Maria Lucinária Lustosa de Araújo

Possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI (2001). Atualmente é professora do Instituto Superior de Educação Antônino Freire. Tem experiência na área de Letras, com especialização em LINGUÍSTICA E LITERATURA INFANTO JUVENIL realizadas na UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Atualmente, estar cursando mestrado, na área da Linguagem, na UFPI..

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em ESTUDO DE LINGUAGEM

2014 - Atual

Universidade Federal do Piauí
Título: LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO: O PROCESSO DE LETRAMENTO NA PRÁTICA DO ALFABETIZADOR,Orientador:
CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em andamento em Educação de Jovens e Adultos do Campo

2013 - Atual

Instituto Superior de Educação Antonino Freire

Especialização em Espec em Literatura Infanto juvenil

2006 - 2007

Universidade Estadual do Piauí
Título: O ESPAÇO DA LITERATURA INFANTIL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador: Diógenes Buenos Aires de Carvalho

Especialização em LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO LÍNGUA PORTUGUESA

2002 - 2003

Universidade Estadual do Piauí
Título: VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA E DA ESCRITA
Orientador: FRANCISA NEUSA ALMEIDA DE FARIAS

Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS

1994 - 2001

Universidade Federal do Piauí
Título: A LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA
Orientador: MARIA DO SOCORRO RIOS MAGALHÃES

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAÚJO, M. L. L. . I CONGRESSO NACIONAL DE VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS. 2016. (Congresso).

ARAÚJO, M. L. L. . I FÓRUM ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PIAUÍ. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I CONVALLE - CONGRESSO NACIONAL DE VARIAÇÃO DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E LETRAMENTOSOS. 2016. (Congresso).

I CONVALLE - CONGRESSO NACIONAL DE VARIAÇÃO DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E LETRAMENTOSOS. A SALA DE ALFABETIZAÇÃO COMO UM ESPAÇO DE LETRAMENTOS. 2016. (Congresso).

I JORNADA DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL? QUANDO SE LÊ A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL,O QUE SE LÊ? LÊ? COMO SE LÊ?, LÊ?. 2016. (Outra).

CONGRESSO INTERNACIONAL LINGUAGEM E INTERAÇÃO III. OS COMANDOS PARA O LETRAMENTO VISUAL NO APRENDIZADO DO PORTUGUÊS POR ALUNOS SURDOS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR. 2015. (Congresso).

CONGRESSO INTERNACIONAL LINGUAGEM E INTERAÇÃO III. O FENÔMENO DO ROTACISMO PRESENTE EM DIFERENTES NÍVEIS DE LETRAMENTO EM UMA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO DE UMA VARA CRIMINAL NA CIDADE DE TERESINA - PI. 2015. (Congresso).

I SIMPOSIO DE LINGUÍSTICA TEXTUAL.MINICURSO: CURTA LEITURA NA SALA DE AULA. 2015. (Outra).

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGUÍSTICA ? ABRALIN. Letramento e oralidade no Ensino Médio: Um olhar sobre a prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa. 2015. (Congresso).

25ª JORNADA NACIONAL DO GELNE. ANÁLISE ARGUMENTATIVA DOS DISCURSOS PRESENTES NO FILME ?O LEITOR?: A CONSTRUÇÃO E A MANUTENÇÃO DE UM ETHOS ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS. 2014. (Congresso).

25ª JORNADA NACIONAL DO GELNE (MINICURSO).QEER-EMOS LETRAMENTOS SOCIAIS. 2014. (Outra).

IV COGITE.ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA INTERFACE ENTRE A PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E O USO DOS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE LETRAMENTO. 2014. (Simpósio).

IX ENCONTRO DE LINGÜÍSTICA E LITERATURA, VIII SEMINÁRIO CIENTÍFICO DE LETRAS DA UESPI E V COLÓQUIO DO NUCEL.ALCUNHA:UM TIPO DE RECATEGORIZAÇÃO DO MUNDO DO CRIME. 2014. (Encontro).

CICLO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2010. (Encontro).

CURSO DE EXTENSÃO:ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA.ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA. 2010. (Oficina).

I ERENS.CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. 2009. (Oficina).

4º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E 1º CONGRESSO SOBRE O ENSINO PÚBLICO. A ALFABETIZAÇÃO. 2008. (Congresso).

