e Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Literatura Francesa, Literatura Hispano-americana da Universidade de Lyon III (França), Universidade de São Paulo (Brasil) e Universidade San Martín (Argentina) e é coordenado pelas Profas. Dras. Florence Godeau (Universidade de Lyon III) e Sandra Nitrini (USP). Atualmente sou vice-coordenadora do projeto Mémoire et littérature.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . , Integrantes: Maria Luisa Rangel de Bonis - Integrante / Andrea Saad Hossne - Coordenador / Ivone Daré Rabello - Integrante / Ana Paula Pacheco - Integrante / Sandra Margarida Nitrini - Integrante / Jaime Guinzburg - Integrante / Gisele Novaes Frighetto - Integrante / Florence Godeau - Integrante / Eduardo Vieira Martins - Integrante / Isabelle Bleton - Integrante / Fabienne Dumontet - Integrante / Marcelo Raffin - Integrante / Jáder Macondo - Integrante / Ana Maria Cavalcante - Integrante / Mariana de Toledo Delfini - Integrante / Maria Conceição Coelho Ferreira - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Modernismos, modernidade e revolução: Graciliano Ramos e o romance norte-americano nos anos 1930, Descrição: O estudo parte da discussão sobre as coordenadas históricas e estéticas para o surgimento do Modernismo, assim como de suas variáveis em contextos periféricos e "temporalidades diferenciais" (Perry Anderson), tendo em vista reinterpretar a literatura de Graciliano Ramos numa perspectiva dúplice. A saber, em comparação com obras do primeiro tempo modernista brasileiro e em comparação com o quadro da literatura norte-americana da década de 1930, com ênfase na discussão sobre o lugar do intelectual no quadro de crise do capitalismo (1929), e em específico no quadro da modernização brasileira durante os anos 1930 e o Estado Novo. O ponto de fuga deste projeto de pesquisa é a reflexão sobre a atualidade da obra de Graciliano Ramos e das questões postas pela literatura dos anos 1930.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Luisa Rangel de Bonis - Integrante / Carolina Serra Azul Guimarães - Integrante / Agnelo Bento Lino Filho - Integrante / João Carlos Ribeiro Jr - Integrante / Ana Paula Pacheco - Coordenador / Alexandre Rabelo - Integrante / Bruno G. Zaniolo - Integrante / Guilherme Kranz - Integrante / Paula Maciel Barbosa - Integrante / Felipe Bier Nogueira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Selo "Altamente Recomendável" pelo livro Histórias dos Maoris, de Claire Merleau-Ponty (coord. editorial), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

2006

Selo "Altamente Recomendável" pelo livro juvenil Alice no espelho, de Laura Bergallo (coord. editorial), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

2006

Seleção de Malcriadas, de Maria J. Silveira para o catálogo da Feira de Bologna (coord. editorial), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

2005

Selo "Altamente Recomendável" pelo livro juvenil O rapaz que não era de Liverpool, de Caio Riter (coord. editorial), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

colégio oswald de andrade

Vínculo: Coordenadora e professora, Enquadramento Funcional: Coordenadora e professora do Curso EJA, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora e professora de Literatura, Práticas de Biblioteca e Artes Plásticas do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA - Projeto Girassol) do Colégio Oswald de Andrade.

2009 - 2012

Editora Ática

Vínculo: Editora, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 40

Outras informações:
Editora do departamento de literatura juvenil da Editora Ática.

2008 - 2012

Editora Ática

Vínculo: Editora Assistente, Enquadramento Funcional: Editora Assitente, Carga horária: 40

Outras informações:
Editora assistente do departamento de literatura juvenil da Editora Ática.

2000 - 2002

Editora Ática

Vínculo: Parte da equipe editorial, Enquadramento Funcional: Assistente editorial, Carga horária: 25

Outras informações:
Parte da equipe responsável pela edição de livros infantis e juvenis da Editora Ática.

2014 - 2015

Edições SM

Vínculo: Editora de literatura, Enquadramento Funcional: Editora de literatura, Carga horária: 40

Outras informações:
Editora de literatura nacional e estrangeira da Edições SM, com ênfase nos catálogos infantil e juvenil.

2015 - 2016

Editora Melhoramentos

Vínculo: Editora de literatura, Enquadramento Funcional: Editora de literatura

Outras informações:
Editora e consultora do departamento de literatura infantil e juvenil da editora Melhoramentos.

1999 - 2001

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Resenhista do Jornal da PUC