I ENCONTRO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS SÉRIES INICIACIAIS.FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS SÉRIES INICIAIS. 2007. (Encontro).

I ENCONTRO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS SÉRIES INICIACIAIS.LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS. 2007. (Encontro).

I SALIPI.VI LÍNGUA VIVA. 2003. (Encontro).

OFICINAS DE ENSINO.OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2001. (Oficina).

SEMINÁRIO GARRETT.LITERATURA PORTUGUESA. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: ALBERTINA DE BARROS LIMA

ARAÚJO, M. L. L.. A RELAÇÃO ENTRE A EMOÇÃO E INTERFERÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO NA BASE FUNDAMENTAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: TAYSE LIMA DA SILVA

ARAÚJO, M. L. L.. ASPECTOS IDEOLÓGICOS NA LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: MARIA AURINETE RODRIGUES TEIXEIRA

ARAÚJO, M. L. L.. DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: SIMONE RODRIGUES MARQUES

ARAÚJO, M. L. L.. OS CONTOS DE FADAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES: ESTUDO REALIZADO NO 2º E 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: INGRID MARA SANTOS RABELO

ARAÚJO, M. L. L.. LEITURA: A LUZ NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: THINARA DA SILVA MELO SOARES

ARAÚJO, M. L. L.. O MUSICAL " OS SALTIBANCOS" COMO INSTRUMENTO PARA MELHORIA DO RENDIMENTO ESCOLAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: FLÁVIA ISABEL SOUSA COSTA

ARAÚJO, M. L. L.. A IMPORTANCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: RITA DE CÁSSIA COSTA TEXEIRA

ARAÚJO, M. L. L.. COMO OCORRE O PROCESSO DE ENSINO DE LEITURA NO SEGUNDO E TERCEIR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa

COSTA, C. S. S. M.. Eventos e Práticas de letramento do alfabetizador no Processo de Letramento Social: experiências no campo e na cidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Iveuta de Abreu Lopes

COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; MELO, B. O. R.. Eventos e práticas de letramentos utilizados pelo alfabetizador no processo de letramento social do aluno: experiências no campo e na cidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Bárbara Olimpia Ramos de Melo

COSTA, C. S. S.;MELO, B.O.R; LOPES, I.A. A PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO PROCESSO DE LETRAMENTO DO ALUNO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

AMONNA PENHA DE SOUSA CARVALHO

A ORALIDADE NA SALA DE AULA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire; Orientador: Maria Lucinária Lustosa de Araújo;

JOSILENE SANTOS FELIPE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire; Orientador: Maria Lucinária Lustosa de Araújo;

DARLIANE LIMA DA PAZ

LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA DOS ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire; Orientador: Maria Lucinária Lustosa de Araújo;

Marilene Almeida Limeira

A LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire; Orientador: Maria Lucinária Lustosa de Araújo;

EDILENE BRITO DA SILVA

A PRÁTICA DOCENTE NO TRABALHO COM O LIVRO DE LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire; Orientador: Maria Lucinária Lustosa de Araújo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Diógenes Buenos Aires de Carvalho

O espaço da literatura infantil nas aulas de língua portuguesa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infanto-Juvenil) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Diógenes Buenos Aires de Carvalho;

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa

O processo de letramento na prática do alfabetizador; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, M. L. L. ; SANTOS, G. A. S. . O ROTACISMO LINGUÍSTICO EM UMA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO NA CIDADE DE TERESINA-PI. In: CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA; IVEUTA DE ABREU LOPES; YANA LISS SOARES GOMES. (Org.). LETRAMENTO(S), VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E ENSINO: AS MÚLTIPLAS FACES. 1ed.TERESINA -PI: EDUFPI, 2015, v. 1, p. 240-.

  • ARAÚJO, M. L. L. . ANÁLISE ARGUMENTATIVA DOS DISCURSOS PRESENTES NO FILME ?O LEITOR?: A CONSTRUÇÃO E A MANUTENÇÃO DE UM ETHOS ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS. In: 25ª JORNADA NACIONAL DO GELNE, 2014, NATAL. ANÁLISE ARGUMENTATIVA DOS DISCURSOS PRESENTES NO FILME ?O LEITOR?: A CONSTRUÇÃO E A MANUTENÇÃO DE UM ETHOS ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS, 2014.

  • ARAÚJO, M. L. L. ; SANTOS, G. A. S. . O FENÔMENO DO ROTACISMO PRESENTE EM DIFERENTES NÍVEIS DE LETRAMENTO EM UMA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO DE UMA VARA CRIMINAL NA CIDADE DE TERESINA - PI. In: CONGRESSO INTERNACIONAL LINGUAGEM E INTERAÇÃO III, 2015, SÃO LEOPOLDO - RS. O FENÔMENO DO ROTACISMO PRESENTE EM DIFERENTES NÍVEIS DE LETRAMENTO EM UMA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO DE UMA VARA CRIMINAL NA CIDADE DE TERESINA - PI. SÃO LEOPOLDO RS: CASA LEIRIA, 2015.

  • ARAÚJO, M. L. L. ; SANTOS, G. A. S. . O FENÔMENO DO ROTACISMO PRESENTE EM DIFERENTES NÍVEIS DE LETRAMENTO EM UMA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO DE UMA VARA CRIMINAL NA CIDADE DE TERESINA - PI. In: CONGRESSO INTERNACIONAL LINGUAGEM E INTERAÇÃO III, 2015, SÃO LEOPOLDO - RS. O FENÔMENO DO ROTACISMO PRESENTE EM DIFERENTES NÍVEIS DE LETRAMENTO EM UMA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO DE UMA VARA CRIMINAL NA CIDADE DE TERESINA - PI. SÃO LEOPOLDO RS: CASA LEIRIA, 2015.

  • ARAÚJO, M. L. L. ; OLIVEIRA. Maria Helena de . OS COMANDOS PARA O LETRAMENTO VISUAL NO APRENDIZADO DO PORTUGUÊS POR ALUNOS SURDOS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR. In: CONGRESSO INTERNACIONAL LINGUAGEM INTERAÇÃO III, 2015, SÃO LEOPOLDO - RS. OS COMANDOS PARA O LETRAMENTO VISUAL NO APRENDIZADO DO PORTUGUÊS POR ALUNOS SURDOS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR. SÃO LEOPOLDO - RS: CASA LEIRIA, 2015.

  • ARAÚJO, M. L. L. ; BRITO, A. M. A. . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA INTERFACE ENTRE A PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E O USO DOS CONHECIMENTOS SOBRE LETRAMENTO. In: IV COGITE - COLÓQUIO SOBRE GÊNEROS E TEXTOS, 2014, TERESINA-PI. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS: UMA INTERFACE ENTRE A PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E O USO DOS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE LETRAMENTO. TERESINA -PI: NÚCLEO CATAPHORA, 2014. v. 01. p. 77-77.

  • ARAÚJO, M. L. L. . A SALA DE ALFABETIZAÇÃO COMO ESPAÇO DE LETRAMENTOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, M. L. L. ; SANTOS, G. A. S. . O FENÔMENO DO ROTACISMO PRESENTE EM DIFERENTES NÍVEIS DE LETRAMENTO EM UMA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO DE UMA VARA CRIMINAL NA CIDADE DE TERESINA-PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, M. L. L. ; OLIVEIRA. Maria Helena de . OS COMANDOS PARA O LETRAMENTO VISUAL NO APRENDIZADO DO PORTUGUÊS POR ALUNOS SURDOS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, M. L. L. ; OLIVEIRA. Maria Helena de . ALCUNHAS DE CONTRAVENTORES: UM TIPO DE RECATEGORIZAÇÃO DE REFERENTES NO MUNDO DO CRIME. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, M. L. L. ; OLIVEIRA. Maria Helena de . LETRAMENTO E ORALIDADE NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, M. L. L. ; OLIVEIRA, R. F. . ANÁLISE ARGUMENTATIVA DOS DISCURSOS PRESENTES NO FILME ?O LEITOR?: A CONSTRUÇÃO E A MANUTENÇÃO DE UM ETHOS ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, M. L. L. ; BRITO, A. M. A. . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA INTERFACE ENTRE A PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E O USO DOS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE LETRAMENTO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAÚJO, M. L. L. . QUEER-EMOS LETRAMENTOS SOCIAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAÚJO, M. L. L. . REDAÇÃO OFICIAL. 2016.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Superior de Educação Antônino Freire. , RUA RUI BARBOSA, PRAÇA FIRMINA SOBREIRA, S/N, 64001-970 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (086) 32162158

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional